Baixe em PDF Baixe em PDF

Tirar manchas de tinta de paredes pintadas pode ser um pouco difícil: nem sempre dá para usar soluções de limpeza simples, enquanto as opções mais abrasivas podem descolorir o muro. Se você tiver que resolver uma situação do tipo, o melhor a fazer é começar com algo menos agressivo antes de recorrer a outras alternativas. Além disso, dá para usar algumas técnicas para proteger a pintura do local.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando opções de limpeza mais simples

Baixe em PDF
  1. Se a mancha de tinta é recente, você pode conseguir tirá-la com um pano normal. [1] Esfregue o local em um movimento só e vire-o conforme ele vai ficando sujo.
    • Cubra a ponta do dedo com o pano e use-o para limpar áreas menores que estão manchadas.
    • Você também pode misturar um pouco de água e detergente de louça e passar no local. Depois, termine com um pouco de água pura.
    • Use um pano macio e limpo. Se isso não funcionar, use algo mais abrasivo, como uma esponja — mas só se for necessário.
    • Não use água demais para limpar a parede. [2] Molhe o pano e torça-o em seguida para tirar o excesso do líquido e deixá-lo úmido.
  2. A borracha comum é segura e ideal para tirar manchas de tinta de paredes pintadas sem descolorir o local. Além disso, também é mais fácil controlar a área da limpeza. [3]
    • Use uma borracha comum limpa.
    • Só passe a borracha com cuidado em cima dos locais manchados da parede.
  3. O bicarbonato é excelente para tirar manchas de superfícies. Você só tem que tomar cuidado, pois ele é um pouco abrasivo. Para fazer a pasta, misture 1 colher de sopa do bicarbonato e 1 ou 2 colheres de sopa de água. [4]
    • Para limpar a parede com a pasta, aplique-a no local manchado com um chumaço de algodão, um pano limpo, uma escova de dentes velha ou uma esponja. Só esfregue as áreas manchadas. Depois, use um pano limpo molhado para tirar o excesso do bicarbonato.
    • Você pode ter que repetir o método algumas vezes antes de tirar toda a mancha.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando produtos mais fortes

Baixe em PDF
  1. As "borrachas mágicas" são esponjas que têm textura microabrasiva e ajudam a tirar manchas. Você pode usá-las em diversas superfícies, incluindo paredes pintadas. [5] Só tenha cuidado, pois o muro pode ficar descolorido.
    • Para usar a borracha mágica, molhe a esponja e torça para tirar o excesso da água. Depois, esfregue-a nos pontos manchados até terminar.
  2. [6] Se a parede só estiver com respingos de tinta, você pode usar um tratamento mais direto. A caneta removedora de manchas clareia a tinta em locais mais discretos e reduz as chances de descoloração.
    • Passe a ponta da caneta nos locais manchados e espere alguns minutos enquanto a tinta some.
  3. Você pode usar água sanitária em spray nesses casos para tirar as manchas, mas ela provavelmente vai descolorir o muro se a parede for de outra cor.
    • Borrife a água sanitária diretamente na tinta, espere alguns minutos e passe um pano.
    • Só use a água sanitária como última opção, pois esse é o método mais abrasivo e provavelmente descolorirá a parede.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Protegendo as paredes pintadas

Baixe em PDF
  1. Quanto antes você limpar a mancha de tinta, mais fácil ela sairá. Além disso, você pode conseguir usar um método simples, como o pano úmido e a água, se não demorar para agir. [7]
    • Não se preocupe se você não notar a mancha a tempo ou se demorar para limpá-la! Ainda dá para resolver a situação; só será um pouco mais difícil.
  2. Assim, você vai saber se ele vai funcionar ou se vai descolorir a parede.
    • Por exemplo: passe o produto de limpeza em uma área que fique atrás de um móvel ou perto do chão.
  3. Você pode limitar o local da limpeza para reduzir as chances de descolorir a parede. Porém, se a tinta estiver espalhada, você só vai ter que usar o produto de limpeza em um perímetro maior. Experimente estas estratégias:
    • Use um chumaço de algodão para passar o produto de limpeza.
    • Corte uma borracha mágica ou esponja em pedacinhos para passar em áreas menores.
    • Faça movimentos pequenos e precisos com o pano ou a esponja.
  4. Se você acabar descolorindo a parede sem querer, pode pintá-la de novo. Descubra qual a tonalidade exata que ela tem e compre uma lata pequena da mesma tinta para fazer os devidos retoques.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 426 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade