PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O fim de uma amizade pode ser ainda mais doloroso quando é o seu melhor amigo que decide terminá-la. Pode ser necessário um bom tempo para se recuperar desse choque, mas lembre-se de que é normal se preocupar mais com você e focar nos seus sentimentos nesse momento. Permita-se sofrer a perda, encontre formas de se manter ocupado, inicie novas atividades e tente manter a vida social. Você pode superar essa situação difícil e talvez ela possa até deixá-lo mais forte.

Método 1
Método 1 de 3:

Lidando com os seus sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. É normal ficar triste. Nós costumamos nos solidarizar e apoiar as pessoas quando elas estão sofrendo por conta de um término de namoro, mas geralmente não fazemos o mesmo quando o sofrimento é causado pelo fim de uma amizade, que muitas vezes pode até ser mais doloroso. [1]
    • Entenda que está sofrendo uma perda e que a melhor forma de superar essa tristeza é permitir que ela se manifeste. Você pode estar sofrendo, mas colocar esses sentimentos para fora fará você se sentir muito melhor e o ajudará a superar a tristeza. Uma forma de fazer isso é não ter medo de chorar se estiver com vontade. [2]
    • A tristeza pode voltar repentinamente. Talvez você esteja se sentindo bem mas algo o fez lembrar do seu amigo e agora toda a tristeza voltou, por exemplo. Isso é normal e ocorrerá com menor frequência com o passar do tempo.
    • Lembre-se de que a tristeza se manifesta de forma diferente em cada pessoa. [3] Dê um tempo a si mesmo para superar esse luto causado pela perda do seu melhor amigo da forma mais natural possível. Durante o processo, tente manter a sua rotina normal. Faça exercícios todos os dias e converse com amigos e com a família para ajudá-lo a se sentir melhor.
    • Conversar com um psicólogo também pode ajudar. Se estiver com dificuldades para superar essa tristeza e sentir que não está melhorando com o tempo, considere uma visita a um psicólogo, seja ele da escola ou de uma clínica.
  2. A perda de uma amizade pode ter grande influência na vida de uma pessoa. Entretanto, às vezes as pessoas podem acabar dizendo coisas desagradáveis ao tentar consolá-lo. Não permita que os seus sentimentos sejam banalizados pelos outros. [4]
    • Se alguém disser “Não precisa ficar tão triste, não é como se alguém tivesse morrido!” você pode responder, por exemplo, “Sei que você está tentando fazer com que eu veja as coisas de outra forma, mas eu acabei de perder o meu melhor amigo. Passar por isso é muito difícil pra mim, desse modo, acredito que você deve permitir que eu passe por esse momento de sofrimento".
  3. Dedique um bom tempo para relaxar e lidar com esses sentimentos. A vida pode parecer ter ficado mais difícil e você pode se sentir mais deprimido ou frustrado. Isso é normal nesse momento. [5]
    • Faça coisas que o façam se sentir melhor. Fazer algo que goste é a melhor opção nesse momento. Um passeio de bicicleta, um bom filme com a família, um encontro com o grupo de jovens da igreja ou um banho relaxante são ótimas opções.
    • Faça coisas que o ajudem a melhorar a saúde mental, física, social ou espiritual. Todas elas serão formas de cuidar de si mesmo. A forma ideal de realizar esses cuidados pessoais varia para cada pessoa. Pense no que poderá ajudá-lo a melhorar, não importa se for uma escalada, leitura ou uma saída à noite para dançar com os amigos. [6]
  4. Procure um outro amigo, um familiar, o psicólogo do colégio ou uma outra pessoa de confiança. É difícil lidar com a rejeição, por isso, ter alguém por perto que o apoie será de grande importância nesse momento.
    • Encontre alguém de confiança que seja um bom ouvinte. Você poderia dizer "Você se importa se eu desabafar? Estou muito triste por causa da minha briga com a Carla. Ela não quer mais ser minha amiga”.
    • Se estiver com medo de o seu ex-amigo ficar sabendo do que você falou para o conselheiro, tente conversar com alguém que está fora do seu círculo social ou que estude em uma outra escola.
  5. Talvez você não esteja pronto para pensar de forma racional sobre a amizade, então, dê um tempo. Quando estiver pronto, dedique um tempo para pensar sobre ela e procure algo que possa ser levado como aprendizado ao se perguntar: "O que eu aprendi ou posso tirar como lição disso?” ou “Por que minha amizade acabou?”.
    • Procure por lições que possam ser tiradas dessa amizade. O que o seu amigo o ensinou? Talvez você tenha aprendido a ser generoso ou a como chutar uma bola de futebol, ou talvez o aprendizado não tenha vindo apenas das coisas boas. Às vezes as lições são aprendidas nos momentos mais difíceis. Quem sabe agora você não entenda o que fez o relacionamento não dar certo, o que pode ajudá-lo a evitar que isso aconteça novamente no futuro. [7]
    • Às vezes os amigos se separam naturalmente com as mudanças da vida. Talvez vocês tenham sido melhores amigos durante a infância e as mudanças causadas pela chegada do ensino médio tenham separado vocês. Isso é algo comum, mas que não deixa de ser doloroso para muitas pessoas. [8]
  6. Talvez seja uma boa ideia escrever uma carta para o seu amigo explicando o que você sente. Ele nunca poderá ler o que foi escrito, mas isso poderá ajudá-lo mesmo assim. [9] Após escrever a carta, a leia em voz alta para si mesmo e enterre-a ou queime-a para ajudar a liberar esses sentimentos ruins expressados nela.
    • Escrever uma carta para alguém sem enviá-la causa os mesmos benefícios psicológicos que uma conversa com a pessoa. Essa técnica é ainda mais importante se o seu amigo nunca mais quiser falar com você. Isso poderá ajudá-lo a colocar um ponto final nessa história. [10]
    • Você pode escrever a carta em um diário ou em algum outro local privado que permita que você se sinta completamente à vontade para expressar tudo o que sente.
  7. Perder uma amizade é difícil e triste, mas pense nas outras coisas da vida que podem dar forças a você. Elas podem ser família, amigos, atividades que você gosta, a natureza ou a fé.
    • Cultive a gratidão e as boas energias ao criar um diário da gratidão .
    • Reze ou pratique a meditação para ajudá-lo a se manter equilibrado, tranquilo e esperançoso. [11]
    • Tente assistir online às palestras motivadoras da TED para se sentir mais motivado durante o dia.
    • Junte-se a um grupo onde você esteja cercado de pessoas positivas e faça novos amigos. Se você gosta de ler, por exemplo, junte-se a um clube de livros.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Mantendo-se ocupado

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma ótima forma de se manter ocupado durante esse momento de tristeza é praticar uma atividade criativa. Expressar-se de forma criativa fará com que você concentre todas as suas energias em uma atividade que permite que os outros percebam e se identifiquem com os seus sentimentos.
    • Talvez você tenha uma aptidão artística que deseja aprimorar. Ocupe-se expressando o que sente através de pinturas, danças ou poesias.
    • Você também pode aproveitar essa oportunidade para tentar algo novo. Se você sempre quis aprender a esculpir, por exemplo, procure algum curso que possa ajudá-lo a desenvolver essa habilidade.
    • Encontre um amigo que tenha habilidades artísticas e peça conselhos. Você poderia dizer algo como “Eu queria aprender a pintar. Você pode me dar algumas dicas?”.
  2. . Ajudar alguém que está precisando pode fazer os seus problemas parecerem muito mais simples. Encontre alguma organização local que defenda uma causa que você acha justa e participe.
    • Você pode ajudar a organização tanto quanto ela poderá ajudá-lo. Você se sentirá bem ao fazer algo bom e terá o seu esforço reconhecido. [12]
    • Talvez você até aprenda uma nova habilidade que possa ajudá-lo na escola ou no trabalho. Ser voluntário também é um ponto positivo para o currículo e para concorrer a vagas em grandes universidades no mundo.
  3. Ter algo para fazer irá retirar o seu foco do fim da amizade e permitirá que você faça novos amigos . Considere participar de algum grupo da escola ou da faculdade que sempre chamou a sua atenção ou tente praticar alguma atividade física em grupo. Conhecer pessoas que têm interesses em comum é uma ótima forma de iniciar novas amizades.
    • Talvez o seu ex-amigo tenha o desencorajado a participar de certas atividades. Agora será a hora perfeita para dar uma chance a elas. Se o seu ex-amigo nunca o incentivou a participar esportes mas você sempre pensou em como seria fazer parte do time de corrida, aproveite essa oportunidade para tentar algo que ele nunca aprovou.
    • Converse com os novos colegas e pergunte se eles gostariam de sair com você. Você pode dizer "Nossa, estou com muita fome! Vocês gostariam de sair para jantar depois do ensaio?”.
  4. Aproveite a oportunidade para fazer algumas mudanças na sua vida. Não importa se será algo novo ou uma mudança no visual, tente se livrar das energias negativas que o seu ex-amigo deixou e recomeçe. [13]
    • Você poderia finalmente fazer aquela grande mudança no corte de cabelo que você vinha pensando há meses ou simplesmente comprar novas peças de roupa para renovar o guarda roupa.
    • Você poderia tentar aprender uma nova habilidade ou sair com um novo grupo de pessoas que pareça interessante.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Mantendo uma vida sociável

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você veja o seu ex-amigo regularmente e seja obrigado a interagir com ele. Mantenha a educação e o respeito, mesmo que esteja sofrendo. Não é necessário conversar com ele, mas você precisa manter a civilidade.
    • Diga oi para ele se o encontrar pelos corredores da escola. Isso provavelmente será estranho, mas demonstrará que você é uma pessoa mais madura.
    • Se você começar a ficar emotivo quando estiver perto dele, encontre uma forma de se retirar do local. Saia da sala e se distraia com o celular ou com um livro ou converse com outras pessoas.
  2. Talvez tudo o que você queira agora seja desabafar sobre como o que aconteceu o machucou. Para isso, procure alguém que não seja um amigo em comum dele. Quando estiver próximo a pessoas que também sejam amigas dele, evite falar qualquer coisa ruim, pois ele provavelmente ficará sabendo.
    • Se alguém perguntar o que aconteceu entre vocês, diga algo como “Nós não somos mais amigos. Ainda estou muito triste com o que aconteceu e não gostaria de falar sobre isso agora”.
    • Não obrigue os seus amigos a escolher um lado. Se desejar, conte o que aconteceu, mas tente fazer isso sem colocar a culpa no outro. Você poderia dizer “Ele já se decidiu, mas estou tentando não falar mal dele por causa disso. Estou triste, mas não há nada que eu possa fazer”. [14] Você deve evitar falar sobre a separação com pessoas que são amigas dele. Basta dizer algo como "Eu não me sinto confortável ao falar sobre isso" e mudar de assunto.
    • Não fique falando o tempo todo sobre o que aconteceu. Os seus amigos logo ficarão cansados de ouvir suas reclamações. Se você precisar de alguém para ajudá-lo a superar esse momento, talvez a melhor opção seja procurar um psicólogo ou uma outra pessoa de confiança que possa ajudá-lo com isso.
  3. Não desabafe sobre o que ocorreu nas redes sociais. A internet nunca esquece, e você pode acabar causando mais confusão ao falar sobre o seu ex-amigo.
    • Oculte as postagens ou desfaça a amizade com o seu ex-amigo nas redes sociais. Isso poderá ajudá-lo a não ficar tão triste ao ver tudo o que ele está fazendo.
  4. Talvez você se sinta ansioso com a ideia de encontrar o seu ex-amigo em algum lugar, principalmente se você não o vir frequentemente. Pensar no que você irá dizer quando encontrá-lo pode ajudá-lo a se sentir mais confiante. [15]
    • Ensaie o que você irá dizer até se sentir confortável o bastante para expressar o que sente para ele de forma eficiente.
    • Por exemplo, se você não tiver certeza do motivo que fez o seu ex-amigo terminar a amizade, talvez seja uma boa ideia falar sobre isso e colocar um ponto final na história. Você poderia perguntar “Laura, sei que você não quer mais falar comigo. Eu entendo, mas gostaria de saber o que a fez tomar essa decisão. Não tenha medo de falar, pois não há como machucar mais os meus sentimentos do que você já machucou ao me ignorar”. Lembre-se que a pessoa pode não responder, nesse caso, você precisará aceitar a situação e superá-la.
  5. As coisas podem ter terminado de forma ruim com o seu ex-amigo, mas isso não significa que você não tenha outros bons amigos por ai. Aproxime-se das pessoas que o ajudaram durante esse momento difícil.
    • A amizade com o seu ex-amigo pode ter ensinado você a perceber quais qualidades são importantes para você em um amigo. Procure pelos seus amigos que tenham as qualidades que você admira ou tente fazer novos amigos que as possuam. [16]
    • Por exemplo, se o seu ex-amigo gostava muito de zombar das outras pessoas e você nunca gostou disso, procure amigos e conhecidos que não possuam esse tipo de comportamento.
    • Talvez você se interesse por ser amigo de alguém mas ainda não conheça a pessoa. Se esse for o caso, tome a iniciativa de chamá-la para sair. Pode ser um pouco estranho no começo, assim como é estranho chamar alguém para um primeiro encontro, mas é o risco que se deve enfrentar para fazer uma nova amizade. [17]
  6. Pode ser difícil imaginar o que está por vir nesse momento, mas entenda que as amizades, assim como as pessoas, crescem e mudam. Você e seu ex-amigo podem pensar que a relação está realmente terminada no presente, mas talvez no futuro vocês possam se reconectar. Talvez vocês fiquem próximos novamente ou sejam apenas amigos casuais, mas o mais importante é que os seus sentimentos ruins provavelmente irão embora com o tempo. [18]
    • Vocês podem acabar se aproximando novamente no futuro. Se vocês forem jovens, talvez a idade possa reconectá-los, pois as pessoas geralmente gostam de voltar a ver aqueles que as fazem se sentir jovens. [19]
    • Em algum momento, vocês podem perceber que suas vidas voltaram a ser parecidas, o que pode causar um desejo de reatar a relação. Por exemplo, talvez vocês tenham entrado na mesma universidade, se casado na mesma época ou se mudado para a mesma cidade. Nunca poderemos saber o que a vida nos reserva!
    • Se vocês forem mais velhos quando a amizade acabar, talvez uma atividade em comum ou uma nova fase da vida (quando os seus filhos saírem de casa, por exemplo) possam reaproximá-los em alguns anos.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 89 716 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade