PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quando foi a última vez que deu uma boa chorada? Chorar nos faz sentir melhor imediatamente porque é o método que o corpo usa para liberar o estresse. Pode ser difícil lembrar como começar se faz meses ou anos que você não chora. Vá a um lugar tranquilo, concentre-se e permita-se sentir suas emoções profundamente - isso o ajudará a alcançar o estado mental necessário. Leia este artigo para aprender técnicas que farão suas lágrimas rolarem à vontade.

Método 1
Método 1 de 3:

Deixando as lágrimas rolarem

PDF download Baixe em PDF
  1. As pessoas que têm problemas em chorar preferem experimentar as próprias emoções sozinhas. Pode ser mais fácil se deixar levar pelos sentimentos sem ter medo do que os outros vão pensar. Certamente não há nada errado em chorar na frente dos outros, mas você pode achar mais relaxante fazer isso sozinho no começo.
    • Seu quarto pode ser uma boa opção, se for um lugar tranquilo e reservado.
    • Tente dirigir para algum lugar e chorar no carro se a sua casa for habitada por muitas pessoas. Sinta-se bem o suficiente para ir e voltar - dirigir chorando pode ser perigoso.
    • Também é possível chorar no banho - ninguém o ouvirá lá dentro.
    • Ir para a rua pode ajudar a liberar e processar as emoções. Procure um lugar sossegado no parque ou na praia.
  2. Muitas pessoas usam distrações para suprimir os próprios sentimentos. Essa técnica é tão eficaz que pode evitar o pranto por meses ou anos. Ao menor sinal de tristeza, você costuma ligar a TV e passar o resto da noite rindo de seu seriado favorito? Na próxima vez que se sentir abalado, resista ao impulso de ligar a TV e deixe-se levar pela melancolia. Esse é o primeiro passo para conseguir abrir o berreiro.
    • Existem muitas distrações diferentes. Talvez você fique no trabalho até tarde todos os dias, pode ser que você saia todas as noites para evitar a solidão ou que fique lendo artigos na internet até desmaiar de sono. Pense no que costuma fazer quando não quer sentir nada, pare e concentre-se em suas emoções.
  3. Em vez de deixar os pensamentos vagarem para algo menos importante, foque-se nas principais emoções pairando em sua mente. Concorde em pensar nelas livremente, não as afaste.
    • Pense de verdade no acontecimento que causou esses sentimentos. Pense em como gostaria que isso não tivesse acontecido, como sua vida era antes, como ela será daqui por diante. Deixe-se entender e sentir falta do que poderia ter sido.
    • Não importa qual emoção está causando a vontade de chorar, pense nela e deixe que ocupe um espaço grande em seu cérebro. Observe como isso o está afetando e que alívio seria se o problema pudesse simplesmente desaparecer.
  4. Está sentindo a garganta doer? Não engula o choro ou force-se a parar de pensar no que está acontecendo. Deixe as emoções dominarem você. Continue pensando no que gostaria que não tivesse acontecido. Quando as lágrimas surgirem, não resista.
    • Quando começar a chorar de verdade, provavelmente será difícil parar. Continue chorando, ponha tudo para fora - você saberá quando acabar.
    • O pranto dura em média seis minutos. [1]
  5. Quando acabar de chorar, observe como se sente. Você perceberá seu cérebro um pouco mais aliviado da emoção que estava incomodando, se você for como a maioria das pessoas. Talvez não se sinta super alegre logo em seguida, mas ficará mais calmo, menos ansioso e pronto para encarar os problemas. Apegue-se a essa sensação e adquira o hábito de chorar quando sentir vontade. Com prática ficará mais fácil.
    • De acordo com um estudo, 85% das mulheres dizem sentir alívio depois de chorar, enquanto 73% dos homens dizem o mesmo. [2]
    • Caso não se sinta melhor depois de chorar, pense no motivo. Pode ser difícil se libertar de anos de repressão para não chorar porque "isso é coisa de fracote". Tente lembrar que o pranto é completamente natural e saudável se sentir vergonha por ter chorado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sentindo-se à vontade para chorar

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguém o ensinou que chorar é uma fraqueza? Muitas pessoas foram ensinadas a esconder seus sentimentos durante a infância e têm problemas para expressá-los na fase adulta, mas chorar é parte fundamental da vida e contribui para a saúde mental. Choramos para expressar tristeza, dor, medo, alegria ou simples emotividade; essa é uma forma legítima e natural de se deixar sentir essas emoções.
    • Os homens têm mais problemas em externar seus sentimentos do que as mulheres por serem ensinados que devem escondê-los, mas chorar é tão natural para eles quanto é para elas, mesmo que o façam com menor frequência. Meninos e meninas choram igualmente até completarem 12 anos. [3] Quando chegam à idade adulta, os homens choram em média sete vezes por ano e as mulheres choram 47 vezes por ano. [4]
    • Chorar não é nenhum sinal de fraqueza. É uma expressão das emoções e não tem nada a ver com tomada de decisões. É possível ter atitudes corajosas, mesmo que se chore antes; na realidade, chorar pode ajudar a lidar com essas emoções e pensar com mais clareza sobre o que está por vir.
    • Ao contrário do que pode ter ouvido, chorar não é só coisa de bebês. As crianças choram com mais facilidade porque ainda não absorveram a ideia de que isso é errado, mas a necessidade de derrubar algumas lágrimas não desaparece depois que crescemos.
  2. O pranto é uma maneira que o corpo humano usa para liberar a tensão emocional. É uma função física natural, que resulta de um acúmulo de sentimentos que precisam sair de algum jeito. [5] Curiosamente, o ser humano é a única espécie que chora para se expressar e, na realidade, esse é um mecanismo de sobrevivência que nos ampara dos seguintes modos:
    • Liberando o estresse e diminuindo a pressão sanguínea. Ao longo do tempo, estresse em excesso e pressão arterial alta podem levar a doenças severas; chorar ajuda a reduzir esses problemas.
    • Removendo toxinas que se acumulam no corpo quando você se aborrece. Algumas substâncias químicas são criadas e acumuladas quando nos estressamos e chorar ajuda a expeli-las através das lágrimas - especialmente quando são emotivas, ao contrário das lágrimas que resultam de irritação. [6]
    • Melhorando o humor imediatamente. Não é só impressão - é um fato científico. Quando você chora, seus níveis de manganês diminuem - o acúmulo de manganês causa estresse e ansiedade, portanto chorar é um modo natural de aliviar as dores emocionais. [7]
  3. Agora que já conhece todos os benefícios de chorar, pense no que impede suas lágrimas de caírem. Se faz muito tempo desde que pôde chorar livremente, pode ser necessário fazer um esforço consciente para chegar ao ponto de liberar suas emoções através das lágrimas.
    • Você guarda sentimentos negativos sobre chorar? Caso sim, tente mudar seu ponto de vista e perceba que não há nada errado no pranto - chorar faz bem!
    • Você tem problemas para expressar outros sentimentos também? Permitir-se chorar será um bom começo. Conseguir processar emoções assim ajudará você a ser mais emotivo em geral.
    • Quando você suprime os sentimentos e se nega a chorar, eles não vão simplesmente embora - você fica aborrecido ou atordoado.
  4. Deixar que as lágrimas rolem é um jeito de se cuidar melhor; é um jeito de legitimar seus sentimentos em vez de negá-los e escondê-los. Quando choramos, permitimo-nos ser quem somos. Dar essa liberdade emocional para si mesmo causa um impacto positivo na saúde mental. [8]
    • Imagine-se como uma criança, caso expressar suas emoções seja difícil demais. Pense em como era livre para ser você mesmo naquela época, chorando quando sentia tristeza por ter que ir embora de um lugar muito legal, ou quando caía de bicicleta e ralava os joelhos. Os eventos que fazem você chorar como adulto são diferentes dos que faziam você se debulhar em lágrimas, mas ainda é possível se lembrar daquela liberdade emocional.
    • Como trata os outros quando eles choram? Pensar nisso pode ajudar. Você os manda parar, engolir o choro? Quando seu melhor amigo se sente sobrecarregado e começa a chorar, você provavelmente o abraça e o incentiva a pôr tudo para fora. Tratar-se com esse carinho em vez de se censurar pode ajudar a relaxar o suficiente para chorar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Usando elementos dramáticos para conseguir chorar

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse é um jeito garantido de deixar as lágrimas rolarem se estiver triste por causa de uma pessoa em particular, por sua família ou porque sua vida mudou muito. Olhe um álbum de fotos antigo ou procure-as online e permita-se ver cada uma delas, pelo tempo que quiser. Lembre-se dos bons momentos que passou com as pessoas das fotos, ou como gostava de um determinado lugar.
  2. Assistir um filme com uma trama triste a ponto de fazer chorar é catártico. Mesmo que os personagens estejam em uma situação totalmente diferente da sua, vê-los passar por situações tristes e chorar pode ajudar suas lágrimas a caírem. Quando começar a chorar assistindo um filme, deixe que seus pensamentos se dirijam à sua situação, para que você possa processar os sentimentos sobre sua própria vida. Eis uma lista com sugestões de filmes bem tristes:
    • Flores de Aço.
    • Stella Dallas, A Mãe Redentora.
    • Ondas do Destino.
    • Namorados para Sempre.
    • Rudy.
    • À Espera de um Milagre.
    • A Lista de Schindler.
    • Titanic.
    • O Menino do Pijama Listrado.
    • Meu Primeiro Amor.
    • Marley e Eu.
    • O Pianista.
    • A Culpa é das Estrelas.
  3. A música certa pode ser o gatilho ideal para ajudar as emoções a tomarem conta do seu cérebro. Um dos melhores jeitos de usar a música para chorar é escolher um álbum ou canção que costumava ouvir em uma época diferente, ou que lembre alguém que já partiu. Caso não haja uma música ou um artista em particular com esse tipo de conexão, dê uma olhada nessa lista de músicas tristíssimas:
    • "Vento no Litoral" – Legião Urbana.
    • "The Sound of Silence" – Simon and Garfunkel.
    • "O Astronauta de Mármore" – Nenhum de Nós.
    • "Hurt" - Johnny Cash.
    • "Tears in Heaven" - Eric Clapton.
    • "Yesterday" – The Beatles.
    • "Há Tempos" – Legião Urbana.
    • "What a Wonderful World" – Louis Armstrong
    • "Construção" – Chico Buarque
    • "How Could This Happen To Me" - Simple Plan
    • "I Know You Care" - Ellie Goulding
    • "Conqueror" - Estelle
  4. Ponha a caneta no papel e tente captar a essência de suas emoções. Você pode começar descrevendo a origem delas. Relate os detalhes de sua separação, ou os últimos meses da doença de seu pai, descreva como foi perder o emprego durante a crise. Vá além, escreva o impacto que isso causou em sua vida e os sentimentos que isso gerou. Escrever as memórias é um meio eficaz de se fazer chorar. [9]
  5. Ajuda muito conversar com alguém sobre o que o deixa triste, zangado ou sobrecarregado. Discuta seus sentimentos até que não reste nada para chorar.
    • Pense na possibilidade de conversar com um terapeuta se você sentir que vem tendo muita vontade de chorar ultimamente. O choro constante pode ser sinal de um problema sério, como um trauma não resolvido ou depressão.
    Publicidade

Dicas

  • Não há nada de errado em chorar, e isso não é sinal de fraqueza. Lágrimas são um sinal de força. Lembre-se: “Sofrer e chorar significa viver”.
  • Chorar não é fraqueza.
  • Não tenha vergonha de chorar, todo mundo chora.
  • Tenha uma garrafa d'água e muitos lenços de papel à mão, você vai precisar.
  • Caso precise chorar na escola, vá para um local reservado; vá para o banheiro (se não for hora do intervalo), para a biblioteca (se não tiver ninguém) ou até para o pátio.
  • Ligue para alguém com quem tem intimidade, como um amigo ou parente próximo e converse sobre o que está sentindo. Solte o verbo. Chorar não é fraqueza!
  • Se tiver tempo, faça algo para sentir-se feliz novamente depois do pranto.
  • Não mande alguém embora quando estiver chorando, deixe que a pessoa o ajude.
  • Saiba que amanhã será um novo dia e as pessoas esquecerão que você estava chorando.
  • Fale com as pessoas sobre seus sentimentos em vez de reprimi-los. Elas adorariam ajudar.
  • Caso chore na sala de aula ou no trabalho, você pode abaixar a cabeça, ou esconder o rosto atrás de um livro. Não faça barulhos, nem soluce. Tente não fungar, também. Tenha um lenço à mão e limpe cada lágrima rapidamente, antes de que elas saiam do olho. Você pode cobrir o olho que lacrimeja mais com o cabelo ou com a franja, caso os tenha.
  • Tenha algumas músicas tristes no celular e ouça-as quando estiver chorando.
  • Chore sozinho se ficar mais à vontade.
  • Não tenha medo de chorar. Não há nada de errado, mesmo!
  • Lembre-se de que se machucar não é um bom meio de aliviar a dor.
  • Conte seus pensamentos para um amigo íntimo. Não guarde as coisas para você.
  • Tenha um lenço, toalha ou qualquer coisa absorvente com você, para impedir que as lágrimas molhem a mesa.
Publicidade

Avisos

  • Não chore na frente das pessoas com quem está brigando. Chore com alguém em quem confia ou sozinho.
  • Use um rímel à prova de água se acha que pode acabar chorando em um encontro.
  • Você pode se meter em encrencas se escolher um lugar proibido para chorar na escola ou no trabalho.
Publicidade

Materiais necessários

  • Lenços.
  • Um amigo ou alguém em quem confia.
  • Água para limpar o rosto ou a maquiagem.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 275 864 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade