Baixe em PDF Baixe em PDF

Estereogramas não são apenas formas de arte muito interessantes, mas podem também ser uma ótima forma de se começar um assunto. Ainda assim, é possível achá-los tediosos quando você não consegue ver seu conteúdo tridimensional com clareza. Felizmente, é preciso pouco para decifrar os estereogramas e voltar a ver o mundo em 3D.

Método 1
Método 1 de 3:

Aproximando-se

Baixe em PDF
  1. Quer ele seja impresso ou virtual, aproxime-se da imagem tanto quanto for confortável. Por ora, não se preocupe com o foco — inclusive, tente olhar para além da imagem em vez de diretamente para ela.
    • Costuma ser mais fácil ver o estereograma em forma impressa, e não em um monitor. Se você estiver com dificuldade para enxergá-lo na tela, imprima uma cópia e use-o em seu lugar.
    • Se você usa óculos ou lentes de contato para ajudar na visão, use-os também com o estereograma.
  2. Pouco a pouco, o seu instinto o levará a tentar focar a sua visão. Evite que isso aconteça mantendo o foco dos olhos para além da imagem à sua frente. Se eles começarem a direcionar o foco em qualquer momento, aproxime-se do estereograma novamente e repita o processo. [1]
    • Não desanime se os olhos continuarem a buscar o foco na imagem durante o afastamento. É normal tentar diversas vezes antes de acertar.
    • Pode ser útil pensar no estereograma como se fosse uma janela, e que você estivesse tentando ver algo ao longe, em vez de se concentrar na imagem à sua frente.
  3. À distância certa, você começará a ver que os padrões se sobrepõem, e imagens tridimensionais começarão a aparecer, mesmo que borradas. Continue a observá-las à mesma distância e na mesma posição. Em algum momento, elas se tornarão nítidas e voltarão ao foco. [2]
    • Lembre-se: seja paciente. Podem ser necessários segundos ou minutos até que os olhos tragam naturalmente o estereograma ao foco.
    • Se você perde o foco da imagem em qualquer momento, repita o processo do início para retomá-lo.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Olhando além

Baixe em PDF
  1. Com o estereograma em mãos, identifique um objeto no cômodo para o qual você possa olhar: uma fotografia na parede, um vaso na mesa ou uma luminária. Mesmo que esteja com a imagem à sua frente, mantenha o foco exclusivamente no objeto escolhido. [3]
    • A sua preferência não precisa estar à altura dos olhos, mas é melhor não escolher algo muito alto ou muito baixo. Você deve conseguir observá-lo confortavelmente, estando em pé.
    • O objeto não deve ser muito pequeno, ou pode ser difícil concentrar a sua visão. Quanto mais fácil for manter o foco, maiores as chances de conseguir enxergar o estereograma.
  2. Enquanto ainda mantém o objeto de sua escolha em foco, comece a elevar a imagem até que o bloqueie por completo. No entanto, o foco deve se manter o objeto, e não no estereograma. Caso esteja alternando o foco entre um e outro, recomece o processo. [4]
    • Quando o estereograma estiver bloqueando o objeto em questão, você deve tentar enxergar "através" dele. Dessa forma, você evita se concentrar na imagem à sua frente de modo que os olhos consigam visualizar o cenário tridimensional.
  3. Enquanto segura o estereograma bloqueando o objeto, aproxime-se e afaste-se para experimentar distâncias variadas. No ponto em que ela estiver ideal, a imagem oculta no estereograma começará a aparecer, bastando apenas manter o seu foco. [5]
    • A imagem oculta provavelmente estará borrada no início. Continue a observá-la à mesma distância até que fique mais nítida e visível.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Relaxando os olhos

Baixe em PDF
  1. Para melhores resultados, você deve manter a imagem a aproximadamente de distância. Assim como em outros métodos, não tente se concentrar no estereograma em si, mas em um objeto ou em um ponto imaginário atrás dele. [6]
  2. Com o estereograma à sua frente, observe a imagem permitindo que os olhos se desviem naturalmente, desfocando ou mesmo duplicando a visão. Isso pode ser algo difícil de dominar, mas é parecido ao que acontece depois de se estar lendo por muito tempo, quando os olhos não mais conseguem se concentrar nas palavras que estão à frente deles. [7]
    • Se esse relaxamento for um desafio, experimente "devanear" enquanto observa o estereograma. Isso geralmente ajuda a desfocar a visão.
    • Ao relaxar os olhos, eles se afastam naturalmente, e é por isso que a visão começa a ficar desfocada. Para enxergar o que o estereograma oculta, é necessário permitir que eles se desviem para ângulos diferentes até encontrar o mais adequado para a visualização.
  3. Continue a olhar para o estereograma com a visão sem foco até que uma imagem tridimensional comece a se definir. Isso pode demorar alguns minutos, então seja paciente. Em algum momento, tudo ficará mais nítido e você conseguirá enxergar o estereograma com clareza. [8]
    • Piscar à frente da imagem pode ajudar. Feche um dos olhos e observe o estereograma com o olho aberto. Quando ele começar a ganhar definição, abra o olho fechado para torná-lo mais claro e definido.
    Publicidade

Dicas

  • Independente do método a ser utilizado, podem ser necessárias diversas tentativas até que a imagem tridimensional fique visível no estereograma. Não se assuste se você precisar de meia hora ou mais: nesse momento, a paciência é crucial!
  • Geralmente, quanto maior for o tempo de atenção ao estereograma, mais clara ficará a imagem nele presente. Continue a observá-lo até que esteja inteiramente nítido.
  • Depois de ter se aperfeiçoado em um dos métodos, será mais fácil ver imagens estereográficas no futuro.
Publicidade

Avisos

  • Uma pequena parcela da população não possui uma visão capaz de enxergar estereogramas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 47 526 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade