Baixe em PDF
Baixe em PDF
Um dos processos mais importantes da direção de uma moto é a troca de marcha. Pode parecer difícil dominá-la, mas ela é bastante simples. A maneira de trocar as marchas, porém, depende do tipo de transmissão da moto: manual ou semiautomática.
Passos
-
Familiarize-se com a embreagem, o acelerador e o seletor de marchas. A embreagem fica na frente da manopla da mão esquerda. Ela é responsável por transferir o torque do motor para a transmissão. O acelerador está localizado na manopla da mão direita. Girá-lo aumenta as RPM do motor, evitando que ele morra. O seletor de marchas é uma barra localizada na frente do pedal do pé esquerdo. Ela é responsável pela troca de marchas. Pratique o seguinte:
- Aperte a alavanca da embreagem e solte-a devagar.
- Gire o acelerador em direção à parte de trás da moto para ir mais rápido.
- Gire o acelerador em direção à frente da moto para ir mais devagar.
- Pressione o seletor para colocar a moto na primeira marcha. Pressionar o seletor leva você para uma marcha inferior. Se você estiver no ponto morto ou na segunda marcha, irá para a primeira marcha.
- Mova o seletor para cima para alcançar as marchas restantes. O padrão de marchas predominante para as motos manuais é um para baixo e quatro ou cinco para cima. O ponto morto fica entre a primeira e a segunda marcha.
-
Ligue a moto apertando a embreagem e depois o botão de ignição. O veículo deverá estar no ponto morto. Ele é indicado por um "N" verde no painel. Todas as motos novas têm esse recurso. Nesse momento, você deverá estar sentado na moto. [1] X Fonte de pesquisa
-
Mude para a primeira marcha. Comece reduzindo a aceleração e puxando a embreagem até o final. Ao mesmo tempo, mova o seletor para a primeira marcha empurrando-o para baixo. Em seguida, torça o acelerador devagar enquanto libera a embreagem aos poucos, até que a moto comece a andar lentamente. Depois desse ponto, comece a aumentar a aceleração e solte a embreagem.
- Não tenha pressa para liberar a alavanca da embreagem; continue coordenando o acelerador com ela até que a moto se mova. Conforme o veículo ganhar velocidade, vá soltando a embreagem lenta e uniformemente.
-
Troque para as marchas mais altas. Quando tiver atingido velocidade suficiente para justificar a troca para uma marcha mais alta, diminua a aceleração enquanto aperta a embreagem. Coloque os dedos do pé esquerdo embaixo do seletor de marchas e levante-o até o máximo. Você pode continuar passando para as marchas mais altas subindo ainda mais o seletor. Empurrar uma vez leva à segunda marcha; outra vez, à terceira marcha, outra, à quarta marcha, e assim por diante. NOTA: os motociclistas experientes não precisam operar a embreagem para subir a marcha. Eles apenas levantam um pouco o seletor com o pé e, quando dão um toque no acelerador, a próxima marcha engata. É preciso um pouco de prática para fazer essa mudança de maneira suave, mas ela economiza tempo e a vida útil dos discos de embreagem.
- Se estiver na primeira marcha e levantar o seletor até a metade do caminho, você ficará no ponto morto.
- Se soltar a embreagem e girar o acelerador, mas nada acontecer, você está no ponto morto. Aperte a embreagem e levante o seletor de novo.
- Não se preocupe se você pular uma marcha por acidente. Isso não vai danificar a moto, desde que você combine a aceleração à marcha engatada. [2] X Fonte de pesquisa
-
Troque para uma marcha mais baixa. Desacelere enquanto aperta a embreagem. Abaixe o seletor de marchas e solte-o. Ajuste de leve a embreagem e o acelerador para alcançar a velocidade na qual você está andando no momento. Caso esteja parando, mantenha a desaceleração, segure a embreagem e continue pressionando e soltando o seletor até chegar na primeira marcha.Publicidade
-
Aprenda os controles necessários. Para trocar as marchas em uma moto com transmissão semiautomática, você só precisa acelerar e usar o seletor. Nesse tipo de moto, a embreagem fica unida ao seletor de marchas, portanto usá-lo ativa ambos os controles de uma só vez.
-
Ligue a moto. Suba no veículo e veja se ele está no ponto morto antes de trocar as marchas.
-
Mude para a primeira marcha. Esse é um processo bem básico, já que você só precisa acelerar e pressionar o seletor uma vez. A primeira marcha sempre pode ser encontrada movendo o seletor para baixo um pouco, enquanto as marchas restantes podem ser alcançadas movendo o seletor para cima.
-
Mude para as marchas mais altas. Para tanto, use o processo anterior. Acelere e levante o seletor com o pé. Um clique coloca a moto na segunda marcha, outro clique a coloca na terceira marcha, e assim por diante.
-
Passe para as marchas menores. Para desacelerar e parar, você pode passar para as marchas mais baixas empurrando o seletor para baixo. Sempre coloque a moto no ponto morto ao parar.Publicidade
Dicas
- A grande maioria das motos tem transmissão manual, ou seja, a embreagem deve ser usada para desengatar a transmissão sempre que você quiser fazer com que a moto se mova, quando quiser pará-la e sempre que trocar marchas.
- A moto exige 100% da sua atenção o tempo todo. Aprenda a operar todos os controles com a memória muscular "brincando" com o veículo em um ambiente seguro.
- Quando estiver em uma velocidade bem alta, primeiro freie devagar com o freio dianteiro e depois vá aumentando a pressão até chegar à velocidade desejada. Por fim, solte lentamente o freio. Use um pouco do freio traseiro para estabilizar a moto.
- Mantenha os nós dos dedos apontados para o céu, especialmente se for iniciante, para não dar à moto aceleração demais na primeira marcha.
- Adquira o hábito de reduzir a marcha enquanto as rodas estiverem girando. Às vezes, quando uma moto para de se mover, os "dentes" das marchas se alinham em uma posição que torna impossível trocar para uma marcha menor até que você solte a embreagem.
- As motos modernas usam o freio dianteiro para parar. O freio traseiro tem muito pouco efeito em altas velocidades.
- Uma levantada ou uma pisada equivale a uma marcha. Você não pode passar da primeira para a quinta marcha apenas mantendo o seletor elevado. Ele deve ser reiniciado para cada marcha.
- Não gire o acelerador até o final quando o motor estiver frio, ou você pode estragar o motor. Deixe que ele aqueça primeiro!
- Algumas motos modernas têm um display digital no painel do velocímetro que mostrará em qual marcha você está.
- Quando o farol ficar verde, olhe para a esquerda e para a direita, depois novamente para a esquerda para ver se ninguém está tentando passar no amarelo. Bater em alguém passando no farol vermelho pode estragar o seu dia.
- Ao andar de moto nas ruas e nas estradas, fique de olho nos problemas do caminho. Verifique seu retrovisor de vez em quando para ver quem não está vendo você.
- Sempre fique na primeira marcha quando estiver esperando o farol abrir. Planeje uma rota de fuga e olhe pelo retrovisor de vez em quando enquanto espera. Caso algo ruim aconteça atrás de você, fuja!
Publicidade
Avisos
- Ouça o motor ao trocar para uma marcha mais alta. Se ele fizer um ruído bem baixo, troque para uma marcha menor. Caso ele faça um som alto, troque para uma marcha superior.
- Se você não trocar para uma marcha maior quando o motor chegar no limite de revoluções, ele pode falhar.
- Ao trocar do ponto morto para a primeira marcha, solte a embreagem com cuidado para ter certeza de que está mesmo no ponto morto. Soltá-la muito rápido enquanto você ainda está na marcha fará com que o veículo morra (na melhor das hipóteses) ou pule para frente de repente.
- Ao passar para uma marcha menor, troque apenas uma marcha de cada vez.
- Se a embreagem fizer um pouco de barulho, experimente mexer nas configurações do carburador.
Publicidade
Referências
Publicidade