Baixe em PDF Baixe em PDF

Seja em um ambiente ensolarado ou tentando ler as letras miúdas de um contrato, você pode apertar os olhos porque isso o ajuda a se concentrar. A luz entra nos seus olhos de vários ângulos diferentes e apertar os olhos ajuda a mudar ligeiramente o formato dos olhos para que você possa se concentrar exatamente no que deseja. Se você estiver apertando muito os olhos, é provável que haja um problema com sua visão e talvez seja necessário tomar medidas para melhorar seu foco. [1]

Método 1
Método 1 de 4:

Soluções para problemas de visão

Baixe em PDF
  1. Se você estiver semicerrando os olhos mesmo que haja luz suficiente sem ser excessiva, é provável que haja algo errado com a sua visão. Se já se passaram mais de um ou dois anos desde o último exame oftalmológico, é hora de você fazer um novo. Os exames oftalmológicos podem não ser gratuitos dependendo de onde você mora, portanto, consulte seu médico, familiares ou amigos, pois eles podem ter recomendações.
    • Dependendo do seu plano de saúde, você pode ter cobertura para tratamento oftalmológico, pois óculos novos podem custar bem caro; no entanto, há também distribuidores on-line de baixo custo que enviarão óculos de baixo custo diretamente para sua casa depois que você enviar a receita. Pergunte ao seu oftalmologista quais são as opções disponíveis em sua localidade.
    • Se você costuma apertar os olhos para enxergar melhor, precisa de óculos ou de uma prescrição atualizada, pois, ao apertar os olhos, você está tentando alterar artificialmente sua profundidade de foco.
  2. Deixe seu ego de lado e sempre use os óculos ou lentes de contato que foram prescritos para você. É fácil ficar com preguiça ou ser vaidoso e evitar os óculos. Escolha um par de óculos que se adapte ao seu estilo e à sua estrutura facial e mantenha-os por perto para que você não precise forçar a vista (e nem apertar os olhos).
    • Considere a possibilidade de usar lentes bifocais se você achar que está constantemente usando e removendo os óculos para diferentes situações, mas consulte um optometrista antes de fazer isso.
  3. Se você apertar os olhos por causa da dificuldade de focar, aproxime-se ou afaste-se do objeto sempre que possível. Por exemplo, peça para sentar-se na frente da sala de aula ou da sala de reuniões se isso ajudar você a se concentrar. Você também pode reservar seu assento ou chegar mais cedo a um filme ou peça de teatro se souber em que fileira precisa estar para ter uma visão ideal.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ajustando o brilho

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, o fato de você apertar os olhos é causado pela quantidade de luz que estamos captando. Se você puder, ajuste as configurações de brilho das fontes de luz disponíveis. Por exemplo, mude o tipo de lâmpada do seu escritório ou da sua casa para uma de menor potência.
    • Se você costuma apertar os olhos em resposta a luzes brilhantes, isso geralmente significa que você tem alguma inflamação leve na superfície ou no interior dos olhos. Isso pode ser causado por coisas como olho seco leve, alergias e certos tipos de artrite.
    • Pode ser difícil mudar a iluminação do seu escritório, portanto, é melhor consultar seu supervisor imediato ou o Departamento de Recursos Humanos antes de tentar fazer qualquer mudança por conta própria.
    • Se você estiver semicerrando os olhos ao ler um dispositivo eletrônico, verifique se é possível ajustar as configurações de brilho. Por exemplo, televisores e telefones celulares podem ser facilmente ajustados no menu de configurações.
  2. O motivo mais comum para você apertar os olhos é o brilho da luz do sol. Se você estiver semicerrando os olhos ao ar livre em um dia ensolarado, um par de óculos de sol de qualidade poderá resolver ou reduzir o problema. Pesquise o que as marcas oferecem, pois algumas se concentram na moda, enquanto outras focam em funcionalidade.
    • Verifique se os óculos bloqueiam pelo menos 99% dos raios ultravioleta (UV).
    • Faça um orçamento de quanto você está disposto a gastar em óculos de sol, pois alguns podem chegar a mais de R$ 2000,00. Se você corre o risco de perdê-los, pense em escolher um par de óculos de sol que esteja dentro de seu orçamento.
    • Se você for mais ativo, escolha um par de óculos de sol que não saia do seu rosto com facilidade. Você também pode comprar acessórios para mantê-los no lugar ou para transformar seus óculos de uso diário em óculos de sol, bastando prendê-los na armação.
  3. A aba de um chapéu ou viseira proporciona uma sombra temporária, reduzindo a quantidade de luz que entra em seus olhos. Escolha um chapéu ou viseira que seja confortável e combine com seu estilo. Um chapéu largo pode sair voando quando estiver ventando; por outro lado, um chapéu muito pequeno pode cortar a circulação e causar desconforto a você.
    • Muitos chapéus podem ser ajustados ou vêm em tamanhos diferentes. Certifique-se de que você escolheu o ideal para o formato de sua cabeça.
    • Alguns bonés esportivos são feitos de material respirável que afasta o suor do corpo, o que pode ser uma boa escolha para climas úmidos ou se você tiver tendência a suar muito.
  4. Muitas pessoas que praticam esportes ao ar livre ou sob as luzes brilhantes dos estádios usam óculos escuros para reduzir o brilho. Aplique tiras pretas ou graxa preta embaixo de cada olho para ajudar a reduzir o apertar de olhos. Tenha cuidado ao usar graxa e certifique-se de não deixá-la manchar roupas ou móveis, pois pode ser difícil de limpar. [2]
    • Os jogadores de futebol americano e de beisebol são famosos por aplicarem esse produto sob os olhos, portanto, assista a um jogo ou pesquise fotos para saber qual é a maneira correta de aplicar o produto preto nos olhos.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Quebrando um mau hábito

Baixe em PDF
  1. Apertar os olhos pode ser uma reação natural à luminosidade, mas também pode ser um hábito que você criou. Pergunte a si mesmo se o fato de você apertar os olhos causou frustração ou ansiedade. É provável que a sua rede social já tenha mencionado algo, pois as pessoas percebem quando você pega esse hábito.
    • Os hábitos são formados automaticamente a partir da repetição, portanto, identificar os olhos semicerrados como um mau hábito significa que você precisa fazer um esforço consciente para evitar que isso ocorra. [3]
  2. Observe sempre que você estiver semicerrando os olhos e avalie a situação. Você semicerra os olhos sempre que está conversando com seu chefe? Você semicerra os olhos sempre que está conhecendo alguém novo? É provável que haja uma pista ou um contexto que faça com que você aperte os olhos. [4]
    • Mantenha um diário para registrar quando você semicerra os olhos. Após algumas semanas, você conseguirá ver claramente um padrão, a menos que alguém já o tenha apontado para você.
  3. Quer você tenha desenvolvido o hábito de semicerrar os olhos como forma de lidar com o estresse e a ansiedade ou simplesmente por tédio na infância, pergunte a si mesmo por que, no final das contas, você sente a necessidade de semicerrar os olhos. Sempre há uma forte emoção associada ao que desencadeia um mau hábito. [5]
    • Por exemplo, muitas pessoas roem as unhas porque estão ansiosas, portanto, pergunte a si mesmo quais emoções você está sentindo quando se pega apertando os olhos. As emoções podem estar escondidas bem abaixo da superfície, portanto, reserve um tempo para avaliar o contexto. Converse com seu círculo social para chegar ao cerne da questão.
  4. É difícil quebrar hábitos, especialmente se você os tem praticado durante a maior parte de sua vida. Quando você souber o que desencadeia o aperto e o que o motiva, faça um esforço consciente para substituir o hábito por algo mais positivo. [6]
    • Por exemplo, se você pisca os olhos quando está em festas porque está inseguro de que ninguém falará com você, tente sorrir. Com isso, você apresenta uma linguagem corporal aberta e autoconfiante.
  5. Mesmo que você só tente parar de semicerrar os olhos, o reforço positivo tornará cada tentativa sucessiva mais fácil. Seja por meio de elogios verbais ou de uma recompensa material, mantenha-se positivo em suas buscas.
    • Recompensas em vez de penalidades facilitarão a quebra de maus hábitos.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Como fazer o cliente parar de apertar os olhos (para fotógrafos)

Baixe em PDF
  1. Esteja ciente do que faz as pessoas apertarem os olhos e mantenha as luzes fracas até que seja absolutamente necessário. Acompanhe seus fotografados durante o processo de iluminação para que eles tenham tempo de se ajustar, cobrindo os olhos até que estejam prontos ou mantendo-os fechados até o momento exato em que você estiver pronto para tirar a foto.
    • Dê a eles até a contagem de três para que mantenham os olhos cobertos e, em seguida, tire a foto no momento em que eles os abrirem, para evitar os poucos momentos em que a reação natural dos olhos é se contrair.
  2. Se você estiver fotografando em um estúdio, mexa com o tipo de luzes em combinação com a difusão para ajudar a reduzir o brilho e, ao mesmo tempo, conseguir a aparência que está tentando obter. Certifique-se de manter as luzes desligadas até que você esteja pronto para testar ou fotografar. As luzes podem ficar extremamente quentes, dependendo do tipo e do estúdio.
    • O uso de substitutos pode ajudar a aliviar o cansaço que você pode sentir ao sentar-se em um estúdio iluminado.
  3. O flash não apenas fornece luz adicional, mas também pode ajudar o fotografado a não apertar os olhos (ou a corrigir isso nas fotos).
    • Ao usar o flash em um dia ensolarado, peça ao sujeito que se sente com o sol atrás dele e use o flash para iluminar o rosto dele.
    • Os temporizadores são uma ferramenta eficaz para coordenar o equipamento fotográfico com o flash. Algumas pistolas de flash têm uma função de disparo remoto que permite que você acione mais de um flash simultaneamente.
    Publicidade

Dicas

  • A luz do sol e a luz brilhante geralmente fazem os olhos se semicerrarem, portanto, qualquer forma de sombra ajudará imediatamente a sua visão.
Publicidade

Avisos

  • Os óculos de sol reduzem a luz, resolvendo o problema. Porém, isso não garante que a lente proteja seus olhos. Lentes ruins permitem que as pálpebras e as pupilas permaneçam abertas. Como as pálpebras e as pupilas protegem o olho e o nervo óptico, os óculos de sol baratos que não bloqueiam os raios UV "enganam" as pálpebras e as pupilas para permitir que esses raios prejudiciais entrem no próprio olho. Com o tempo, esses raios podem causar danos aos seus olhos.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Óculos ou lentes de contato;
  • Chapéu ou viseira;
  • Protetor ocular;
  • Pistolas de flash fotográfico;
  • Difusão de iluminação e luzes.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 418 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade