Baixe em PDF Baixe em PDF

O que fazer quando um filhote morde demais? É necessário interromper o ciclo desse comportamento sem deixar o animalzinho triste. A boa notícia é que existem vários métodos para sinalizar a ele que tais ações são inadequadas, ao mesmo tempo em que é preciso reforçar um comportamento positivo ao cão. Depois de treiná-lo para não morder, você poderá ensiná-lo a fazer coisas mais divertidas, como a fazer vários truques.

Método 1
Método 1 de 2:

Ensinando o filhote a não morder

Baixe em PDF
  1. Toda vez que o filhote morder, diga "não!" de maneira firme e autoritária. Depois, distancie-se e ignore o cãozinho. O isolamento social e os "intervalos" podem ser boas formas de punição para um animal que vive coletivamente. [1] Outra opção é dar um "latido" se o filhote morder com muita força. Pode parecer algo bobo, mas os filhotes de uma ninhada emitirão o mesmo som se um dos irmãos morder com muita força. Dar um ganido quando o pequeno encostar os dentes em você mostrará o que é permitido e o que não deve ser feito durante a brincadeira. [2]
    • Ensine às crianças que morarem na casa a não berrar, correr ou gesticular muito, pois isso "ativa" os instintos naturais de defesa do cão, piorando o problema. As crianças devem ficar calmas, mantendo as mãos fechadas e perto dos corpos, sem gesticular demais.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Pippa Elliott, MRCVS

    Veterinária
    A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.
    Pippa Elliott, MRCVS
    Veterinária

    A veterinária Pippa Elliott aconselha: Morder é um comportamento natural durante as brincadeiras de um filhote, mas é importante que ele entenda que morder pessoas é proibido. Quando o filhote morder, solte um grunhido e finja que machucou muito a mão para que a brincadeira termine. Só volte a brincar depois que o filhote se afastar e parecer arrependido."

  2. Antes de começar a brincar com o filhote, borrife em suas roupas ou partes do corpo que ele morde sempre algo que não tenha um cheiro ou gosto bom para ele. Assim que ele tentar morder, pare de se mexer e espere para ver a reação do animal. Logo que ele parar de morder, acaricie, elogie-o e continue brincando. Não se esqueça de lavar bem as mãos com água e sabão para retirar todo o material. [3]
    • Alguns dos produtos desagradáveis aos filhotes são: “Vick Vaporub”, óleo de melaleuca ou vinagre branco. Passe-os na mão para que os cães cheirem e sintam um gosto incômodo. [4]
  3. Depois que ele se acalmar, fale utilizando um tom de voz agradável e acaricie-o, mantendo a mão longe da boca dele. Comece a brincar novamente sem que o cão fique agitado, mas dessa vez, utilize brinquedos em vez das mãos para animá-lo. Jogue um objeto para ele buscar, incentivando-o a ficar na "posição de bote" para que o filhote "grave" o que realmente pode ser mordido. Esse tipo de brincadeira serve como recompensa ou treino para que ele aprenda que não deve morder as mãos das pessoas. [5]
    • Alguns adestradores sugerem a brincadeira do cabo de guerra. Além de ser divertido para o filhote, ele aprende que o controle é da pessoa, do humano do outro lado do cabo. A diversão acaba se as regras do jogo não forem seguidas, mantendo todos em segurança. [6] [7]
  4. Nunca seja agressivo com um filhote que morde, pois isso só o incentivará a manter tal comportamento, que será fixado na mente do animalzinho. Nunca use as mãos como brinquedos e sempre fique de olho quando as crianças da casa estiverem brincando por perto ou com o cão. Elas não sabem o que deve ou não ser feito e podem machucar-se.
    • Não permita que as crianças brinquem de cabo de guerra com o filhote, ao menos que um adulto esteja presente, que o filhote saiba as regras da brincadeira e se o tamanho do animal não colocar em risco a criança durante o jogo.
  5. Quando o pet for insistente e morder muito forte, deixe um frasco de spray de água por perto. Diga não! de maneira firme e borrife um pouco de água no rosto dele para interromper o comportamento. Porém, o bocal deve emitir um spray e não um jato d'água; o cão deve assustar-se com a água e não ser machucado. Cuidado com a associação que ele pode fazer com o spray e você; sempre que o filhote observá-lo com a garrafa de água na mão, ele poderá ficar com medo.
    • Nunca ameace o animal ou crie uma situação traumatizante com o spray de água. Não será legal se o filhote só se comportar ao ver a garrafa em sua mão.
  6. Sempre que ele apresentar boa conduta, recompense o cão acariciando e mostrando todo seu amor por ele. Petiscos e brinquedos são ótimos para reforçar que ele deve ter esse tipo de atitude. Por exemplo, se ele responder positivamente um pedido para deixar o brinquedo no chão, diga "muito bem!" ou "bom garoto!". Recompensas verbais funcionam bem durante a diversão e quando estiver cheio de brinquedos por perto. [8]
    • Lembre-se: agora, você é o pai do cachorrinho. É sua responsabilidade incentivá-lo e fazer com que ele se torne um membro feliz, saudável e adaptado à nova vida em família.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Aprendendo sobre a mania de morder dos filhotes

Baixe em PDF
  1. É normal que eles queiram encostar os dentes em tudo à medida que se desenvolvem e crescem. Geralmente, os limites são impostos durante o convívio com outros cães da matilha (incluindo os adultos). Os filhotes aprendem brincando com os "irmãos" quais os limites para não machucar os outros; quando não aprendem a hora de parar ou de se controlarem, os cães adultos os punem, mordendo e machucando-os em alguns casos.
    • Se o cãozinho aprende facilmente com os companheiros de matilha, os cachorros adultos do bando reforçarão o comportamento adequado em relação às mordidas até que o pequeno aprenda quando se deve brincar e morder.
  2. Permitir que ele tenha esse comportamento pode piorar a situação, já que o filhote não terá controle sobre a mordida, levando a sérios problemas de comportamento quando atingir a maioridade. Caso suspeite que o filhote morde devido ao medo ou raiva, converse com um terapeuta de comportamento animal, que poderá ajudar. [9]
    • Não é aceitável permitir que filhotes mordam pessoas ou outros animais, com exceção nas situações de perigo físico iminente e quando precisarem se defender.
  3. Ao iniciar um programa de adestramento com um profissional qualificado, é uma boa ideia colocar uma focinheira. Ele aprenderá rapidamente a parar de mordiscar através do uso do acessório, mas ela não é recomendada se não houver um entendimento claro do treinamento e seus objetivos. Quando é utilizada de maneira equivocada, o filhote pode acabar ficando ainda mais perigoso, especialmente aos indivíduos que tentarem colocá-la no animalzinho.
    • Nunca deixe crianças sozinhas e sem supervisão com cães por perto (mesmo os mansos). Pode ser necessário prender ou isolar o animal quando um adulto não estiver por perto.
    Publicidade

Dicas

  • Ajude o filhote a se socializar o máximo possível. Ele não deve ser privado de encontrar outros cães e pessoas em ambientes positivos, permitindo que ele possa ter acesso a todos os tipos de novas experiências enquanto ainda é jovem. [10] Comece a "dar aulas" ao filhote desde cedo para que ele aprenda como obedecer e saber a posição dele na estrutura familiar.
  • Quando um filhote é separado da mãe desde cedo, ele não aprende quando deve parar de morder.
  • Os dentes adultos do filhote começarão a aparecer com cerca de quatro meses de idade (cerca de 16 semanas). Devido a isso, é importante ensiná-lo a não morder antes dessa idade, já que os dentes desenvolvidos são muito mais nocivos à pele humana. [11]
  • Até os filhotes de raças pequenas podem causar muitos danos. Não ignore um que tenta morder desde cedo, achando que isso não terá consequências maiores devido aos dentes pequenos. O problema é o comportamento, que deve ser ensinado o mais breve possível para que o cão não cause problemas futuramente.
  • Existem até alguns serviços que supervisionam o cão, deixando-o brincar e morder em um ambiente controlado para que aprenda os limites ao se divertir durante o crescimento.
Publicidade

Avisos

  • Não use uma garrafa com jatos d'água ou o filhote pode ficar com medo de sons desse tipo e até de água.
  • Existem várias técnicas disponíveis para controlar o ímpeto de morder de um cão pequeno, pois nem todos eles respondem bem aos mesmos métodos. Se você ou qualquer outro membro da família estiver a perigo ou com medo do filhote, procure ajuda de um adestrador certificado ou um veterinário especialista imediatamente. [12] [13] Quanto mais esse comportamento for ignorado, maior a chance de comportamento desobediente e lesões nas pessoas.
  • Caso note que o filhote está sendo muito agressivo, consulte um veterinário para descobrir se existe alguma razão médica pelo comportamento do filhote. Ele poderá recomendar também um terapeuta animal para controlar a agressividade do cão.
  • Muito cuidado ao borrifar algo no cão. Uma rajada de água em vez de um spray de vapor pode machucá-lo e piorar a situação.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Os filhotes, principalmente aqueles com menos de seis meses de idade, mordem coisas por conta do nascimento dos dentes. É impossível controlar completamente as mordidas, mas você pode treinar o bichinho a não morder com força e a fazer isso apenas com os brinquedinhos dele. Sempre que o cachorro morder com força, grite "Ai!" ou "Machucou!" para que ele saiba que causou dor. Depois, afaste-se dele e ignore-o por alguns minutos. Com o tempo, ele vai entender que morder com força vai machucar pessoas e fazer com que ele não receba mais atenção. Se o filhote estiver mastigando algo que não deve, como sua mão ou um tênis, redirecione a atenção dele para um brinquedo mastigável. Coloque o brinquedo na frente dele e chacoalhe de leve, para que pareça atrativo e divertido. Caso o cão brinque com o brinquedo, recompense o comportamento positivo com um petisco. Com o tempo, ele entenderá que vai ser recompensado com atenção ao morder brinquedos e que deve parar de morder pessoas ou comer coisas pela casa. Para aprender mais com nosso coautor especializado em veterinária, como dicas sobre o uso de focinheira, continue lendo o artigo!

Esta página foi acessada 262 786 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade