Baixe em PDF Baixe em PDF

Tentando evitar a escola ou o trabalho? Precisa afastar sua cara-metade para poder fazer uma festa de aniversário surpresa ou jantar romântico para ela? Precisa interpretar um personagem doente numa peça? Sente-se preguiçoso e quer descansar pelo resto do dia? Saber como fingir uma doença pode ser útil.

Método 1
Método 1 de 6:

Entrando no personagem

Baixe em PDF
  1. O ideal é optar por algo que o incapacite de exercer atividades importantes, sem ser sério ao ponto de os outros o levarem ao médico ou ao hospital. Um resfriado, uma febre ou incômodo que persiste há 24 horas são boas opções. Conheça bem os sintomas você deseja fingir e limite sua performance a eles.
  2. Se quiser permanecer em casa na segunda, aja como se estivesse exausto ou tonto no domingo. Diga que não está se sentindo bem, ou que sente uma pequena dor-de-cabeça. Não coma demais e vá para a cama cedo. Dessa maneira, os sintomas mais graves exibidos futuramente serão críveis.
  3. Você já deve ter estado doente antes e as pessoas notaram isso. Pense sobre como se sentiu e o que os outros notaram quando o período de doença o deixou de cama. Tente imitar esses sintomas e canalize essa sensação. Será muito mais fácil convencer os outros de que está passando por algo que já aconteceu antes, sem precisar fingir uma doença toda nova.
  4. Caso tenha corretivo verde, esfregue-o nas bochechas e na testa para parecer pálido. Não pinte seu rosto de verde – apenas mude ligeiramente a cor de sua pele.
    • Saiba como aplicar maquiagem eficientemente. Você será pego se as pessoas notarem a presença da maquiagem.
    • Ao usar maquiagem, tente evitar ser tocado. Você será descoberto se alguém botar a mão no seu rosto e o corretivo sumir.
  5. Caminhe lentamente, com passos menores. Demore para sair da cama ou de uma cadeira. Ao levantar em sua mesa, finja perder um pouco o equilíbrio e coloque a mão na escrivaninha para “recuperar” o controle.
    • Lembre-se de como é se sentir tonto. Espere até estar sozinho e gire até se sentir tonto. Tome nota de como você se sente e de como atuará. Quando você estiver em frente aos outros, imite esse comportamento, mas sem exagerar.
  6. Pessoas doentes não se sentem bem – portanto, não faça piadas, não ria e nem sorria demais. Dê às pessoas a impressão de que você está desorientado e “em seu próprio mundo”. Se você for o tipo de pessoa que fica rabugenta num período de doença, fique rabugento. Não pareça aproveitar as coisas que normalmente causariam felicidade. Caso você adore cinema e seja convidado para ir ao mesmo, diga que não deseja ir.
  7. Fique na cama se puder. É uma reação natural querer descansar e dormir muito no período de doença. É a maneira que seu corpo encontra tempo para combater a doença e se recuperar. Repouse em sua mesa ou baixe a cabeça ocasionalmente. Sempre que tiver a chance, deite-se no sofá mais próximo que puder encontrar.
    • Finja tremer um pouco na cama, mesmo estando sob os cobertores.
  8. Estar legitimamente doente não é divertido, sendo que acaba precisando recuperar o ritmo após melhorar. Diga às pessoas que você gostaria de fazer as atividades que serão deixadas de lado, e peça desculpas pelo inconveniente que sua falta pode causar. Jamais pareça feliz por poder ficar em casa. Murmure cansadamente “O.K.” e finja voltar ao sono.
  9. Após obter sucesso no convencimento, as outras pessoas começarão a suspeitar caso você volte 100% bem logo após do dia de doença. Se seus pais decidirem permitir que você fique em casa, não comece a sorrir e agir energeticamente algumas horas depois de a escola acabar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Fingindo estar com febre

Baixe em PDF
  1. A febre é uma condição clássica de se fingir, visto que ela normalmente implica que você tem alguma infecção, sendo que o melhor tratamento é o descanso. Os rostos e testas das pessoas com febre normalmente estão quentes, ainda que a pessoa sinta frio. Há inúmeras maneiras de simular um rosto febril.
    • Tome um banho quente sem molhar o cabelo.
    • Use um secador de cabelo em seu rosto.
    • Esfregue água em seu rosto para fazê-lo parecer suado.
    • Aqueça seu rosto por alguns minutos com uma almofada térmica ou garrafa de água quente quando ninguém estiver olhando.
    • Esfregue seu rosto vigorosamente com suas mãos.
    • Deite-se de costas com a cabeça pendurada na quina da cama, de maneira que seu sangue flua até a testa.
  2. Eles farão você suar, mas as pessoas pensarão que você está sentindo frio. Finja tremer, independentemente de quantas roupas colocar. O suor frio é um sintoma importante de um resfriado ou de uma febre.
  3. Se um pai ou enfermeira o deixar sozinho com um termômetro na boca, há algumas coisas que podem ser feitas para aumentar artificialmente a sua temperatura. Tome cuidado apenas para não elevá-la demais – sua falsidade ficará óbvia ou você será levado ao hospital para tratar sua temperatura perigosamente alta.
    • Beba água quente antes de colocar o termômetro em sua boca.
    • Toque o termômetro em uma lâmpada acesa por um segundo.
    • Sacuda o termômetro vigorosamente pela ponta metálica. Isso empurrará o mercúrio em direção à ponta alta do termômetro. É claro, isso não funciona com termômetros digitais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Fingindo problemas estomacais

Baixe em PDF
  1. Apenas mordisque sua comida, e evite terminar de comer até mesmo as coisas que você normalmente gosta.
  2. Faça isso com um olhar desconfortável no seu rosto. Você não precisa dizer algo no início, mas mencione seu estômago (se você for uma criança, fale da barriga) caso alguém pergunte o que há de errado.
  3. Mesmo se você nunca for usá-lo, isso implica que o vômito, aparentemente, está próximo. De vez em quando, pegue o balde e encare-o desconsertadamente, como se uma súbita vontade de vomitar houvesse surgido.
  4. Seja por conta do vômito ou da diarreia, as pessoas tendem a fazer viagens longas e frequentes ao banheiro quando estão mal do estômago. Você não precisa criar um espetáculo, mas correr ao banheiro algumas vezes por hora definitivamente será algo que os outros notarão.
  5. Corra até o banheiro e faça um barulho alto, como se estivesse vomitando, e despeje um copo de água no vaso sanitário, dando descarga logo em seguida. Repita algumas vezes e tire alguns minutos para “se lavar” antes de sair do banheiro parecendo mal.
    • Na maior parte das vezes, as pessoas não desejarão ver seu vômito – portanto, o som da apresentação deverá ser o bastante. Você também pode criar vômito falso e despejá-lo no vaso em que a encenação será feita.
    • Se você estiver comendo sopa, coloque caldo na sua boca e finja que o engoliu. Quando puder encher as bochechas, como se o caldo houvesse subido, corra ao banheiro e cuspa-o no vaso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Fingindo sintomas de gripe

Baixe em PDF
  1. É difícil simular um nariz escorrendo caso ele não o esteja, mas você pode fingir que ele está entupido. Respire apenas pela boca e fale mais lentamente. Fungue ocasionalmente com respiradas curtas.
  2. Use muitas camadas de roupas e enrole-se em muitos cobertores. Tome um banho gelado para fazer com que sua pele fique fria ao toque.
  3. Esse é um movimento arriscado. Qualquer um desses, se feitos de maneira inconvincente, podem demonstrar que você não está doente. Fingir uma tosse é definitivamente mais fácil que fingir um espirro. Porém, a tosse fingida pode parecer forçada se você não for cuidadoso.
    • Você também poderia fazer a si mesmo espirrar ao cheirar pimenta. Para um bom truque, espalhe pimenta em um suéter e finja esfregar seu nariz nele. Cheire a pimenta para fazer-se espirrar.
  4. Aproxime a pasta, mas não permita que ela toque seus olhos. Deixe a pasta de dente na região por três minutos para fazer seus olhos “queimarem”.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Fingindo para conseguir um atestado

Baixe em PDF
  1. Finja que está tendo um ataque de enxaqueca, um tipo de dor muito forte que afeta apenas um lado da cabeça. Descreva que a dor vem em espasmos. Cerre os olhos: enxaquecas deixam as pessoas mais sensíveis à luz. [1]
    • Enxaquecas duram entre 4 e 72 horas.
    • É bom fingir enxaquecas porque elas não são contagiosas, e você não quer preocupar os outros. Além do mais, um médico pode ter dificuldade de "examinar" uma enxaqueca.
  2. Diga ao seu médico que você pode estar com intoxicação alimentar ou que seu estômago anda agitado por causa de algum alimento. Finja estar cansado e diga que vem sentindo muitas dores abdominais. Outros sintomas comuns de intoxicação alimentar são: náusea, vômito e fezes líquidas. [2]
    • Jamais mencione febre ao médico se estiver fingindo para conseguir um atestado. O profissional vai verificar sua temperatura.
  3. Diga que as cólicas dificultam sua rotina. Até 10% das menstruações são dolorosas o suficiente para interromper atividades cotidianas. [3]
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Fingindo doenças por telefone

Baixe em PDF
  1. Se precisar ligar para o chefe para tirar um dia de folga, será preciso soar doente para evitar suspeitas.
    • Fale de maneira um pouco mais lenta. Pause ocasionalmente por um segundo no meio de suas frases. Não seja de resposta muito ágil. Lembre-se: você está doente e lerdo.
    • Tente respirar pela boca para soar como se estivesse com o nariz entupido.
  2. Seu chefe pode não ligar para como você se sente – porém, se você fará com que seus colegas fiquem doentes, isso é outra história. Mencione que você pegou sua doença de outra pessoa. Explique que você está tossindo e espirrando, sendo que seu nariz está escorrendo muito.
  3. Não faça isso diretamente no telefone – você não o faria na vida real. Afaste um pouco o telefone e tussa/espirre. Em seguida, desculpe-se e continue a conversa.
  4. Despeje um ou dois copos grandes de água e faça sua chamada enquanto está no banheiro. Se você realmente precisar parecer doente, pare no meio da conversa para fazer um som de vômito. Em seguida, despeje um copo de água no toalete. Isso deverá simular o barulho de um vômito.
  5. Uma das maneiras mais rápidas de levantar suspeitas é exagerar. Se você apenas pedir para tirar o dia de folga sem dar muitos detalhes, será bastante provável que seu chefe descubra a mentira.
    Publicidade

Dicas

  • Espere seus pais pedirem para você ficar em casa. Se eles abordarem o assunto, você terá uma chance muito maior de obter sucesso.
  • Mantenha um diário indicando datas, desculpas e o porquê de você ter desejado fingir uma doença. Não crie padrões óbvios que outros poderiam identificar.
  • Menos é mais quando estamos falando de figuras autoritárias. Se você simplesmente disser ao seu chefe que é preciso tirar um dia de folga por conta de uma doença, não dê mais detalhes caso ele não peça. Quanto mais complicadas suas mentiras, mais provável será o deslize.
  • Finja negligenciar tarefas simples, como usar desodorante, pentear o cabelo ou escovar os dentes.
Publicidade

Avisos

  • Delete essa página do histórico de seu navegador . Outros certamente descobrirão a mentira se descobrirem essa página no histórico e seu planejamento.
  • Não tome medicamentos para os sintomas fingidos. Isso poderia ser perigoso. Se for uma pílula, coloque-a na boca e sob a língua, finja engolir e jogue fora quando ninguém estiver olhando.
  • Lembre-se da fábula do “Pedro e o Lobo”. Se as pessoas descobrirem que você fingiu estar doente, elas não o levarão a sério quando você realmente estiver passando mal e precisar de ajuda.
  • Especialmente no caso de você estar na escola, não finja sintomas embaraçosos. Tosse, febre e vômito são aceitáveis – porém, dizer aos outros que você está com diarreia pode render algumas risadas indesejadas.
  • Se você ficar em casa, tente não se levantar ou fazer coisas por um tempo quando seus pais saírem. Há a possibilidade de eles retornarem caso tenham se esquecido de algo, ou caso desejem verificar seu estado.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 227 974 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade