Baixe em PDF Baixe em PDF

Você está tomando gabapentina há algum tempo, mas está pronto para começar a reduzir o uso. Mas como você pode reduzir a dose cuidadosamente sem ter efeitos colaterais prejudiciais? Você veio ao artigo certo. Vamos orientar você sobre a maneira mais segura de parar de tomar gabapentina com a ajuda de um profissional médico.

Método 1
Método 1 de 3:

Desmame da gabapentina

Baixe em PDF
  1. Muitas vezes, o médico não quer que você pare de tomar esse medicamento de uma vez. Em vez disso, ele quer que você diminua lentamente a dose ao longo do tempo, o que pode diminuir os sintomas de abstinência. [1]
    • Se você parar de tomar esse medicamento sem reduzir a dose, poderá ter convulsões.
  2. O médico provavelmente pedirá que você reduza a dose aos poucos, todos os dias. Normalmente, esse processo de redução dura pelo menos uma semana, para que o seu corpo se acostume a não tomar o medicamento.
    • A quantidade de redução diária depende do seu estado de saúde, da quantidade que você está tomando e do tempo que o médico deseja que você continue a reduzir.
    • Por exemplo, se você estiver tomando 600 miligramas de gabapentina, o médico pode sugerir que você tome 500 miligramas por 2 dias, 400 miligramas nos próximos 2 dias, 300 miligramas nos próximos 2 dias e assim por diante, até que você tenha diminuído a medicação e iniciado uma nova.
  3. Você pode notar insônia, sudorese excessiva, dores de cabeça, náuseas e vômitos e ansiedade ao reduzir o uso desse medicamento. A redução gradual reduzirá a gravidade desses sintomas, mas você ainda poderá senti-los.
    • Você pode tomar medicamentos para tratar os sintomas de abstinência, como um analgésico para dores de cabeça e um anti-náusea. Converse com seu médico sobre o que é apropriado para você tomar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Conversando com seu médico

Baixe em PDF
  1. Se os efeitos colaterais mais leves estiverem incomodando você, marque uma consulta com seu médico. Ele poderá ajudar você a encontrar maneiras de lidar com esses efeitos colaterais.
  2. Ao visitar seu médico, é sempre uma boa ideia levar uma lista de sintomas com você. Dessa forma, você conseguirá se lembrar de tudo quando chegar a hora de falar com o médico.
    • Inclua a frequência e a gravidade do sintoma. Por exemplo, se você estiver tendo dores de cabeça, anote a frequência com que as tem, a dor que sentem e a duração delas.
  3. Se você achar que os sintomas são muito graves, pergunte ao médico se pode parar de tomar o medicamento. Ele pode sugerir outro medicamento que você possa tomar ou discutir como equilibrar os efeitos colaterais e mantê-lo livre de convulsões. [2]
    • Não pare de tomar este medicamento sem antes consultar o seu médico.
    • Todos os medicamentos para convulsões têm efeitos colaterais.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Efeitos colaterais da gabapentina

Baixe em PDF
  1. Embora uma reação alérgica grave seja rara, ela acontece. Se você notar sintomas como dificuldade para respirar, erupção cutânea e aperto no peito, vá ao pronto-socorro ou ligue para os serviços de emergência.
    • Observe também se há inchaço nos lábios, língua, garganta e boca, bem como no resto do rosto.
    • Se você tiver convulsões nas primeiras doses de gabapentina, vá ao pronto-socorro.
  2. Uma reação alérgica ainda é grave, portanto, fale com seu médico se você notar sintomas como febre. Você também pode notar que seus linfonodos (no pescoço, virilha ou axilas) estão inchados e sensíveis. [3]
    • Outras indicações de reações graves incluem hematomas ou sangramentos anormais, bem como sinais de icterícia, como pele com coloração amarela ou olhos amarelos. Faça exames de sangue no fígado se você apresentar qualquer sintoma de icterícia dentro de 1 a 8 semanas. [4]
  3. Em algumas pessoas, esse medicamento pode causar mudanças drásticas em seu pensamento. Por exemplo, ele pode fazer com que algumas pessoas tenham pensamentos suicidas. Converse com seu médico imediatamente se você começar a ter pensamentos suicidas repentinamente, o que pode acontecer em uma semana após o início da medicação. [5]
    • Também pode causar ansiedade, irritabilidade, ataques de pânico, insônia, mania e depressão. Fale com um profissional qualificado para determinar se esses efeitos colaterais são decorrentes do uso da gabapentina.
  4. Como qualquer medicamento, a gabapentina tem vários efeitos colaterais possíveis. Se você os apresentar, converse com seu médico, pois ele poderá ajudar. [6]
    • Os efeitos colaterais podem incluir problemas de equilíbrio, cansaço, dores de cabeça, tontura, problemas de memória, problemas estomacais, dor nas articulações, coriza, olhos vermelhos e com coceira e dor de ouvido. Você também pode ter aumento do apetite e ganho de peso.
    • Você também pode notar visão embaçada, vertigem, impotência, suscetibilidade a infecções virais e pneumonia.
    • Alguns dos sintomas também podem ser sinais de atividade convulsiva silenciosa.
    • Muitos desses efeitos colaterais desaparecem por conta própria.
    Publicidade

Avisos

  • Consulte seu médico primeiro se você quiser parar de tomar gabapentina.
  • Sempre procure atendimento de emergência se você estiver com dificuldade para respirar ou com outros sintomas de uma reação alérgica grave.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 2 024 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade