Baixe em PDF
Baixe em PDF
Infelizmente, a maioria dos animais de estimação pequenos (principalmente os roedores) não vive muito, por isso, você deve sempre estar preparado para a despedida. Os porquinhos-da-índia geralmente vivem de cinco a oito anos, contanto que não tenham sofrido ferimentos graves ou contraído doenças antes desse período. [1] X Fonte de pesquisa Se o fim da vida do seu porquinho-da-índia estiver se aproximando, você pode tomar algumas medidas para tornar os últimos momentos dele mais confortáveis.
Passos
-
1Observe o comportamento do porquinho-da-índia. Quando o fim da vida do porquinho-da-índia estiver próximo, você poderá notar alguns sinais. No entanto, não existem indicações comportamentais que garantam 100% que o porquinho-da-índia está morrendo. Alguns porquinhos-da-índia podem não demonstrar sinal algum de que estão morrendo, enquanto outros podem parecer moribundos e continuar vivendo por bastante tempo. Alguns possíveis sinais incluem: [2] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Perda de apetite.
- Movimentação lenta ou baixo nível de atividade.
- Incontinência.
- Menos vontade de brincar.
- Dificuldades para respirar.
-
2Estime a idade do porquinho-da-índia. A não ser que tenha visto o porquinho-da-índia nascer (ou tenha obtido-o de alguém que saiba a data de nascimento dele), é provável que você não saiba a idade dele. Os sinais de envelhecimento relativamente mais previsíveis podem ser utilizados para estimar a idade do animal (e quanto tempo de vida ele tem). É recomendável que essa avaliação seja feita por um veterinário. Os sinais de idade incluem: [3] X Fonte de pesquisa [4] X Fonte de pesquisa
- Dedos grossos e retorcidos.
- Catarata (olhos embaçados).
- Tumores/caroços no corpo ou na cabeça.
- Rigidez nas articulações.
-
3Observe sinais de cansaço e movimentos lentos. O porquinho-da-índia pode ficar menos ágil e se mover mais lentamente à medida que for envelhecendo. Caso o animal não consiga mais subir rampas, ficar de pé ou andar demais, é bastante provável que seu corpo esteja ficando mais frágil. [5] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Sempre preste atenção ao nível de energia do porquinho-da-índia em comparação com a época em que ele era mais jovem e saudável. Alguns porquinhos-da-índia são completamente sedentários; se for o caso do seu, a lentidão pode não ser um sinal negativo.
- A fadiga constante do porquinho-da-índia também pode resultar do excesso de peso do animal. Procure manter o seu bichinho em um peso saudável, sempre monitorando a alimentação dele e mantendo-a em um nível normal.
-
4Visite o veterinário. Caso o seu porquinho-da-índia aparente estar doente, machucado ou morrendo, procure atenção médica. Além de oferecer um tratamento que poderá salvar a vida do animal, o veterinário poderá esclarecê-lo a respeito do estado de saúde do porquinho-da-índia e informá-lo se algo pode ser feito para salvar a vida do animal.
- O porquinho-da-índia pode sentir bastante dor quando estiver envelhecendo ou sofrendo uma doença terminal (dependendo do tipo de doença); se o veterinário informá-lo que o animal se encontra nesse estado, considere a possibilidade de sujeitá-lo à eutanásia. Em alguns casos, essa é a opção mais humana. [6] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
Publicidade
-
1Mantenha o porquinho-da-índia com seus companheiros. Os porquinhos-da-índia são criaturas sociais. Caso tenha mais de um porquinho-da-índia, evite separá-los, principalmente se um deles estiver morrendo. Separar os porquinhos poderá deixá-los tristes ou ansiosos, e é algo que não deve ser feito quando o fim da vida do porquinho estiver se aproximando. [7] X Fonte de pesquisa
- Pode ser necessário isolar o porquinho-da-índia doente se ele estiver sentindo dor ou se os outros porquinhos quiserem brincar de forma agressiva com ele. Você deve julgar por conta própria se deve ou não isolar o animal, baseando-se na situação dele.
-
2Cubra o porquinho-da-índia. Coloque um cobertor leve e pequeno ou um pano macio sobre ou em volta do animal para protegê-lo do frio e ajudá-lo a relaxar. O porquinho-da-índia pode começar a apresentar incontinência à medida que for envelhecendo, portanto, procure trocar o cobertor regularmente para manter o bichinho limpo e confortável. [8] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- A sensibilidade ao frio de vários animais (e pessoas) aumenta quando eles envelhecem ou se aproximam do fim da vida, portanto, é recomendável manter o ambiente do porquinho-da-índia um pouco mais quente do que o normal para aumentar seu conforto consideravelmente.
- Use um material ou tecido com o qual o porquinho-da-índia esteja acostumado para que ele se sinta ainda mais confortável.
-
3Ajude o porquinho-da-índia com suas necessidades básicas. O porquinho-da-índia ficará mais fraco e será incapaz de se alimentar e beber água por conta própria quando estiver morrendo. Você pode facilitar a vida dele oferecendo água com uma colher, seringa ou garrafa. Prepare uma "vitamina" para alimentar o porquinho-da-índia, batendo feno, água e ração moída.
- Não force o animal a comer ou beber se ele não quiser. O intuito é apenas tornar a água e o alimento mais acessíveis caso ele não consiga obtê-los por conta própria.
- Sempre bata bem os alimentos antes de oferecê-los ao porquinho-da-índia para que ele não precise gastar energia preciosa mastigando (e talvez ele nem seja mais capaz de mastigar).
-
4Demonstre afeto. Afague ou acaricie o porquinho-da-índia gentilmente para confortá-lo e expressar seu carinho por ele. Isso ajudará o porquinho-da-índia a se sentir menos solitário, podendo reduzir o medo e a ansiedade do animal. Caso queira abraçá-lo, faça-o de uma forma que ele goste e que não cause dor ou desconforto desnecessariamente.
- Muitos porquinhos-da-índia gostam de ser acariciados na testa gentilmente. Se o seu porquinho-da-índia gostar desse tipo de carícia, faça-a quando ele estiver falecendo.
- Observe a linguagem corporal e os barulhos do porquinho, sempre ajustando o seu contato físico com ele da maneira apropriada. Evite tocá-lo de qualquer forma que possa ser dolorosa.
-
5Providencie um ambiente calmo. O porquinho-da-índia se sentirá mais confortável em um ambiente quente e silencioso, com uma claridade que não seja forte ou fraca demais. Os sons suaves da natureza (como o cantar dos pássaros ou o barulho de um córrego) também podem ser agradáveis para o porquinho. Além disso, é recomendável dar um pouco de espaço para o porquinho-da-índia durante seus últimos momentos de vida para que ele possa falecer em paz. Não se esqueça de visitá-lo com frequência para oferecê-lo água e comida.
- Caso o porquinho-da-índia goste de algum brinquedo específico, deixe-o perto dele. A simples presença dos itens que ele gosta pode ajudar a acalmá-lo.
- Trate o porquinho-da-índia como um bebê tentando dormir; qualquer coisa que possa perturbar a soneca do bebê provavelmente também será desagradável para o animal.
Publicidade
-
1Decida o que fará com os restos mortais. Quando o porquinho-da-índia morrer, você terá que decidir o que fará com os restos mortais dele. Você pode fazer o que quiser com os restos mortais, contanto que seja uma opção higiênica e que os restos sejam mantidos fora do alcance das crianças e de outros animais de estimação. [9] X Fonte Confiável American Society for the Prevention of Cruelty to Animals Ir à fonte
- Utilizar os restos mortais para fazer um enterro ou homenagem pode ajudá-lo a superar a perda do seu bichinho de estimação.
- Não utilize os restos mortais de qualquer forma que viole as leis ou regulamentos de saúde e segurança. Por exemplo, não cave uma cova no quintal de outra pessoa ou ateie fogo em um local proibido.
-
2Mostre aos outros animais de estimação que o porquinho-da-índia faleceu. Se o porquinho-da-índia tinha outros companheiros (como um coelho ou outro porquinho-da-índia), mostre a eles o corpo do animal falecido. Muitos animais sabem reconhecer quando outro ser está morto. Esse gesto pode ajudá-los a compreender e superar a situação.
- Ao notarem que o porquinho-da-índia foi retirado da gaiola e nunca mais voltou, os outros animais de estimação podem ficar tristes ou ansiosos, pensando que foram "abandonados".
- Não é necessário deixar o corpo do porquinho-da-índia falecido na gaiola junto com os outros animais; basta mostrar o corpo dele para os seus companheiros e deixá-los cheirá-lo por um momento.
-
3Faça uma cerimônia em homenagem ao porquinho-da-índia. Isso pode ser feito de várias formas. O intuito da cerimônia é reconhecer a morte do bichinho, ao mesmo tempo celebrando a vida dele. Esses rituais podem ser eventos isolados ou uma atividade praticada de vez em quando para prestar homenagem ao porquinho. Você deve escolher algo que inspire paz de espírito. Algumas opções incluem:
- Fazer uma cerimônia de enterro.
- Compartilhar histórias divertidas sobre o seu bichinho de estimação com amigos e parentes.
- Olhar fotos antigas do seu porquinho-da-índia.
- Plantar uma flor ou árvore em homenagem ao animal.
-
4Esteja ciente de que é normal ficar triste. É perfeitamente saudável se sentir triste com a perda do seu querido bichinho. Aceite as emoções associadas à perda do porquinho-da-índia. Isso o ajudará a superar a dor mais facilmente. Esse processo é semelhante ao luto pela perda de um parente ou amigo.
- Procure o apoio de amigos, parentes ou grupos de indivíduos passando por uma situação semelhante. Evite indivíduos que não compreendam o seu sofrimento ou que não levem os seus sentimentos a sério.
- Aceite a sua tristeza e não pense que os seus sentimentos são "insignificantes" ou "sem fundamento".
Publicidade
Dicas
- Sempre leve o porquinho-da-índia ao veterinário caso suspeite que ele esteja doente ou machucado. A suspeita de que o animal está morrendo não é uma desculpa para deixar de levá-lo ao veterinário e privá-lo de atenção médica - tais cuidados podem tornar a vida do bichinho mais confortável.
Publicidade
Avisos
- Jamais adote um porquinho-da-índia antes de se familiarizar com as necessidade específicas do animal. Por exemplo, a dieta dos porquinhos-da-índia deve conter bastante vitamina C, pois eles não conseguem produzi-la. [10] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Referências
- ↑ http://animals.mom.me/signs-old-age-guinea-pigs-6221.html
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/general-pet-care/end-life-care
- ↑ http://www.guineapigtoday.com/2011/09/17/guinea-golden-years/
- ↑ http://animals.mom.me/signs-old-age-guinea-pigs-6221.html
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/general-pet-care/end-life-care
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/general-pet-care/end-life-care
- ↑ http://www.rspca.org.uk/adviceandwelfare/pets/rodents/guineapigs
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/general-pet-care/end-life-care
- ↑ https://www.aspca.org/pet-care/general-pet-care/end-life-care
Publicidade