Baixe em PDF
Baixe em PDF
Já quis aprender como capturar uma imagem do que está sendo exibido na tela do seu computador? É mais fácil do que você pensa; o processo pode ser feito em PCs Windows, Macs e em smartphones. Tudo que é necessário é aprender os atalhos de teclado e alguns truques simples.
Passos
-
Encontre a tecla "Prt Sc". Ela representa a função "Print Screen" e pressioná-la salvará uma imagem da tela na área de transferência. É um processo semelhante ao de selecionar "copiar" numa imagem.
- O botão geralmente está localizado no canto direito superior do teclado, em cima da tecla "Backspace."
- Pressione "Prt Sc" uma vez para capturar a exibição atual da tela.
- Se você segurar a tecla "Alt" ao fazer isto, apenas a janela ativa será capturada (como a de seu navegador de internet, por exemplo). Logo, se quiser apenas a foto de seu navegador de internet, clique sobre a janela correspondente e pressione as teclas "Alt" e "Prt Sc" ao mesmo tempo. [1] X Fonte de pesquisa
-
Abra o Microsoft Paint. Este programa gratuito já vem pré-instalado em cada computador com Windows para que você cole a captura feita e edite-a, se desejar.
- O Paint pode ser encontrado pelo menu Iniciar; clique em "Todos os Programas", "Acessórios" e em "Paint" para abri-lo.
- Você pode utilizar qualquer programa que permita que cole imagens nele - o Photoshop, Microsoft Word e o InDesign, por exemplo - mas o Paint é o mais simples e prático para salvar uma captura de tela.
-
Clique em "Colar" para visualizar a captura de tela. O botão "Colar" está localizado no canto esquerdo superior do Microsoft Paint, mas pressionar as teclas CTRL e V ao mesmo tempo também colará a captura.
-
Salve a captura de tela. Agora, você pode salvar a captura de tela através do Paint. Clique no ícone de um disquete roxo ou pressione CTRL + S simultaneamente para salvar. Você terá a chance de dar um nome à foto e escolher a qualidade de imagem.
-
Outra alternativa é utilizar a Ferramenta de Captura, disponível nas versões Vista, 7 ou 8 do Windows. A Microsoft colocou um aplicativo em todas as versões destes sistemas operacionais que permite capturas de tela customizadas. No menu Iniciar, procure por "Ferramenta de Captura" para encontrar o programa. Daqui, é possível criar uma imagem customizada de tela e salvá-la diretamente através do programa de captura:
- Clique em "Novo"
- Clique e arraste o ponteiro sobre a área da qual deseja tirar uma foto.
- Selecione "Salvar Captura" (o disquete roxo e quadrado).
Publicidade
-
Pressione "Command" ("Apple"), Shift e 3 teclas ao mesmo tempo. Uma imagem de toda a área de trabalho será salva na mesma, com o nome de "Captura de Tela", junto à data e hora que serão incluídas no nome do arquivo.
-
Para capturar uma área selecionada, pressione as teclas Command ("Apple"), Shift e "4". Isto fará com que seu ponteiro transforme-se numa pequena cruz; quando ela aparecer, clique e arraste sobre a imagem que deseja salvar.
-
Abra o arquivo de imagem para editá-lo. Você pode clicar duas vezes no arquivo de imagem na área de trabalho para abri-lo. A partir de então, é possível editar, cortar ou renomeá-lo com o programa desejado.
- Ao clicar no nome e deixar o mouse sobre ele, você poderá renomeá-la a partir da área de trabalho.
Publicidade
-
Use o GIMP para capturar telas a qualquer momento. O GIMP é um editor de fotos gratuito e de código aberto que possui uma função de captura de imagens embutida. Existem duas maneiras para tirar uma foto no GIMP.
- Clique em "Arquivo", "Criar" e em "Captura de Tela".
- Pressione as teclas Shift e F12 simultaneamente.
-
Faça uma captura de tela no Linux com o ambiente de trabalho GNOME. Apesar do método "Print Screen" também funcionar no Linux (geralmente), este SO possui algumas maneiras diferentes de salvar a tela exibida, inclusive com mais opções:
- Clique em "Aplicativos"
- Selecione "Acessórios" e encontre a opção "Fazer Captura de Tela".
- Muitas opções serão disponibilizadas, desde tamanho de tela até a configuração de "delay".
-
Faça a captura no iPhone pressionando simultaneamente os botões de Ligar/Desligar e Home. Ao fazer isto, a tela piscará e será salva em Fotos, podendo ser acessada a qualquer momento.
-
No Android, capture a tela pressionando o botão Ligar/Desligar e Volume. Muitos smartphones Android também oferecem uma opção denominada "Captura de Tela" ao clicar no botão de Ligar.
- Smartphones Android com o sistema operacional Ice Cream Sandwich 4.0 podem ter esta opção, mas não os mais antigos.
- Os celulares sem esta capacidade podem baixar um app da Loja Google Play. Pesquise por "Captura de Tela" e baixe o aplicativo que desejar.
Publicidade
Dicas
- Tente capturar fotos da tela agora, para que esteja pronto para salvar uma imagem que encontrar e gostar.
- A imagem produzida ao pressionar a tecla Print Screen será do tamanho da tela - talvez ela precise ser cortada ou reduzida.
Publicidade
Avisos
- Redimensionar uma captura de tela pode fazer com que a imagem pareça estar "esmagada" ou distorcida de alguma maneira. Se possível, redimensione apenas através de medidas simples (diminuir a foto em 50%, por exemplo) ao invés de maneira arbitrária.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um computador
Publicidade