Baixe em PDF Baixe em PDF

Portas trancadas podem afastar muitos possíveis invasores. A maioria das travas funciona desta maneira: o trinco é girado, prendendo-se ao batente e impedindo que o objeto deixe a base. Saber mexer nele costuma ser suficiente. Caso você queira travar uma porta que não tem essa peça, tente bloquear a maçaneta com uma cadeira para evitar que ela seja aberta com facilidade.

Método 1
Método 1 de 5:

Trancando a porta pela maçaneta

Baixe em PDF
  1. Se a porta tiver uma trava, haverá fendas dos lados interno e externo da maçaneta; essas fendas são os buracos da fechadura. Dependendo do modelo do objeto, pode haver um botão (ou algo semelhante) do lado de dentro. Caso você tenha a chave, ela se encaixará perfeitamente no local. [1]
    • Se a porta tiver um botão de trava do lado de dentro, ele pode funcionar de duas formas: sendo girado ou pressionado. Aquele modelo é circular e tem uma "crista" no centro, enquanto este é um pequeno cilindro. Ambas as opções costumam ser feitas do mesmo material metálico que a maçaneta em si.
    • Se a porta não tiver um buraco de fechadura ou botão de trava, não pode ser trancada. Assim, troque sua maçaneta.
  2. Insira-a no buraco da fechadura (de dentro ou de fora); se não der certo, gire-a em 180 graus e tente novamente. O objeto pode ter um lado reto e outro irregular ou até mesmo duas pontas irregulares, que se encaixam em fechaduras específicas. Quanto mais dentes a chave tiver, mais segura será sua trava. [2]
  3. Feche-a enquanto fica desse lado e insira a chave no buraco; gire o objeto em sentido horário ao máximo para trancar a porta.
    • Para remover a chave do buraco, gire-a em sentido anti-horário, de volta à posição inicial (mas sem avançar demais). Por fim, puxe-a.
    • Para destrancar a porta do lado de fora, basta inserir a chave novamente no buraco e girá-la em sentido anti-horário ao máximo. A porta será liberada para que você gire a maçaneta. Depois, tire a chave do buraco.
  4. Dependendo do modelo de porta, pode não ser necessário usar a chave do lado interno. Encontre o botão de trava (que pode ser girado ou pressionado).
    • Se tiver de pressioná-lo: haverá um pequeno botão cilíndrico no centro da maçaneta. Pressione-o para travar a porta. A seguir, tente girar a maçaneta para verificar que ela está travada. Para destrancá-la, basta girar o objeto pelo lado de dentro; caso contrário, a porta permanecerá travada.
    • Se tiver de girá-lo: haverá um botão circular com um detalhe (uma "crista") no centro. Segure-o e o gire em sentido horário ao máximo — provavelmente, em 90 graus. Isso travará a porta; se quiser se certificar, tente girar a maçaneta. Para destrancá-la, basta girar o botão em sentido anti-horário ao máximo.
  5. Tente girar a maçaneta e empurrar o objeto. Se isso acontecer, significará que a porta está aberta. Se a maçaneta "chacoalhar", mas não girar, a porta estará trancada.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 5:

Trancando a porta por uma fechadura de segurança

Baixe em PDF
  1. Ela fica acima da maçaneta, próxima ou distante do objeto, e ambas têm o mesmo mecanismo de funcionamento — embora usem chaves diferentes e a fechadura tenha uma trava muito mais pesada, que só é vista do lado interno da porta. Vista do lado externo, parece apenas mais um buraco. Ademais, quando trancada, impede que o objeto seja aberto mesmo que a maçaneta seja girada.
    • Se a porta não tiver uma fechadura de segurança, não se preocupe. Esse objeto não é essencial, embora deixe a porta mais fortificada.
  2. Use a chave, caso a tenha; ela é diferente da chave comum da maçaneta. Feche a porta e fique do lado de fora. Insira o acessório no buraco de segurança e o gire em sentido horário ao máximo.
    • Para remover a chave do buraco, gire-a em sentido anti-horário, de volta à posição inicial (mas sem avançar demais). Por fim, puxe-a.
    • Tente girar a maçaneta e empurrar a porta. Se ela permanecer imóvel, significará que a fechadura de segurança está trancada. Para destravá-la, gire a chave em sentido anti-horário ao máximo (assim como com a maçaneta em si).
  3. Não é necessário usar a chave para trancá-la do lado interno. Encontre a trava no local e a gire em sentido horário ao máximo.
    • Para destrancá-la, basta girar a trava em sentido anti-horário ao máximo. Assim, a peça será retraída de volta à posição inicial.
  4. Se você se preocupar com a segurança da casa, essa pode ser uma ótima opção para protegê-la. Pense na sua necessidade de privacidade. Uma fechadura do tipo fortificará a porta, mas também dará trabalho de manutenção.
    • Se quiser, contrate um chaveiro para instalar a fechadura de segurança. O processo pode ser complicado para quem não tem experiência com travas ou marcenaria (caso a porta seja feita de madeira). Não arrisque danificá-la!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 5:

Travando a porta com uma cadeira

Baixe em PDF
  1. Essa estratégia é comum em filmes — e funciona de verdade! O método só dá certo se a porta for aberta para o lado de dentro. [3]
    • Atenção: se alguém tentar forçar a porta pelo lado de fora, a cadeira pode até ser quebrada. Esse método é muito simples e não substitui outros sistemas de segurança.
  2. Não use móveis dobráveis. Feche a porta pelo lado de dentro (para que ela se abra na sua direção) e prenda a parte superior traseira da cadeira sob a maçaneta, entre a fechadura e a porta em si. As duas pernas dianteiras do objeto não devem tocar o chão.
  3. Ela deve exercer pressão abaixo da maçaneta, além de ficar angulada. Isso dificultará o acesso de possíveis invasores. [4]
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 5:

Trancando uma porta uPVC ou reforçadas

Baixe em PDF
  1. Publicidade
Método 5
Método 5 de 5:

Trancando uma porta de madeira

Baixe em PDF
  1. Portas de madeira também podem ser fechadas com fechaduras comuns.
  2. A trava noturna será ativada e travará a porta.
  3. Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 108 402 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade