PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ao sentar para estudar, como você transfere a enorme quantidade de informações dos livros e anotações para um ponto confiável de sua mente? É necessário desenvolver um bom hábito de estudo e muitos esforços conscientes de mudar seus métodos, mas isso se tornará natural após um tempo e estudar será muito mais fácil.

Parte 1
Parte 1 de 4:

Preparando-se para estudar

PDF download Baixe em PDF
  1. Monte uma agenda semanal e devote determinadas quantidades de tempo por dia para estudar. Essas quantidades dependerão do fato de você estar no ensino médio ou na faculdade, além do campo do estudo. Atenha-se à agenda e seja realista. Não se esqueça de agendar tudo, desde as refeições, o tempo para se arrumar, a comutação e até o os horários das aulas. [1]
    • É necessário encontrar um equilíbrio entre os estudos, o trabalho e as atividades extracurriculares. Caso esteja com dificuldade nas aulas, talvez seja necessário desistir de um emprego que você tem após o horário das aulas ou alguma atividade extracurricular até o fim do semestre. É necessário priorizar seu tempo, então lembre-se de que sua educação é a coisa mais importante para você. [2]
    • Caso esteja na faculdade, baseie os horários de seu estudo de acordo com a dificuldade da matéria e a carga horária dela. Por exemplo, caso você tenha uma aula de física de três horas que seja muito difícil, estude nove horas por semana (3 horas x 3 pela dificuldade). Caso tenha uma aula de literatura de três horas que não seja tão difícil, estude seis horas por semana (3 horas x 2 pela dificuldade). [3]
  2. Alguns conceitos ou matérias serão absorvidos naturalmente, então é possível estudá-los mais rapidamente. Algumas outras coisas podem demorar um pouco mais, então separe o tempo necessário e estude em um ritmo com o qual esteja confortável.
    • Estudar em intervalos de 20 minutos ajudará você a reter informações com mais facilidade.
    • Caso estude mais lentamente, lembre-se de que você precisará de mais tempo.
  3. É necessário dormir o suficiente , então separe o tempo necessário para isso em sua agenda. Dormir o suficiente diariamente fará com que você aproveite melhor seu tempo de estudos. Isso é ainda mais importante com a aproximação das provas, pois estudos demonstram que o sono impacta os resultados das avaliações por melhorar sua memória e atenção. [4] Virar a noite estudando pode parecer uma ótima ideia, mas não caia nessa armadilha. Caso você estude no decorrer de várias semanas, não será necessário fazer isso e dormir bem o ajudará na prova. [5]
    • Caso acabe dormindo pouco apesar de seus esforços, tire uma pequena soneca antes de estudar. Limite a soneca em cerca de 15-30 minutos e, após acordar, faça algumas atividades físicas (como faria durante um intervalo) antes de começar.
  4. Caso esteja com a cabeça cheia, separe um momento para escrever algumas anotações sobre o que está pensando e sobre como se sente antes de começar a estudar. Isso o ajudará a esvaziar a mente e a focar seus pensamentos no trabalho.
  5. Evite utilizar dispositivos eletrônicos conectados às redes sociais e à Internet. Silencie o celular ou guarde-o na mochila para que ele não o distraia em caso de ligações ou mensagens. Se puder, não abra o laptop ou conecte-o à Internet.
    • Caso você se distraia facilmente com sites de redes sociais, baixe alguns aplicativos que bloqueiam essas páginas temporariamente em seu computador. Quando terminar de estudar, desbloqueie o acesso dos sites. [6]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 4:

Montando um espaço de estudos

PDF download Baixe em PDF
  1. e estabeleça seu controle sobre ele. Você deve se sentir confortável para aproveitar melhor os estudos. Caso odeie se sentar em uma mesa na biblioteca, encontre um local mais agradável, como um sofá ou um puff em seu quarto. Experimente estudar em roupas confortáveis, como as de moletom. [7] O local onde você estuda deve ser livre de distrações e relativamente quieto. [8]
    • Não escolha um local confortável o suficiente para que você durma. A ideia é estar confortável e não tirar uma soneca, por isso uma cama não é um bom local para se estudar.
    • O tráfego da rua e as conversas baixas das bibliotecas são ruídos leves, mas irmãos pequenos o interrompendo e música no quarto ao lado não são. Escolha um local longe de pessoas que possam distraí-lo.
  2. Algumas pessoas preferem o silêncio para estudar, enquanto outras preferem ouvir músicas, pois isso as acalma e motiva. Caso queira ouvir música, opte por canções exclusivamente instrumentais como música clássica, trilhas sonoras, etc. [9]
    • Caso você não se distraia, ouça músicas com palavras. Evite qualquer coisa que possa distraí-lo dos estudos. Talvez você consiga ouvir rock, mas não pop, por exemplo. Descubra o que funciona com você.
    • Mantenha a música em um volume moderado, pois sons altos podem distraí-lo.
    • Não ouça rádio, pois os comerciais e a voz do radialista podem tirar seu foco dos estudos. [10]
  3. Sons naturais como os de cachoeiras, chuvas e trovões podem servir de ruídos brancos que o ajudam a focar e bloquear outros sons. Existem muitos locais para se encontrar esses tipos de sons, incluindo o Youtube. [11]
  4. Mantê-la ligada durante os estudos normalmente é uma má ideia, pois ela pode distraí-lo e fazer com que você se concentre mais na programação do que no livro. Além disso, as vozes acabam ativando o centro de linguagem do cérebro, o que o distrai ainda mais. [12]
  5. Opte por alimentos energéticos, como frutas, ou que o façam se sentir cheio, como vegetais e nozes. Caso precise de algo doce, coma um chocolate meio amargo. Beba água para se manter hidratado e chá caso precise se manter acordado.
    • Evite alimentos com valores altos de açúcares e carboidratos, como miojos, salgadinhos e doces. Não beba energéticos e nem refrigerantes ricos em açúcar, pois eles farão com que você perca energia. Caso opte pelo café, não adoce-o muito. [13]
    • Prepare seus lanches ao começar a sessão de estudos para não ficar com fome durante ela.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 4:

Utilizando técnicas eficazes de estudo

PDF download Baixe em PDF
  1. Esse método de estudo envolve a leitura ativa para compreender e começar a memorizar o material. Você será capaz de pré-visualizar o material e ler ativamente para estar mais preparado ao ler um capítulo ou artigo.
    • Comece folheando o capítulo a ser estudado procurando tabelas, imagens, cabeçalhos e palavras destacadas.
    • Em seguida, questione , transformando cada cabeçalho em uma pergunta.
    • Leia o capítulo enquanto tenta responder as perguntas dos cabeçalhos.
    • Recite as respostas e quaisquer informações que se lembrar do capítulo verbalmente.
    • Revise o capítulo para se certificar de que incluiu todas as ideias principais. Em seguida, pense na importância disso.
  2. Ao começar a estudar um novo capítulo, utilize o método americano conhecido como THIEVES para dar mais significado as informações e facilitar o aprendizado da matéria.
    • Comece com o título . O que ele pode informá-lo sobre a seleção/artigo/capítulo? O que você já sabe sobre o assunto? O que você deveria pensar enquanto lê o texto? Isso o ajudará a organizar a leitura.
    • Siga para a introdução . O que ela diz sobre o texto?
    • Analise os títulos e subtítulos . O que esses itens dizem sobre o que você lerá? Transforme cada título e subtítulo em uma pergunta para guiar a leitura.
    • Leia a primeira sentença de cada parágrafo . Essas frases normalmente são tópicas e o ajudam a entender sobre o que o parágrafo falará.
    • Confira as imagens e o vocabulário . Isso inclui tabelas, gráficos, planilhas. Além disso, fique de olho em palavras negritadas, em itálico, sublinhadas, em outra cor, etc.
    • Leia as perguntas do fim dos capítulos . Quais conceitos você deve ter aprendido após a leitura do capítulo? Mantenha essas questões em mente ao ler.
    • Confira o índice do capítulo antes de lê-lo para ter uma boa ideia do que ele tratará. [14]
  3. Utilize uma caneta marca-texto ou sublinhe os pontos mais importantes do texto para que possa localizá-los mais rapidamente ao revisar o material. [15] Não destaque muita coisa, pois isso é contra produtivo. Ao invés disso, destaque apenas as frases e palavras mais importantes. [16] Fazer anotações à lápis na margem da página também o ajuda a memorizar pontos importantes.
    • Você também pode ler apenas essas porções para revisar rapidamente o material estudado enquanto ele ainda está fresco em sua memória e fixá-lo melhor.
    • Caso o livro pertença a escola, utilize post-its nas páginas. Faça suas anotações neles e cole-os ao lado dos parágrafos.
    • Revise o texto periodicamente desse modo para manter os principais pontos já aprendidos frescos na memória caso precise memorizar muita coisa por um longo período, como ao estudar para uma prova de fim de semestre, uma avaliação oral ou para conseguir um emprego.
  4. Desse modo você é capaz de pensar sem utilizar a linguagem do livro. Incorpore os resumos em suas anotações, se houver uma conexão. Organize o resumo por ideias principais e inclua apenas os pontos mais importantes. [17]
    • Caso tenha privacidade suficiente, leia o resumo em voz alta para envolver mais sentidos. Caso você seja um aprendiz aural ou aprenda melhor verbalizando, esse método pode ajudá-lo.
    • Caso tenha dificuldade em resumir o material de modo que entre em sua cabeça, tente ensiná-lo para outra pessoa. Finja estar ensinando-o para alguém que não entende nada do assunto ou crie um artigo do wikiHow sobre ele! Por exemplo, o artigo Como memorizar os territórios e províncias canadenses foi escrito por um aluno americano da oitava série como um guia para seus próprios estudos.
    • Utilize cores diferentes nos resumos. O cérebro lembra informações mais facilmente quando elas são associadas a cores.
  5. . Escreva uma pergunta, um termo ou um conceito em um dos lados do cartão e a resposta do outro. Esses itens podem ser convenientes para sessões rápidas de estudo, como no ponto de ônibus, no intervalo das aulas, etc. [18]
    • Você também pode baixar softwares para cortar o custo e o espaço dos cartões. Outra opção é utilizar um pedaço de papel comum dobrado (verticalmente) ao meio. Coloque as perguntas no lado visível do papel dobrado; desdobre-o e confira as respostas dentro. Faça as perguntas para si mesmo até acertar todas as respostas. Lembre-se: "A repetição é a mãe da habilidade."
    • Você também pode transformar suas anotações em cartões para utilizar o sistema Cornell , que envolve o agrupamento das anotações por palavras-chave para que você se teste mais tarde tentando se lembrar do que escreveu visualizando apenas a palavra-chave.
  6. O modo mais eficaz de se reter informações é associá-las a outras informações já presentes em sua mente. Utilize técnicas de memorização para se lembrar de assuntos difíceis ou extensos.
    • Aproveite seu estilo de aprendizado existente. Pense no que já aprendeu na vida e consegue se lembrar facilmente – letras de músicas? Coreografias ? Tirinhas? Tente incorporar seu estilo de aprendizado em seus hábitos de estudos. Caso esteja com dificuldades para memorizar um conceito, escreva uma pequena canção sobre ele, coreografe uma dança representativa ou desenhe uma tirinha. Quanto mais irreverente, melhor, pois as pessoas tendem a memorizar mais coisas bobas do que sérias.
    • Utilize um auxiliar de memória mnemônico. Reorganize as informações em uma sequência significativa para você. Por exemplo, caso queira se lembrar das notas da clave de sol, lembre-se do mnemônico Mi Sol Si Ré Fá (E, G, B, D, F). É muito mais fácil se lembrar de uma frase do que uma série de letras aleatórias. [19] Você também pode construir um palácio da memória ou utilizar o método do quarto romano para memorizar listas grandes. Caso a lista seja curta, utilize o método de associações de imagens mentais.
    • Organize as informações em um mapa mental. O resultado final do mapeamento deve ser uma estrutura de palavras e ideias relacionadas na mente do autor.
    • Utilize suas habilidades de visualização. Construa um filme em sua mente que ilustre o conceito que está tentando memorizar e assista-o diversas vezes. Imagine os mínimos detalhes e utilize seus sentidos – Qual o cheiro? Qual o visual? Qual o som? Qual o gosto?
  7. Um dos modos de estudar é dividir as coisas em seções menores, pois isso o ajuda a aprender as informações aos poucos ao invés de tentar entender tudo de uma vez. Agrupe as coisas por tópicos, palavras-chave ou outros métodos que façam sentido para você. A chave é diminuir a quantidade de informações aprendidas de cada vez para que você se foque em uma coisa antes de seguir em frente.
  8. Tente condensar todas as informações necessárias em uma folha ou duas. Leve a folha com você e leia-a sempre que tiver um tempo livre nos dias que antecedem a prova. Pegue suas anotações e organize-as em assuntos relacionados para extrair os conceitos mais importantes. [20]
    • É possível ter um controle maior caso você faça a folha no computador. Altere o tamanho da fonte, as margens ou o layout das listas. Isso pode ajudá-lo caso você dependa do visual para o aprendizado.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 4:

Estudando de modo mais eficiente

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso esteja estudando por algumas horas de cada vez, faça intervalos de cinco minutos a cada meia hora. Isso ajuda suas articulações caso você esteja sentado por um bom tempo e ajuda sua mente a relaxar, o que pode fazer com que você se lembre melhor da matéria. Além de tudo, isso evita que você perca o foco.
    • Faça algo fisicamente ativo para que o sangue flua e você fique mais alerta. Faça alguns polichinelos, corra pela casa, brinque com seu cão, etc. Exercite-se o suficiente para ficar animado, não desgastado.
    • Tente ficar de pé durante os estudos. Você pode caminhar ao redor da mesa ao recitar as informações para si mesmo ou ficar contra uma parede ao ler suas anotações. [21]
  2. Encontre uma palavra-chave relacionada ao assunto estudado e, sempre que perder a concentração, comece a repeti-la mentalmente até voltar ao tema dos estudos. Troque a palavra-chave de acordo com o tema do estudo ou trabalho. Não existem regras para selecionar a palavra, então utilize qualquer coisa que possa ajudá-lo a se concentrar novamente.
    • Por exemplo, caso esteja lendo um artigo sobre violões, a palavra-chave violão pode ser utilizada. Sempre que se distrair ou se sentir incapaz de entender algo, comece a repetir a palavra até que sua mente retorne ao assunto e você possa continuar lendo.
  3. . Não é necessário ser muito organizado ou escrever frases completas, mas sim captar todas as informações importantes. Você também pode anotar um termo dito por seu professor, ir para casa e copiar a definição do livro.
    • Fazer boas anotações durante a aula o forçará a prestar atenção em tudo que é dito e evitará que você pegue no sono.
    • Use abreviações. Isso pode ajudá-lo a anotar sem precisar escrever as palavras completas. Tente criar seu próprio sistema ou utilize abreviações comuns como "pq" para porque , "p/" para para , etc.
    • Faça perguntas durante a aula ou contribua para a discussão. Você também pode anotar suas dúvidas na margem do caderno para pesquisá-las na Internet ao chegar em casa ou estabelecer uma conexão entre os assuntos durante sua sessão de estudos. [22]
  4. Durante a aula, foque-se em registrar toda a informação, não em ser organizado. Reescreva as anotações enquanto o assunto ainda está fresco em sua mente para que você possa preencher quaisquer lacunas com sua memória. Esse é um processo mais ativo de se estudar, pois escrever faz com que você pense nas informações, enquanto é muito fácil se distrair enquanto está apenas lendo. [23]
    • Isso não significa que você deva escrever anotações ininteligíveis ou nada organizadas; apenas que não é necessário perder tempo com isso durante a aula. Considere as anotações da aula como um "esboço".
    • Pode ser útil ter dois cadernos – um para os esboços e outro para as anotações finais.
    • Algumas pessoas digitam suas anotações, mas outras acreditam que a escrita à mão aumenta sua habilidade de memorizar o assunto.
    • Quanto mais você parafrasear, melhor. O mesmo vale para as ilustrações. Caso esteja estudando anatomia, por exemplo, "redesenhe" o sistema que está estudando para memorizá-lo.
  5. Argumentos lógicos não o darão a motivação necessária para estudar. Pensar "Se eu estudar bastante, entrarei em uma boa universidade e conseguirei um bom emprego" não o interessará. Tente encontrar a beleza de cada assunto e, mais importante ainda, tente conectá-lo com todos os eventos de sua vida e com as coisas que o interessam.
    • Essas conexões podem ser conscientes – como a realização de reações químicas, experimentos físicos ou cálculos matemáticos – ou inconscientes – como ir ao parque, olhar para as folhas e pensar "Vou revisar as partes das folhas que aprendi na última aula de biologia".
    • Use sua criatividade para inventar coisas. Tente bolar histórias que combinem com o assunto que está estudando. Por exemplo, tente escrever uma história onde todos os sujeitos comecem com a letra S, todos os objetos comecem com a letra O e nenhum verbo contenha a letra V. Tente criar uma história conectada com palavras do vocabulário, figuras históricas ou outras palavras-chave. [24]
  6. Assim você terá tempo suficiente para estudá-los e se manterá mais enérgico e alerta. Deixe as coisas fáceis por último. [25]
    • Aprenda os fatos mais importantes primeiro. Não leia apenas o material do começo ao fim, parando para memorizar cada um dos conceitos novos. As novas informações são absorvidas mais facilmente quando é possível relacioná-las com algo que você já conheça. Não perca muito tempo estudando coisas que não cairão na prova. Foque sua energia nas coisas mais importantes.
  7. Procure por listas de vocabulário ou palavras negritadas no capítulo. Descubra se o livro didático possui um glossário para garantir que você entenda tudo. Não é necessário memorizar essa sessão completamente, mas sempre que surgir um conceito importante em um campo em particular, deve haver um termo especial para se referir a ele. Aprenda esses termos e seja capaz de utilizá-los para conseguir dominar o assunto em si.
  8. Junte de três a quatro amigos ou colegas de classe e peça que cada um leve seus flash cards . Troquem os cartões e testem uns aos outros. Expliquem todos os conceitos para quem não estiver familiarizado com eles e transforme a sessão de estudos em um jogo.
    • Divida os conceitos entre os membros e peça que cada um explique o seu para o resto do grupo.
    • Peça que cada membro do grupo se concentre em explicar um conceito para os outros. Cada um pode fazer um resumo de uma página e entregar para os outros membros do grupo.
    • Façam sessões semanais de estudos. Cubram um assunto novo a cada semana para estudar o semestre inteiro e não se concentrar apenas no final dele.
    • Escolha apenas pessoas realmente interessadas em estudar para incluir em seu grupo.
    Publicidade

Dicas

  • Ao invés de apenas memorizar o que aprendeu, certifique-se de que entendeu o assunto o suficiente para explicá-lo para um leigo.
  • Estudar com um parceiro interessado no assunto pode ser um ótimo motivador. Organizem as sessões de estudo em partes, revisem as notas, resumam os capítulos e discutam conceitos. Tentem ensinar um ao outro para que ambos compreendam o assunto.
  • Esforce-se com citações motivacionais.
  • Estude apenas um assunto de cada vez. Você pode se distrair pensando no que estudará a seguir.
  • Se possível, "recompense-se" após acabar uma quantidade significativa de estudos.
  • Não procrastine – comece a estudar cedo para evitar o estresse. A procrastinação é um hábito ruim e que deve ser evitado. Você ficará mais feliz caso estude imediatamente.
  • Coloque uma recompensa após cada parágrafo para se motivar.
Publicidade

Avisos

  • Fique de olho na procrastinação. Por exemplo, você está lendo este artigo ao invés de estudar? Todos seus esforços não levarão ao sucesso e, caso você procrastine, é provável que você culpe eventos externos.
  • Caso não consiga estudar por estar tenso ou preocupado demais, pode ser necessário controlar melhor suas emoções . Caso não seja capaz de fazer isso por conta própria, talvez um psicólogo possa ajudá-lo.
Publicidade

Vídeo

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para estudar corretamente, o primeiro passo a se tomar é eliminar as distrações. Silencie o celular e saia das redes sociais para prestar total atenção à matéria. A cada hora de estudo, faça 10 minutos de pausa para recuperar as forças e descansar a mente. Pare de vez em quando e faça uma releitura do material com suas próprias palavras para fixar melhor o conteúdo. Antes de terminar a sessão de estudos, junte todas as suas anotações em uma ou duas folhas de papel; assim, você as terá todas no mesmo lugar e isso facilitará a revisão antes da prova.

Esta página foi acessada 335 191 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade