Baixe em PDF Baixe em PDF

O cabelo cinza, também conhecido como grisalho, é uma escolha de cor popular atualmente. Infelizmente, se você não tem cabelo loiro, saiba que vai ser preciso dedicar bastante tempo e dinheiro no processo, já que será preciso descolorir os fios algumas vezes por algumas semanas até chegar na cor desejada. Por mais que você provavelmente conseguirá melhores resultados em um salão de beleza profissional, saiba que é possível tingir seu cabelo preto de grisalho em casa. Vamos lá?

Parte 1
Parte 1 de 5:

Preparando-se para o grisalho

Baixe em PDF
  1. Avalie se quer usar um kit de tingimento caseiro ou se vai a um salão de cabeleireiro. Pese bem os custos, os processos e os riscos envolvidos em cada método.
    • Caso opte por um salão, saiba que os métodos, os preços e os produtos variam bastante . Confira os perfis nas redes sociais e os sites oficiais dos salões da sua região e, se possível, ligue ou visite o local para conversar com os profissionais.
    • Use um kit de tingimento caseiro, mas tome cuidado. Sempre leia alguns reviews na internet para escolher um produto de qualidade e que funcione em cabelos pretos. Um kit bem popular é o L´Oréal — Imédia Excellence — Louro Claríssimo Acinzentado — 10. Seu cabelo não ficará platinado, mas pode ficar acinzentado em um único uso. [1]
    • Opte por produtos profissionais quando possível. Algumas lojas exigem uma licença e certificados profissionais para a compra de determinados produtos, entretanto. [2]
  2. Independentemente do método escolhido, saiba que provavelmente serão necessárias várias descolorações até chegar no tom acinzentado desejado. É importante somar os custos das várias visitas ao cabeleireiro ou das compras de diversos kits de descoloração antes de se comprometer com o processo.
  3. Nas semanas ou meses antes de descolorir os fios, evite o uso de produtos abrasivos ou quentes no cabelo. Se as madeixas estiverem quebradiças ou fracas, faça algumas máscaras de condicionamento profundo até que elas fiquem saudáveis o suficiente para serem descoloridas.
    • Use shampoos e condicionadores de qualidade para hidratar o cabelo sem lotá-lo de química e sem retirar os óleos naturais. Procure por produtos com pH baixo, óleos (de argan, abacate ou de oliva), glicerina, estearato de glicerilo, propileno glicol, PCA de sódio e álcoois que comecem com "c" ou "s". [3]
    • Evite produtos com fragrâncias fortes, álcoois que comecem com "prop", sulfatos e outros produtos que aleguem volumizar os fios. [4]
  4. Para tingir o cabelo de cinza em casa, é preciso primeiro descolori-lo utilizando um pó vendido em sachês ou tubinhos que é facilmente encontrado em perfumarias físicas ou virtuais. Caso acredite que seja preciso descolorir o cabelo mais de uma vez, o tubinho é uma opção mais em conta.
    • Alguns kits vêm com pó descolorante e creme desenvolvedor. Caso compre um kit desses, não é preciso comprar produtos individuais. Sempre confira as embalagens para mais detalhes.
    • Se possível, compre um corretor de tom vermelho e dourado. Esses corretores são adicionados à mistura descolorante para reduzir os tons de vermelho aos fios descoloridos. Esse passo é opcional, mas recomendado.
  5. 5
    Compre um creme desenvolvedor de 10 a 20 volumes. Esse produto reage com o pó descolorante e é vendido em diferentes volumes, sendo 10 o mais fraco e 40 o mais forte. Quanto maior o volume, mais rápido o cabelo ficará loiro, mas mais danos ele sofrerá. Os profissionais recomendam o uso de cremes de 10 ou 20 volumes, sendo o de 20 a opção mais segura e equilibrada entre eficácia e proteção aos fios.
    • Se os seus cabelos são finos e frágeis, opte por um desenvolvedor de 10 volumes.
    • Caso tenha um cabelo bem escuro e grosso, talvez seja preciso usar um desenvolvedor de 30 ou 40 volumes.
    • Não use um creme desenvolvedor de 50 volumes em casa.
  6. Esses produtos vão deixar os fios brancos em vez de loiros, o que é ideal para quem deseja um cabelo grisalho. Eles são vendidos em diferentes tons, como azul, prata e roxo. Mesmo que não vá tingir o cabelo em casa, o tonificador pode ser usado de tempos em tempos para manter a cor.
    • Use matizantes para neutralizar cores indesejadas e não ficar com o cabelo amarelado ou vermelho. Por exemplo, para neutralizar madeixas que ficaram douradas demais, escolha um matizante com cor oposta ao dourado no círculo cromático, como azul ou violeta.
    • Alguns matizantes precisam ser misturados com os desenvolvedores antes da aplicação, enquanto outros vêm prontos para o uso.
  7. Esses produtos podem ser encontrados em perfumarias e lojas virtuais. Caso vá em uma loja física, converse com as atendentes e peça por recomendações. Caso opte pela internet, confira os comentários de quem comprou o produto para escolher a melhor opção. Você também precisará de um pincel aplicador, uma tigela de plástico, uma colher descartável, luvas, prendedores de cabelo e uma touca de plástico.
    • Caso as veias na parte interna do seu pulso sejam azuladas ou roxo, opte por um tom de cinza esbranquiçado. Caso elas sejam esverdeadas ou amarelas, opte por um tom mais quente de cinza. [5]
    • Evite usar utensílios metálicos, pois eles vão reagir com o descolorante.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Descolorindo o cabelo em casa

Baixe em PDF
  1. O teste de pele é necessário para descobrir se você não tem alergia aos produtos, enquanto o de mecha vai ajudar a descobrir por quanto tempo vai ser preciso aplicar o descolorante no cabelo. Se só consegue fazer um deles, faça o de pele, pois reações alérgicas são problemas sérios. [6]
    • Para fazer o teste de pele, prepare uma pequena quantidade da mistura de descolorante e coloque atrás da orelha. Deixe por 30 minutos, limpe o excesso e evite molhar a pele por 48 horas. Se não houver nenhuma irritação, prossiga com a descoloração.
    • Para fazer um teste de mecha, prepare uma pequena quantidade da mistura e aplique em uma mecha, conferindo a cada 10 minutos, até chegar no tom desejado. Marque o tempo necessário até esse ponto.
  2. Esfregue uma pequena quantidade óleo de coco extra virgem entre suas mãos para aquecê-los. Depois, massageie-o no cabelo e no couro cabeludo, deixando por pelo menos três horas antes de descolorir. Não é preciso lavar o cabelo, pois o produto vai proteger os fios de possíveis danos.
    • O óleo de coco é uma hidratante bastante eficaz, pois é composto por partículas pequenas o suficiente para penetrar nos folículos capilares. [7]
  3. É importante usar roupas velhas que não se importe de manchar, além de cobrir os ombros com uma toalha velha também. É importante proteger sua pele da mistura descolorante, pois ela pode causar ardência e irritação, portanto, use luvas descartáveis de borracha.
    • Tenha algumas toalhas velhas em mãos para poder lidar com acidentes, caso derrube a mistura na pele ou em algum outro lugar.
  4. Usando uma colher de plástico, transfira o pó para a tigela. O produto deve vir com instruções fáceis de seguir.
  5. Adicione a quantidade correta dos produtos e misture-os bem com uma colherzinha de plástico; a ideia é que a combinação fique grossa e cremosa, como um molho de carne.
    • A menos que a embalagem diga o contrário, a proporção ideal é de partes iguais dos produtos. [8]
    • Adicione um corretor vermelho à mistura, se desejar. Esse passo é opcional, mas pode evitar que seu cabelo fique com "cor de ferrugem", deixando os fios mais brancos, o que por sua vez vai ajudar a acertar no tom de cinza. Depois de misturar o descolorante e o desenvolvedor, adicione o corretor seguindo as instruções do fabricante.
  6. O ideal é não lavar o cabelo por 48 horas antes da descoloração, entretanto. Use um pincel de cabelo para aplicar a mistura em mechas de cerca de 5 cm, começando pelas pontas e seguindo na direção das raízes, mas pare quando falta cerca de 2,5 cm do couro cabeludo. Comece trabalhando na parte de trás da cabeça e siga para a frente, pois assim vai ser mais fácil saber o quanto já descoloriu. Ao terminar, passe o descolorante nas raízes.
    • O calor do couro cabeludo faz com que as raízes descoloram mais rapidamente, portanto, é importante deixá-las por último.
    • A menos que seu cabelo seja muito curto, use prendedores para reparti-lo. Use apenas utensílios de plástico, já que o metal pode reagir à mistura.
  7. É importante conferir se os fios estão completamente saturados e que o produto está distribuído de forma uniforme. Para isso, massageie o cabelo e veja se alguma parte está mais seca do que o resto; nesse caso, passe mais descolorante na área e massageie-o bem.
    • Tome cuidado para não esfregar a mistura no couro cabeludo, evitando assim a irritação.
    • Use um espelho para ter uma visão melhor da parte de trás da cabeça.
  8. Conforme o descolorante age, seu couro cabeludo pode começar a coçar e ficar irritado. Não se preocupe, pois isso é normal! Caso a ardência seja forte demais, remova o papel filme e enxágue o cabelo.
    • Evite a tentação de aplicar qualquer forma de calor ao cabelo nesse ponto, pois isso pode acabar provocando a queda dos fios.
  9. Após esse tempo, confira uma das mechas e veja como está a cor dela. Borrife um pouco de água e use uma toalha para remover um pouco da mistura de descolorante e checar o resultado. É importante não deixar o produto agir por mais de 50 minutos, pois isso pode provocar a queda dos fios.
    • Se o cabelo continua escuro, reaplique o descolorante na mecha e cubra novamente por mais 10 minutos.
    • Continue checando a cada 10 minutos, até que o cabelo esteja loiro.
  10. Remova o papel filme e coloque a cabeça sob água corrente para remover todos os resíduos do produto. Lave normalmente, passe um bom condicionador e enxágue bem. Remova o excesso de água apertando uma toalha sobre os fios, sem esfregar.
  11. Seu cabelo deve estar esbranquiçado ou loiro-claro. Se ele estiver amarelo, siga os passos de matização abaixo. Se ele estiver laranja ou escuro, é preciso descolori-lo mais uma vez; espere pelo menos duas semanas para repetir o processo, entretanto. [9]
    • Lembre-se de que, quanto mais escuro o loiro, mais escuro o cinza ficará. Descolora o cabelo tanto quanto desejar, sempre pensando no nível de grisalho desejado.
    • Caso as raízes estejam mais claras do que o resto do cabelo, não é preciso retoca-las. Aplique o descolorante apenas nas partes que gostaria de clarear mais.
    • Dependendo da cor, do volume e da grossura dos fios, podem ser necessárias cinco sessões de descoloração para que eles fiquem claros. [10]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Matizando o cabelo em casa

Baixe em PDF
  1. Não use as mesmas luvas que usou na descoloração! É bom também ter uma pilha de toalhas velhas para deixar o cabelo bem sequinho após enxaguar o descolorante. [11]
  2. Em uma tigela grande de plástico, misture os produtos seguindo as instruções do fabricante. Caso seu matizante venha já misturado e pronto para usar, pule este passo.
    • A proporção normalmente é de uma parte de matizante para duas partes de desenvolvedor.
  3. Use um pincel de cabelo para aplicar o matizante, seguindo as mesmas técnicas do descolorante (indo das pontas às raízes, de trás para a frente). Sature bem o cabelo com o produto, aplicando de forma uniforme.
    • Use um espelho para conferir a parte de trás da cabeça e ver se cobriu bem o cabelo com o matizante.
  4. Deixe o matizante agir pelo tempo especificado pelo fabricante. Dependendo da potência do matizante e da cor do cabelo, pode levar menos de 10 minutos para que os fios fiquem brancos.
  5. Use uma toalha para tirar o matizante de uma mecha fina e ver como a cor está. Se o cabelo não estiver na cor desejada, reaplique o matizante na mecha e cubra-a novamente com o plástico.
    • Dependendo do tipo de matizante e da cor atual do cabelo, o tempo de ação pode ser mais rápido ou mais demorado.
  6. Enxágue bem os fios com água fria, até remover todos os traços de matizante. Lave e condicione normalmente, com bastante cuidado, e aperte os fios com uma toalha macia para tirar o excesso de água.
  7. Deixe secar naturalmente ou com o secador na configuração fria. Agora que terminou de descolorir e matizar, seus fios devem estar brancos.
    • Se deixou passar algum pedaço, espere alguns dias e repita o processo na mecha em questão.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Tingindo o cabelo de cinza em casa

Baixe em PDF
  1. Se você não se importa tanto com o tom exato de cinza, tudo bem pular o teste de mecha. O de pele, entretanto, é necessário, já que uma reação alérgica pode ser um problema bem sério. [12]
    • Para fazer o teste de mecha, siga as instruções do fabricante da tinta. Para o teste de pele, esfregue uma pequena quantidade do desenvolvedor em um pedaço da pele logo atrás da orelha. Aguarde 48 horas para ver se sofre alguma reação. Caso sinta algum efeito, não use a tinta e procure outra marca.
  2. Vista roupas velhas e cubra os ombros com uma toalha que possa ser manchada. É bom também usar luvas descartáveis e ter alguns panos velhos para tirar a tinta da sua pele se necessário.
    • Uma dica boa é passar um pouco de vaselina no contorno do seu cabelo para evitar que a tinta manche a pele.
  3. Os procedimentos necessários dependem do produto específico, portanto, siga as instruções da caixa à risca. Use uma tigela de plástico e um pincel de cabelo para misturar tudo direitinho.
  4. Leia as instruções da caixa para descobrir se os fios devem estar úmidos ou secos durante a aplicação, já que isso varia de acordo com cada produto. Se o cabelo é comprido, divida-o em oito partes — quatro de cada lado — seguindo verticalmente, da nuca à testa.
    • Caso seu cabelo seja grosso e volumoso, talvez seja preciso dividir em mais partes.
  5. Use um pincel para aplicar a tinta em partes de 5 cm, indo das pontas às raízes. Pare a cerca de 1,5 cm da raiz.
    • O calor do couro cabeludo processa as cores da raiz mais rapidamente, portanto, deixe-as por último.
  6. Depois de cobrir o cabelo com a tinta, dê uma olhada por toda a cabeça para checar se está tudo em ordem. Passe as mãos cuidadosamente pelos fios para ver se eles estão completamente cobertos com a tinta.
    • Caso você se depare com alguns pontos secos, passe mais tinta.
  7. O tempo do processo vai depender da tinta que você escolheu, sendo que 30 minutos é a média. Confira após 20 minutos e veja o progresso passe uma toalha sobre uma mecha para ver como o cabelo está.
    • Caso esteja satisfeita com a cor, enxágue o cabelo. Se quer uma cor mais vibrante, deixe por mais tempo, só não ultrapasse o tempo recomendado pelo fabricante.
  8. Assim que a cor tiver sido processada, enxague com água fria e lave normalmente, passando condicionador em seguida. Ao terminar, aperte o cabelo com uma toalha, sem esfregar — é importante tomar cuidado com os fios, que vão estar ressecados. Evite usar instrumentos quentes no cabelo pelo tempo que puder após tingi-lo.
    • O ideal é parar de usar utensílios quentes nos fios mesmo, pois eles vão sempre danificar o cabelo tingido.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Cuidando do cabelo grisalho

Baixe em PDF
  1. Os fios descoloridos são frágeis e podem ser considerados danificados, mesmo que estejam em aparentes boas condições. Cuide bem das madeixas, sem usar shampoo quando elas estiverem ressecadas e sem exagerar no uso de pentes e escovas, chapinhas e modeladores de cachos.
    • O ideal é deixar os fios secarem naturalmente. Caso precise usar o secador, faça-o na temperatura mais baixa do aparelho.
    • Evite o uso de instrumentos quentes e a manipulação da textura natural dos fios o máximo possível, pois isso pode causar quebra. Sem cuidado, você pode acabar com tufinhos de cerca de 5 cm de comprimento. [13]
    • Caso queira simplesmente alisar o cabelo, faça isso com um secador de cabelo e uma escova redonda em vez de usar uma chapinha. Se utilizada corretamente, essa técnica deve eliminar a necessidade do uso da chapinha quente. [14]
    • Penteie o cabelo com um pente de dentes largos. [15]
  2. Os fios descoloridos são porosos e podem ser descoloridos ainda mais pela água. Preparar o cabelo antes da lavagem vai ajudá-lo a manter a cor desejada.
    • Esses primers podem ser comprados em perfumarias, drogarias e lojas virtuais. [16]
  3. O shampoo remove os óleos naturais dos fios, e o cabelo descolorido vai precisar da maior quantidade possível de óleo. Caso se exercite e transpire muito ou use muitos produtos capilares, aumente um pouco a frequência de lavadas do cabelo.
    • Experimente também substituir uma lavada por uma aplicação de um xampu a seco.
    • Seque o cabelo dando batidinhas de leve com a toalha, sem esfregar o tecido sobre os fios. [17]
  4. Esses produtos são próprios para fios grisalhos e ajuda na matização, reduzindo a possibilidade de algumas mechas desbotarem e ficarem loiras. Na falta de tais produtos, compre pelo menos xampus e condicionadores próprios para cabelos tingidos ou descoloridos. [18]
    • Se possível, use produtos de marcas profissionais. Converse com um cabeleireiro e veja quais produtos ele recomenda para cabelos grisalhos ou descoloridos.
  5. [19] Compre um tratamento de condicionamento profundo profissional em uma perfumaria; evite produtos de marcas genéricas, pois eles provavelmente vão apenas cobrir os fios, deixando-os ensebados e pesados.
    • É uma boa ideia pedir por recomendações de produtos e tratamentos para seu cabeleireiro de confiança.
    • Óleos também podem ajudar a deixar seus fios mais sedosos e com menos frizz. Algumas pessoas usam óleo virgem de coco com esse intuito.
  6. O processo de descolorir, matizar e tingir as raízes é praticamente o mesmo. A única diferença é que agora você vai apenas aplicar os produtos nas raízes dos fios.
    • Dê uma geral no cabelo quando as raízes pretas tiverem cerca de 2,5 cm. Caso deixe elas crescerem mais do que isso, vai ser difícil retoca-las sem criar um tom diferente do resto do cabelo.
    • Caso o resto do cabelo precise de retoque, aplique um matizante, enxágue e tinja de cinza novamente. Dessa vez, comece nas raízes e siga para as pontas depois, já que as raízes precisam de mais cor.
  7. 7
    Limite o uso de utensílios quentes no cabelo para proteger os fios. Talvez não seja possível evitar completamente o uso de secadores e chapinhas, mas tudo bem. O importante é passar um protetor térmico, em spray, creme ou mousse, antes. Procure por esses produtos em perfumarias e drogarias.
    • Para manter o cabelo tão saudável quanto possível, use apenas produtos que sejam hidratantes nos fios. Evite qualquer coisa que dê volume ou resseque as madeixas. [20]
    Publicidade

Dicas

  • Ir ao cabeleireiro pode ser mais caro, mas é recomendado para quem tem fios grossos e bem escuros ou para quem nunca descoloriu o cabelo antes.
  • Quanto mais branco o cabelo, mais puro o cinza ficará. Portanto, descolora o máximo possível antes de tingir as madeixas!
  • Experimente usar um aplicativo para ver como ficaria com cabelo cinza. Outra opção é experimentar algumas perucas em uma loja. Como o processo é demorado é caro, é bom saber se está mesmo preparado para essa mudança.
  • Evite tingir o cabelo antes de grandes eventos. Assim, você terá tempo de corrigir quaisquer erros.
  • Espace bem as sessões de descoloração e tintura, usando o tempo entre elas para condicionar o cabelo e deixá-lo na melhor condição possível.
  • Caso queira outro visual no fim das contas, espere pelo menos duas semanas antes de tingir o cabelo de novo.
  • A descoloração funciona melhor em fios saudáveis que nunca passaram por procedimentos químicos como tingimento, permanente, progressiva e outros. [21]
  • As quantias dos produtos necessários dependem da qualidade deles e da quantidade de cabelo que você tem. Sempre compre mais do que acha que vai ser necessário, só por precaução.
Publicidade

Avisos

  • Descolorir os fios pode danificá-los seriamente. Tome muito cuidado com o processo e cuide bem dos fios, hidratando-os e condicionando-os com frequência para mantê-los saudáveis!
  • Nadar em água com cloro pode deixar seu cabelo esverdeado. Caso precise nadar, passe um condicionador no cabelo e use uma touca de natação antes de entrar na água.
  • Não descolora o cabelo logo após lavá-lo. A limpeza remove os óleos naturais que protegem o couro cabeludo, o que deixa os fios frágeis. O ideal é esperar pelo menos 24 horas após lavar o cabelo para descolori-lo.
  • Tome cuidado, pois a tinta para cabelo pode manchar sua pele.
  • Tome muito cuidado com o contato do descolorante com sua pele, pois ele pode causar irritação e queimaduras. Sempre use luvas ao manusear o produto.
  • Tenha paciência. Caso vá para o branco rápido demais, você poderia acabar causando quebra, queda ou queimaduras químicas nos fios. [22] Podem ser necessárias várias semanas para se chegar em um tom de cinza com segurança.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Pó descolorante.
  • Desenvolvedor.
  • Corretor de tom vermelho.
  • Matizante (vendido junto do desenvolvedor em alguns casos).
  • Tinta cinza para cabelo.
  • Xampu matizador.
  • Pincel de cabelo.
  • Tigela de plástico.
  • Luvas.
  • Toalhas.
  • Papel filme.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 301 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade