Baixe em PDF
Baixe em PDF
Caso tenha seu próprio pomar ou tenha comprado muitas frutas frescas na feira, elas vão durar pouco tempo se você não fizer algo para preservá-las. Há três maneiras básicas de preservar frutas por mais tempo: congelando, fazendo conserva, ou secando. Cada método dá um gosto e textura diferente, então escolha o de sua preferência.
Passos
-
Escolha frutas maduras e saborosas. Não importa o tipo de fruta que você está usando, o gosto e textura vão resistir melhor se você usar frutas maduras. Descarte frutas maduras demais e danificadas, e deixe as que ainda não estão maduras de fora. [1] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
-
Processe a fruta de acordo com uma receita. Como cada tipo de fruta tem propriedades diferentes, é uma boa ideia seguir uma receita de conserva específica para a que você estiver usando. Por exemplo, se você quiser conservar maçãs, pode processá-las em um "molho" primeiro. Para pêssegos, você pode descascá-los e fatiá-los antes de fazer a conserva. Aqui está uma lista de técnicas usadas para processar diferentes tipos de frutas para conserva:
- Fazer conserva de maçãs fatiadas.
- Conservar molho de maçã.
- Fazer conserva de abacaxi.
- Conservar pêssegos.
- Fazer conserva de peras em pedaços.
- Conservar geleia de bagas; funciona para qualquer tipo de baga.
- Fazer conserva de geleia de frutas de caroço; funciona para damascos, ameixas e pêssegos.
-
Prepare seu equipamento de conserva. As frutas contêm muito ácido, o que age como um conservante natural e ajuda a fruta a durar por muito tempo depois da conserva. O método de fazer conserva que funciona melhor para frutas é com banho-maria. Isso envolve colocar a fruta em vidros higienizados e aquecer até certa temperatura para matar bactérias. Quando os vidros estiverem selados, a fruta em conserva pode durar muitos meses. Você vai precisar de:
- Fazedor de conserva com água fervente, ou uma panela grande e funda com tampa e um suporte para impedir que os vidros toquem no fundo;
- Vidros de conserva com tampas novas;
- Levantador de vidros.
-
Higienize os vidros de conserva. Lave-os na lava-louças ou à mão com água quente e detergente, enxaguando bem quando terminar. Mantenha os vidros quentes até usá-los deixando eles na lava-louças ou colocando-os em uma panela com água quente, mas não fervente.
- Manter os vidros quentes até usá-los previne que eles quebrem quando você colocar a fruta quente dentro. Se você colocar frutas quentes em um frasco frio, o vidro quebrará.
-
Prepare o banho-maria. Encha o fazedor de conserva com água até a metade e deixe ferver levemente. Caso você esteja usando uma panela, coloque o suporte dentro dela, encha de água até a metade e ferva levemente.
- Se não tiver um suporte feito para conserva, você pode usar um de resfriamento ou até mesmo fazer um amarrando a faixa dos vidros com barbante e colocando no fundo da panela.
- É essencial usar algum tipo de suporte para impedir que os frascos toquem no fundo da panela, pois isso pode fazer com que eles superaqueçam.
-
Encha os vidros com a fruta preparada. Um de cada vez, pegue um frasco da lava-louça ou panela em que está mantendo eles mornos e coloque-o na sua área de trabalho. Use um funil para encher o vidro com a fruta da receita que você preparou, limpe os resíduos que ficarem na borda do frasco usando um pano úmido, então coloque a tampa e prenda com uma faixa.
- Caso você esteja conservando algo como uma geleia, deixe 0,5 cm de espaço sobrando na parte de cima do vidro.
- Se estiver fazendo conserva de fruta cortada, deixe 1,5 cm de espaço sobrando.
-
Coloque os frascos no fazedor de conserva ou panela. Abaixe-os no suporte até que o recipiente atinja a capacidade máxima. A água deve ficar ao menos 2,5 cm acima dos vidros. Tampe o fazedor de conserva ou panela e confira se ficou bem no lugar.
-
Atinja uma fervura constante e comece a contar o tempo de processamento. A receita de conserva que você está usando dará o tempo certo pelo qual você deve ferver os frascos para aquecer adequadamente a fruta. Quanto maior sua altitude, maior o tempo de processamento. Confira a receita que está usando e adicione tempo de acordo:
- Caso sua altitude seja entre 30 e 90 cm, adicione 5 minutos.
- Se for entre 90 e 185 cm, adicione 10 minutos.
- Caso seja entre 185 e 245 cm, adicione 15 minutos.
- Se sua altitude for entre 245 e 305 cm, adicione 20 minutos.
-
Use o levantador para remover os vidros do recipiente. Coloque-os em uma toalha e deixe esfriar completamente. Deixe-os quietos por 12 a 24 horas para dar às tampas tempo para selar completamente.
-
Confira as tampas antes de guardar. Se elas tiverem sido bem processadas, as tampas estarão para dentro ao invés de para fora. Caso veja que elas estão para fora, sinal de que não foram seladas corretamente. É, portanto, necessário guardar o frasco na geladeira e comer a fruta em até uma semana. Vidros bem selados devem ser guardados em um lugar fresco e escuro. [2] X Fonte de pesquisaPublicidade
-
Escolha frutas maduras e saborosas. Não importa o tipo de fruta que você está usando, o gosto e textura vão resistir melhor se você usar frutas maduras. Descarte frutas maduras demais e danificadas, e deixe as que ainda não estão maduras de fora.
-
Remova a casca, as sementes e os caroços, quando for necessário. Caso esteja congelando uma fruta que tem pele ou casca, como maçã, pêssego, ameixa ou pera, é melhor removê-la antes de congelar. Se você deixar a casca, elas endurecerão no congelador e não terão uma textura atraente quando forem descongeladas. Os caroços e sementes também devem ser descartados. [3] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
- Para descascar maçãs, peras e outras frutas com casca resistente, use um descascador de vegetais ou corte a casca com uma faca comum. Remova as sementes usando uma ferramenta específica para cortar o meio da fruta ou faça isso com uma faca.
- Para descascar pêssegos, ameixas, nectarinas e outras frutas com uma casca fina, use o seguinte processo: corte um X na casca da parte de cima da fruta. Ferva uma panela grande com água. Deixe a fruta ali por 30 segundos, remova da panela e coloque-a em uma tigela com gelo para esfriar. Quando estiver fria o suficiente para manusear, puxe a casca com os dedos. Remova o caroço abrindo a fruta ao meio e puxando.
-
Corte a fruta em pedaços ou fatias. Use uma faca para cortá-la em fatias do mesmo tamanho para que fique mais fácil de guardar. Frutas congeladas inteiras podem congelar de forma desigual ou queimar com o gelo, então é melhor cortar primeiro.
- Pequenas frutas são exceções; não há necessidade de cortar mirtilos, framboesas, uvas ou morangos pequenos antes de congelar.
-
Coloque a fruta em uma assadeira. Espalhe-a em uma camada uniforme para que os pedaços não fiquem se tocando. Isso prevenirá que elas fiquem grudadas quando congelarem.
-
Congele por uma hora. A fruta estará pronta para ser tirada do congelador quando estiver um pouco congelada; ela não precisa estar completamente congelada.
-
Coloque a fruta em sacos congeláveis e guarde-os no congelador. Junte toda a fruta parcialmente congelada em um saco ou pote que pode ser congelado. Coloque uma etiqueta e guarde-o no congelador até ser a hora de usar.
- Colocar uma etiqueta ajudará você a lembrar que tipo de fruta é aquele.
- A maioria das frutas congeladas dura de 6 a 9 meses.
Publicidade
-
Escolha frutas maduras e saborosas. Não importa o tipo de fruta que você está usando, o gosto e textura vão resistir melhor se você usar frutas maduras. Descarte frutas maduras demais e danificadas, e deixe as que ainda não estão maduras de fora.
-
Remova a casca, sementes e caroços se for necessário. Frutas secas normalmente ainda têm a casca ou pele intactas, mas você pode removê-las se não gostar. Independentemente do que você fizer com a casca, o caroço e as sementes devem ser removidos.
- Para descascar maçãs, peras e outras frutas com casca resistente, use um descascador de vegetais ou corte a casca com uma faca comum. Remova as sementes usando uma ferramenta específica para cortar o meio da fruta ou faça isso com uma faca.
- Para descascar pêssegos, ameixas, nectarinas e outras frutas com uma casca fina, faça o seguinte processo: corte um X na casca da parte de cima da fruta. Ferva uma panela grande com água. Deixe a fruta ali por 30 segundos, remova da panela e coloque-a em uma tigela com gelo para esfriar. Quando estiver fria o suficiente para manusear, puxe a casca com os dedos. Remova o caroço abrindo a fruta no meio e puxando.
-
Corte a fruta em pedaços ou fatias. Use uma faca para cortá-la em fatias do mesmo tamanho para que fique mais fácil de guardar. Frutas secadas inteiras podem secar de forma desigual ou demorar séculos para secar completamente, então é melhor cortá-las primeiro.
- Pequenas frutas são exceções; não há necessidade de cortar mirtilos, framboesas, uvas ou morangos pequenos antes de secar.
-
Preaqueça o forno na temperatura mais baixa. É melhor secar frutas em uma temperatura de 90 °C ou mais baixa. Se você usar uma temperatura mais alta, a fruta pode acabar assando ao invés de secar.
- Caso você tenha um desidratador, use-o de acordo com as instruções do fabricante.
-
Coloque a fruta em uma assadeira. Espalhe-a em uma camada uniforme para demorar menos tempo para secar completamente. Use uma assadeira antiaderente para evitar que a fruta grude. [4] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
-
Coloque a fruta no forno até que seque. O tempo que demora para secar depende do tipo de fruta que você está usando, o quão quente seu forno está, e outros fatores. Pode demorar de 8 horas a 2 dias para secar completamente a fruta. [5] X Fonte Confiável National Center for Home Food Preservation Ir à fonte
- Teste a fruta de tempo em tempo para ver se está pronta. Quando estiver completamente seca, ela deve ter uma textura um pouco emborrachada e sem umidade.
-
7Guarde a fruta seca. Coloque-a em um pote ou saco hermético e guarde-a em um lugar fresco e escuro. Frutas secas duram vários meses.Publicidade
Dicas
- Descarte tampas enferrujadas ou tortas.
- Use tampas novas todas as vezes para garantir que elas selem uniformemente.
- Use vidros próprios para conserva.
- Pinças ou pegadores de massa são úteis para manusear frascos quentes.
- Mantenha todos os materiais e equipamentos à mão para que o processo seja feito o mais rapidamente e eficientemente possível.
- Um funil facilita o trabalho de encher os vidros e faz menos sujeira.
- Mantenha suas mãos, área de trabalho e equipamentos o mais limpos possível.
- Fazer conserva de peras e maçãs torna o processo de fazer uma torta mais fácil e rápido.
- Para recomendações e receitas, pesquise no Google.
- Não importa o método que você está usando, tente mergulhar a fruta em suco de limão ou ácido ascórbico para manter a cor de fruta fresca.
Publicidade
Avisos
- Descarte qualquer frasco que tenha mofo, aparência estranha, ou odores quando você abri-lo.
- Métodos de conserva impróprios ou insalubres são muito perigosos.
- Orientações sobre conservas são atualizadas conforme se aprende mais sobre segurança alimentícia e, em alguns casos, porque as comidas estão sendo cultivadas de forma diferente. Tomates, por exemplo, tendem a ter menos ácido do que costumavam ter.
- Métodos de banho-maria são apropriados para a maioria das frutas ácidas. Para comidas menos ácidas como grãos ou vegetais, geralmente é necessário usar uma panela de pressão. Consulte um guia especializado ou receitas recentes para saber mais detalhes.
- Procure um guia especializado ou receitas atuais criadas por profissionais para o tempo de cozimento correto para suas frutas e tamanho dos vidros. Caso você tenha uma receita antiga da vovó, use os ingredientes, mas mude o tempo de processamento.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 16 249 vezes.
Publicidade