Baixe em PDF Baixe em PDF

A ideia de fazer buracos nas paredes de casa para passar cabos de energia e de vídeo para um sistema de câmeras de segurança pode parecer assustadora, mas muitos desses sistemas vêm em pacotes completos que tornam a instalação bem simples. Continue lendo para obter dicas sobre como comprar e instalar seu próprio sistema de segurança.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando sua casa

Baixe em PDF
  1. Não é barato e nem prático monitorar cada pedaço da sua casa, por isso você precisa priorizar as áreas que mais quer observar. Faça um esquema de sua casa ou imprima as plantas e anote onde deseja instalar câmeras. Quando acabar, verifique cada local para ver se ele não é bloqueado por nada e garanta que a visão fornecida seja a melhor possível. Pode ser interessante colocar câmeras:
    • Nas portas da frente e dos fundos.
    • Nas janelas que dão para a rua.
    • Nos espaços de convivência amplos.
    • Nas entradas para carros.
    • Nas varandas.
    • Nas escadas. [1]
  2. Você pode comprar cada peça individualmente, mas geralmente é mais barato e mais fácil comprar sistemas em pacotes. O sistema deverá ter de uma a três câmeras, um DVR (gravador de vídeo digital), fiação apropriada (cabos siameses e BNC) e cabos de energia. As câmeras sem fio com suporte para a parede deverão atender às suas necessidades, a não ser que você escolha monitorar uma área grande.
    • Segurança básica para casa : compre um pacote com duas ou três câmeras externas para monitorar as portas e um DVR com pelo menos três dias de tempo de gravação.
    • Monitoramento de objetos de valor ou crianças pequenas : de uma a três câmeras internas sem fio podem cobrir um cômodo pequeno com eficiência e enviar as gravações diretamente para seu computador.
  3. Depois que souber de quantas câmeras você precisará, será necessário pensar nas câmeras específicas que você quer. Um sistema de segurança para casa pode custar de algumas centenas de reais até alguns milhares, por isso pense no tipo de câmera de que precisará antes de comprar. Os recursos abaixo deverão estar descritos de forma clara na caixa. Embora você possa adquirir todas as peças separadamente, comprar um conjunto completo geralmente é mais barato e mais fácil de instalar.
    • Sem fio vs. com fio : as câmeras sem fio são fáceis de montar sem furos ou cabos passando pela casa, mas a qualidade da imagem pode piorar quanto mais as câmeras se afastarem do receptor. Se você estiver cobrindo uma área grande, use fios, mas na maioria das casas o mais fácil é usar câmeras sem fio.
    • Interna ou externa : as câmeras que não são feitas para ficarem do lado de fora quebrarão facilmente quando expostas à chuva e à umidade, portanto, escolha bem.
    • Sensor de movimento : algumas câmeras gravarão apenas ao captar movimento, economizando espaço de armazenamento e energia e capturando imagens somente quando alguém estiver no local.
    • Visualização remota : muitas câmeras mais avançadas oferecem a habilidade de exibir as gravações por transmissão em seu smartphone ou notebook em qualquer lugar do mundo, tornando possível verificar sua casa usando um programa ou um aplicativo fornecido. [2]
  4. Para gravar e visualizar suas gravações, você precisará de um gravador de vídeo digital (DVR). Esse dispositivo recebe todas as gravações e as exibe em um monitor, geralmente uma tela de computador ou uma TV pequena. Os DVRs têm capacidades de memórias variadas que permitem a eles armazenar certa quantidade de vídeo, de centenas de horas até um dia de gravação.
    • Se você comprar um kit de vigilância completo, o DVR geralmente virá incluso com a câmera.
    • Os gravadores digitais de vídeo em rede (NVRs) e os analógicos (VCRs), também disponíveis para compra, funcionam da mesma maneira que o DVR, usando um sinal de internet (NVR) ou fitas em branco (VCR) para gravar em vez de um disco rígido digital. As dicas de instalação a seguir funcionarão para eles também.
  5. Veja se os cabos, DVR, as câmeras e o monitor funcionam conectando cada um antes de instalar qualquer coisa. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Instalando uma câmera

Baixe em PDF
  1. O melhor ângulo de qualquer cômodo é geralmente olhando para baixo de um canto onde o teto encontre as paredes. Veja se pode ver claramente todas as entradas e saídas e se a câmera está perto de uma fonte de energia.
    • Se você estiver instalando uma câmera ao ar livre, coloque-a acima de 3 m para que ela não possa ser derrubada facilmente. [4]
  2. Algumas câmeras vêm com adesivos para serem presas na parede, mas aparafusar é a maneira mais segura de instalá-las em longo prazo. Embora cada câmera seja diferente, a maioria delas pode ser instalada da mesma maneira:
    • Coloque o suporte na posição desejada.
    • Usando uma canetinha, faça marcas nos locais da parede por onde cada parafuso deve passar.
    • Faça um buraco para cada parafuso usando uma furadeira elétrica.
    • Martele os pinos de moldagem.
    • Aparafuse o suporte na parede.
    • Posicione a câmera no ângulo desejado. [5]
  3. Quase todas as câmeras vêm com um adaptador que se conecta a uma tomada normal. Prenda a extremidade pequena e redonda na entrada de energia na parte de trás da câmera e a outra extremidade na tomada.
    • Se o adaptador estiver faltando ou quebrado, entre em contato com o fabricante.
  4. O equipamento de vigilância é conectado usando uma conexão BNC cujos cabos são simples de usar, pois são idênticos dos dois lados. Você só precisa conectá-los à porta adequada girando uma porca na extremidade para travar o cabo no lugar. Prenda uma extremidade na saída ("output") da câmera e outra em uma das portas de entrada ("input") do DVR.
    • Observe a qual entrada você conecta a câmera, pois seu DVR deverá estar configurado nela para que você possa visualizar a gravação.
    • Se o cabo não tiver uma conexão BNC, você pode comprar um adaptador simples on-line ou em uma loja de ferragens e inseri-lo na extremidade do cabo para torná-lo compatível com BNC. [6]
  5. As câmeras sem fio virão com um disco de software que você precisará instalar para ver suas gravações. Siga as instruções na tela para acessar as câmeras. [7]
    • Algumas câmeras têm um pequeno receptor que se prende ao computador usando uma porta USB. Prenda-o corretamente.
    • Anote o endereço de IP da câmera (por exemplo, 192.168.0.5), se ele for fornecido. Esse número pode ser digitado em qualquer navegador de internet para que você possa visualizar sua câmera remotamente. [8]
  6. Essa conexão frequentemente usa um cabo BNC também, mas alguns DVRs podem ser conectados com cabos HDMI ou coaxial. Usando sua conexão preferida, prenda uma extremidade à porta de saída ("output") do DVR e a outra à entrada ("input") do monitor.
    • Você pode conectar quantas câmeras quiser no seu DVR, desde que ele tenha as entradas. Ele gravará automaticamente cada câmera que você instalar.
    • Preste atenção na entrada que usar, pois é essa que precisará escolher para ver suas câmeras.
  7. Veja se a câmera, o DVR e o monitor estão todos conectados a uma fonte de energia e ligados. Verifique se os cabos estão bem presos e se você selecionou as entradas corretas para seu DVR e monitor. Alguns monitores mostrarão todas as câmeras ao mesmo tempo, enquanto outros têm botões de entrada ("input") que permitem a você alternar entre as câmeras.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Consolidando seu sistema de segurança

Baixe em PDF
  1. Ao conectar várias câmeras com fio de uma vez, você precisará de um local simples para levar todas as gravações a seu DVR. O local deverá ser fácil de acessar e permitir a você passar fios de qualquer lugar da casa sem problemas. Os porões, os escritórios e seu roteador de internet são todos bons lugares para montar sua central.
    • Você só precisará de um DVR para todas as suas câmeras.
  2. O cabo de vigilância mais comum é o siamês, que recebe esse nome porque consiste em dois cabos juntos. Um é para a energia e o outro, para o vídeo, o que significa que você só precisará passar um fio pela casa para instalar cada câmera. O cabo geralmente é vendido como RG59 ou RG6. [9]
    • O lado trançado, vermelho e preto é para a energia. A parte vermelha é a positiva, e a preta é a negativa.
    • O cabo único e cilíndrico é para o vídeo, e cada extremidade terá um anexo BNC ou coaxial.
  3. As caixas de distribuição, disponíveis on-line e em lojas de ferragens por preços acessíveis, permitem a você alimentar várias câmeras usando apenas uma fonte de energia. Elas vêm com várias portas e são ótimas para alimentar câmeras próximas ou aquelas que não fiquem perto de tomadas, como as do sótão. No entanto, você precisará usar fios bem longos para prender cada câmera à caixa.
    • Sempre conecte as câmeras antes de fornecer energia à caixa.
    • Compre uma caixa de distribuição grande o bastante para alimentar cada uma das câmeras. O número de saídas suportadas deverá estar escrito na embalagem.
  4. Seu DVR pode lidar com várias câmeras de uma vez só, permitindo que você grave cada cômodo da casa com apenas um aparelho. Assim, o monitor exibirá cada câmera, ou você precisará alternar entre elas usando o botão de entrada ("input") do DVR.
  5. Para o sistema parecer mesmo profissional, você pode passar os cabos pelas paredes e em direção à sua central de monitoramento. Conheça o layout das paredes e a localização dos canos, cabos e colunas para começar a passar os fios. A tarefa exigirá fazer um furo na parede e passar o cabo por ela até seu DVR usando espaços abertos na casa, geralmente o sótão.
    • Se não se sentir confortável furando as paredes e passando cabos por elas, chame um profissional para lidar com essa tarefa.
    • Você também pode prender os cabos às paredes ou aos rodapés usando um grampeador industrial.
    • Considere esconder os cabos embaixo dos tapetes, mas prenda-os com fita para que ninguém tropece.
  6. Há muitas empresas de vigilância que configuram câmeras, sensores de movimento e chamadas de emergência automáticas para você, embora essas instalações custem bem mais do que uma do tipo "faça você mesmo". No entanto, se tiver uma casa grande, não se sentir confortável para lidar com o cabeamento ou quiser recursos extras como sensores de movimento e sistemas de alarme, chame uma empresa de segurança local.
    • A Prosegur, a Intersafe o GrupoSEG são fornecedoras de serviços de segurança de grande porte e que atendem a todo o país.
    Publicidade

Dicas

  • A maioria dos pacotes de segurança para casa vem com cabos, DVR e câmeras inclusos e é uma maneira bem mais fácil de começar seu sistema do que comprar tudo separado.
Publicidade

Avisos

  • Conheça seus limites: se não se sentir à vontade fazendo perfurações, trabalhando em escadas ou fazendo conexões elétricas, chame um profissional ou contrate um pacote de sistema de segurança.
  • É ilegal gravar pessoas sem o consentimento delas, a não ser que elas estejam na sua propriedade privada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 353 356 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade