Baixe em PDF Baixe em PDF

O inchaço pode ocorrer como resultado de uma lesão, gravidez e outros problemas médicos. Se não for tratado, pode se tornar frustrante e até mesmo doloroso. Elevar a área inchada, beber bastante líquido e aplicar uma compressa gelada no local podem reduzir o incômodo. Leia para saber mais a respeito do assunto.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Tratamento do inchaço causado por lesão

Baixe em PDF
  1. Quer seu corpo esteja assim devido a uma lesão ou má circulação, é melhor relaxar. Se estiver com o pé inchado, tente não usá-lo de forma árdua por, pelo menos, alguns dias até que o inchaço diminua.
    • No caso de um pé lesionado, use muletas ou bengala para tirar a pressão do local machucado.
    • Se estiver com um braço inchado devido a uma lesão, utilize o outro braço para executar tarefas ou peça a ajuda de outra pessoa.
  2. Toda vez que estiver sentado ou deitado, escore com travesseiros e o deixe acima do nível do seu coração. [1] Isso impede que o sangue se acumule na área inchada e ajuda na circulação.
    • Use uma tipoia para manter seu braço elevado.
    • Se o inchaço for grave, comprometa-se a sentar e elevar a parte do corpo machucada por algumas horas.
  3. As altas temperaturas piorarão o inchaço, portanto procure baixar a temperatura do local lesionado. Evite aplicar gelo diretamente sobre a pele; envolva-o em uma toalha e aplique na área inchada. Faça isso durante 15 minutos a cada vez, várias vezes por dia. [2]
  4. Fármacos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) são medicamentos que diminuem a dor e o inchaço. Os mais comuns são acetaminofeno, ibuprofeno e naproxeno. Converse com seu médico sobre qual o melhor remédio para a sua situação.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratamento do inchaço de maneira geral

Baixe em PDF
  1. Embora seja necessário descansar a área inchada, abster-se de movimento por longos períodos reduz a circulação e, eventualmente, piora a condição. Levante-se e caminhe um pouco de vez em quando durante sua jornada de trabalho regular e inclua exercício de baixo impacto em sua rotina semanal. Essas atividades podem incluir yoga, natação e caminhadas.
    • Se você se sentar em uma mesa todos os dias, tente usar uma mesa mais alta para ficar de pé de vez em quando. Se essa não for uma opção, marque um horário para levantar-se e caminhar ao redor do escritório a cada hora.
    • Quando estiver sentado, mude de posição com frequência e mantenha os pés ligeiramente elevados, sempre que possível.
  2. Altos níveis dessa substância contribuem para o inchaço. Além disso, beba muita água para eliminar o sal de seu corpo. [3]
    • Para aumentar a propriedade de limpeza com a água, tente adicionar pepino e rodelas de limão — ambos são anti-inflamatórios naturais.
    • Sempre que possível, beba água ao invés de bebidas que contenham sódio. Mesmo bebidas adocicadas, como refrigerantes, geralmente têm altos níveis dessa substância.
  3. Roupas apertadas acima do local inchado podem restringir ainda mais o fluxo de sangue, o que piora a condição. Evite usar roupas justas (principalmente meias de náilon) e tente usar meias de compressão, próprias para a situação. [4]
  4. O inchaço pode agravar se você tiver uma deficiência desse mineral. Compre esses suplementos em uma farmácia e tome 250 mg por dia.
  5. As bolhas e o quinino dela podem ajudar a limitar o inchaço. Despeje a água tônica fria (ou morna, se tiver sensibilidade ao frio) em uma bacia e mergulhe a área inchada por 15 a 20 minutos uma vez por dia.
  6. Ele funciona como um anti-inflamatório natural quando dissolvido em água. Adicione duas colheres de sopa de sal Epsom puro à água quente do banho e deixe dissolver. Faça isso diariamente para melhores resultados.
  7. Esfregar a área lesionada reduz o inchaço e aumenta o fluxo sanguíneo. Faça isso por conta própria ou procure um massagista. Use óleo essencial de toranja para ajudar no processo. O foco do movimento é empurrar para cima, não para baixo, sobre a área inchada. [5]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Sabendo quando procurar atendimento médico

Baixe em PDF
  1. Se os métodos acima não reduzirem a lesão dentro de alguns dias, consulte um médico para determinar se um problema subjacente pode estar causando o inchaço.
    • Inchaço grave durante a gravidez pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, uma condição séria que causa aumento da pressão arterial juntamente com o inchaço. [6]
    • Certos medicamentos podem induzir o organismo a inchar. Alguns deles são: antidepressivos, tratamentos hormonais e remédios reguladores da pressão arterial. [7]
    • Insuficiência cardíaca, renal e hepática causam acúmulo de fluidos no corpo e levam ao inchaço. [8]
  2. O inchaço em conjunto com outros sintomas pode significar que você está enfrentando problemas de coração, rins ou fígado. Procure cuidados médicos se tiver qualquer um dos seguintes sintomas:
    • Dor no peito. [9]
    • Falta de ar.
    • Se estiver grávida e notar um aumento repentino no inchaço.
    • Febre.
    • Se tiver problemas cardíacos ou hepáticos e notar inchaço.
    • Se a parte do corpo inchada estiver quente ao toque.
    Publicidade

Dicas

  • Tente vários desses métodos ao mesmo tempo, pois podem ser particularmente benéficos quando combinados.
  • O excesso de peso pode contribuir significativamente para o inchaço. Se você estiver acima do peso e estiver com má circulação e inchaço, examine os meios de emagrecer um pouco e ficar mais saudável.
Publicidade

Avisos

  • Qualquer inchaço inexplicável no seu corpo sem motivo aparente deve ser examinado por um médico.
  • Se você tiver inchaço em qualquer lugar do rosto (boca, olhos etc.), procure ajuda médica imediatamente.
  • Se o inchaço for muito severo ou se você achar que está com uma fratura, procure um médico o mais rápido possível.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 147 747 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade