Baixe em PDF
Baixe em PDF
Também conhecidas como pepitas, as sementes de abóbora são encontradas no interior de diversas plantas cucurbitáceas. Normalmente, as sementes são verdes e achatadas e ficam dentro de um envoltório branco ou amarelo. Elas são uma ótima adição a qualquer dieta saudável, uma vez que são ricas em magnésio, manganês, fósforo, ferro, cobre, proteína e zinco. Embora o envoltório das sementes também seja comestível, as pessoas costumam achá-lo duro demais. Para tirar as sementes da casca, quebre-as e fervente-as, ou simplesmente descasque-as uma a uma com as mãos.
Passos
-
Tire as sementes de dentro da abóbora. Para comer sementes frescas, compre uma abóbora no mercado e tire as sementes de dentro dela. Para começar, corte cuidadosamente um círculo no tampo da abóbora, ao redor do cabinho. Em seguida, remova a parte cortada.
- Com as mãos ou com a ajuda de uma colher, remova toda a parte de dentro da abóbora.
- Além das sementes, você também vai raspar uma polpa laranja que deve ser removida na lavagem mais para a frente. Por enquanto, junte as sementes e a polpa em uma vasilha.
-
Limpe as sementes. Após raspar toda a parte de dentro da abóbora, limpe as sementes até tirar todo o suco e a polpa. Coloque-as em um escorredor e lave-as em água fresca na pia da cozinha até a polpa sair quase toda.
- Tudo bem se ficar um pouquinho de polpa nas sementes. Ela pode ser bem difícil de tirar. Ainda assim, você deve se esforçar para remover o máximo possível, principalmente se quiser torrar as sementes. O excesso de polpa pode acabar queimando no forno. [1] X Fonte de pesquisa
-
Passe um rolo de macarrão sobre as sementes. Agora é hora de começar a tirar a casca protetora das sementes. A casquinha não é tóxica, logo, você até pode deixá-la, se preferir. Porém, a maioria das pessoas prefere comer apenas as sementes macias. Para começar a remover a casca, espalhe as sementes em uma superfície dura, como uma bancada ou uma tábua de corte. [2] X Fonte de pesquisa
- Distribua as sementes uniformemente, evitando deixá-las amontoadas.
- Pegue um rolo de macarrão e passe-o delicadamente sobre as sementes, fazendo apenas um pouco de força para rachar as cascas.
- Tome cuidado para não fazer força demais. Do contrário, você pode acabar danificando as sementes. Aplique pressão o suficiente apenas para quebrar superficialmente as casquinhas.
-
Fervente as sementes por aproximadamente cinco minutos. Ferva uma panela de água grande o bastante para acomodar todas as sementes. Em seguida, jogue as sementes na água. A fervura vai fazer com que as cascas se soltem das sementes. [3] X Fonte de pesquisa
- Fique de olho nas sementes e tire-as do fogo depois que a maior parte das cascas já estiver solta. As casquinhas vão ficar boiando na água ou acumuladas no fundo da panela.
- Esse processo costuma levar por volta de cinco minutos, mas pode ser mais rápido ou mais demorado dependendo da quantidade de sementes. Um punhado de sementes deve levar apenas uns dois minutinhos para perder as cascas, ao passo que uma porção maior pode precisar quase dez minutos no fogo.
-
Tire as sementes do fogo e deixe esfriar. Depois que as cascas tiverem saído, tire as sementes do fogo. Escorra-as em uma peneira ou um escorredor e deixe-as secando.
- Coloque as sementes para secar em uma bandeja ou em uma bancada coberta com papel-toalha para absorver a água.
- Caso ainda haja pedacinhos de casca grudados nas sementes, arranque-os com as mãos depois que as sementes estiverem secas. Antes, porém, não se esqueça de lavar as mãos.
Publicidade
-
Tire as sementes da abóbora e lave-as. Caso tenha optado por sementes frescas, você primeiro vai precisar removê-las de dentro da abóbora. Corte um círculo no tampo da abóbora e remova a parte cortada puxando-a pelo cabinho. Em seguida, raspe a polpa e as sementes com as mãos. Para lavar as sementes, coloque-as em um escorredor sob água corrente fria.
- Tire o máximo da polpa que conseguir, principalmente se for assar as sementes. Do contrário, a polpa pode queimar no forno.
- Coloque as sementes em uma superfície plana e enxugue-as com papel-toalha. Caso elas continuem úmidas, espere um pouquinho antes de descascá-las.
- Caso prefira as sementes cozidas, asse-as antes de descascá-las.
-
Pegue uma semente e dobre-a delicadamente até ela rachar. Caso queira apenas saborear as sementes puras em vez de preparar uma receita superelaborada, descasque-as conforme for comendo. Para começar, pegue uma semente e dobre-a de leve. [4] X Fonte de pesquisa
- Para dobrar a semente, segure metade entre o dedão e o indicador. Pegue a outra ponta com o dedão e o indicador da sua mão livre.
- Dobre a semente ao meio até a casca rachar. Isso não costuma requerer muito esforço. As cascas das sementes de abóbora não são tão duras assim.
-
Remova a casca. Depois que a casca tiver rachado, solte-a da semente com os dedos. Enfie o dedão na rachadura e puxe a casca para cima até parti-la ao meio. Arranque uma das metades, seguida pela outra. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso a semente ainda tenha pedacinhos da casca grudados, lave-a em água corrente para soltá-los.
Publicidade
-
Saboreie as sementes cruas como um lanchinho. As sementes de abóbora cruas são superpopulares, além de nutritivas. Afinal, elas são ricas em fibras, magnésio, cobre, selênio e zinco. As sementes também são uma excelente fonte de proteína, de forma que são um ótimo lanchinho para veganos e vegetarianos. [6] X Fonte de pesquisa [7] X Fonte de pesquisa
- Normalmente, as pessoas não têm dificuldade para comer sementes de abóbora, principalmente se elas estiverem sem as cascas. No entanto, caso fiquem alguns pedacinhos da casca para trás, você pode acabar tendo uma leve dor de estômago.
- Remova bem os pedaços da casca se for servir as sementes para as crianças. Do contrário, elas podem acabar engasgando.
-
Frite as sementes de abóbora. Existem diversas formas de preparar sementes de abóbora, incluindo fritá-las em azeite de oliva. Despeje um pouco de azeite em uma frigideira. Use o suficiente para cobrir todo o fundo. A quantidade exata, porém, vai depender de quantas sementes você quer fritar. [8] X Fonte de pesquisa
- Esquente o azeite por alguns minutos e adicione as sementes. Frite-as até elas começarem a estourar.
- Em seguida, adicione uma colher de sopa de açúcar refinado. Frite as sementes até elas estourarem outra vez e tire-as do fogo. Deixe esfriar e aproveite!
-
Asse as sementes de abóbora. As sementes de abóbora podem ser assadas no forno preaquecido a 190 ºC. Para isso, espalhe-as em uma assadeira. [9] X Fonte de pesquisa
- Caso prefira as sementes puras, leve-as ao forno sem nada. Algumas pessoas, porém, gostam de temperá-las com curry, chipotle em flocos ou pimenta caiena. Para adoçar as sementes, você pode usar cravo, canela ou noz-moscada.
- Asse as sementes por mais ou menos 20 minutos, ou até elas ficarem douradinhas.
-
Pronto!Publicidade
Dicas
- A maioria dos métodos acima pode ser usada para preparar sementes de outras plantas cucurbitáceas.
Publicidade
Avisos
- Mantenha os braços e as mãos longe da água fervente quando for escorrer as sementes para não se queimar.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.food.com/how-to/roast-pumpkin-seeds-13
- ↑ http://edibletapestry.com/pepita-how-to-roast-shell-pumpkin-seeds/
- ↑ http://edibletapestry.com/pepita-how-to-roast-shell-pumpkin-seeds/
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=6B34CX_zWn0
- ↑ https://www.youtube.com/watch?v=6B34CX_zWn0
- ↑ http://www.medicalnewstoday.com/articles/303864.php
- ↑ http://www.newhealthadvisor.com/How-to-Eat-Pumpkin-Seeds.html
- ↑ http://www.newhealthadvisor.com/How-to-Eat-Pumpkin-Seeds.html
- ↑ http://www.newhealthadvisor.com/How-to-Eat-Pumpkin-Seeds.html
Publicidade