Baixe em PDF Baixe em PDF

Os géis de clareamento dental são essencialmente feitos de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida, que no fim se decompõe em peróxido de hidrogênio. [1] Ambos oxigenam o esmalte dos dentes e a dentina para remover as manchas. Esses géis tem uma eficácia limitada com base na força do produto, no tempo de uso e em quais produtos causadores de manchas estão neutralizando os esforços. Mas eles não funcionam em tratamentos dentários como pontes, coroas ou facetas. [2] Com a preparação, o uso e a limpeza corretos, a utilização dos géis clareadores pode melhorar o tom dos seus dentes e aumentar sua autoestima.

Método 1
Método 1 de 3:

Aplicando o gel

Baixe em PDF
  1. O dentista pode fazer uma moldeira pouco precisa. Essa ferramenta personalizada é capaz de se encaixar nas curvas e contornos dos dentes, cobrindo adequadamente todas as superfícies aplicáveis e maximizando a atuação do gel. O uso desse método, porém, tem algumas desvantagens:
    • Pode ocorrer sensibilidade nos dentes, mas geralmente apenas até a remoção do gel.
    • A irritação das gengivas é um efeito colateral comum desse produto. [3] Podem aparecer até mesmo pequenas queimaduras.
    • Em alguns casos, há reações nos lábios e na garganta também. [4]
  2. Dependendo do tipo de gel e da estrutura da moldeira, pode haver variações na quantidade de produto a ser usada. Peça para o dentista ensinar a você como usar o gel, quando usá-lo e por quanto tempo. Essas decisões dependem do seu estado clínico e do resultado desejado, além dos seus hábitos de higiene oral e alimentação, cruciais no processo de clareamento. O dentista pode até demonstrar o uso do gel.
  3. Para reduzir as chances de ter complicações relacionadas à sensibilidade, é preciso condicionar os dentes com um produto contendo nitrato de potássio e flúor. Há algumas medidas que você pode tomar para facilitar a transição:
    • Escove os dentes usando uma pasta para dessensibilizar algumas semanas antes de começar o clareamento dental.
    • Dê bastante tempo para que quaisquer machucados dentro da boca sarem. [5] Use glicerina pura ou um enxaguante bucal sem álcool caso haja úlceras bucais.
    • Teste a moldeira sem o gel para ver se ela encaixa bem e está confortável. [6] Veja se as margens dela cobrem a gengiva em mais de 4 mm. Se sim, será necessário pedir uma nova moldeira ao dentista.
  4. Use uma gota por dente ou faça uma linha na parte frontal da ferramenta. [7] Não encha a moldeira nem espalhe o gel. A quantidade ideal é cerca de metade da frente da peça.
    • A quantidade a ser aplicada é de cerca de 0,5 ml por arcada. [8]
    • Faça um pouco de pressão e experimente mover a moldeira de um lado para o outro para distribuir melhor o gel nos dentes. Não empurre demais, a ponto do gel transbordar. [9]
    • Algumas pessoas recomendam clarear apenas os seis a oito dentes da frente, pois os dentes de trás raramente são vistos. [10]
  5. Segure a moldeira com firmeza usando uma das mãos e remova com cuidado o excesso de gel que subir para as gengivas. Algumas pessoas recomendam usar uma escova de dentes seca, de modo que não caia água na moldeira e dilua o produto. [11] Outro método é segurar a moldeira com firmeza usando uma das mãos e limpar o excesso com um lenço. [12]
  6. Embora os géis sejam quase todos feitos de peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio e a força deles no geral fique entre 10% e 22%, os tempos de aplicação diferem. A maior parte da eficácia se perde após as primeiras duas horas, portanto, o tempo de uso típico é de duas a três horas por dia. [13]
    • Na primeira vez, use o gel por 30 a 60 minutos. A duração pode ser aumentada caso não haja sensibilidade.
    • Os géis de peróxido de hidrogênio geralmente são usados de 30 a 60 minutos por vez, uma ou duas vezes por dia.
    • Os géis de peróxido de carbamida geralmente são divididos em dois grupos de força:
      • 10%-16% – usados por períodos mais longos, de duas a quatro horas divididas em duas vezes ao dia;
      • 20%-22% – usados por 30 a 60 minutos uma ou duas vezes por dia. [14]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Limpeza após o tratamento

Baixe em PDF
  1. Depois que você remover a moldeira, pode haver um resto de gel nos seus dentes, na gengiva ou em outras partes da boca. O recomendado é que você enxágue, escove os dentes e passe fio dental para remover o gel restante e depois continue com sua rotina de higiene normal.
    • Aplique um gel dessensibilizante se sentir dor. [15]
    • Caso não tenha um gel dessensibilizante, experimente usar um gel de fluoreto ou uma pasta dessensibilizante por cinco minutos.
  2. Escove a peça com cuidado usando água morna e uma escova de dentes. Alguns até recomendam água fria, já que a água quente demais pode prejudicar a integridade do objeto. [16] Caso queira algo ainda mais suave, trocar a escova de dentes por um cotonete é outra ótima maneira de remover o gel que sobrou.
    • Após a limpeza, coloque a moldeira na caixa e guarde em um local frio e seco longe da luz solar. [17]
  3. Dependendo da marca, a vida útil de alguns géis pode aumentar bastante com a refrigeração. Recomenda-se seguir as informações e orientações da embalagem, mas um gel que dure um ano sem refrigeração pode durar até dois anos na geladeira. [18]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Resolvendo problemas com a eficácia do gel e a sensibilidade nos dentes

Baixe em PDF
  1. A maioria dos géis exige uso constante para que se veja algum resultado. Os melhores resultados foram vistos em sessões de 20 a 30 minutos para alguns produtos. O tempo mínimo para o aparecimento de resultados reais é de cerca de duas semanas, com uma diferença de cor mínima aparecendo após alguns dias. Os resultados máximos levam pelo menos duas semanas, mas alguns tratamentos demoram até quatro semanas para exibir os melhores resultados. [19]
    • O uso por um período mais longo pode render resultados mais rápidos, mas também aumentar a chance de sensibilidade.
    • Os resultados dependem ainda da estrutura do seu esmalte, que varia de pessoa para pessoa.
    • O uso de um gel clareador com uma concentração mais alta tem o potencial de gerar resultados mais rapidamente. [20]
    • Os resultados são maximizados nas primeiras horas, e a cor vai clarear em quatro ou cinco tons ao longo do tratamento. [21]
  2. Se estiver saindo muito gel da parte de cima da peça, o excesso provavelmente é o que está causando sensibilidade. Experimente usar menos gel em cada tratamento, até obter um equilíbrio entre a cobertura e o mínimo de excesso. O objetivo é cobrir totalmente a frente dos dentes sem desperdiçar gel.
  3. Dependendo do tratamento, é possível usar o gel clareador várias horas por dia ou durante a noite. Embora o produto perca a maior parte da eficácia durante as primeiras duas horas, reduzir a quantidade de tempo em que ele entra em contato com os dentes pode ajudar a diminuir ou eliminar a dor. [22]
    • Caso esteja usando a moldeira de um dia para o outro, pare de usá-la por períodos tão longos.
    • Encurte o tempo que você usa a moldeira. Alguns tratamentos pedem mais de uma hora de uso. Tente reduzir o tempo em cerca de dez minutos por sessão ou para cerca de 20 minutos.
  4. Como a duração do tratamento está diretamente relacionada à eficácia do gel, você pode continuar com a duração atual de cada sessão. Mas, se estiver com sensibilidade, também pode dividir os tratamentos em períodos menores.
    • Pegue um tratamento de duas horas e divida-o em duas sessões separadas de uma hora.
    • Uma sessão de uma hora pode facilmente ser dividida em duas de 30 minutos.
    • A desvantagem óbvia dessa divisão é o uso de mais gel do que o normal, mas você também pode manter o efeito clareador por mais tempo.
  5. Caso esteja com muita sensibilidade ou dor, você provavelmente precisa parar de usar o gel. No geral, é necessário tomar um dos seguintes cursos de ação:
    • Pare por alguns dias. Ou, pare por algumas semanas. A maior parte da sensibilidade diminui após os primeiros dias, mas em alguns casos, ela leva semanas para diminuir. [23]
    • Procure um dentista. Somente esse profissional pode determinar a causa específica da sensibilidade nos dentes. Caso você tenha parado com o uso do gel e ainda esteja com dor, pode haver um problema maior que precise de raio-X ou de tratamento. [24]
  6. Não coma, beba nem fume enquanto estiver com a moldeira na boca. Evite também consumir frutas cítricas logo após a aplicação. Melhore os resultados diminuindo o consumo de café, tabaco, refrigerantes, isotônicos, vinho e tomate na sua dieta diária. [25]
    • Beba usando um canudo. Isso ajuda a evitar o contato entre os dentes e os líquidos que os mancham.
    Publicidade

Dicas

  • Depois de comprar um kit para clareamento dental, você não precisa comprar outro. É só substituir o gel, pois você já terá tudo o que precisa.
  • Para ter um resultado de longo prazo após o clareamento, é melhor fazer sessões mais curtas, porém mais frequentes, com um peróxido de hidrogênio pouco concentrado, do que sessões longas de soluções altamente concentradas do gel.
Publicidade

Avisos

  • As obturações de prata podem ficar esverdeadas após o clareamento. Se possível, troque-as antes do processo.
  • Não engula o gel.
  • Quem usar um produto de clareamento depois de realizar tratamentos dentários pode precisar refazer o tratamento para combiná-lo com a nova cor dos dentes.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 049 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade