Baixe em PDF Baixe em PDF

É fácil traçar várias linhas usando o Excel! Se a sua planilha rastreia várias categorias de dados com o passar do tempo, você pode visualizar todos os dados ao mesmo tempo traçando linhas múltiplas no mesmo gráfico. Você pode criar um gráfico do zero ou adicionar linhas a um já existente. Este artigo mostrará como traçar linhas múltiplas no Excel.

Método 1
Método 1 de 3:

Configurando uma planilha do Excel

Baixe em PDF
  1. Entre no Excel abrindo o aplicativo baixado ou use um navegador para entrar na sua conta do Microsoft Office 365. Se não tiver o aplicativo do Excel ou uma assinatura do Microsoft 365, você pode comprar uma ou fazer um teste gratuito pelo site da Microsoft pelo link https://www.microsoft.com/en-us/microsoft-365/excel .
    • O Excel está disponível para dispositivos Windows, Mac e Android. Você pode usar o Excel em um computador, Tablet ou celular.
    • A assinatura do Microsoft 365 dará acesso ao Excel, Word, Powerpoint e muitos outros aplicativos da Microsoft. Essa assinatura custa U$69,99/ano (cerca de R$ 350,00) no plano individual, e U$99,99/ano (cerca de R$ 500,00) no plano familiar. O plano familiar pode ser compartilhado com até seis pessoas. [1]
  2. Na tela inicial do Excel, clique "Nova pasta de trabalho em branco". Essa ação abrirá uma planilha vazia onde você pode começar a inserir seus dados.
    • Se você já começou a trabalhar em uma planilha que gostaria de usar para fazer seu gráfico, abra a pasta de trabalho dela pela página inicial do Excel sob as categorias "Todas" ou "Minhas pastas recentes".
    • Diretamente ao lado da opção "Nova pasta de trabalho em branco", você verá "Bem-vindo ao Excel". Se você é novo no Excel, que tal clicar nessa opção para aprender o básico sobre o uso do aplicativo?
  3. Criar uma linha requer dados para os dois eixos diferentes. Em uma linha de gráfico, esses eixos medem a mudança dos dados com o passar do tempo. Por exemplo, se você estava medindo distância com o passar do tempo, o eixo X seria o tempo e o eixo Y, a distância. Deixe a coluna da esquerda, a coluna A, representar o tempo, ou seja, o eixo X. Digite os pontos no tempo que você quer que o eixo X cubra na coluna A. Na próxima coluna, digite os pontos de dados para a primeira linha que você quer plotar no período de tempo na coluna A. Adicione os dados da próxima linha na próxima coluna e repita o processo até todos os pontos de dados que você quer traçar fiquem sob uma coluna na planilha. Essas colunas vão aparecer como linhas traçadas com o passar do tempo, o eixo X do seu gráfico. [2]
    • Todos os pontos de dados da mesma linha precisam ser inseridos na mesma coluna.
    • Rotule as categorias de dados na coluna 1. Na coluna A, esse rótulo será a métrica do tempo na qual você vai traçar as linhas. Rotule as outras colunas com a categoria de dados que elas representam.
    • Por exemplo, se você estava traçando as vendas de modelos de Honda diferentes na última década, a coluna A seria o "Ano" e as colunas B, C e D podem representar o "CR-V", o "Civic", o "Accord", e assim por diante. Suas linhas ficarão rotuladas como CR-V, Civic e Accord, e, claro, plotadas ao longo dos anos que você digitou na coluna A.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando os dados da sua planilha para traçar múltiplas linhas

Baixe em PDF
  1. Clique e arraste o mouse sobre as colunas de dados que você deseja grafar. Arraste o mouse do canto superior esquerdo até o canto inferior direito do conjunto de dados que você quer que apareça no seu gráfico. Os dados que você selecionou ficarão destacados na planilha.
    • Cada coluna de dados que você selecionar será plotada como uma linha diferente no seu gráfico.
    • Não esqueça de incluir os cabeçalhos das colunas no seu grupo de dados selecionado. Essas categorias serão exibidas na legenda do gráfico de linhas.
  2. Acima da planilha, você verá um menu de opções de edição para a sua planilha. Encontre e clique na opção "Inserir" nesse menu.
  3. Abaixo do menu onde você selecionou "Inserir", você verá um novo menu que incluirá uma seção de "Gráficos Recomendados". Nessa seção, selecione o ícone do gráfico de linhas para inserir um gráfico de linhas feito com seus dados na planilha. [3] Inserir um gráfico de linhas vai gerar automaticamente um gráfico de linhas representando seus pontos de dados. Cada uma das colunas de dados aparecerá em uma linha separada no gráfico.
    • Se você quiser criar um gráfico de linhas com uma linha só, selecione apenas uma coluna de dados antes de inserir seu gráfico.
    • Traçar várias linhas no mesmo gráfico é uma ótima forma de comparar visualmente conjuntos de dados.
    • Se você rotulou as categorias de dados na coluna 1, esses rótulos aparecerão em uma legenda na parte inferior do gráfico, mostrando qual cor de linha simboliza cada grupo de dados.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Adicionando uma linha a um gráfico que já existe

Baixe em PDF
  1. Adicione seus dados na coluna imediatamente à direita da última coluna de dados inclusos no seu gráfico.
    • Coloque um título para essa coluna na linha 1 para que ela seja rotulada no gráfico também.
    • Você pode criar um gráfico incluindo esses dados repetindo os passos de destacar os conjuntos de dados e inserindo um gráfico de linhas. [4] Se preferir adicionar uma linha nova a um gráfico já existente, siga os passos abaixo.
  2. Clique uma vez no gráfico de linha na sua planilha para selecioná-lo. Depois, vá até a seção "Gráfico" no menu no canto superior direito da sua planilha.
    • Neste menu, você pode editar muitos componentes do seu gráfico, como o título e o estilo dele.
  3. Abrir a seção "Gráficos" fará se expandir um menu com opções mais específicas relacionadas ao seu gráfico. Escolher a opção "Selecionar Dados" vai abrir uma janela representando qual variação de dados é representado pelo seu gráfico de linhas.
  4. Na janela "Selecionar Dados", você deve ver uma variação de dados. Digamos, por exemplo, que sua variação de dados cubra da coluna A e a linha 1 até a coluna E e a linha 6 na planilha. Essa variação de dados apareceria como "=Planilha1!$A$1:$E$6". Adicione dados a essa variação alterando a segunda letra dela, trocando pela letra da coluna que está mais à direita (que você adicionou ao seu gráfico). Atualizar a variação de um gráfico de dados plotará os dados no gráfico automaticamente.
    • Se você inseriu dados nas colunas de A a E e quer inserir dados nas colunas F e G, troque a segunda letra na variação para "G".
    • Se estiver adicionando uma linha de dados, troque o segundo número para incluir o novo número de linhas que você quer inserir no gráfico.
    • Atualize a variação de dados para incluir quantas colunas novas quiser. Cada coluna de dados que você adicionar à variação será plotada como uma linha separada.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 934 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade