PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Pode haver muitos problemas e soluções se tratando de freios de bicicleta. Este artigo tentará abranger todos os problemas comuns em sistemas de freios do tipo pinça e só menciona brevemente o freio torpedo.

Método 1
Método 1 de 6:

Verificando as pinças

PDF download Baixe em PDF
  1. A primeira coisa que precisa saber é se as pastilhas de freio estão muito gastas para funcionarem corretamente. Deve haver pelo menos 8 mm de borracha (a pastilha de freio) entre a pinça e o pneu quando a pinça é acionada. Se as pastilhas estiverem gastas, terá que substituí-las. [1]
  2. Pressione os acionadores de freio e certifique-se de que os cabos se movem. Caso contrário, o cabo pode estar preso ou o engate pode estar solto.
  3. Se o cabo de freio se move próximo à alavanca de freio, mas não se move próximo à pinça, pode ser que o cabo esteja rompido dentro da sua cobertura plástica. Assim, ele terá que ser substituído por completo.
  4. Se apenas um lado se mexer, pode ver que apenas uma pastilha está sendo acionada, e isso não permitirá uma frenagem eficiente. Você pode precisar soltar os parafusos das pinças para tentar destravar o lado que está preso. Um bom lubrificante já pode resolver. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 6:

Trocando pastilhas de freio

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você souber a marca e o modelo da sua bicicleta, possivelmente não terá problemas em achar as pastilhas compatíveis numa loja especializada.
  2. [3] Na maioria das bicicletas, isso pode ser feito sem precisar remover as pinças do quadro da bicicleta.
  3. [4] Certifique-se de que a altura da pastilha fique próxima ao aro da roda. Se ficar muito pra baixo, a pastilha pode ser escapar do aro, causando uma situação perigosa, e se ficar muito alta, pode ficar raspando no pneu, o que também não é bom.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 6:

Fazendo a manutenção dos cabos

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando os freios não estiverem acionados, as pastilhas devem ficar a cerca de 8 mm do aro do pneu, e quando a alavanca de freio for acionada, devem entrar totalmente em contato com o aro já na metade do caminho que a alavanca percorre.
  2. Você pode borrifar um lubrificante em aerossol no local onde o cabo entra na sua cobertura plástica, próximo à alavanca de freio. [5] Vários tipos de óleo podem ser adquiridos em lojas de autopeças.
  3. Isso se faz removendo o engate na pinça ou na alavanca de freio, e puxando o cabo no sentido oposto. Se você remover o cabo, use um lubrificante aerossol (ou mesmo WD-40) para remover sujeira e detritos do cabo. Aplique uma leve camada de graxa de lítio ou óleo de máquinas ao cabo e reinstale se não estiver danificado.
  4. Passe a ponta solta do cabo pelo engate na extremidade que você removeu anteriormente e verifique a distância que a alavanca de freio pode ser pressionada antes de o freio encostar no pneu. Quando as pastilhas de freio estiverem cerca de 6 mm do pneu com a alavanca de freio solta, aperte o engate.
  5. Substitua somente o cabo, ou todo o conjunto do cabo se os passos acima não resolverem o problema do cabo não se mover ao acionar o freio. Compre um cabo do mesmo diâmetro, marca e comprimento que o original. Alinhar, cortar no mesmo tamanho e passar pelos engates são tarefas um pouco complicadas.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 6:

Fazendo a manutenção das alavancas de freio

PDF download Baixe em PDF
  1. Publicidade
Método 5
Método 5 de 6:

Fazendo a manutenção das pinças

PDF download Baixe em PDF
  1. Se um dos lados se movimenta mais que o outro quando acionada a alavanca de freio, você deverá se certificar de que os dois braços estão se movendo livremente e bem lubrificados. Aperte a mola do braço que está se movendo mais, dobrando com um alicate, tomando cuidado para não cortar ou quebrar a mola.
    Publicidade
Método 6
Método 6 de 6:

Freio torpedo

PDF download Baixe em PDF
  1. Os pedais só devem voltar ¼ de volta e o freio deve ser acionado. Isso tudo acontece dentro do eixo traseiro, e a manutenção não é recomendada para iniciantes.
  2. Geralmente é um braço de ferro chato encaixado no eixo traseiro oposto à correia, que é engatado ao quadro inferior. Veja se o engate está solto, permitindo que o braço gire com o eixo. Se estiver solto, encaixe novamente o braço virado para a frente da bicicleta.
    Publicidade

Dicas

  • Não compre uma pastilha de freio menor.
  • Se você não sabe como montar ou desmontar o mecanismo de freio, não tente. Peça ajuda a alguém que saiba.
  • Um mecanismo montado incorretamente pode deixar os freios constantemente raspando no pneu!
  • Sempre leia o manual do usuário.
  • Se nada der certo, leve até uma loja e pague por um serviço bem feito.
Publicidade

Avisos

  • Prenda bem as novas pastilhas para que elas funcionem com eficiência.
  • Ande devagar para testar os freios antes de acelerar!!!
Publicidade

Materiais Necessários

  • Novas pastilhas de freio;
  • Peças de reposição corretas;
  • Ferramentas básicas;
  • Óleo lubrificante.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 433 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade