Baixe em PDF
Baixe em PDF
A dança do robô é uma modalidade divertida e original que se popularizou graças a Michael Jackson nos anos 80. Apesar de ser algo retrô, você sempre pode fazê-la para impressionar os amigos na próxima festa anos 80 ou apenas porque quer se divertir na pista de dança para aproveitar o momento. Caso queira aprender rapidamente como fazer a dança do robô, basta seguir esses simples passos.
Passos
-
Escolha a música certa. A dança do robô deve ser feita com uma música de fundo, e aquelas com batidas bem distintas, como o electro-funk, são perfeitas para essa modalidade. No entanto, há outras músicas populares que não são necessariamente adequadas para essa dança, mas que já foram usadas com essa finalidade. Depois de ter escolhido a sua música, você pode deixá-la tocando enquanto aprende os passos básicos, para se acostumar a dançar ao ritmo escolhido. Faça o teste com uma destas ou escolha por conta própria:
- "Mr. Roboto" , Styx
- "Dancing Machine" , Jackson 5
- "Billie Jean" , Michael Jackson
- "Bounce" , Timbaland
- "Around the World" , Daft Punk
- "The Robots" , Kraftwerk
- "Still Alive" , Jonathan Coulton/GlaDOS
- "Robot Hell Song" , Bender & The Robot Devil
-
Faça a base. Treine elevar os ombros e, a seguir, abaixá-los abruptamente. Você fará uma versão mais sutil desse movimento elevando-os ou abaixando-os, ou levando-os de um lado para outro. É importante acostumar-se a sensação de fazer esses movimentos para além do posicionamento natural dos ombros — como se estivesse exagerando ao encolhê-los.
-
Saiba como parar e voltar. Para dominar esse truque, mova o corpo para uma direção, pare abruptamente e deslize-o para a posição desejada — também se diz para ficar estático e preparar o corpo rumo a uma nova pose. É aqui que abaixar os ombros terá grande utilidade. A seguir, mova-se em outra direção e repita o movimento: movimente-se, congele o corpo e deslize-o para uma nova direção. Feito isso, recomece.
- Pare e volte a se mover naturalmente, com a batida da música. Se ela for mais lenta, você fará essa sequência menos frequentemente.
-
Aprenda a ficar estático. Agora, pratique parar e voltar da mesma forma, mas mantendo a posição por mais tempo — dois ou três segundos, dependendo da batida da música. Você não deve "congelar" apenas o corpo, mas também a expressão em seu rosto.
-
Pratique a sua expressão robótica. O rosto do robô deve ficar vago e vazio — robôs não demonstram emoções. No entanto, você pode também tentar parecer um pouco enlouquecido ou perplexo, como se estivesse surpreso ou houvesse sido programado para se mover e dançar. Finja que você estava dormindo, e alguém subitamente o colocou na pista de dança. Apenas evite sorrir ou acenar para a multidão, ou isso arruinará o personagem.Publicidade
-
Levante os antebraços. Faça-o até deixá-los paralelos ao chão e perpendicular aos ombros. Mantenha os cotovelos próximos à lateral do corpo. Tal será o primeiro movimento quando a música se iniciar, sendo importante parecer perplexo, como se você houvesse acabado de acordar aos trancos. Pare abruptamente, à medida que "trava" os braços na posição desejada — você pode fazer o movimento com os ombros um pouco antes de parar.
-
Deslize os antebraços para a esquerda. Depois de parar por um ou dois segundos, comece novamente e leve os antebraços para a esquerda, ainda mantendo-os ao lado do corpo. O braço direito estará posicionado sobre o abdome e o esquerdo estará esticado para fora. Ao chegar nessa posição, pare novamente.
- Mantenha o rosto completamente inexpressivo enquanto faz os movimentos de dança. Se você estava olhando para uma direção em particular, é melhor que seja à frente ou para o lado. Isso impressionará ainda mais os espectadores.
-
Acompanhe os braços com os pés. Agora, volte-se ligeiramente para trás e mova-se para a frente, como se fosse uma máquina se ajustando para um novo movimento. A seguir, mova os pés de modo a apontá-los para a esquerda, na mesma direção que as mãos. Os pés devem se mover mecanicamente, nunca de forma fluída, como em passos de dança normais.
-
Traga a cabeça para a esquerda. Agora, ela deve vir para a esquerda para se encontrar com os braços e os pés. Faça esse movimento em qualquer momento quando desejar fazer ajustes no corpo. Em vez de fazê-la acompanhar o corpo naturalmente, espere um segundo para que a cabeça de robô "alcance" o movimento e prossiga. Manter-se voltado para frente enquanto o restante do corpo se move para o lado enfatiza a natureza mecânica e desconjuntada da dança.
-
Incline-se. A seguir, dobre-se à altura da cintura, mantendo as costas elevadas em um ângulo de 90°, com os braços apontados para a esquerda. Você pode deslizar os braços ligeiramente, trazendo-os para a sua frente em vez de mantê-los no lado esquerdo, como inicialmente. Agora, pare. Você pode praticar o ato de ficar estático nessa posição mantendo-a por mais tempo do que as outras. Também é possível mantê-la estática em maior duração sempre que a batida desacelerar.
-
Balance o braço robótico direito. Leve o braço direito, que está dobrado e eleve-o, esticando-o a seguir trazendo-o para baixo a fim de dobrá-lo novamente. Esse movimento deve parecer quebrado, não fluído. Repita-o três ou quatro vezes e continue a elevá-lo e dobrá-lo novamente.
-
Lentamente, endireite as costas. Depois de mover o braço robótico para baixo uma última vez, endireite as costas lentamente, olhando para a esquerda e, novamente, para frente. Continue com os antebraços dobrados em ângulos de 90° ao lado do corpo.
-
Abra os braços. Traga-os junto aos ombros para trás, levando o peito para a frente. Mantenha uma expressão ligeiramente mais alerta e surpresa, com esse movimento. Congele durante um ou dois segundos. Continue com a expressão perplexa enquanto passa para o movimento seguinte. A seguir, fique em pé e traga os braços para fora, um de cada vez, continuando a movê-lo de forma tão rígida quanto possível. Movimente-se ligeiramente para a esquerda, enquanto traz o antebraço para baixo e para cima no lado esquerdo, fazendo o mesmo no lado direito.
-
Balance o braço robótico esquerdo. Depois de ter dançado por algum tempo, repita o mesmo movimento do lado esquerdo. Apenas aponte os braços para a direita, acompanhe-os com os pés, dobre-se e, a seguir, eleve e abaixe-os três ou quatro vezes. Depois disso, lentamente volte a elevar-se.
-
Movimente-se. Você pode se mover em direções irregulares, continuando sempre movimentando os braços para cima e para baixo, parando e voltando, trancando o corpo em posições novas; também é possível manter os braços movendo-se em várias direções. Basta manter a movimentação até que a música acabe ou você esteja cansado — você pode até mesmo usar uma voz para agradecer os amigos pelo apoio em sua movimentação extraordinária.Publicidade
Dicas
- Observe como Michael Jackson faz a dança do robô nas músicas do Jackson 5, bem como em várias canções em sua carreira solo.
Publicidade
Referências
- Vídeos oferecidos por itsMRich .
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 39 602 vezes.
Publicidade