PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Independentemente de você ter um grande negócio ou simplesmente estar tentando vender alguns artigos que tem ao redor de casa, o eBay é uma ótima maneira de alcançar clientes locais e de todo o mundo. É surpreendentemente fácil começar a usá-lo e com milhões de potenciais clientes visitado o site, é muito possível começar a vender assim que você anunciar seus itens. [1]

Parte 1
Parte 1 de 5:

Começando a usar o eBay

PDF download Baixe em PDF
  1. Para encontrar o eBay, basta usar seu mecanismo de busca favorito e digitar “eBay”. O site se adapta aos países de todo o mundo, portanto, certifique-se de estar no eBay de seu país. Para brasileiros, o site é www.ebay.com (a tradução para o português é automática ao entrar no site).
    • Confira as páginas de informações para vendedores do eBay [2] . Elas discutem profundamente as políticas de vendas do site.
    • Experimente os recursos de pesquisa do site e confira alguns anúncios. Saber como o eBay funciona ajudará a criar anúncios melhores.
      • Tente alterar os resultados da pesquisa, alterando as opções do menu "Ordenar".
      • Fique atento aos anúncios que aparecem no topo dos resultados de pesquisa e àqueles que parecem estar recebendo muitos lances.
  2. O eBay pode fornecer um, mas caso você apresente um nome atrativo, pode aumentar suas chances de venda. Evite qualquer coisa que seja ofensiva ou diminua o valor dos itens que você estiver vendendo. Segundo a política de nome de usuário do eBay: [3]
    • Os nomes de usuário do eBay devem ter ao menos 2 caracteres e não podem conter símbolos, como arroba, “e” comercial (&), apóstrofe, parênteses ou sinais de mais e menos, tampouco podem conter espaços ou sublinhados sucessivos. Eles também não podem começar com hífen, ponto ou sublinhado.
    • O eBay não permite nomes de sites ou endereços de e-mail como identificações de usuários, também não permite nada com a palavra "eBay" ou a letra "e" seguida de vários números. Isso evita abusos por parte de usuários com a intenção de se passar por funcionários do eBay ou de redirecionar clientes para outros sites com reputação menor, através do eBay.
    • Não use um nome de marca registrada a menos que você seja o proprietário dela.
    • Nomes como "euvendoporcarias" ou "ímãdegarotas69" soam pouco profissionais e podem repelir clientes. Nomes discriminatórios ou obscenos podem ser bloqueados pelo eBay.
    • Como muitas pessoas já têm conta no eBay, separe um tempo para verificar se o nome desejado realmente está disponível e encontre alternativas quando ele já estiver em uso.
    • É possível alterar a identificação de usuário posteriormente; no entanto, isso pode ser feito apenas uma vez a cada 30 dias e se feito constantemente, seus clientes frequentes podem ficar confusos. [4]
  3. Vá até a página principal e procure pelo link "entre" na parte superior da página. Digite seu nome, um endereço de e-mail válido e escolha uma senha (ela deve ter entre 6 e 64 caracteres e conter ao menos uma letra e um símbolo). Será solicitado que você escolha um nome de usuário após fazer isso.
    • O eBay enviará um e-mail para o endereço fornecido. Siga as instruções no e-mail para confirmar a conta.
    • Caso você tenha um comércio já existente, pode também se inscrever para uma conta comercial. Na página de inscrição, clique no link no topo da página, escrito "Crie uma conta comercial". Será solicitado que você digite o nome da empresa e algumas informações adicionais de contato.
  4. O eBay oferece diversas opções de pagamento para compra e venda, mas a mais popular é, sem dúvidas, o PayPal. Configure sua conta no PayPal seguindo os links no site do eBay ou visite www.paypal.com.
    • Uma boa estratégia é começar com o PayPal e então expandir suas opções de pagamento assim que estiver familiarizado com o processo de venda (ou caso seus clientes solicitem outras formas de pagamento).
    • Será necessário digitar suas informações de conta bancária, portanto tenha-as em mãos.
    • O eBay também aceita ProPay, Skrill, cartões de crédito ou débito processados através da conta do vendedor na internet, pagamento na retirada e crédito do PayPal.
    • É recomendável pesquisar algumas outras opções e descobrir qual a adequada para você. Verifique as políticas referente às formas de pagamento do eBay para descobrir o que é permitido [5] .
