PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O tempo é um conceito muito complexo e abstrato, principalmente para uma criança de três a quatro anos de idade. Entretanto, existem algumas maneiras de tornar o aprendizado dos dias da semana mais agradável e divertido, tanto para a criança quanto para os pais.

Método 1
Método 1 de 3:

Apresentando os dias da semana

PDF download Baixe em PDF
  1. Comece explicando que sempre que ele acorda é o começo de um dia.
  2. São eles: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo. Fale que dia é hoje!
    • Escreva os dias da semana em folhas diferentes (ou cartões) e peça à criança para que os ordene corretamente. Use uma mesa ou pendure as folhas na parede.
  3. A semana começa no domingo e acaba no sábado. Quando uma acaba, outra começa logo em seguida.
  4. Embora o conceito seja difícil para uma criança, siga as Dicas para tentar:
    • Ontem: foi o dia que veio antes do hoje. Diga o nome do dia de ontem e associe-o com algo que a criança fez.
    • Hoje: é o dia em que estamos. Depois de dizer isso, faça uma exposição das atividades que ocorrerão hoje.
    • Amanhã: é o dia que virá depois de hoje. Diga o nome do dia de amanhã e enfatize todas as atividades que acontecerão ao longo dele.
  5. Comece falando que segunda-feira, terça-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira são os dias em que as crianças vão para a escola e os pais vão para o trabalho. Por essa razão eles recebem o nome de dias úteis.
    • Conclua explicando que sábado e domingo são os dias que formam o fim de semana. Nesses dias as crianças não vão para a escola nem os pais para o trabalho. O fim de semana deve ser utilizado para descansar e se divertir.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando calendários e compromissos

PDF download Baixe em PDF
  1. Ensine que cada linha corresponde a uma semana. Aponte cada dia e use um código de cores para tornar mais fácil distingui-los. Por exemplo: vermelho para o domingo, verde para a segunda, amarelo para a terça, etc.
  2. Ela pode acabar percebendo que os dias são diferentes uns dos outros devido ao que acontece em cada um deles. Ficará muito mais fácil para ela se lembrar que dia é, se conseguir associar um evento a ele.
    • Por exemplo, segunda poderia ser o dia do futebol; quarta, o da batata frita no jantar; domingo, dia de visitar a vovó.
  3. Escolha eventos que sejam importantes para a vida da criança.
    • Por exemplo, pergunte a ela: “Quantos dias estão faltando para a festa do seu coleguinha que acontecerá no sábado?”.
    • Uma outra boa opção é utilizar o aniversário dela mesma, com semanas de antecedência. Nesse caso, a pergunta poderia ser: “Quantas segundas-feiras faltam para o seu aniversário?”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aprendendo e se divertindo

PDF download Baixe em PDF
  1. Entre as mais modernas, tem a “Dias da Semana” do Patati e Patatá. Contudo, existem canções tradicionais, como a homônima: “Dias da Semana”, a “Sete Dias a Semana Tem”, a “Hoje É”, a “Dia de Sol” e a “Dia de Chuva”. Procure por essas e outras letras em blogs e sites dedicados à educação infantil. Se preferir, pegue uma música popular e crie uma paródia usando os dias da semana.
    • Cantar ajuda no processo de memorização, pois o cérebro utiliza o padrão musical para criar sinapses mais fortes. Além disso, uma música pode ser cantada, ou cantarolada, em praticamente qualquer lugar, dando à criança a oportunidade de ficar mais tempo em contato com o conteúdo ensinado.
    • Pesquisas afirmam que cantar libera o hormônio do prazer (endorfina) e, por forçar a criança a se concentrar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, fortalece o desenvolvimento do cérebro e da memória.
    • Ou seja, cantar deixa a criança mais feliz e mais inteligente! Por isso, aproveita a música para ensiná-la os dias da semana. Aproveitem para cantar e praticar o aprendizado no carro, a caminho da escola ou durante um passeio.
  2. Antes, mostre um calendário comum e peça a ela que repita os dias da semana junto com você. Depois, em uma folha em branco, construam juntos um novo calendário.
    • Com o novo calendário em mãos, diga a ela para citar o que acontece em cada dia da semana. Por exemplo: “Segunda, quarta e sexta eu vou para a escolinha. Domingo, eu vou à casa da vovó”. Ajude-a a recortar fotos de revistas (ou use adesivos apropriados) que possam representar o que acontece nos dias da semana, tornando mais fácil para que ela os memorize.
    • As segundas, as quartas e as sextas-feiras, por exemplo, podem ser representadas pela foto de uma escola ou de uma van escolar. Assim, as terças e as quintas-feiras teriam um adesivo do Bob Esponja para mostrar que a criança fica em casa assistindo aos desenhos na TV. O dia de sábado seria marcado por um supermercado, e o domingo por uma igreja.
  3. Um projeto muito divertido é o da minhoca dos dias da semana. Para começar, a criança fará oito círculos.
    • O primeiro deles será a cabeça da minhoca, que tem uma boca, um nariz e óculos. Deixe a criança soltar a imaginação e acrescentar qualquer outra característica que venha a imaginar.
    • Cada um dos outros círculos representará um dia da semana. A criança também deve ter liberdade criativa para adicionar desenhos relacionados aos dias, por exemplo: dias de escola, dias de brincar com a família, etc.
  4. Tente encontrar livros infantis que abordem o assunto dos dias da semana. Se o seu filho já souber ler, peça-o para lê-lo e explicar o que querem dizer a figuras para você.
  5. A criança pode cantar os dias da semana enquanto brinca. Veja uma boa musiquinha para cantar:
    • “S de segunda-feira, dê uma rodadinha; t de terça-feira, ponha a mão no chão; q de quarta-feira, pule em um pé só; q de quinta-feira, pule sem parar; s de sexta-feira, bata uma palminha; s de sábado, é hora de brincar; d de domingo, pule bem alto e comece tudo de novo”.
    • Com a mesma música, ela pode brincar de amarelinha. Basta desenhar sete quadrados no chão e escrever os dias da semana dentro deles.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 73 580 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade