Baixe em PDF Baixe em PDF

Todo mundo sonha em ter um melhor amigo que está sempre cuidando da sua retaguarda, e existem muitos motivos pelos quais as pessoas têm melhores amigos . Seja por uma evolução natural do relacionamento, seja por um caminho intencional seguido por você, ter um bom amigo é mais simples do que pareça. Continue lendo para saber mais!

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo novos amigos

Baixe em PDF
  1. Se não é uma pessoa de muitos amigos, saiba que este é o primeiro passo para se mudar isso. Fale sobre coisas bobas, como o clima, seus hobbies e o que faz da vida. Outra boa estratégia é conversar sobre alguma coisa que está acontecendo ao redor de vocês. Para quebrar o gelo, aposte em uma apresentação simples, dizendo seu nome e o que faz. [1]
    • Pergunte ao outro sobre os hobbies dele e veja se vocês têm algum interesse mútuo. Conheça melhor a pessoa — do que ela gosta, do que desgosta, quais os filmes e os artistas preferidos, etc. — e avalie se vocês dariam bons amigos.
    • Você pode fazer novas amizades em qualquer lugar, basta sair de casa e dar a cara a tapa! Faça alguma atividade extracurricular na escola, junte-se ao clube do livro, vá para o parque, etc.
  2. Não seja aquela pessoa que só fala e faz perguntas o tempo todo, ou você pode acabar sobrecarregando o outro. Também não fique mudo, deixando que o outro guie todo o papo. Se a pessoa não parecer muito interessada em conversar, entretanto, deixe-a para lá. O mundo está cheio de possíveis amigos por aí! [2]
  3. Tentar "se infiltrar" em um grupinho fechado quase nunca dá certo, pois as pessoas vão sacar qual a sua intenção. Tente conversar com pessoas que pareçam mais abertas e dispostas a novas amizades, inclusive aquelas tímidas que não parecem ter coragem de conversar com os outros. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Transformando um amigo em um melhor amigo

Baixe em PDF
  1. Tome cuidado para não ficar muito emocionado ou falar pelos cotovelos, ou você pode ser visto como uma pessoa estranha. Se estiverem na escola, fique por perto dele no intervalo. Use os momentos livres para puxar um papo e manter a conversa fluindo. [4]
  2. [5]
    • Peça o número do telefone da pessoa para que possam trocar mensagens via WhatsApp e, quem sabe, fazer chamadas de áudio ou vídeo para conversar uma ou duas vezes na semana. A sua amizade deve ser constante, mas tome cuidado para não acabar sufocando o outro. Nada de ligar para ele todos os dias ou sempre no mesmo horário. Aposte um pouco na imprevisibilidade!
    • Dê presentes em aniversários e datas comemorativas. Não é preciso gastar muito dinheiro com isso, obviamente. Um presente feito por você é uma ótima opção, desde que não pareça ter gasto dias no preparo.
    • Escreva uma carta manuscrita. Enviar um textão no mural do Facebook é mais fácil, mas um cartão ou uma carta escrita a próprio punho é sempre melhor. Procure por um papel bonito e de qualidade, escreva a carta e envie pelos correios para demonstrar o quanto pensou nessa declaração de amizade. É bem provável que a pessoa vá guardar esse documento com carinho por anos.
    • Convide-o até a sua casa para fazer algo divertido. Obviamente, esse tipo de convite funciona melhor depois de um tempo. Pode soar meio estranho chamar alguém que você conhece há uma semana para ir até sua casa, não é?
    • Alguns relacionamentos fluem com facilidade, ao passo que outros precisam de mais consideração e esforço. Tudo bem, cada caso é um caso! Dedicar-se para manter uma amizade não significa que "não é para ser", mas sim que vocês têm vidas diferentes e que precisam de um pouco de esforço para manter a relação funcionando. [6]
  3. Nenhuma amizade deve ser unilateral. Ouça atentamente ao outro e veja se ele realmente tem interesse em ser seu amigo. Se não for o caso, [7] você vai acabar se decepcionando e passando uma imagem de desespero.
  4. Para se aproximar do seu amigo, é preciso misturar círculos sociais e participar da vida dele de forma mais profunda. Mesmo que não se tornem melhores amigos no fim das contas, você ainda assim conhecerá mais pessoas e expandirá seu leque de opções.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Construindo uma amizade

Baixe em PDF
  1. Deixe para fazer isso quando a relação de vocês já estiver mais avançada e firme. Que tal mandar um bilhetinho para ela na sala de aula escrito "Oi, nunca te disse isso, mas saiba que a sua amizade é muito importante para mim!".
  2. Escolha alguma coisa que não seja tão importante para confiar ao seu amigo. Assim, caso ele acabe "vazando" a informação, pelo menos você não será tão prejudicado e poderá saber se a pessoa realmente é digna de ser o seu "melhor amigo". [8]
    • Caso ela guarde o segredo, compartilhe outro, dessa vez levemente mais importante. Com o tempo, vocês construirão uma relação boa de confiança e vai ser possível compartilhar até mesmo seus pensamentos mais profundos com o outro. [9]
  3. Para ser melhor amigo de alguém, é preciso ser honesto e aberto com a pessoa, acredite.
    • Esconder coisas do seu amigo é algo que pode acabar tendo consequências negativas para a relação de vocês.
  4. Dentro de uma amizade saudável, as duas partes são sinceras e não presumem coisas. Nada de "achar" que seu amigo pensa alguma coisa, a menos que ele diga ou demonstre isso. Não se deixe levar pelas dúvidas de sua cabeça ou por fofocas dos outros, pois essas coisas podem destruir amizades. [10]
    Publicidade

Dicas

  • Não ria do seu amigo quando ele estiver envergonhado com alguma situação. Em vez disso, tente confortá-lo!
  • O sonho de ter um melhor amigo é possível, mas é importante que a outra pessoa não perceba que você está tentando fazer isso acontecer. Jamais pergunte para alguém se ela é sua melhor amiga, a menos que não se importe de parecer desesperado por atenção. Aproxime-se da pessoa mas não a sufoque ou intimide.
  • Convide a pessoa para se encontrar com você todas as semanas. Fazer algo divertido deve ajudar a criar uma boa relação entre vocês.
  • Esteja sempre presente, nos momentos bons e também nos difíceis. Ajude quando puder e seja um bom amigo!
  • Não sufoque a pessoa! Deixe que ela viva a própria vida também.
  • Aposte em uma pessoa gentil, leal, digna de confiança e sincera para ser sua melhor amiga. Seja você mesmo sempre e tente fazer com que a relação de vocês se desenvolva naturalmente.
  • Caso seja convidado para ir à casa do outro, seja bem educado e respeite os pais dele. Obviamente, não ultrapasse dos limites, ou seu amigo pode ficar com vergonha.
  • Não tenha apenas um amigo. Se isso acontecer e vocês acabarem se desentendendo, você vai ficar sozinho. Nenhuma pessoa vive bem com apenas um amigo, acredite. É bom diversificar as relações, até para que todos tenham um tempinho para respirar livres.
  • É impossível ser um bom amigo se você fala mal dele pelas costas. Não seja essa pessoa.
  • Lembre-se de ouvir tanto quanto fala. Não domine as conversas de vocês!
Publicidade

Avisos

  • Uma amizade leva tempo para se desenvolver. Não tente acelerar as coisas ou forçar um relacionamento, pois isso vai ser prejudicial para vocês dois.
  • Nem todo mundo gosta de falar no telefone. Se o seu amigo for desses, ignore o Passo que diz para fazer chamadas de áudio ou vídeo com ele.
  • Não escolha uma pessoa maldosa ou duas caras para ser sua melhor amiga. Tome cuidado, pois muitas pessoas se fazem de boazinhas na frente, mas falam mal das outras pelas costas. Obviamente, não saia tecendo acusações assim, mas fique esperto e tome cuidado.
  • Não fique tão grudado no seu novo amigo, ou ele pode acabar ficando sufocado e preferindo evitar a amizade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 99 623 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade