Baixe em PDF Baixe em PDF

Você achou um rolo de filme daquela sua velha câmera analógica ou descartável e agora quer transferir tudo para um smartphone Android ou iPhone? Que legal! Apesar de hoje a maioria das pessoas capturar memórias usando câmeras digitais e seus telefones, máquinas mais tradicionais ( principalmente as descartáveis ) continuam úteis em várias situações diferentes. [1] Apesar de não ser possível transferir as imagens para o smartphone digitalmente, existem algumas alternativas simples depois que os filmes estão relevados. Leia o passo a passo deste artigo para entender o que fazer em detalhes!

O que você precisa saber

  • Muitos dos laboratórios que revelam filmes de câmeras analógicas ou descartáveis dão a opção de enviar as fotos em formato digital aos clientes (como em um CD ou DVD).
  • Depois de revelar as fotos, você pode digitalizá-las com um scanner comum ou tirar fotos delas com seu smartphone.
  • Se você digitalizar as fotos para o computador ou receber tudo em um disco, basta transferir as versões digitais para o smartphone usando um cabo USB.
Método 1
Método 1 de 3:

Usando um CD ou mídia digital

Baixe em PDF
  1. A primeira etapa para você transferir as fotos para seu smartphone é revelar o filme. Por isso, leve-o a um laboratório profissional.
  2. Quando você levar o filme ao laboratório, pode ser que o atendente ofereça a opção de entregar as fotos em um formato de mídia digital, como em um CD, DVD ou afins. Pergunte quais são as opções e escolha a melhor. [2]
    • Quase nenhum computador e notebooks moderno tem leitor de CD ou DVD. Se for o caso do seu, você pode comprar um leitor USB para conectar à máquina ou pedir para o laboratório entregar tudo em um pen drive.
    • No caso do pen drive, você provavelmente vai ter que fornecer a unidade ao laboratório.
  3. Como dissemos, quase nenhum computador moderno tem leitor de CD ou DVD. Se for o caso do seu, você pode comprar um leitor externo que dê para conectar via USB. De todo modo, depois basta inserir o CD, DVD ou pen drive. E faça o seguinte:
    • Abra a pasta do CD, DVD ou pen drive no Explorador de Arquivos (no Windows) ou no Finder (no Mac).
    • Pressione Ctrl + A (no Windows) ou Command + A (no Mac) para selecionar todas as fotos.
    • Pressione Ctrl + C (no Windows) ou Command + C (no Mac) para copiar as fotos.
    • Navegue até a pasta em que você quer salvar as fotos e pressione Ctrl + V (no Windows) ou Command + V (no Mac) para colar os arquivos.
  4. Depois de copiar as fotos de um CD ou outra mídia digital para o computador, conecte seu smartphone a ele usando um cabo USB. Abra a memória interna do telefone no Explorador de Arquivos (no Windows) ou Finder (no Mac) e copie e cole todas as fotos da câmera analógica ou descartável para o smartphone.
    • Se é a primeira vez que você conecta o smartphone ao computador, pode ser que o telefone pergunte se o dispositivo é confiável. Nesse caso, toque em Sim na tela dele para avançar.
    • Em smartphones Android, as fotos costumam ser salvas na pasta "DCIM".
    • Se você tem um Android, também dá para sincronizar as fotos com o Google Fotos — para que todas elas fiquem acessíveis pelo aplicativo.
    • Se está usando um Mac e um iPhone, sincronize suas fotos pelo iCloud . A partir de então, elas vão ficar disponíveis pelo aplicativo Fotos.
    • Você também tem a opção de usar um serviço de armazenamento em nuvem, como Google Drive, iCloud Drive, Dropbox ou OneDrive.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando a câmera do telefone

Baixe em PDF
  1. A primeira etapa para você transferir as fotos para seu smartphone é revelar o filme. Por isso, leve-o a um laboratório profissional.
  2. Para tirar fotos com seu telefone, encontre uma área que tenha boa iluminação e uma superfície plana. Veja se não há nenhuma sombra nas suas fotos.
  3. Ele costuma ser representado pelo ícone de uma câmera.
    • Se você preferir, pode usar um aplicativo que digitalize documentos, como o Google PhotoScan ou Dropbox.
    • Se você tem um iPhone, pode usar o recurso de digitalização do aplicativo Notas para conseguir um resultado de qualidade. [3]
  4. Para isso, toque no ícone do raio no topo da tela. Em seguida, toque em Desativado ou no ícone do raio cortado por uma linha transversal.
  5. Segure o telefone diretamente em cima da imagem e fique o mais imóvel possível. Tente enquadrar a foto bem na câmera, fazendo o possível para não cortar nenhuma borda.
  6. Quando você estiver pronto para tirar a foto, toque no botão branco grande que fica na parte inferior da tela.
    • Outra opção é digitalizar a foto, desde que seu telefone tenha esse recurso. Isso captura somente a foto em si, e não a superfície embaixo dela, eliminando a necessidade de edição.
  7. Depois de tirar uma foto (da foto), confira o resultado e veja se ela não ficou borrada ou tremida. Dependendo do seu telefone, talvez você consiga fazer algumas edições finais antes de avançar.
    • Se você quiser, pode cortar a foto para mostrar somente a fotografia em si — e não a superfície embaixo dela. Toque no ícone do lápis ou em Editar , dependendo do seu telefone, e encontre o ícone do quadrado com uma seta curvada em volta. Selecione e arraste os cantos da foto para dentro até o quadrado se alinhar com as bordas da foto. Por último, salve as edições.
  8. Quando você ficar satisfeito com a primeira foto, repita o processo com as demais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando um scanner

Baixe em PDF
  1. A primeira etapa para você transferir as fotos para seu smartphone é revelar o filme. Por isso, leve-o a um laboratório profissional.
  2. Se você tem um scanner conectado ao computador, pode colocar uma foto nele virada para baixo. Veja se a imagem tem o alinhamento certo, conforme indicado pelo aparelho, e feche a tampa.
    • Geralmente, basta colocar as fotos no canto superior direito. Veja se as bordas de cada uma estão alinhadas com as bordas do scanner em si.
    • Se você tem um iPhone, pode usar o aplicativo Notas para digitalizar fotos diretamente em uma nova nota.
    • Se tem um Android, use o aplicativo do Google Drive para digitalizar as fotos no Google Drive.
  3. Cada scanner vem com um programa diferente que serve para digitalizar fotos. Abra o que veio com o seu.
  4. Cada scanner (e o programa associado) tem um layout diferente. Encontre a opção de digitalizar a foto e salvá-la como arquivo de imagem, como JPEG ou PNG.
  5. Quando tudo estiver pronto, clique na opção de digitalizar a foto.
    • Você pode ter a opção de ver uma prévia da foto quando ela terminar de ser digitalizada, bem como de ajustar a cor, o contraste, a exposição etc. Veja essa prévia e faça os ajustes necessários.
  6. Quando você ficar satisfeito com a foto, clique na opção de salvar o arquivo. Salve-a em uma pasta fácil de encontrar, como a pasta Fotos.
    • Repita essas etapas com todas as fotos que você quer digitalizar.
  7. Depois de digitalizar as fotos com o scanner, conecte seu telefone ao computador usando um cabo USB. Abra a memória interna dele no Explorador de Arquivos (no Windows) ou Finder (no Mac) e copie e cole todas as fotos da câmera analógica ou digital que estão no computador para o smartphone.
    • Se é a primeira vez que você conecta o smartphone ao computador, pode ser que o telefone pergunte se o dispositivo é confiável. Nesse caso, toque em Sim na tela dele para avançar.
    • Em smartphones Android, as fotos costumam ser salvas na pasta "DCIM".
    • Outra opção é enviar as fotos a um serviço de armazenamento em nuvem, como Google Drive, iCloud, Dropbox ou OneDrive. Depois, basta baixar ou visualizar as imagens no seu telefone usando o aplicativo desse serviço.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 174 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade