Baixe em PDF Baixe em PDF

A balneologia é um método antigo de tratamento da acne que usa a água salgada do mar para matar as bactérias presentes no rosto, ao mesmo tempo em que repõe os minerais necessários à saúde da pele. [1] Apesar de não haver muitas explicações científicas para esse método, sabe-se que o sal marinho ajuda a dissolver a oleosidade da pele, que entope os poros, causando a acne. Portanto, se quiser um tratamento natural para a pele acneica, leia mais para aprender a usar a balneologia, mas não exagere, pois o sal marinho em excesso pode ressecar a pele e irritá-la.

Método 1
Método 1 de 6:

Fazendo uma máscara facial de sal marinho

Baixe em PDF
  1. Limpe o rosto primeiro com um gel de limpeza suave sem álcool e que não seja à base de óleo.
    • Coloque um pouco do produto na ponta dos dedos e use movimentos suaves e circulares para limpar bem o rosto por cerca de um minuto.
    • Em seguida, enxágue o rosto com água fria ou morna.
    • Depois seque-o com uma toalha limpa.
  2. Dissolva 1 colher de chá de sal marinho em 3 colheres de chá de água quente em uma xícara ou tigela pequena.
    • Não use o sal de cozinha, pois ele só contém cloreto de sódio (NaCl) e iodo, não tendo propriedades de tratamento como o sal marinho, que contém uma ampla gama de minerais, como cálcio, magnésio, sódio, cloro, iodo, potássio, zinco, ferro, dentre outros minerais.
  3. Existem vários remédios naturais que ajudam no tratamento e no clareamento da pele. Para isso, basta acrescentar 1 colher de sopa de uma das seguintes opções ao sal já diluído:
    • Gel de babosa (aloe vera): contém propriedades curativas e é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais; [2]
    • Chá verde: contém propriedades antioxidantes, contribuindo para a saúde da pele; [3]
    • Mel: contém propriedades antibacterianas, que ajudam no tratamento da acne. [4]
  4. Você pode passar essa mistura no rosto todo (como se fosse uma máscara) usando os dedos, ou usá-la somente em determinadas áreas mais acneicas usando um cotonete.
    • Evite passar o sal muito perto dos olhos.
  5. Deixe-a secar no rosto por apenas dez minutos para não ressecar demais a pele.
  6. Use água fria ou morna para tirar toda a máscara facial da pele.
  7. Seque delicadamente o rosto usando uma toalha sem esfregá-la para não irritar ainda mais a pele.
  8. Use um produto "não comedogênico" para não entupir os poros.
    • Algumas marcas famosas por fabricarem hidratantes com essa propriedade são: Neutrogena, La Roche-Posay, Granado, Vichy e Avène.
    • Apesar de essas marcas serem as mais famosas, você pode usar basicamente qualquer hidratante com a inscrição "não-comedogênico" no rótulo ou outro termo que indique que o produto não obstrui os poros.
    • Alguns óleos naturais também podem ser usados, mas é preciso se atentar ao fator comedogênico de cada um. Esses óleos são classificados em uma escala de 0 a 5, sendo 0 referente a não comedogênico e 5 a mais propenso a entupir os poros. Sendo assim, os melhores óleos naturais para a pele acneica são:
      • Óleo de semente de cânhamo (0);
      • Óleo mineral (0);
      • Manteiga de Karité (0);
      • Óleo de girassol (0);
      • Óleo de rícino (1).
  9. Se precisa lavar o rosto durante o dia (depois de praticar exercício, por exemplo), use um sabonete neutro. Esfregue a pele fazendo movimentos circulares suaves, depois enxágue bem o rosto com água fria ou morna e repasse o hidratante não comedogênico.
    • Esfolie a pele com sal marinho apenas uma vez ao dia para não ressecar demais a pele, mesmo que vá usar um hidratante depois.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Usando um spray facial de sal marinho

Baixe em PDF
  1. Misture o sal e a água em uma proporção de 1:3, usando a quantidade de sal necessária para esfoliar o rosto e mensurando a água com base na primeira medida. A água usada nesse método deve ser quente para que o sal marinho se dissolva completamente.
    • Por exemplo, misture 10 colheres de chá de sal marinho em 30 colheres de chá (aproximadamente 2/3 xícara) de água quente.
  2. Assim que o sal tiver se dissolvido na água, acrescente uma parte de um ingrediente natural que aumente as propriedades curativas do spray de sal marinho, como:
    • Gel de babosa ( aloe vera , para propriedades cicatrizantes);
    • Chá verde, já em infusão por, pelo menos, três a cinco minutos (para propriedades antioxidantes);
    • Mel (para propriedades antibacterianas e curativas).
    • Por exemplo, se tiver usado 10 colheres de chá de sal marinho, acrescente 10 colheres de chá de gel de babosa (ou de chá verde ou de mel) às 30 colheres de chá de água.
  3. Use um recipiente limpo que não tenha produtos químicos e use-o somente para esse spray facial de sal marinho.
  4. Lave o rosto com um produto de limpeza suave, usando as pontas dos dedos para massagear a pele. Em seguida, enxágue o rosto com água fria e seque-o com uma toalha limpa.
  5. A água salgada irritará seus olhos, fazendo-os arder, portanto, é essencial fechar ou cobrir os olhos quando for passar o spray.
  6. Ele precisa desse tempo para agir na pele, mas não pode ficar mais do que isso para não ressecar demais o rosto.
  7. Lave bem o rosto e o pescoço com água fria ou morna e seque-os bem com uma toalha, mas sem esfregá-la para não irritar ainda mais a pele.
  8. Isso significa que o produto não vai entupir os poros.
  9. Se você precisar lavar o rosto durante o dia (depois de praticar exercício, por exemplo), use um sabonete neutro. Esfregue a pele fazendo movimentos circulares suaves, depois enxágue bem o rosto com água fria ou morna e repasse o hidratante não comedogênico.
    • Use o spray de sal marinho apenas uma vez ao dia para não ressecar demais a pele, mesmo que vá usar um hidratante depois.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Preparando um banho de sal marinho para tratar a acne no corpo todo

Baixe em PDF
  1. Dilua 2 xícaras de sal marinho em uma banheira cheia de água morna ou quente, para que o calor dessa dissolva o sal.
    • Não use o sal de cozinha, pois ele só contém cloreto de sódio (NaCl) e iodo, não tendo propriedades de tratamento como o sal marinho, que contém uma ampla gama de minerais, como cálcio, magnésio, sódio, cloro, iodo, potássio, zinco, ferro, dentre outros minerais.
    • Usar uma pitada de sal de cozinha não o prejudicará, mas também não proporcionará os benefícios adicionais de todos os outros minerais encontrados no sal marinho.
  2. Quanto mais quente a água, melhor para dissolver o sal marinho, mas você pode esperar a água esfriar um pouco antes de entrar na banheira para não se queimar.
  3. Mergulhe o seu corpo na banheira e relaxe por até 15 minutos.
    • Esse é o tempo necessário para o sal marinho fazer efeito em todo o seu corpo.
    • Caso tenha espinhas no rosto, molhe uma toalha na água da banheira e coloque-a sobre o rosto por dez a 15 minutos.
  4. Enxágue-se no chuveiro usando água fria para tirar todo o sal do corpo.
  5. Use uma toalha de algodão limpa para se secar, mas sem esfregá-la para não irritar a pele.
  6. Passe um hidratante não comedogênico por todo o corpo após o banho, pois o sal marinho pode ressecar demais a pele, o que não é benéfico à saúde.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Usando um esfoliante de sal marinho

Baixe em PDF
  1. O sal marinho pode ser usado para esfoliar ou remover as células mortas da pele, permitindo que a nova pele por baixo cresça mais facilmente e se regenere. Para isso, você precisará de um sal marinho refinado de boa qualidade, de um óleo hidratante e de um óleo essencial. [5]
    • Use 1 xícara de sal marinho, que pode ser encontrado facilmente em mercados e em lojas de alimentos saudáveis e produtos naturais. Não use o sal de cozinha, pois ele é mais grosso e áspero demais para ser usado na pele.
    • Em seguida, acrescente ½ xícara de óleo hidratante. Os óleos de coco, de semente de uva, de jojoba e de amêndoas funcionam bem, mas o primeiro tem a vantagem de ser antibacteriano, matando as bactérias causadoras da acne e abrindo os poros da pele devido aos ácidos graxos presentes nele. [6]
    • Acrescente também de 5 a 15 gotas de óleo essencial, que proporciona um aroma calmante ou revigorante à esfoliação com sal marinho. Escolha aromas calmantes, como lavanda ou hortelã, ou cítricos para revigorar a pele.
    • Depois é só misturar bem os ingredientes em uma tigela pequena.
  2. Pegue um pouco do esfoliante da tigela e use as pontas dos dedos para massageá-lo pela pele em movimentos suaves e circulares.
  3. Lave bem o rosto tirando todo o esfoliante, pois o excesso de resíduos pode ressecar demais a pele, causando irritação.
  4. Enxugue o rosto suavemente usando uma toalha limpa.
  5. Você pode usá-lo nas costas, no peito ou nos braços seguindo o mesmo procedimento da esfoliação facial descrita acima.
    Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Procurando um dermatologista

Baixe em PDF
  1. Se tiver muita acne e espinhas, marque uma consulta com um dermatologista antes de usar esse método do sal marinho, pois pode haver outras opções que funcionem melhor para você.
    • Geralmente, considera-se importante procurar um dermatologista se você tiver mais de 20 cravos ou espinhas espalhadas pela pele, o que já é considerado um caso moderado. Um caso é considerado grave quando se tem mais de 30 a 40 espinhas e cinco ou mais cistos pela pele. [7]
  2. No entanto, caso não veja qualquer melhora, marque uma consulta com um dermatologista.
  3. A pele levemente acneica pode ser tratada com medicamentos tópicos, como o peróxido de benzoíla ou o ácido salicílico. [8]
  4. As mulheres com pele acneica podem se beneficiar das propriedades dos contraceptivos orais de estrogênio e progesterona. Além das outras funções desse tipo de medicamento, a pílula também diminui a oleosidade da pele, prevenindo a acne. [9]
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Prevenindo a acne

Baixe em PDF
  1. Não esprema cravos nem espinhas, pois isso aumenta o risco de cicatrizes e infecções, além de poder espalhar mais ainda a acne pela pele.
  2. Esses produtos de beleza pioram a acne, porque obstruem os poros. Portanto, se você não vive sem maquiagem, use produtos não comedogênicos e sempre tire toda a maquiagem antes de dormir.
  3. A transpiração excessiva contribui para a obstrução dos poros, o que aumenta a acne. Por isso, lave o rosto com um produto de limpeza suave sempre depois de praticar exercício e passe um hidratante não comedogênico em seguida.
  4. Embora a dieta não seja diretamente responsável pela acne, alguns alimentos podem piorar a pele de algumas pessoas. De modo geral, os produtos lácteos e as dietas ricas em açúcares processados tendem a aumentar a inflamação da pele e proporcionar um ambiente favorável para o crescimento de bactérias causadoras da acne. [10]
  5. Não esfregue demais nem lave vigorosamente nenhuma das áreas da pele com acne, pois isso só a piora, irritando-a ainda mais. [11]
  6. Os produtos de limpeza facial e sabonetes com essas propriedades não trazem benefícios adicionais para melhorar a pele, e podem, até mesmo, irritá-la ainda mais.
  7. Colocar mais óleo na sua pele só piorará ainda mais a oleosidade dela, entupindo mais os poros.
  8. Quando mais apertadas ou coladas as roupas, mais irritada ficará a pele, pois, além de piorar a transpiração, a roupa ficará raspando nos cravos e espinhas. Da mesma forma, evite usar bonés e chapéus para não piorar a acne na região da testa.
    Publicidade

Dicas

  • A acne geralmente começa a aparecer durante a puberdade, porque a produção de hormônios, principalmente de testosterona, é aumentada, estimulando, assim, a produção de sebo. As mulheres também produzem o hormônio testosterona, o que contribui para a piora da acne durante o período pré-menstrual. [12]
  • Apesar de o método citado neste artigo não apresentar risco de reação medicamentosa, é recomendado conversar com um dermatologista sobre os cuidados específicos que você deve ter com a sua pele.
  • Lembre-se de deixar o sal agindo no rosto por apenas dez minutos para não irritar a pele.
Publicidade

Avisos

  • Não exagere no produto, pois o sal marinho em excesso pode ressecar a pele.
  • Não coloque sal seco do mar diretamente no rosto, pois ele pode irritar a pele por ressecá-la demais.
Publicidade

Referências

  1. http://lpi.oregonstate.edu/mic/micronutrients-health/skin-health/nutrient-index/minerals
  2. Murphy, K. (2010) Reviews of articles on medicinal herbs. Australian Journal of Medical Herbalism, 22(3), 100-103.
  3. Goldfaden, R.,Goldfaden, G.(2011) Topical Resveratrol Combats Skin Aging. Life Ext. 17(11), 1-5.
  4. Hanley, K. (2010)Immunity superstars: the 10 best foods to fight off colds and flu. Nat. Solutions. 130; 50-54.
  5. http://www.littlehouseliving.com/sea-salt-body-scrub.html
  6. Bruce Fife, C.N., N.D.: “The Coconut Oil Miracle”, 5th edition,2013, Penguin Books, NY.
  7. http://www.medscape.com/viewarticle/582896
  8. http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/acne/basics/lifestyle-home-remedies/con-20020580
  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22786490

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 435 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade