As brocas da madeira são larvas de besouros que podem se alojar sob a superfície da madeira e que, em casos de infestação, elas podem danificar o material se nada for feito. Como precisam de umidade para sobreviver, secar a madeira às vezes resolve o problema. Uma solução química de boro também pode ser utilizada em casa para se livrar desses bichinhos, mas, se a infestação for muito grave, é necessário obter ajuda profissional para erradicá-la.
Passos
-
Identifique a presença das larvas de brocas. As brocas são besouros que depositam ovos na superfície da madeira. Desses ovos saem larvas que passam a maior parte da vida sob a superfície do material, causando danos. [1] X Fonte de pesquisa Identifique-as ao inspecionar a superfície da madeira procurando vários buraquinhos parecidos com furos feitos com agulhas, originados quando os insetos amadurecem e saem da madeira. Pequenos montinhos de serragem também são outro sinal, [2] X Fonte de pesquisa portanto não deixe de inspecionar toda a superfície, já que o problema pode afetar apenas uma porção pequena do móvel ou piso.
- Procure imagens dessas larvas na internet para ter certeza de que se trata desse problema.
-
Descubra a extensão do dano. Em muitos casos, o dano provocado por brocas é encontrado por toda a camada superficial da madeira enquanto o centro e as camadas que o envolvem permanecem intactas. Quando for o caso, o item de madeira ainda deve estar forte e pode ser salvo. Se a madeira se desintegrar ou quebrar com facilidade ao ser manuseada, esse é um sinal de que não há muita esperança de recuperação, mesmo depois do tratamento.
-
Experimente secar a madeira. Antes de partir para outras soluções mais drásticas, seque a peça afetada. A umidade é uma condição que sustenta a vida das larvas, portanto secar a madeira pode resolver a questão por si só. [3] X Fonte de pesquisa Coloque pequenas peças de mobília em cima de um aquecedor ou dentro de um forno e itens maiores em um armário ou sala pequena com aquecedor no local. Tente aquecê-los a uma temperatura de 60 °C e mantenha-a por 24 horas para matar os ovos, larvas e insetos desenvolvidos. [4] X Fonte de pesquisa
- Monitore os itens com cuidado para evitar o superaquecimento da madeira ou do estofado.
Publicidade
-
Compre boro em pó para fazer uma solução. Vá a uma loja especializada para adquirir boro em pó, já que esse tratamento é uma das opções mais seguras para amadores. [5] X Fonte de pesquisa Pergunte ao vendedor se há dicas para aplicar a solução e compre outros itens que você pode precisar para o procedimento, como:
- Pulverizador.
- Máscara facial.
- Óculos de proteção.
- Luvas de segurança.
-
Tome precauções antes de aplicar o tratamento. Substâncias químicas podem produzir vapores que causam reações adversas quando tocados ou inalados. Se possível, leve o item infectado para o quintal e, antes de aplicar a solução, dedique um tempo para colocar uma máscara no rosto juntamente com um par de óculos de proteção e de luvas. Assim, é possível minimizar a exposição da pele e dos olhos e evitar a inalação de gases liberados durante o procedimento. Não se esqueça de cobrir o chão sob a peça também.
-
Prepare a solução para o tratamento. O boro em pó é muito concentrado, portanto siga as instruções para misturá-lo com água com muito cuidado. Respeite a proporção de água da solução, que deve ser indicada com exatidão na embalagem e deve ser seguida. Ao preparar uma certa quantia, leve em conta o tamanho da peça de madeira a ser tratada e quantas camadas você quer usar. [6] X Fonte de pesquisa Coloque a solução pronta em um pulverizador e feche-o bem para garantir que não haja vazamentos acidentais do produto.
- Não se esqueça de manter as substâncias químicas fora do alcance de crianças e animais de estimação.
-
Cubra a superfície da madeira danificada com o líquido. Aplique uma camada uniforme da solução de tratamento na superfície do móvel. Deixe a camada secar antes de tentar mexer na peça. É preciso deixar o item secar por pelo menos uma hora antes de voltar para conferi-lo. [7] X Fonte de pesquisa O tempo de secagem permite que a solução penetre no material e ajude a acelerar a erradicação do inseto.
- A solução também pode ser aplicada com um pincel grande em áreas pequenas ou de difícil alcance.
Publicidade
-
Avalie a necessidade de tratamento profissional. Se a infestação de brocas estiver muito extensa ou se os insetos estiverem em camadas muito profundas da madeira, é preciso chamar um serviço de dedetização. Os tratamentos químicos caseiros penetram apenas nas camadas mais superficiais da peça e não são eficientes se a infestação for muito severa. Alguns sinais que indicam gravidade para contratar um serviço especializado são:DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em DedetizaçãoScott McCombe é o CEO da Summit Environmental Solutions (SES), uma empresa familiar de dedetização, controle de animais e isolamento doméstico na Virginia. Fundada em 1991, a SES possui uma classificação A+ pela Better Business Bureau e recebeu os prêmios "Best of the Best 2017", "TOp Rated Professional" e "Elite Service Award" pela HomeAdvisor.
O nosso especialista concorda: itens podem ser fumigados individualmente, mas a fumigação exige licença e equipamentos especiais, além do uso de pesticidas muito perigosos para a saúde. Sendo assim, você deve procurar um profissional.
-
Pesquise serviços. Procure opiniões e recomendações de serviços locais na internet. Pergunte a amigos ou colegas se eles passaram por problemas parecidos ou se têm a indicação de companhias que prestam serviços de dedetização. Ligue para empresas diferentes para fazer cotação de preço e avaliações antes de contratar uma delas.
-
Prepare-se para o tratamento. Quando souber qual é o plano de ação que a empresa de dedetização vai seguir para tratar o problema com brocas, planeje-se com antecedência. Se for necessário fazer fumigação, encontre um lugar para ficar durante o procedimento. Outros métodos empregados podem incluir:Publicidade
Materiais Necessários
- Pulverizador.
- Máscara.
- Óculos de proteção.
- Luvas.
- Solução para tratar brocas de madeira.
Referências
- ↑ http://www.telegraph.co.uk/lifestyle/interiors/renovating/9602585/How-can-I-detect-and-treat-wood-worm.html
- ↑ http://www.doityourself.com/stry/diy-woodworm-treatment-tips
- ↑ http://www.telegraph.co.uk/lifestyle/interiors/renovating/9602585/How-can-I-detect-and-treat-wood-worm.html
- ↑ http://homeguides.sfgate.com/treat-woodworms-finished-furniture-103379.html
- ↑ http://www.telegraph.co.uk/lifestyle/interiors/jeffhowell/5038527/DIY-advice-Woodworm-and-lime-mortar-mixes.html
- ↑ http://www.diydoctor.org.uk/projects/woodworm.htm
- ↑ http://www.diydoctor.org.uk/projects/woodworm.htm
- ↑ http://www.rentokil-steritech.ca/wood-damaging-insects/signs-of-wood-damaging-insects/
- ↑ http://www.rentokil-steritech.ca/wood-damaging-insects/signs-of-wood-damaging-insects/