  5. Uma forma importante que o eBay usa para se estabilizar como um mercado seguro é estimulando clientes e vendedores a deixarem feedback um sobre o outro. Os clientes observam as avaliações de feedback dos vendedores, e comprar alguns itens é a maneira mais rápida de adicionar avaliações positivas ao seu perfil.
    • Procure comprar pequenos artigos que você já queira ou precise comprar de qualquer forma e pague imediatamente, obtendo assim um bom feedback como comprador. Não se preocupe em comprar coisas que possam ser revendidas. O ponto principal é estabelecer-se como um membro de confiança da comunidade do eBay.
    • Potenciais clientes que veem um vendedor novo e sem feedback podem ter bastante receio que você seja um vendedor “caloteiro” e podem hesitar em comprar de você.
  6. Não é necessário ter um perfil muito elaborado, caso esteja apenas vendendo artigos pequenos, mas adicionar uma foto e algumas informações pode ajudar a assegurar os clientes que você é um vendedor legítimo.
    • Para vender itens mais caros, acrescentar mais informações sobre si é mais importante, especialmente caso você seja um vendedor novo.
    • As pessoas leem o perfil para tentar descobrir mais sobre você, portanto é um bom lugar para explicar suas credenciais, como informando que você é um colecionador, um varejista, uma pessoa com conhecimento de determinados artigos, etc.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Escolhendo o que vender

PDF download Baixe em PDF
  1. O eBay começou atendendo aos entusiastas e colecionadores e continua sendo um ótimo lugar para expor seu material. Se você encontra pechinchas ou itens raros de uma categoria específica com facilidade, considere se especializar em artigos que você saiba muito a respeito.
  2. Obviamente, itens ilegais e perigosos, como partes do corpo humano, drogas, animais vivos e serviços ilícitos, não são permitidos. Outros itens podem ser vendidos, mas são restritos, como aqueles vendidos na categoria "apenas para adultos". Verifique as políticas do eBay sobre itens proibidos e restritos [6] para evitar que sua conta seja suspensa ou até mesmo que você seja banido permanentemente.
  3. Se não tiver certeza do que vender, é arriscado construir um estoque sem realizar algumas vendas antes. Tente anunciar alguns artigos pequenos, para ter uma ideia do que vende bem e a logística envolvida.
    • Você pode começar vendendo coisas que tiver ao redor de casa e que já não use mais ou comprando alguns itens para experimentar que possam ser devolvidos ou mantidos.
    • É importante fazer experimentos antes de acumular um estoque muito grande. Talvez não seja possível vender seus itens a um preço suficientemente alto para lucrar ou você pode acabar com um estoque extra muito grande e de difícil movimentação.
    • Caso já tenha algum estoque de suas coleções ou atividades existentes, você está pronto para começar! Fazer algumas vendas pode ajudá-lo a determinar a melhor abordagem para vender seus produtos no eBay.
  4. . Normalmente, o que você vende é determinado pelo que é possível encontrar. Adquirir itens para o eBay pode levar tempo e requerer esforço, então é importante encontrar um método de abastecimento que você goste e com o qual esteja confortável.
    • O próprio eBay pode ser um bom lugar para encontrar pechinchas. Algumas pessoas procuram por itens que estão abaixo do preço de mercado, mal apresentados ou com títulos digitados incorretamente.
    • Se você gosta de brechós ou vendas de garagem, estes são ótimos lugares para começar. Mas lembre-se que normalmente não é possível devolver o que for comprado, então você pode acabar com itens que não consiga vender.
    • Lojas com desconto, armazéns e outlets são bons lugares para encontrar pechinchas e muitas vezes têm uma política de devolução da qual você pode tirar vantagem caso seus itens não vendam.
  5. Lembre-se, é necessário tirar fotos, escrever descrições e descobrir como postar cada item vendido. Isso leva tempo, portanto é mais eficiente vender itens semelhantes, fáceis de fotografar e descrever.
    • Tente encontrar itens vendidos em grandes quantidades ou com características semelhantes. Dessa forma, é possível que você mesmo crie modelos de anúncio ou até mesmo simplesmente crie um estoque de vários itens.
    • Procure por itens fáceis de descrever e fotografar. Artigos populares normalmente precisam de pouca descrição, pois as pessoas já sabem exatamente o que são simplesmente ao olhar para eles.
    • Procure por artigos que possam ser facilmente postados da mesma maneira (para que seja possível embalá-los rapidamente e obter descontos comprando materiais de transporte em grandes quantidades).
  6. Itens volumosos e pesados podem ser difíceis de lucrar, pois podem ser caros de transportar e ocupam muito espaço.
    • Os clientes observam o custo total do item, incluindo o transporte, portanto o custo de postagem sempre deve ser levado em conta ao considerar se um item pode ser vendido a um preço razoável.
    • Pense no espaço como uma questão importante. Trabalhar de casa vendendo artigos pode reduzir as despesas gerais, mas caso seu estoque comece a ocupar todo o espaço, sua vida não será a mesma. Você tem espaço para seus produtos e um local embrulhar, embalar e armazenar os itens comprados?
  7. Esteja ciente de que as tendências podem passar rapidamente e deixá-lo com um estoque obsoleto. Para outros itens, talvez seja necessário esperar mais tempo por colecionadores ou que outro cliente interessado apareça.
  8. Obviamente, quanto mais popular for um artigo, mais pessoas estarão o procurando e fornecendo. Isso requer um certo talento e normalmente os vendedores de sucesso são as pessoas que sabem intuitivamente o que venderá. No entanto, o eBay tem algumas ferramentas para identificar o que é popular.
    • Confira a página de novidades do eBay [7] . Entre os itens normalmente anunciados na página estão roupas de marca, eletrônicos, joias de ouro, acessórios de moda e camisas de futebol.
    • Visualize anúncios encerrados. Fazê-lo permite que você veja a quantidade vendida de um item em particular, quando ocorreram as vendas e por qual valor. Caso tenha o aplicativo do eBay em seu dispositivo móvel, isso pode ser particularmente útil se você estiver em uma venda de garagem ou em uma loja e não tiver certeza se deve comprar algo.
      • Digite a consulta na caixa de pesquisa do eBay e marque as caixas ao lado de "Anúncios de itens vendidos" ou "Anúncios encerrados" (na seção "Mostrar apenas" do menu à esquerda da página).
      • Para o aplicativo móvel, digite as palavras de pesquisa e toque em "Filtrar". Verifique "Anúncios encerrados" ou "Apenas itens vendidos", em "Pesquisar opções de filtro".
    • Você pode usar produtos desenvolvidos especificamente para pesquisa de vendedores, mas é necessário pagar por eles. Popsike.com é uma versão gratuita, dedicada aos vendedores de música.
    • Esteja ciente de que se algo for popular, haverá muitos vendedores vendendo os mesmos artigos que você. Pode ser difícil vender em uma categoria que já estiver saturada, pois é muito fácil se perder no grande número de resultados de pesquisa e os preços já estarão tão baixos que será quase impossível lucrar sendo um pequeno vendedor.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Criando anúncios que vendem

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma pesquisa no eBay por itens similares aos que deseja vender e leia os anúncios, especialmente anúncios encerrados que venderam por um bom preço ou anúncios atuais que têm atraído uma grande quantidade de lances.
    • Anote que tipo de informações ou fotos você acha mais úteis na visão de um potencial cliente – o mesmo tipo de informação será útil para eles.
    • Considere o que o faz pensar que um vendedor é confiável e como é possível transmitir a mesma sensação de confiança através de suas vendas e de seu perfil.
  2. Ele é primordial para conseguir que seu leilão seja notado. Além de um bom título, fornecer informações suficientes para que seus potenciais clientes saibam se vale o tempo deles dar uma olhada no anúncio também atrairá pessoas em busca de seus itens.
    • Inclua todas as palavras relevantes e soletre-as corretamente. Informações insuficientes em um título atrairão um número muito menor de potenciais clientes ou licitantes; consequentemente, o item não venderá ou será vendido por um preço muito inferior do que poderia ter sido vendido de outra forma.
    • Mantenha as palavras relevantes. Exclua informações superficiais, como "legal" ou "excelente". Há pouquíssimo espaço disponível, portanto use-o para informar o que as pessoas estão procurando (ninguém pesquisará no eBay por artigos com o título "@LHE" ou "INCRÍVEL!!!!").
    • Inclua ortografias alternativas e frases, caso tenha espaço. Por exemplo, se estiver vendendo um iPod, coloque “MP3 player" no título. No entanto, a pesquisa do eBay automaticamente levará em conta frases variantes. Às vezes, também verificará nomes de categorias, além do título do leilão. Faça uma busca em termos específicos e observe os títulos que aparecerão de leilões.
  3. As fotos ilustrando claramente o item a ser vendido podem transformar um anúncio; já as fotos ruins podem, na realidade, repelir clientes. Compre uma câmera digital barata ou um celular com câmera, caso não já não tenha um. Você deve incluir ao menos uma foto em seu anúncio e ter mais de uma foto definitivamente aumenta a confiança dos compradores. Você pode disponibilizar até 12 fotos por anúncio.
    • Use uma boa iluminação. Sempre que possível, desligue o flash e utilize iluminação natural. Vá para fora ou tire uma foto próximo à janela.
    • Gire ou recorte fotos que possam precisar disso para ter uma aparência melhor e use um programa de edição de fotos ou o editor do eBay, para melhorar a aparência das imagens.
    • Tire tantas fotos quanto for necessário para ser clientes. Tire fotos de todos os ângulos do item que acreditar que alguém venha a achar útil.
    • Tire fotos de qualquer característica incomum, quaisquer defeitos, e assim por diante. A confiança extra que os clientes terão por conta disso quase sempre (exceto nos itens menos valorizados) vale a pena. Claro, alguns itens só precisam de uma foto; use seu julgamento.
    • Não use um fundo distrativo ou sujo e se livre de toda a desordem ao redor. Uma simples folha de papel branca pode ser usada para fornecer um fundo limpo e neutro para itens menores.
    • Nunca copie fotografias de outros anúncios ou de qualquer outro lugar da internet. Além de ser desonesto e fraudulento, isso quase sempre será uma violação de direitos autorais; quase tudo na internet e em outros lugares é protegido por direitos autorais, independentemente de ter um aviso de "copyright" ou não.
    • Leia o artigo como tirar fotos melhores de produtos gratuitamente para ter mais ideias sobre a produção de boas fotos para vendas no eBay.
  4. Inclua toda e qualquer informação relevante. Isso inclui quem é o fabricante, qual a compatibilidade (para artigos destinados a serem utilizados com outra coisa), o tamanho, o peso, a cor, a condição e assim por diante.
    • Seja cauteloso ao adicionar muita informação. Um cliente pode passar reto por informações desnecessárias, mas provavelmente clicará no botão "retornar" caso não encontre a informação desejada. Informações extras também podem ajudar os mecanismos de busca a encontrarem seu anúncio.
    • Coloque as informações mais importantes no início ou muito próximo do início do anúncio.
    • Mantenha o design simples, caso sinta a necessidade de criar um para o anúncio. Alguns vendedores enchem os anúncios com elementos não relacionados, o que o torna de difícil leitura. Deixe que as imagens e o texto falem por si.
    • Escolha fontes moderadamente grandes e de fácil leitura para o anúncio e não exagere em animações, cores berrantes e outras distrações. Lembre-se que alguns clientes têm deficiência visual e preferem letras grandes. Pense em "livros com fontes grandes" como exemplo do tamanho de seu texto.
    • Seja claro sobre quaisquer defeitos no item. Os clientes descobrirão isso de qualquer forma, portanto deixe que decidam por si mesmos o que é um problema significativo e o que não é. Descrever claramente os defeitos de um item construirá a confiança dos clientes e os deixará mais propensos a comprar seu produto.
  5. É possível escolher o que for conveniente para você e mais adequado para seu item.
    • Leilão online. Os leilões duram de 1 a 10 dias e às vezes podem permitem que você obtenha um valor mais elevado para seu item, pois incentiva os clientes a se tornarem competitivos com os demais e desfrutarem da emoção de ganhar um item, tanto quanto o próprio produto.
      • Isso é bom quando você tem algo à venda que as pessoas procuram com frequência e parecem inclinados a lutar para obter, como uma peça rara de recordação esportiva.
      • O formato de leilão também é útil quando você estiver incerto sobre o preço devido para venda, além de poder ajudá-lo a determinar o preço para itens semelhantes no futuro.
    • Os itens na categoria “Comprar Já!” têm preço fixo. Eles permitem que o cliente compre algo e que isso seja postado imediatamente, em vez de precisar esperar que o leilão termine.
      • Isso é ótimo para itens que as pessoas compram rotineiramente ou por impulso, ou para artigos em que a oferta já excede a demanda e você quer fornecer um preço competitivo.
      • Os itens que as pessoas precisam imediatamente são improváveis de atrair muitos lances em um leilão.
  6. Lembre-se que assim que alguém compra um item ou o leilão termina, isso constitui um acordo vinculativo de venda e é difícil superá-lo, a menos que ambas as partes estejam de acordo com o cancelamento da venda.
    • É possível alterar o preço a qualquer momento em artigos de preço fixo ou antes que o primeiro lance seja dado em artigos de leilão.
    • Os lances iniciais de valores baixos atraem mais licitantes e interesse no artigo, e podem resultar em uma venda por um valor mais alto para o item; no entanto, caso um artigo não gere interesse suficiente ou não seja visível o suficiente, é possível que você obtenha um valor de venda final muito baixo.
    • Há a opção de fixar um preço "reserva" para o artigo enquanto fornece um lance inicial baixo, mas o eBay cobra um valor extra para fazer tal procedimento e alguns clientes acham isso chato.
    • Não sobrecarregue no valor do transporte e manuseio. Embora às vezes seja útil ajustar o preço do transporte um pouco para conseguir oferecer um preço mais baixo e considerar a manipulação e os suprimentos, a maioria dos clientes será repelida por despesas de postagem obviamente inflacionadas.
    • Fique atento às faturas que o eBay enviará e seja um pagador pontual. Será necessário pagar comissões e outras taxas de anúncios ao longo do tempo e é necessário efetuar pagamentos regulares e totais para conseguir continuar anunciando seus artigos. Embora as taxas inicialmente possam surpreendê-lo, trate-as como uma parte muito importante de suas despesas comerciais e em breve você se lembrará que elas devem sair dos custos dos produtos e de seus esforços.
  7. Eles terminam em 1, 3, 5, 7 ou 10 dias após serem iniciados. Quando o leilão termina e quanto tempo ele dura, pode ser o diferencial no valor final de sua venda. Ao agendar o leilão para terminar em um momento de auge de compra, normalmente é possível obter um preço de venda mais elevado.
    • Os leilões encerrados em fins de semana tendem a pegar o tráfego elevado, assim, aumentando as chances de melhores preços finais para seus artigos. [8]
    • Muitos artigos também são sazonais e, sendo assim, há melhores épocas do ano para vendê-los. Por exemplo, artigos de praia vendem mais no verão, enquanto esquis são mais vendidos no inverno.
    • É possível conferir as promoções planejadas do eBay para certas categorias [pages.ebay.com/sell/resources.html aqui]. Confira o site e planeje suas vendas para quando essas categorias estiverem em destaque.
  8. Muitos vendedores parecem se esforçar para intimidar potenciais clientes; parecem pensar que é essencial deixar várias páginas de ameaças (invariavelmente em fontes enormes e coloridas) para denunciar licitantes não pagantes, e assim por diante. Não faça isso! Você não gostaria de comprar de uma loja de materiais de construção onde o dono observa cada movimento que você faz (ou em uma loja onde o vendedor reclama sobre outros clientes). A internet não é diferente. É uma ofensa a seus potenciais clientes tratá-los como ladrões ou potenciais transgressores. Não use tal abordagem.
    • Caso seja necessário incluir informações adicionais sobre suas políticas, o tamanho da informação deve ser menor do que a descrição do artigo.
    • Ofereça uma política de devolução. Além de ajudá-lo a se qualificar para descontos no eBay, fazê-lo deixará os clientes mais propensos a se comprometerem a comprar. Pouquíssimos clientes realmente devolvem suas compras, portanto é provável que você lucre mais deixando-os com a sensação de segurança do que perca dinheiro com devoluções.
    • Responda às perguntas dos seus clientes conforme o leilão segue seu curso. Seja diligente quanto a isso e sempre seja paciente, um profissional transparente e amigável. Os clientes não gostam de ver perguntas sem respostas e isso impacta em seu profissionalismo, portanto não hesite em responder.
  9. Ao finalizar (você está na página "visão geral"), cheque com cuidado, e então pressione "Enviar". Caso você não pressione o botão, nada será inserido. Você receberá um e-mail confirmando que o produto foi inserido no eBay.
    • Verifique sua ortografia. Fazer isso não compensa por um anúncio ruim em outros aspectos, mas ainda assim ajuda. A capitalização adequada e a pontuação tornam um anúncio muito mais fácil de ler.
    • Corrija eventuais erros. É possível continuar a corrigir os erros em um leilão até que o primeiro lance seja feito; após, ele ficará do jeito que está!
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Completando uma transação

PDF download Baixe em PDF
  1. Você terá uma ideia do interesse do público assistindo a mudança no contador; caso poucas pessoas estejam assistindo, pode ser necessário fazer ajustes no leilão para torná-lo mais atrativo para quem estiver navegando no site. Observando, aprenda o que funciona e o que não funciona e aplique as alterações necessárias.]
    • Encerre um leilão, se necessário. É possível encerrá-lo até 12 horas antes que ele chegue ao fim. Contudo, faça isso com muita moderação, pois os observadores podem ter ficado empolgados com os lances e ficarão desapontados ao ver isso como um hábito. Guarde isso para circunstâncias excepcionais, como para itens que quebrem, sejam perdidos ou roubados. Após anunciar produtos à venda, guarde-os em um local seguro.
    • Abaixe o preço mínimo. Antes das últimas 12 horas de um leilão, é possível baixar o valor mínimo caso acredite que não está recebendo lances.
    • Fique atento aos clientes. É possível bloquear alguns clientes por certas razões, como aqueles que não podem pagar com o PayPal, clientes que estão em países para onde não seja possível fazer a postagem e clientes com feedback baixo ou ruim. É possível também configurar listas de clientes aprovados, o que automaticamente permite que alguns clientes deem lances.
  2. Ao receber a mensagem de que um item foi vendido, envie prontamente uma fatura para o cliente caso não receba o pagamento dentro de algumas horas.
  3. É educado e uma boa prática comercial deixar o feedback assim que o cliente tiver cumprido sua parte. Adicionar um no dia do envio é um bom registro para ambos e caso você esteja fazendo tudo corretamente, provavelmente não haverá nenhum risco em deixar o feedback nesta etapa.
    • É bom pedir educadamente aos cliente que deixem um feedback para você também (caso tenha tempo e vontade de fazê-lo). Contudo, o faça apenas uma vez. Não seja persistente.
  4. Caso tratem-se itens frágeis, embalá-los de forma inadequada pode resultar em artigos quebrados e clientes insatisfeitos! Por outro lado, uma embalagem impecável realmente pode melhorar a impressão da venda para um cliente. Tenha em mente o valor pago para a postagem (caixa, preenchimento, etc.) para decidir um preço razoável, ou adicione-o às taxas de transporte e manuseio.
  5. Caso esteja insatisfeito com um cliente ou outro vendedor, entre em contato com ele e discuta o problema de forma oportuna e educada. Use o feedback negativo como um último recurso, caso o problema não possa ser resolvido.
    • Sempre tente negociar em vez de deixar um feedback negativo, pois ele é difícil de reverter ou remover caso você tenha se enganado sobre algo. Lembre-se que você não sabe se o cliente teve um acidente de carro e acabou indo parar no hospital em vez de efetuar o pagamento (coisas assim acontecem na vida).
    • Seja cauteloso ao enviar feedback. Você pode ser processado por fazer declarações desonestas na página de feedback, portanto, tenha em mente que você é responsável por seus comentários. Seja honesto e profissional, e acima de tudo, não faça comentários infantis e irritadiços.
    • O feedback negativo faz com que os clientes não confiem em você e faz os vendedores pensarem duas vezes antes de fecharem uma venda com você. Acompanhe qualquer feedback negativo com fatos precisos. Não use xingamentos.
    • Ajude a manter o sistema de feedback honesto: insira apenas comentários honestos e evite a "troca" de feedback positivo. Um vendedor deve deixar um feedback positivo caso o cliente pague prontamente. Um cliente deve deixar um feedback positivo caso o item chegue em um tempo razoável e conforme foi anunciado. Um vendedor que espera que um cliente deixe um feedback positivo, na realidade está trocando feedback. Tal prática desvirtua as avaliações.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Promovendo seus anúncios

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso esteja vendendo uma arte original ou produtos artesanais de qualquer natureza, participe de grupos do eBay sobre seu produto. Os colecionadores entram nesses grupos tanto quanto artistas e artesãos, e muitos deles também são clientes. Alguns entusiastas vendem para financiar suas compras. Leia tópicos, seja agradável e amigável, não se envolva em discussões sem sentido e elogie qualquer coisa que apreciar. Esta é uma boa forma de fazer amigos e se envolver em uma comunidade próspera do nicho.
  2. Faça um blog sobre seus anúncios, por exemplo (especialmente se você for um artista ou artesão). Compartilhe-os no Facebook e no Twitter.
  3. Os clientes procuraram por artigos com o transporte mais barato ou gratuito, o que pode deixá-los inclinados a comprar. Caso você ofereça isso, deixe-os saber.
  4. Sua pontuação de feedback é um componente de compra frequentemente esquecido no eBay. Os clientes em dúvida entre anúncios idênticos ou muito similares costumam optar por aquele cujo vendedor tem uma avaliação de feedback superior. Portanto, impulsionar as avaliações de seu feedback é muito importante.
  5. Não é possível pedir para se tornar um, mas você tem uma maior probabilidade de o eBay transformá-lo em um se:
    • Você fizer uma quantidade mínima de vendas por mês de forma consistente (verifique os requisitos do eBay, pois estes mudam tanto ao longo do tempo, quanto de acordo com sua região);
    • Você mantiver uma quantidade mínima de vendas por ao menos 3 meses seguidos;
    • Caso você tenha um bom feedback.
  6. O endereço é: powersellersblog.com. Ele irá ajudá-lo a aprender algumas dicas de venda excelentes.
  7. Isso pode ser uma ideia atrativa se você quiser que as pessoas consigam pesquisar através de sua própria URL distinta em mecanismos de busca. Agrupe artigos em categorias exclusivas criadas por você e, se quiser, crie um perfil muito interessante para seus clientes regulares e outros.
    • Há benefícios, como anúncios de “preço fixo” com taxas menores a um longo prazo, mas as vendas apenas são exibidas em sua loja, e não nas listas de leilões comuns.
    • Além disso, há uma taxa mensal para possuir uma loja que deve ser levada em conta ao vender seus itens. Para um vendedor novato, é uma boa ideia conferir outras lojas antes e decidir, após ter alguma experiência com vendas, se uma loja é o melhor para você.
  8. Publicidade

Dicas

  • Independentemente de você ser um vendedor novato ou alguém que trabalha com vendas há um tempo, deve perceber que não há nenhum segredo para o sucesso de vendas. A realidade é que você precisa experimentar vender usando seu próprio método até encontrar o caminho que trará mais sucesso para você, seus artigos e sua abordagem. Confie em suas habilidades de bom senso, boa observação e pesquisa, além de ser um excelente comunicador, e você poderá ter sucesso vendendo no eBay.
  • Tire proveito de treinamentos de vendas gratuitos. Existem dezenas de livros que falam sobre como vender no eBay. Você encontrará ao menos um em sua biblioteca pública local, e ele será suficiente (já que todos tendem a dizer a mesma coisa no fim das contas e comprar um não vale muito a pena).
Publicidade

Avisos

  • Uma venda no eBay é tão decisiva quanto um contrato em qualquer outro lugar. Caso você se comprometa a vender algo em um leilão no eBay, não pode mudar de ideia por não ter chego a um valor alto o suficiente. Caso uma única pessoa dê um lance, é completamente possível perder dinheiro em um artigo se você definir um preço inicial demasiadamente baixo para que possa ao menos cobrir o preço de custo .
  • Tenha cuidado ao vender no exterior. A maioria dos itens são perfeitamente viáveis e podem aumentar o número de lances. No entanto, o que pode ser perfeitamente legal no Brasil pode ser ilegal em outros países (ou vice-versa).
  • Não venda itens ilegais. Fazê-lo pode trazer péssimas consequências para você.
  • Não aceite ofertas para vender um item ou aceitar pagamentos fora do eBay. Isso é contra as políticas do site o deixará sem recursos caso ocorra algo de errado na venda.
Publicidade
  1. http://www.newlifeauctions.com – fonte de pesquisa

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 109 773 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade