Baixe em PDF Baixe em PDF

É fácil ferver água e despejá-la sobre um saquinho de chá, mas se você quer uma xícara de chá perfeita, existe uma arte para acertar. Comece com água pura e coloque no fogo para ferver; em seguida, despeje-a sobre seu chá escolhido e deixe em infusão até o sabor atingir seu auge delicioso. O processo é ligeiramente diferente, dependendo se você está fazendo o chá verde, preto, branco ou de ervas. Consulte o Passo 1 para começar.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando o suprimento do chá

Baixe em PDF
  1. Não há limite para os tipos de chá que você pode comprar. Escolha entre centenas de tipos de chás verdes, pretos, brancos, vermelhos e de ervas, cada um com um perfil de sabor diferente. Você pode comprar o chá a granel ou embalado em sacos. Escolha o chá mais fresco que você puder encontrar para ter o melhor sabor e benefícios para a saúde.
    • Escolha o chá com as características que você está procurando. Observe que o chá verde é conhecido por seus benefícios de saúde em longo prazo, o chá preto fornece uma pequena quantia de cafeína, e chás de ervas podem ser usados para remediar tudo, da insônia até a má digestão.
  2. Se ele for pré-embalado, o sistema de filtração já está pronto. Se você tem chá a granel, no entanto, você precisará de uma maneira de removê-lo da água após a infusão.
    • Você pode comprar seus próprio saquinhos vazios de chá e enchê-los para usar uma vez só.
    • Bolas de chá são uma outra opção popular. Elas são melhores para usar com o chá preto do que outros tipos de chá que tendem a expandir-se mais durante o processo de preparação. Para preparar uma ótima xícara de chá, a água precisa ser capaz de fluir livremente pelas folhas.
    • Filtros em forma de cesta são uma boa escolha para qualquer tipo de chá.
    • Você pode derramar água diretamente sobre o chá a granel e filtrá-la depois da infusão usando um filtro de malha fina.
  3. Que tipo de equipamento de chá você tem? Você pode fazer um pote inteiro de chá usando um bule ou fazer uma xícara de cada vez usando uma xícara de chá e filtro, bola de chá ou saquinho de chá. Use o método que for mais conveniente para suas necessidades. O chá e a água são os dois componentes mais importantes de uma boa xícara de chá; o equipamento é secundário.
    • Dito isso, ter uma boa chaleira e copos bonitos pode aumentar o efeito calmante de beber e apreciar o chá. Beber chá tem sido um ritual importante em muitas culturas há milhares de anos. Você pode manter esta tradição viva criando seu próprio ritual de beber chá, seja preparando uma xícara por vez em sua caneca favorita ou usando uma chaleira linda de cerâmica com xícaras e pires.
    • O material dos acessórios é importante. Os metais pesados são melhores para chás que precisam ser preparados em altas temperaturas porque retêm calor; já metais que conduzem menos calor são recomendados para chás gelados. Use copos de vidro para tomar chás brancos, verdes e de ervas; xícaras de porcelana são boas para chás brancos, pretos e de ervas; copos de argila roxa, ou yixing, são bons para chás oolong e pu-erh.
  4. Como a água da torneira contém flúor e outros produtos químicos, usar ela para preparar o chá pode afetar negativamente o sabor. Embora a água da torneira seja sempre boa de improviso, se você quer o melhor sabor possível e benefícios para a saúde, use água mineral ou outro tipo de água filtrada e pura.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo a xícara ou Bule perfeito

Baixe em PDF
  1. Se seu chá vem em saquinhos, você está pronto. Para o chá a granel, você precisará de aproximadamente 1 colher de chá por cada porção de 180 ml de água. Use uma colher de chá para medir a quantidade correta em seu saco, bola ou filtro de chá. Coloque-o dentro do copo, caneca ou bule que você está usando.
    • Observe que uma porção de 180 ml é o tamanho de xícara de chá padrão. Se você está fazendo chá o suficiente para uma caneca grande, convém usar um pouco mais.
    • Se você estiver fazendo um chá mais denso e mais pesado, como muitos tipos de chá preto, você pode usar um pouco menos de uma colher de chá por porção. Para chás mais leves e mais volumosos, como chás verdes e chás de ervas, use um pouco mais do que uma colher de chá. Após as primeiras xícaras que você fizer, você pode começar a medir seu chá a gosto.
  2. Meça a quantidade correta, dependendo de quantos copos você quer fazer, e ferva ela. Não importa que tipo de chá você está preparando, você precisará deixar a água ferver completamente como um primeiro passo. Você pode fazer isso rapidamente utilizando uma chaleira de chá, mas funciona tão bem enchendo uma panela pequena com água e esquentando ela no fogão em fogo alto. Você também pode usar um microondas para aquecer a água em um prato de micro-ondas.
  3. Despeje um pouco de água fervente na chaleira vazia e sacuda-a um pouco. Deixe a chaleira inteira ficar quente ao toque. Descarte a água e coloque imediatamente a quantidade correta de chá na chaleira. A chaleira poderia rachar se o chá quente fosse colocado direto nela.
  4. Se você está fazendo chá preto, vá em frente e despeje água fervente diretamente sobre o chá para começar o processo de infusão. Para o chá verde, branco ou de ervas, tire a água do fogo e aguarde 30 segundos até que pare de ferver e, em seguida, despeje-a sobre o chá. Isso impede que as delicadas folhas cozinhem demais, o que resultaria em um gosto amargo. Se você quiser preparar com precisão, use um termômetro para tirar a temperatura da água, assim você pode controlar o sabor do chá. [1]
    • Chá preto é infundido melhor em uma temperatura de 95°C.
    • Chá verde é infundido melhor em uma temperatura de 74 a 85 °C antes de você derramá-la sobre o chá.
    • Chá branco é infundido melhor em uma temperatura de 85 °C.
    • Chá Oolong é infundido melhor em uma temperatura de 95 °C.
    • Chá de ervas deve ser infundido em uma temperatura de 95 °C.
  5. A quantidade de tempo que você deixar o chá infundindo varia de acordo com o tipo de chá que você está fazendo e seus gostos individuais. Experimente até encontrar o tempo de infusão que é melhor para sua xícara de chá. [2]
    • Chá preto deve ficar na infusão por três a cinco minutos.
    • Chá verde deve ficar na infusão por dois a três minutos.
    • Chá branco deve ficar na infusão por dois a três minutos.
    • Chá Oolong deve ficar na infusão por dois a três minutos.
    • Chá de ervas deve ficar na infusão por quatro a seis minutos.
  6. Após o tempo de infusão acabar, retire as folhas de chá. Seu chá deve estar frio o suficiente para beber. Aprecie ele sozinho ou com mel, leite ou açúcar.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Variações

Baixe em PDF
  1. O chá gelado é feito com chá muito concentrado e adicionando água e gelo para gelá-lo. Para fazer isso, você precisará dobrar a quantidade de folhas de chá por porção. O chá gelado é um refresco maravilhoso em um dia quente e pode ser feito com qualquer tipo de chá. Os de ervas ou frutas têm um sabor delicioso quando gelados.
  2. Esta é uma divertida maneira de fazer o chá, usando o calor natural dos raios do sol. Você coloca um recipiente de água e chá sob o sol brilhante durante várias horas, permitindo que a infusão ocorra lentamente. Uma vez que o chá estiver forte o suficiente, você pode remover os sacos de chá e deixar ele gelar.
  3. Você encontrará esta variação em todos os restaurantes do sul americano. O chá preto é preparado forte, adoçado com bastante mel e limão e derramado sobre o gelo.
  4. Se você tiver uma dor de garganta, combinar os poderes curativos do chá com o efeito de aquecimento do uísque pode ajudar a aliviar a inflamação. Prepare uma xícara perfeitamente infundida do seu chá favorito e, em seguida, adicione uma dose de uísque. Adoce com mel e beba devagar.
    Publicidade

Dicas

  • Para o chá gelado, deixe o chá infundir por dois minutos e meio. Deixe o chá esfriar completamente antes de adicionar o gelo para impedir que o chá fique turvo.
  • Alguns conhecedores de chá sugerem fazer uma infusão mais longa do que o necessário para extrair os sabores do chá. Tenha em mente que isso pode resultar na extração de taninos, que são as substâncias contidas no chá que causam um gosto amargo no chá infundido.
  • Adicione folhas de chá usadas ao seu adubo.
  • Quando fizer infusão de chá, faça o suficiente para durar de um a dois dias. É melhor jogar fora o chá mais velho.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chaleira.
  • Acessórios de chá.
  • Método para filtrar.
  • Chá.
  • Água filtrada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 41 100 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade