Baixe em PDF Baixe em PDF

O Betta, ou peixe-de-briga-siamês, é um peixe nativo do sudeste asiático muito bonito, curioso e sociável. Ele consegue habitar espaços bastante pequenos, podendo ser encontrado em campos de arroz ou canais de drenagem natural, por isso, costuma ser criado como animal de estimação em pequenos aquários ou recipientes. [1] O betta é capaz de viver em espaços minúsculos e o macho precisa ficar separado para evitar conflitos, mas pode ficar entediado e solitário se não receber estímulos. Se tiver um, você pode dar a ele um pouco da atenção que tanto precisa ao aprender como brincar com ele e ensiná-lo alguns truques.

Método 1
Método 1 de 2:

Adicionando entretenimento ao aquário

Baixe em PDF
  1. Ele é um peixe muito curioso e vai se divertir explorando as novidades. Ele também gosta de ter locais para se esconder e para relaxar, portanto, colocar objetos no aquário é o segredo para a felicidade.
    • Encontre itens apropriados para aquários, ou coloque objetos que possam ser higienizados, que não sejam tóxicos e nem desmanchem na água. Se forem pequenos e estiverem bem limpos, eles podem ser colocados com o betta!
    • Há uma grande variedade de produtos feitos especialmente para aquários de betas. Considere ao menos colocar plantas artificiais para que ele possa se esconder ou descansar. [2]
    • Além de dar ao peixe lugares onde possa se esconder e explorar, também é preciso deixar espaços livres para que ele nade com liberdade. Não sobrecarregue o local com muitas coisas! [3]
  2. Obtenha pequenos brinquedos ou iscas flutuantes. Não cubra toda a superfície da água, senão o betta não vai ter como subir à tona para conseguir ar, mas coloque alguns brinquedos para ele se divertir.
    • Limpe bem os brinquedos antes de colocá-los na água.
    • Ponha uma pequena bola de pingue-pongue boiando no aquário. [4] Veja o que o betta faz! Alguns empurram a bola por todo o aquário. Se ele não brincar com ela imediatamente, dê um tempo para que comece a se acostumar.
  3. Esta é uma ótima maneira de mantê-lo entretido. Lojas de produtos especializados costumam ter à disposição larvas vivas, que a maioria dos bettas perseguirá com afinco.
    • Sempre alimente o peixe de modo balanceado e variado. Dar agrados ou refeições em excesso não é uma boa, mas de vez em quando não há nenhum problema. Porém, não exagere para que ele não fique doente!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Brincando com o peixe

Baixe em PDF
  1. [5] Observe se o betta segue seu dedo. Em muitos casos, o peixe o acompanhará se souber que você é o dono dele.
    • Tente fazer com que ele o siga de diferentes maneiras. Será que consegue fazê-lo dar um salto mortal?
  2. Quando for alimentá-lo, faça com que ele venha pegar a comida e perceba que é você que o alimenta. Assim que ele se acostumar com isso, tente manter as mãos sobre a água enquanto ele come. Aos poucos, você poderá segurar suavemente o alimento sob a água entre o polegar e o indicador.
    • Neste treinamento, tente dar algo que ele realmente goste. Ele pode até mesmo saltar se você segurar uma larva ou inseto um pouco acima da superfície!
  3. Faça um aro com um limpador de cachimbos ou com um pedaço de plástico. Descubra o alimento preferido dele e use-o como isca. Pendure o aro no aquário para que o peixe nade por dentro dele. Mova a isca para fazê-lo a nadar pelo aro.
    • Assim que o betta se sentir cada vez mais confiante nadando por dentro do aro, levante-o pouco a pouco, até que a parte inferior do aro toque a superfície da água. Com prática suficiente, ele conseguirá saltar da água pelo aro para ganhar comida.
    • Não superalimente o peixinho. Alguns agrados pra treiná-lo vão bem, mas não dê comida demais, senão ele pode ficar doente ou até morrer.
  4. Mostre o reflexo dele por poucos segundos. Quando notá-lo, ele pensará que há outro betta no aquário. O macho é muito territorial e abrirá as barbatanas quando vir o peixe imaginário.
    • Existem algumas discussões sobre o fato dessa ser ou não uma boa prática.
    Publicidade

Avisos

  • O betta só deve ser acariciado raramente, ou nunca. Não é bom acariciá-los, pois isto pode remover o revestimento de lodo natural, deixando-o exposto a certas doenças. Além disso, nunca o toque com as mãos sujas, pois poderia transmitir bactérias facilmente pelo contato direto.
  • Nunca coloque itens com superfícies pontudas no aquário. Esses objetos, como pedras coloridas, podem ter venenos ou substâncias tóxicas que podem machucar ou matar o peixinho.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 281 372 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade