Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo fica nas nuvens quando se apaixona pro alguém! Talvez esteja até começando a pensar em levar o relacionamento com a pessoa ao próximo nível, mas ter calma é fundamental. Quanto mais intensos os sentimentos por alguém, mais provável será que você fique nervoso e preocupado se disse ou fez a coisa certa ou errada. Tomar a iniciativa pode ser complicado, mas seja você homem ou mulher, dá pra saber a hora certa de agir.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando-se

Baixe em PDF
  1. É algo antigo e clichê, mas verdadeiro: as ações sempre falam mais alto que as palavras. Apenas 7% de nossa comunicação diária é verbal, enquanto 55% é corporal. [1] Antes de tentar qualquer coisa, veja os sinais corporais que a outra pessoa lhe dá, como contato visual prolongado e expressões faciais positivas. Elas ajudarão você a julgar se a resposta será positiva.
    • As mulheres podem expor certas partes do corpo, como os punhos ou o pescoço e também mexer no próprio cabelo. [2] Ela poderá tocar ou até encostar em você, virando-se em sua direção com braços abertos e descruzados. [3]
    • Já os homens podem exibir sinais mais diretos e ousados. Podem colocar o braço na parte de trás de sua cadeira, fazendo contato visual persistente e sentando ou inclinando-se para mais perto de você.
  2. Busque enviar os sinais certos, além de recebê-los. Os sinais físicos podem dar à pessoa desejada os sinais de seu interesse.
    • Sorrir pode ser um grande sinal de interesse. Procure sempre demonstrar reciprocidade.
    • Perceba se você está "espelhando", que é ação de copiar subconscientemente as ações corporais da outra pessoa. Quando alguém sorrir, você faz o mesmo. O flerte é uma maneira de "espelhar" as ações um do outro. Tente perceber se ambos estão na mesma "sincronia" fazendo uma ação. Se o outro indivíduo copiar seus movimentos, ótimo. Do contrário, continue "espelhando" para criar uma maior ligação entre vocês. [4]
  3. Apesar de existirem maneiras físicas para flertar, conversar e bater um bom papo é uma excelente maneira de conhecer alguém e até a levar o relacionamento a um nível mais sério. Mostrar boa capacidade de comunicação e de ouvir indica confiança, uma das mais atraentes qualidades em um indivíduo. Enquanto os homens são mais motivados por ações, as mulheres tendem a dar valor às palavras ditas pelos parceiros. [5] Independente do sexo, a maioria dos indivíduos gosta de uma conversa a dois. Algumas dicas gerais para boas conversas são:
  4. Ao conversar com "o crush", pule as observações sobre o clima ou perguntas que podem ser respondidas com uma palavra (resultando em silêncios constrangedores). [6]
    • Perguntas abertas sobre eventos atuais, seu passado, interesses em comum, hobbies e etc. podem colocar a conversa no rumo certo.
    • Por exemplo, perguntar sobre quais livros a pessoa está lendo ou quais filmes ela assistiu recentemente, qual a cidade/bairro preferida dela ou onde ela mora são boas maneiras de fazer a conversa fluir.
    • Siga com perguntas como "Qual era seu personagem favorito neste livro?", "O que achou do fim daquele filme" e "Por que gosta tanto daquela parte da cidade?" para ilustrar que você está prestando bastante atenção às respostas dele(a) e reagindo de maneira que demonstra seu interesse.
  5. Sim, papos leves e brincadeiras inofensivas podem criar conversas divertidas, mas a honestidade é o mais importante de tudo. Não significa que você precisa contar todos os detalhes de sua vida pessoal em uma conversa, mas ser direto e sincero sobre o que procura num parceiro, sua visão de vida e outros assuntos permitirá que a outra pessoa perceba sua segurança e seu conhecimento em relação a si mesmo. Além disto, a pessoa vai entender melhor seu ponto de vista e ficará mais à vontade para expor a própria opinião. [7]
  6. Conversar mantendo uma aparência otimista ajuda a deixar o clima leve. Demonstre uma postura interessada e expressões faciais descontraídas. A negatividade transmite insegurança e desconfiança, podendo desanimar a outra pessoa. Se quiser conversar sobre algo pouco agradável, aborde o assunto de forma positiva e com humor. Você deve compartilhar e ser honesto, mas sempre deixando as coisas bem descontraídas neste começo. [8]
  7. Planeje um encontro simples e romântico, de antemão, num local onde possam ter privacidade e intimidade. Ao invés de jantar fora ou ir ao cinema, faça a refeição em seu apartamento ou convide a pessoa para tomar um café ou beber algo em sua residência. A ideia é criar uma atmosfera segura e confortável que passe a sensação de espontaneidade e romance.
  8. Se o clima romântico não é o ideal para você ou para a pessoa de seu interesse, tente manter algo bem leve e descontraído.
    • Dê seu telefone à pessoa. Isto pode ser feito de maneira sutil, recomendando seu filme/livro preferido e dizendo "Vou também lhe dar meu telefone para que depois me ligue e diga o que achou!".
    • Envie mensagens casuais em redes sociais. Comente a foto dela no Instagram, envie uma mensagem/tuíte no Facebook/Twitter. As atualizações dela sempre são boas maneiras de iniciar uma conversa e abrir uma oportunidade para convidá-la para sair com você bem casualmente. [9]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Tomando a melhor iniciativa possível

Baixe em PDF
  1. Tomar a iniciativa não precisa envolver aquela pergunta óbvia, e potencialmente constrangedora, "Quer sair comigo?". Se ambos gostarem de pizza, convide para irem numa pizzaria na sexta-feira. Se a outra pessoa mostrar interesse, transforme a oportunidade num encontro. Por exemplo, ao invés de encerrar a conversa em "Sim, devemos ir ao cinema uma hora", diga “Está passando Casablanca num cinema retrô e tem uma sessão às 20h na quinta-feira; gostaria de assistir?”.
  2. Se vocês jantaram ou foram ao cinema, mande uma mensagem à pessoa dizendo que o programa foi muito divertido. Isto mostra que ainda está interessado.
    • Pense em mencionar algo específico que aconteceu durante o encontro, como uma piada ou um alimento que ambos comeram. Isto pode desobstruir as vias de comunicação para ambos. [10]
  3. Algumas vezes, uma abordagem simples é a melhor. Se os sinais da outra pessoa apontam interesses mútuos, vá em frente e chame-a para fazer algo.
    • Não seja agressivo ou intrometido. Você pode ser direto sem perder a casualidade e a educação. Você não quer assustar a pretendente.
  4. Se a timidez atrapalhar muito, faça o convite para saírem em grupo, com outros casais, para jantar, ir a um barzinho, evento esportivo ou festa. Vocês poderão aproveitar e passar um tempo juntos sem a pressão de um encontro cara a cara. [11]
  5. A confirmação não precisa ser necessariamente verbal; o(a) parceiro(a) geralmente irá responder com a linguagem corporal, mostrando que está ou não disposto(a) a continuar. A resposta de cada um variará, mas os sinais físicos, como tocar o rosto e partes do corpo, tendem a mostrar que a pessoa está gostando. Preste atenção às reações do parceiro, ajustando as ações de acordo.
    • Ambos devem consentir antes que a iniciativa seja tomada, de maneira física ou verbal. Não significa o que a outra pessoa disse ou fez anteriormente; consentir sempre se resume ao momento exato. [12]
    • Os dois também devem estar num estar num estado que permita a tomada de decisões com coerência; isto significa que ambos precisam estar sóbrios, particularmente durante situações em que os primeiros contatos físicos vão rolar.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Connell Barrett

    Coach de Namoro
    Connell Barrett é um Especialista em Relacionamento e Fundador e Coach Executivo da Dating Transformation, seu próprio negócio de assessoria em relacionamentos fundado em 2017 em New York City. Connell dá conselhos com base no seu Sistema de Namoro A.C.E: Autenticidade, Clareza e Expressividade. Também age como coach de namoro através do aplicativo The League. Seu trabalho já foi destaque na Cosmopolitan, The Oprah Magazine e Today.
    Connell Barrett
    Coach de Namoro

    Comece com gestos pequenos e vá aumentando aos poucos. Antes de fazer um gesto grande, faça um pequeno, como sentar-se perto da pessoa e tocar o ombro dela. Se a pessoa não se incomodar, talvez ela já esteja preparada para um avanço maior.

  6. Assim como convidar alguém para sair exige coragem, tentar beijar alguém pela primeira vez pode deixar seus nervos à flor da pele! Relaxe. Tenha confiança, mas não se afobe. Mantenha contato visual, incline-se na direção da pessoa e pare quando seus rostos estiverem perto para garantir mesmo que o parceiro está querendo beijar você também. A partir do beijo, vocês chegarão a algo mais físico.
  7. Certo, vocês começaram a se beijar, mas seu desejo é chegar aos finalmente. Confira se há consentimento e confirme que o interesse é mútuo. Toques gentis e contato físico mais próximo não apenas demonstrarão suas intenções, mas ajudarão você a descobrir se há clima para algo a mais.
    • Não tenha pressa, pois você quer que a outra pessoa tenha espaço para recusar. Você quer que o sexo seja divertido, seguro e consensual. Para tanto, ambos devem estar à vontade. Se o outro não estiver pronto para este nível de intimidade, respeite seus desejos.
    • Não se esqueça da proteção! Este passo parece óbvio, mas se já tiver sexo em mente, sempre tenha preservativos à mão (independente do sexo, pois as mulheres também devem levá-los!). O preservativo ajuda vocês a se curtirem sem medo ou culpa.
    Publicidade

Dicas

  • Um assunto muito polêmico e bastante debatido é definir quem deve tomar a iniciativa: o homem ou a mulher? Apesar de cada gênero comunicar seus interesses em relação a alguém de forma diferente, não há um consenso sobre qual deve agir primeiro. As dicas acima se aplicam aos dois sexos.
  • Se em algum momento seu (sua) parceiro(a) dizer para você ir com calma ou parar, obedeça. Lembre-se, não quer dizer não e fim de papo.
  • Ambos devem estar completamente sintonizados e sóbrios quando o assunto é sexo e consentimento. Evite o uso de álcool e drogas antes de qualquer atividade sexual.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 114 046 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade