Baixe em PDF Baixe em PDF

A técnica do "dip dye" envolve mergulhar as pontas do cabelo na tintura para colori-las. Assim, você não só consegue um visual que está na moda, mas de uma maneira muito fácil. Escolhendo os produtos certos para o look desejado e seguindo uma técnica básica, você pode conseguir belas pontas tingidas em casa sem precisar de formação como cabeleireira.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Selecionando os produtos

Baixe em PDF
  1. Antes de começar esse processo, é melhor dar a si mesma um tempo para descobrir qual visual pretende criar. Procure por inspiração na internet e leia avaliações de diferentes produtos para clarear e colorir. Dependendo do caminho escolhido, os resultados podem ser permanentes, por isso é importante planejar com cuidado!
    • Você pode combinar a cor com a dos seus olhos ou escolher outro tom que fique bem com a sua pele.
    • Como alternativa, se há uma cor que você adora mas que não a favorece, pintar as pontas do cabelo pode ser uma ótima maneira de aproveitá-la sem usá-la para emoldurar seu rosto. Só não pinte até um ponto muito alto; mantenha a coloração nas pontas do cabelo.
  2. Se você tiver cabelo escuro e quiser as pontas coloridas, este Passo é necessário. Você vai precisar descolorir a tonalidade escura do cabelo para que a tinta colorida entre mais tarde no processo. Caso o seu cabelo já seja bem claro ou você não se importe de colocar um tom por cima do natural, pule este Passo. [1]
    • As tinturas coloridas ficam em cima da cor natural do cabelo. Por exemplo, se você aplicar um rosa pastel em um cabelo loiro bem claro, ele ficará rosa pastel. No entanto, o efeito da cor será muito mais sutil quando ela for aplicada sobre o cabelo escuro. [2]
  3. Você pode encontrar todo tipo de cor divertida online, e a maioria das cores "normais" na farmácia ou loja de produtos de beleza local. [3] É possível até ler resenhas na internet para ver o que outras pessoas têm a dizer sobre o produto e como ele fica em cabelos com diferentes cores e texturas.
    • Compre mais tinta do que acha que vai precisar para não ficar com metade do cabelo sem tingir.
    • Compre umas luvas também. A tinta de cabelo manchará seus dedos, por isso é melhor mantê-los cobertos durante esse processo.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando o cabelo e o local de trabalho

Baixe em PDF
  1. É mais fácil manter o cabelo baixo durante o procedimento, para que você possa ver exatamente para onde a cor está indo. Ou seja, a tinta com certeza vai manchar qualquer camiseta que você esteja usando, portanto vista uma velha com a qual não se importe. Caso tenha um avental de cabeleireiro ou algum tipo de poncho, ele também serve. Enrole seu pescoço com uma toalha de mão velha para evitar manchá-lo.
  2. É mais fácil pintar o cabelo nesse local, pois ele tem tudo o que você precisa: um balcão, água e um espelho. Pode ser melhor cobrir o balcão, especialmente se ele tiver uma cor clara, para evitar manchas.
  3. Você pode colorir somente as pontas do cabelo ou levar a tinta para até três quartos do comprimento. A decisão é sua, desde que você tenha tintura suficiente. Amarre os fios que não quer tingir para tornar o processo mais fácil.
    • Penteie bem o cabelo antes de começar.
    • Divida-o na linha natural. A maneira mais infalível de pintar as pontas do cabelo é trabalhando com fios secos arrumados da maneira que serão usados no dia a dia.
  4. Caso queira que a cor final seja mais clara do que sua cor natural, você vai precisar descolorir primeiro. Esse processo remove o pigmento natural, portanto também deixará a coloração final mais vibrante. Siga as instruções do produto comprado e aplique-o somente nas partes que deseja colorir.
    • Para obter instruções mais detalhadas passo a passo sobre o processo de descoloração, clique aqui.
    • Descolorir o cabelo vai ressecá-lo. Depois de terminar, hidrate-o para repor parte da umidade perdida. [4]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Pintando as pontas do cabelo

Baixe em PDF
  1. Algumas tinturas, como a Manic Panic, podem ser aplicadas diretamente após serem abertas [5] ; outras precisam ser misturadas. Caso tenha uma cor forte e queira deixá-la mais clara, você pode diluí-la em condicionador. [6] Se quiser uma cor que não consegue encontrar, é possível criá-la misturando duas tinturas diferentes.
  2. Você pode usar um pincel ou mergulhar as pontas na coloração, espalhando a tinta nos fios com a mão enluvada. Concentre a maior parte da tintura nas pontas do cabelo, deixando-as bem saturadas. Ao trazer a tinta para cima, use menos para que ela desbote gradualmente na sua cor natural. Repita em toda a cabeça, tomando o cuidado de tingir partes de mesmo comprimento. A tonalidade deve ficar uniforme em todo o cabelo.
  3. Aplique bastante tinta nas pontas para deixar o tom forte e sólido. Ao se aproximar da área em que o cabelo tingido se encontra com o natural, use as pontas dos dedos para puxar um pouco da tintura para cima, sem saturar os fios. Assim, a cor vai clarear aos poucos, ajudando você a evitar uma linha entre o cabelo tingido e o natural.
  4. Ele vai aquecer o cabelo e acelerar o processo de tingimento, além de impedir que você faça uma bagunça enquanto a tinta age no cabelo. No entanto, esse passo é opcional. [7]
  5. Verifique a cor de vez em quando para ver se está forte o suficiente. Em muitas tinturas coloridas, quanto mais tempo você deixar agir, mais forte será a cor. Só não se esqueça de verificar a embalagem para obter instruções sobre o produto específico que você escolheu. Lembre-se de que algumas tintas desbotam aos poucos com as lavagens; portanto, se você não as deixar por muito tempo, terá uma cor mais pálida que vai desbotar mais rápido. [8]
  6. Depois de deixá-la agir pelo tempo necessário, você pode enxaguá-la usando água fria e passar um condicionador para hidratar e dar brilho ao cabelo. Não o lave com xampu, pois ele pode remover parte da cor e clareá-la. Quanto menos você lavar o cabelo, mais tempo a tonalidade vai durar. [9]
  7. Assim como os xampus, o calor pode fazer a cor desbotar mais rápido. Sempre que possível, evite usar secadores, chapinhas e babyliss. Ao usá-los, passe um protetor térmico. Divirta-se arrumando seu novo cabelo tingido e experimentando novos penteados para exibi-lo.
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver usando a Manic Panic ou outra tinta à base de vegetais, pode deixá-la por quanto tempo quiser sem danificar o cabelo. Quanto mais tempo você deixar, mais forte a cor ficará e mais tempo ela vai durar.
  • Compre uma máscara de hidratação e um xampu formulado para cabelos tingidos. Se você tiver clareado os fios primeiro, o processo terá danificado as pontas deles. Hidrate-os com regularidade para evitar pontas duplas.
  • Dependendo da porosidade do seu cabelo, algumas cores e marcas durarão mais do que outras. Se uma cor desbotar ou sair muito rápido, não desanime! Experimente brincar com cores e marcas diferentes para saber quais duram mais no seu cabelo.
Publicidade

Avisos

  • Cuidado ao lavar o cabelo no chuveiro, pois a tintura pode manchar as cortinas e as paredes.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Camiseta velha
  • Toalha de mão velha
  • Escova de cabelo ou pente
  • Prendedores de cabelo ou elásticos
  • Descolorante (opcional)
  • Papel-alumínio (opcional)
  • Coloração
  • Pincel para tintura
  • Luvas de plástico
  • Água
  • Condicionador

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 132 642 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade