PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os periquitos podem ficar com diarreia por vários motivos, incluindo doenças, irritação e estresse. É importante tratá-lo, pois a diarreia causa desidratação e pode ser o sintoma de alguma doença grave. Primeiramente, é importante determinar se o animal está doente ou irritado. Se ele estiver doente, leve-o ao veterinário, ofereça líquidos e tente acalmar o estômago dele. Caso o animal esteja irritado, elimine o que estiver causando o estresse e crie um ambiente tranquilo para ele.

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando a causa da diarreia

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque o periquito com diarreia em uma gaiola separada, ou em uma gaiola com outros pássaros que também estejam com diarreia. Isso ajudará a reduzir o risco do animal transmitir a doença aos outros.
  2. Se o pássaro estiver com diarreia, examine-o. Procure por outros sintomas que possam identificar a doença. A condição pode ser um simples problema digestivo, mas também pode ser algo mais grave.
    • Verifique se há resíduos de fezes nas penas ou na região do ânus do animal.
    • Verifique se há secreções no bico ou nos olhos do pássaro. Isso pode indicar algum tipo de doença ou infecção afetando áreas além do sistema digestivo.
    • Se o periquito se demonstrar letárgico, leve-o ao veterinário imediatamente. Fique atento a sinais como penas inchadas, descanso excessivo e níveis de atividade abaixo do normal.
  3. Se o periquito estiver doente ou com uma infecção, leve-o ao veterinário imediatamente. O tratamento da doença é importante para a sobrevivência dele. [1]
    • Se o animal receber cuidados e medicamentos prescritos e a diarreia não passar dentro de 24 horas, leve-o ao veterinário imediatamente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cuidando de um pássaro doente

PDF download Baixe em PDF
  1. Se ele estiver doente, mantenha-o em um ambiente quente. A temperatura do local deve ser de aproximadamente 25° C. O periquito pode ficar em uma gaiola hospital ou em uma gaiola comum em um cômodo quente.
  2. Misture 10 ml (duas colheres de chá) com 1,5 L de água. Separe 6 ml (aproximadamente uma colher de chá) e divida em cinco ou seis doses. Aqueça a dose e ofereça ao pássaro com o auxílio de um conta-gotas ou uma seringa oral.
    • A glicose é um tipo de açúcar. É possível encontrar uma solução líquida de glicose ou glicose em pó no veterinário, ou adoçantes à base de glicose em mercados e lojas de departamento.
    • Pergunte ao veterinário qual é a melhor maneira de administrar líquidos oralmente no animal. Se o periquito estiver doente, pode ser que ele não consiga engolir.
  3. Se o periquito continuar com diarreia, dê a ele probióticos formulados para pássaros. Os probióticos ajudam a equilibrar a flora intestinal, repondo bactérias benéficas e eliminando bactérias prejudiciais. Esse tipo de probiótico pode ser encontrado no pet shop ou online.
  4. Se a diarreia do pássaro tiver sido causada por infecções fungais ou bacterianas, pode ser que o veterinário prescreva antibióticos ou fungicidas para tratar o problema. Pergunte ao veterinário qual é o melhor método para oferecer o medicamento ao periquito e siga as instruções cuidadosamente. [2]
    • Se o periquito estiver muito doente e não conseguir engolir medicamentos, o veterinário pode ter que administrá-los por injeção ou com uma sonda.
    • O veterinário pode prescrever medicamentos que auxiliem no funcionamento do trato digestivo do periquito.
    • Nunca pare de dar os medicamentos prescritos repentinamente, a não ser que o veterinário tenha instruído.
  5. Se o pássaro estiver doente, é importante manter a gaiola e os acessórios dele higienizados para evitar uma nova infecção e a proliferação da doença a outros animais e humanos. Antes e depois da recuperação do animal, siga a rotina abaixo regularmente: [3]
    • Lave os pratos de água e comida com água quente ensaboada diariamente.
    • Lave a gaiola, os brinquedos, os poleiros e quaisquer equipamentos com água quente ensaboada. Em seguida, faça uma esterilização com um desinfetante seguro para pássaros (como o Lysol) pelo menos a cada dois dias.
    • Troque o forro de papel da gaiola diariamente. Antes de trocá-lo, umedeça-o com um desinfetante para minimizar o risco de inalar fezes ressecadas.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando de um pássaro estressado

PDF download Baixe em PDF
  1. Se o periquito estiver alerta, comendo e bebendo normalmente, é possível que não esteja doente. Talvez ele apenas tenha passado por algum evento incomum, o qual provocou uma irritação em seu sistema digestivo. É provável que ele se recupere em alguns dias se for o caso. [4]
    • Algumas possíveis causas de diarreia incluem: participar de uma exposição, interagir com novos pássaros, ter sido comprado recentemente, ou ter ingerido alimentos verdes em excesso.
  2. Se o pássaro não melhorar após alguns dias, por mais que não aparente estar doente, retorne-o à sua antiga rotina. Isso pode incluir trocar a dieta do animal pela antiga ou retirá-lo de um novo grupo de pássaros. [5]
    • Verifique se o pássaro melhorou.
  3. Os pássaros também podem ficar com diarreia devido ao estresse. É possível que algo específico estresse o seu periquito, provocando o problema. Isso pode incluir ser deixado sozinho (se ele estiver acostumado a ficar com outros pássaros), ou ser colocado em um ambiente com outros pássaros (se ele estiver acostumado a ficar sozinho). [6]
    • Remova o possível fator estressante e verifique se o pássaro melhorou.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 629 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade