Baixe em PDF Baixe em PDF

Uma das coisas mais importantes a se aprender no cuidado de um peixe Betta é saber trocar a água do aquário ou tanque. Recipientes sujos são anti-higiênicos e podem adoecer o seu peixe, mas mesmo a troca inadequada da água pode trazer danos à sua saúde. Há dois métodos para trocar a água de um peixe Betta: a parcial e a total.

Escolha um método

  1. Troca parcial de água : faça-a pelo menos uma vez ao mês. Pequenos tanques ou aquários sem filtros precisarão de trocas mais frequentes.
  2. Troca total de água : apenas necessária quando o tanque está extremamente sujo ou se os níveis de amônia ainda estiverem altos depois de várias trocas parciais diárias.
Método 1
Método 1 de 2:

Fazendo uma troca parcial de água

Baixe em PDF
  1. [1] Encha um recipiente grande e limpo com água fresca e, por agora, não mexa no tanque de seu Betta. Use um condicionador de água (disponível em lojas de animais) para remover o cloro e outras substâncias nocivas da água fresca.
    • Siga todas as instruções presentes no rótulo do condicionador de água e use precisamente a quantidade requerida para o tamanho de seu tanque ou aquário.
  2. Colocar o Betta imediatamente dentro de uma água com temperatura diferente pode fazer mal a ele. [2] Deixe que o recipiente com água fresca e tratada fique à temperatura ambiente por aproximadamente uma hora a fim de deixá-la segura e confortável para o seu peixe.
    • Como alternativa, você pode misturar águas quente e fria da torneira até obter uma temperatura idêntica à do tanque atual de seu Betta. [3] Se seguir este Método, você pode usar um termômetro de aquário para ter a certeza de que ambos os recipientes têm a mesma temperatura e colocar o condicionador na água fresca, conforme as instruções.
  3. Para fazer uma troca parcial de água, você deve tirar um pouco da água presente no aquário atual do Betta e substituí-la com um pouco da água fresca e tratada. Usando uma concha limpa ou algo semelhante, retire 25% a 50% da água presente no tanque atual de seu peixe, [4] [5] [6] sem tirá-lo de lá durante o processo.
    • Para ser preciso, você pode medir a água à medida que a tira. Por exemplo, se você tem um aquário de 70 litros, tire até 35 litros com jarras ou outros recipientes de medida.
    • Você também pode usar um sifão de água para transferir a água do tanque de seu peixe para um balde ou uma pia. Assim que a água começar a fluir, mova a mangueira para que “aspire” o cascalho na base do tanque, sugando excrementos do peixe, alimentos velhos e outros resíduos.
  4. Lentamente, coloque água fresca e tratada do recipiente preparado para dentro do aquário de seu peixe até que alcance o nível anterior. [7] [8] Se o recipiente for muito pesado para ser levantado e despejado, use uma concha limpa (ou recipiente semelhante) ou um sifão para colocar a água. Não há problema algum em manter o peixe no aquário durante a colocação, mas cuide para aplicá-la lentamente a fim de não perturbá-lo.
  5. A maioria dos especialistas recomenda trocar a água de seu Betta pelo menos uma vez por semana. [9] [10] [11] No entanto, se, por qualquer razão, o aquário ficar especialmente sujo, você pode ter que fazer trocas mais frequentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Fazendo uma troca total de água

Baixe em PDF
  1. [12] Encha um recipiente grande e limpo com água fresca e, por agora, não mexa no tanque de seu Betta. Use um condicionador de água (disponível em lojas de animais) para remover o cloro e outras substâncias nocivas da água fresca.
    • Siga todas as instruções presentes no rótulo do condicionador de água e use precisamente a quantidade requerida para o tamanho de seu tanque ou aquário.
  2. Colocar o Betta imediatamente dentro de uma água com temperatura diferente pode fazer mal a ele. [13] Deixe que o recipiente com água fresca e tratada fique à temperatura ambiente por aproximadamente uma hora a fim de torná-la segura e confortável para o seu peixe.
    • Como alternativa, você pode misturar águas quente e fria da torneira até obter uma temperatura idêntica à do tanque atual de seu Betta. [14] Se seguir este Método, você pode usar um termômetro de aquário para ter a certeza de que ambos os recipientes têm a mesma temperatura e colocar o condicionador na água fresca, conforme as instruções.
  3. Com uma rede de peixes, retire-o do aquário e coloque-o no recipiente com água fresca. [15] Seja cuidadoso ao mover o seu peixe, pois suas barbatanas são bastante suscetíveis a sofrerem lesões.
  4. [16] Despeje a água velha do tanque de seu peixe. Com cuidado, limpe o recipiente usando apenas água e um pano ou uma esponja limpos e suaves; usar sabões e outros produtos pode fazer mal ao seu Betta. Lembre-se de limpar minuciosamente o cascalho para remover excrementos, restos de comida etc.
  5. Separe um pouco da água fresca do tanque onde o peixe está no momento e despeje-a no aquário. [17] Coloque apenas o suficiente a ponto de permitir que ele ainda se mova com conforto no tanque.
  6. Com uma rede de peixes, mova-o do tanque de volta para o recipiente, agora parcialmente cheio com água fresca. [18] Como antes, seja gentil ao realizar a transferência.
  7. Pegue o restante da água fresca e, lentamente, despeje-a no aquário de seu peixe. Se o recipiente for muito pesado para ser levantado e despejado, use uma concha limpa (ou recipiente semelhante) ou um sifão para colocar a água. Não há problema algum em manter o peixe no aquário durante a colocação, mas aplique-a lentamente para não perturbá-lo. [19]
  8. Na maior parte do tempo, as trocas parciais de água bastam para o aquário de um Betta. [20] [21] [22] No entanto, lembre-se de fazer uma troca total de água se ele ficar anormalmente sujo.
    Publicidade

Dicas

  • Entre em contato com um veterinário ou uma loja de suprimentos de aquário se houver dificuldades na troca da água de seu Betta ou, ainda, caso você pense que o peixe pode estar doente ou não se ajustando bem à água fresca.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 187 255 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade