Baixe em PDF Baixe em PDF

Ás vezes, quando a lenha é cortada, ela ainda fica com um diâmetro muito grande para secar bem ou para caber na lareira ou no forno em que foi colocada. Rachar a madeira faz com que mesmo as toras maiores diametralmente sejam utilizáveis, assim como faz com que elas sequem mais rapidamente. Alguém com os braços magros e a técnica correta consegue rachar uma madeira dura mais rápido e mais eficientemente do que um troglodita golpeando a madeira incontrolavelmente. Leia este artigo e aprenda a ser bem-sucedido nesta atividade!

Método 1
Método 1 de 3:

Preparação

Baixe em PDF
  1. Um machado de rachar é um machado mais espesso, com forma de cunha, feito para rachar a madeira dura ao longo das fibras dela, com uma espécie de marreta na parte de trás da lâmina. Geralmente são mais pesados do que um machado comum (o machado de derrube) em vários quilos, e o peso dessa ferramenta deixa o trabalho mais fácil.
    • As cunhas de metal são cunhas comuns que você vai colocando dentro da madeira com a ajuda de uma marreta. A vantagem da cunha é que você pode colocá-la ao longo das fibras para rachar a madeira e depois colocá-la no mesmo lugar até que termine.
    • Machados comuns, ou de derrube, são usados para cortar madeira, não para rachá-la. Se quiser rachar, é melhor usar um machado de rachar ou cunhas.
  2. Nos fornos comuns e nas lareiras menores, normalmente cabem toras de 40 a 50 cm, e quanto menor for a tora, mais facilmente será rachada. Corte sua madeira no comprimento que seja melhor para o seu objetivo em termos de manejo e armazenamento, assim como deixá-la num comprimento mais adequado para você.
    • Tente cortar as pontas de cada pedaço de lenha de forma plana e quadrada, pois você vai precisar deixa-las de pé para rachá-las, e cortes irregulares vão dificultar isso.
  3. Geralmente é um pedaço grande do tronco de uma árvore; ele vai ser a superfície onde você colocará uma tora de cada vez para rachá-las, fazendo com que o manejo do machado seja mais fácil e causando menos tensão nas suas costas. Uma superfície de madeira de cerca de 15,25 cm acima do chão é o adequado para qualquer atividade de rachar madeira.
    • O toco não deve ser nem muito alto nem muito baixo, a fim de evitar richochetes perigosos no caso de você golpear em falso.
    • Sempre rache sobre um toco ou similar, nunca no chão e no concreto. O chão pode servir como substituto, mas você vai se cansar com mais facilidade se tiver que levantar o machado de rachar mais alto, especialmente se tiver muita madeira para rachar.
  4. Assegure-se que não há nada em que você possa tropeçar onde você estiver trabalhando.
    • Se a madeira foi envelhecida apropriadamente antes de ser rachada, é mais eficiente rachar madeira em dias frios. Pedaços de madeira vão se partir com a técnica adequada durante o clima frio, deixando o seu trabalho mais fácil.
  5. Vista-se de maneira apropriada para um dia de rachamento de madeira. Ponha luvas de alta qualidade para poupar suas mãos das farpas que vão deixar o trabalho muito mais desconfortável, óculos de proteção e botas resistentes, de preferência com bico ferrado. Nunca rache madeira sozinho: tenha alguém por perto para ajudá-lo em caso de um acidente. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Rachando com um machado de rachar

Baixe em PDF
  1. Verifique se está estável e se está perto do centro do toco, se possível.
    • Manejar um machado pesado em um toco instável é extremamente perigoso. Um golpe em falso pode acertar sua perna ou fazer a madeira ser lançada como um perigoso projétil. Coloque a madeira de forma segura para que você consiga realizar bem essa atividade. [2]
  2. Procure por rachaduras na tora. Mire de forma que a lâmina vá na mesma direção da rachadura.
    • Madeiras diferentes racham de jeitos diferentes, então planeje adequadamente. Carvalho racha de forma mais fácil no meio, mesmo em toras de grande diâmetro. Bordo, ao contrário, racha mais facilmente na direção das bordas.
    • Procure por nós onde o galho foi removido quando a madeira foi cortada e evite-os. Esses lugares são muito tortos, com os anéis deformados, e devem ser evitados se possível. Você pode passar o dia cortando os nós.
  3. Escolha um local em que você quer rachar a tora, coloque a lâmina do machado de rachar sobre aquele local e deixe seus pés retos. Se quiser, faça um pequeno entalhe na madeira para que tenha uma boa indicação visual de onde deve acertar, caso as fibras não sejam óbvias do lugar onde você está.
  4. Para rachar a madeira, não é preciso fazer aquele movimento de vaivém com o machado de rachar, e não precisa posicioná-lo atrás da sua cabeça. Segure a ponta do cabo firmemente com sua mão não dominante e com a outra mão, pegue um pouco abaixo da cabeça do machado. Flexione seus joelhos levemente, e em seguida levante o machado acima da sua cabeça, com os braços esticados.
    • Deslize sua mão dominante até as duas mãos estejam próximas, agarrando a ponta do cabo; então desça o machado deixando a gravidade fazer a maior parte do trabalho para você.
    • Rachar madeira tem muito menos a ver com força e mais com usar a técnica correta. Golpear de qualquer jeito é tanto perigoso como exaustivo.
  5. Talvez você tenha que puxar bem para poder removê-lo se ele ficar preso na madeira. Balance o machado para cima e para baixo para arrancá-lo dela.
    • Se quiser, ao invés disso, você pode usar o machado de rachar preso como uma cunha e bater na parte sem corte com uma marreta. É uma técnica comum para rachar toras. Se você posicionou o machado de rachar precisamente ou se ele está muito preso, não perca energia tentando tirá-lo.
  6. Tente acertar no mesmo lugar que acertou da primeira vez ou ao longo de qualquer rachadura que apareceu quando você golpeou a madeira.
  7. Rache cada bloco de madeira em pedaços cada vez menores, até que eles cheguem no tamanho desejado. Normalmente você racha o bloco no meio, depois racha cada metade de novo, até que os pedaços estejam com cerca de 15 a 20 cm na seção transversal maior.
    • Guarde a lenha rachada de forma que o ar possa circular em volta dela, para que seque bem antes de ser queimada em um forno ou lareira. Cubra-a para impedir que a chuva molhe ela repetidamente, o que vai causar apodrecimento; mas faça de uma maneira que permita a circulação de ar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Rachando com cunhas

Baixe em PDF
  1. Cunhas funcionam melhor com pedaços de madeira nodosos ou muito duros ou de grande diâmetro. Devido a possibilidade de enfiar uma cunha muito fundo em uma tora grossa, é bom ter cunhas reserva disponíveis para poupar sua cunha inicial e terminar o trabalho, caso seja “demais” para ela.
    • Se estiver rachando com cunhas, uma boa combinação pode ser usar uma cunha mais afiada para entrar na madeira e começar o trabalho, e outra cunha mais cega e mais larga para continuar a rachar depois que tiver começado.
  2. Uma marreta de cabo curto é uma boa ferramenta para este trabalho, dependendo do tamanho da tora e do que está disponível. Segure a cunha como se fosse um prego grande e martele-a até que fique em pé sozinha.
  3. Por meio de golpes fortes e precisos, martele a cunha dentro da tora até rachar. Se mesmo assim a madeira não tiver rachado, coloque a outra cunha ao longo da mesma rachadura, mas mais próximo da borda da tora, para que a força deixe a rachadura maior, liberando ambas as cunhas e rachando a madeira.
    • Fique fora da direção da rachadura para que a cunha não caia perigosamente no seu pé. Enquanto você martela, fique perpendicular à rachadura da madeira e à cunha.
  4. Pode haver algumas fibras da madeira que ainda estejam conectadas e que podem ser cortadas com um machado. Você pode usar um machado de rachar ou de derrube para rachar a lenha em pedaços menores. Não use cunhas para rachar os pedaços menores, pois a probabilidade delas se soltarem são maiores.
    Publicidade

Dicas

  • Pare antes de ficar muito cansado. É sempre no “este é o último pedaço” que você se machuca.
  • Se estiver rachando madeira para usar em um forno doméstico, tire um tempo para rachar os galhos menores. Vai ser muito mais fácil iniciar uma fogueira e o cozinheiro vai agradecer!
  • Ás vezes é mais fácil rachar pedaços muito grandes golpeando a borda da tora que está de frente para você, e não o meio da tora. Isto dá ao seu golpe uma chance maior de rachar borda abaixo, o que frequentemente resulta no rachamento da tora inteira.
  • Alguns tipos de madeira racham mais facilmente quando não têm muita umidade. Outros tipos de madeira, incluindo a faia, a bétula-negra e o carvalho-negro da Califórnia, racham com mais facilidade quando estão molhados ou verdes, e para melhores resultados, devem ser rachados logo após serem derrubados.
  • Quando estiver mirando, perceba que o seu golpe vai ser um pouco à frente do que você está mirando. Então, mire um pouco antes do centro e você vai acertar o seu golpe em cheio.
  • Errar também é perigoso porque o machado continua descendo na sua direção e pode torcer os seus punhos e escapar das mãos.
  • Se o machado ficar preso na madeira, não o torça nem tente ficar deslocando o cabo para os lados para tirá-lo. Isso pode quebrar ou enfraquecer a conexão entre o cabo e a cabeça do machado. Ao invés disso, balance o machado para cima e para baixo na direção da lâmina.
  • Se a madeira ficar presa na cabeça do machado, NÃO levante ambos acima da sua cabeça se decidir bater a madeira contra o toco. O pedaço de madeira preso pode cair da cabeça do machado e causar ferimentos ou morte.
  • Alguns tipos de madeira, como a árvore-do-âmbar, o olmo-alado e a nogueira-pecã, são muito difíceis de rachar. Procure cortar estes em pedaços menores do que sua lareira e use-os do jeito que estão, sem rachar.
  • Uma marreta também pode ser usada para enfiar o machado de rachar dentro da madeira. Não use uma marreta em um machado de derrube, pois isto vai entortar a cabeça e afrouxar o cabo. (Machados de derrube e machados de rachar são fixados aos cabos diferentemente.)
  • Com um machado de rachar mais leve, o manejo, o balanço dele, vai ser mais rápido, o que é mais importante do que a massa quando se racha lenha.
  • Algumas pessoas dizem que rachar de baixo para cima é mais fácil.
  • Sempre use luvas, óculos de proteção e botas quando estiver rachando lenha.
  • Se você não tiver cuidado, vai quebrar o cabo do machado e possivelmente se machucar se o machado passar da borda da tora e te acertar.
Publicidade

Avisos

  • NÃO faça isto sozinho. Tenha alguém ou um celular por perto para pedir por ajuda.
  • Não deve haver ninguém nem atrás nem na sua frente: se a cabeça do machado sair ou se o cabo escorregar das suas mãos, o resultado pode ser fatal.
  • Preste atenção na sua posição para que o machado não acerte o seu pé ou sua perna, caso ele não acerte a madeira. Se você abaixar o seu corpo enquanto abaixa o machado, sua força vai ser direcionada para baixo, acertando o toco, e não a sua canela, no caso de errar o alvo.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Um machado comum (de derrube) pesado ou um machado de rachar.
  • Uma motosserra ou outros meios de cortar suas toras.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 36 232 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade