PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo tem um amigo que é viciado em games, montou uma estante em casa cheia de consoles e DVDs e sabe tudo de várias franquias diferentes. Se você quer ser essa pessoa, basta se preparar e começar a preencher determinados requisitos básicos — além de ganhar mais experiência, claro. Invista em um bom controle, um teclado ou um mouse e preste mais atenção a gamers famosos e que sirvam de inspiração. Não se esqueça de parar de vez em quando para alongar os músculos e não se frustrar com aquele chefão difícil!

Método 1
Método 1 de 4:

Comprando os equipamentos certos

PDF download Baixe em PDF
  1. Não há problema algum em usar o controle que veio com o console, mas a sua experiência como um todo pode ficar muito melhor se você investir em outro. Escolha um joystick ergonômico e com peso bem distribuído para não cansar as mãos. Como esse tipo de preferência varia de pessoa a pessoa, vale a pena ir às lojas mais próximas e experimentar algumas opções em primeira mão. [1]
    • Compre controles com fio se você pretende participar de competições. Apesar de os joysticks sem fio serem convenientes, sempre há o risco de a conexão falhar e de haver um lag , quando o comando dos botões fica um pouco atrasado em relação à ação correspondente no jogo.
    • Quem joga pelo PC tem a opção de usar um controle normal de Xbox ou PS4 com a maioria dos games mais recentes. Basta conectar o joystick à entrada USB com um adaptador. Isso só é desvantagem para quem gosta de jogos de tiro em primeira pessoa, já que o mouse e o teclado são mais precisos.
  2. Você vai precisar de um bom headphone (daqueles com microfone embutido) para se comunicar com outros jogadores em partidas on-line. Escolha um equipamento de qualidade para coordenar as ações dentro dos jogos, seja na hora de planejar estratégias ou de atacar o inimigo. [2]
    • Um bom headphone melhora toda a experiência do jogador, já que fica mais fácil saber de onde os sons estão vindo.
  3. Repetindo: não há problema algum em usar os periféricos (teclado e ou mouse) que vieram com o PC, mas a sua experiência como um todo pode ficar muito melhor se você investir em outros acessórios. Compre um mouse com botões adicionais dos lados (para teclas e comandos especiais) e que tenha opções de customização interna. Quanto ao teclado, escolha um que seja responsivo e não falhe durante partidas muito longas. [3]
    • Muitos gamers gostam de teclados mecânicos, que têm botões físicos debaixo das teclas. Esses botões são mais responsivos que os digitais na hora de acionar comandos.
    • Fique atento à taxa de pontos por polegada (DPI ou dots per inch , no inglês). Ela serve para indicar o nível de responsividade e precisão do mouse. Compre um periférico que tenha suporte a algo entre 400 e 1600 DPI para ter mais opções de configurações.
  4. Você curte jogar pelo computador e tem um dinheiro sobrando? Invista em peças de hardware mais potentes! Compre uma placa de vídeo se o PC apresenta dificuldades e engasgos na hora de rodar jogos pesados, expanda a memória RAM ou invista em uma CPU inteira de vez (se a situação da atual estiver muito tensa).
    • Uma das principais diferenças entre jogar pelo PC e por consoles (Xbox e PS4, por exemplo) é que aparelhos de videogame não têm opções de customização interna. No caso do computador, você só precisa levar o equipamento a um especialista para fazer os upgrades .
    • Quase ninguém usa computadores da Apple para jogar. Eles não são tão customizáveis e, por isso, poucos desenvolvedores de jogos os levam em consideração.

    Dica: Caso você não tenha muito dinheiro, pelo menos compre uma placa de vídeo nova. A CPU não vai ter tanto trabalho para processar as informações se a placa conseguir renderizar as imagens de forma mais eficaz.

    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Criando o hábito de jogar mais

PDF download Baixe em PDF
  1. Seja qual for o game que você quer dominar, jogue todos os dias para ficar cada vez mais habilidoso e se inteirar das mecânicas internas. Participe de modos competitivos e fique atento ao seu progresso durante as partidas. Essa é a melhor forma de se inteirar de todos os aspectos do título, bem como com as estratégias necessárias para vencer. [4]
    • Não tente participar de partidas com jogadores de menos experiência só para melhorar as suas habilidades. Por mais que seja divertido pegar essas pessoas de surpresa, você não vai melhorar de verdade.
    • Caso o game que queira jogar tenha um sistema interno de ranking e classificação, fique de olho no seu progresso gradual.
  2. Qualquer pessoa fica com o cérebro frito quando passa várias horas por dia na frente do videogame. Portanto, pare por cinco a dez minutos a cada hora para descansar os olhos, alongar os pulsos e o resto do corpo e recuperar as energias. [5]
    • Tudo depende do tipo de game que você está jogando, mas não passe de três ou quatro horas por dia — até mesmo para não prejudicar seus olhos e seus pulsos e nem ficar sedentário.
    • Dá para passar mais tempo com games mais calmos, como RPGs tradicionais. Por outro lado, não faz bem ficar horas a fio na frente de jogos de tiro em primeira pessoa e outros títulos mais intensos.
    • O vício em videogames é um problema sério. Converse com seus pais ou amigos de confiança se você estiver com dificuldade de parar e fazer outras coisas, mas consulte um terapeuta profissional se a situação ficar muito tensa.

    Dica: Pare de jogar pelo resto do dia se você notar que está ficando frustrado e com raiva. É melhor retomar depois, quando o seu cérebro se acalmar.

  3. Você pode até achar que vale a pena ouvir um podcast ou conversar com um amigo enquanto joga, mas isso só vai limitar o seu foco. Coloque seu celular no silencioso, desligue o computador (a menos que o use para jogar) e volte toda a sua atenção para o game. [6]
    • O Xbox One e o PS4 têm sistemas de notificações. Você pode desativar esses recursos na página "Configurações" ou "Conta" do console.
    • Às vezes, também dá para desativar a trilha sonora de jogos de campanha individual ou em grupo.
  4. Por exemplo: se você é fã da série Call of Duty , vale a pena experimentar outros jogos de tiro em primeira pessoa com uma pegada militar, como Battlefield e Counter Striker . Com o tempo, fica mais fácil se acostumar às mecânicas e estratégias de cada título e de todos os games de modo geral. Além do mais, isso melhora até a coordenação óculo-manual (entre os olhos e as mãos). [7]
    • Jogue Mortal Kombat , Tekken e Soulcalibur se quer dominar o gênero de luta.
    • Jogue Age of Empires 2 , Warhammer , Starcraft e Company of Heroes se quer dominar o gênero de estratégia em tempo real.
    • Jogue Guild Wars , World of Warcraft e Eve Online se quer dominar o gênero dos MMOs (games on-line com milhares de jogadores).
    • Jogue Apex Legends , Overwatch e PlayerUnknown's Battlegrounds se quer dominar o gênero e arena shooters .
  5. Sempre que você participar de partidas com vários jogadores, fique de olho naqueles que têm mais habilidade que os demais. Envie uma mensagem a eles após o fim da rodada e convide-os para outras partidas. Siga as dicas desses novos colegas e tire as suas dúvidas para tentar absorver parte do conhecimento deles. [8]
    • Aprender com jogadores mais experientes é uma mão na roda. Tenha a mente aberta quanto às sugestões que eles fizerem e tente implementar as dicas que você receber ao seu estilo.
  6. Trapacear ou tentar ganhar vantagem na partida com bugs e códigos especiais pode até trazer certas vantagens, mas não vai ajudar você a melhorar. Para piorar, isso pode até levar ao seu banimento de novas partidas (dependendo do game). [9]
    • Esse tipo de coisa só serve para acabar com a diversão de todo mundo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Melhorando na teoria

PDF download Baixe em PDF
  1. Com a internet, nunca foi tão fácil conhecer outros jogadores que querem dominar certos games (assim como você). Participe de fóruns de discussão e grupos públicos em mídias sociais onde dê para trocar dicas e conselhos com essas pessoas. [10]
    • O Reddit é uma plataforma bastante popular entre gamers , embora a barreira linguística (do inglês) possa atrapalhar algumas pessoas. Acesse o site e busque páginas específicas sobre os seus games de preferência. Não é difícil achar conteúdo legal e interessante nesse sentido.
  2. Ative a função de gravação do videogame ou computador logo no início de cada partida. O Xbox, o PS4 e muitos PCs têm esse recurso, mas talvez você precise baixar e instalar programas específicos ou até usar equipamentos secundários. O importante é gravar as partidas e dar uma olhada no que você faz de bom e no que ainda precisa melhorar. [11]
    • No Xbox One, você só precisa pressionar o botão X do meio do controle duas vezes para começar a gravar o que está na tela.
    • No PS4, pressione o botão Share , também no controle, e configure a duração da gravação. Nesse caso, dá até para começar a gravação no meio da partida: basta pressionar o botão duas vezes seguidas.
    • Caso use uma versão atualizada do Windows 10, você pode pressionar as teclas Windows e G ao mesmo tempo para gravar o vídeo.
  3. Acesse https://www.twitch.tv/ e digite o nome de um game em que você queira melhorar na barra de pesquisa. Dê uma olhada no conteúdo que tenha a ver com o jogo e poste perguntas no chat que fica do lado direito da tela. Além disso, preste atenção e veja como a pessoa incorpora essas perguntas à partida em si. [12]
    • Tente conversar com jogadores profissionais com números menores de visualizações. Eles têm mais chances de ver e responder às suas perguntas.

    Dica: Você até pode assistir a gravações prontas no YouTube, mas a comunidade do Twitch é mais dedicada a partidas competitivas e transmissões ao vivo. É por isso que tantos jogadores recorrem a ela.

    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Ganhando uma vantagem competitiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa mudar a função das teclas básicas do teclado (geralmente W, S, A, D e barra de espaço), mas talvez valha a pena configurar versões alternativas delas nos botões laterais do mouse. Muitos games envolvem certas ações que exigem reflexo, como recarregar armas, conjurar feitiços etc. Tudo fica bem mais fácil quando há essa configuração alternativa. [13]
    • Você pode ter que baixar um driver ou um programa secundário para o mouse se quiser customizar os controles.

    Dica: Essa ideia é ainda mais interessante para MMOs em que há muitos feitiços ou ataques entre as teclas 1 e 9 do teclado, já que é um pouco difícil pressionar algumas delas naturalmente.

  2. Entre no menu de configurações do game e deslize todas as barras de opções gráficas para os menores níveis, Isso vai melhorar o desempenho (ou a performance, como muitos dizem) do título, aumentando a taxa de quadros por segundo (FPS ou frames per second , em inglês) e diminuindo o lag em partidas on-line. Por fim, dá até para desativar a projeção de sombras. [14]
    • O ping é um fenômeno em que o computador demora um pouco para interpretar as informações de servidores de jogos on-line. Isso se reflete, por exemplo, na função das teclas do teclado e dos botões do mouse.
    • O v-sync (sincronização vertical) é indispensável em muitos jogos de tiro em primeira pessoa, mas não costuma ser obrigatório em games isométricos e de side-scrolling .
    • Quase sempre dá para desativar o recurso motion blur sem sacrificar a jogabilidade.
  3. Muitos gamers mais dedicados costumam descontar a raiva e a frustração com as partidas em cima dos games e dos aparelhos. Não seja assim: você nunca vai melhorar de fato se não identificar o que está errado. Pare, respire fundo, largue o controle por quatro ou cinco segundos e relaxe sempre que notar que está se irritado. Em seguida, reflita: "O que eu estou fazendo de errado? Como posso melhorar?". [15]
    • Ter uma atitude positiva deixa toda a experiência muito mais agradável. Concentre-se nas coisas que você consegue controlar, não nas que estão além das suas mãos.
    • Pare de jogar assim que notar que não está se divertindo. Não vale a pena investir o seu tempo em algo que não traga nada de bom à sua vida (mesmo que seja por um instante).
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 11 050 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade