Baixe em PDF Baixe em PDF

Para lidar com alguém inseguro, você deve ser dócil, respeitoso e animador. Essas pessoas talvez tenham baixa autoestima ou se sintam feridas por experiências passadas. Ao dar a elas o apoio de que necessitam, você pode ajudá-las a manterem o foco nas coisas positivas, aumentando sua autoestima. Evite o estresse estabelecendo limites e levando-as a buscar o apoio da comunidade.

Método 1
Método 1 de 4:

Estabelecendo limites claros

Baixe em PDF
  1. Pessoas que sofrem com insegurança podem precisar de reafirmação e apoio constantes, coisas que você nem sempre poderá oferecer. Converse com ela sobre os limites necessários, para que você não se sinta frustrado ou sobrecarregado com o comportamento da pessoa.
    • Por exemplo, caso esteja em um relacionamento com alguém inseguro, é possível que ele queira saber o que você está fazendo e onde está. Embora às vezes seja importante manter o contato através de mensagens ou ligações, converse com ele de antemão sobre os limites a serem seguidos quando vocês estiverem separados. Siga fielmente o que foi combinado.
    • Você talvez tenha um colega de trabalho ou escola que parece precisar de atenção constante. Determine quais os melhores momentos para conversar e interagir com ele. Diga frases como "Eu quero estar disponível para você, mas tenho um trabalho a fazer agora. Que tal nos encontrarmos depois da aula ou para almoçar?".
  2. As pessoas inseguras se sentem geralmente ansiosas com relação a algo ou alguém. Pode ser que tenham sido feridas por relacionamentos passados. Talvez tenham sofrido com bullying por causa de sua aparência. Ajude a diminuir sua ansiedade e concentre-se em pensamentos positivos.
    • Sempre que ela estiver se concentrando em coisas negativas, tente redirecionar seus pensamentos para o que for positivo. Por exemplo, "eu sei que essas pessoas podem ser cruéis, mas lembre-se de que você tem o meu apoio e o apoio de seus amigos".
    • Se a conversa parece estar presa no negativo, redirecione-a para algo positivo que você vê nela ou para um tema neutro. Tente elogiá-la por conta de algo ou, ainda, fale sobre assuntos de interesse mútuo, como filmes, esportes ou outras atividades.
  3. As pessoas inseguras podem esgotar a sua capacidade emocional, deixando-o ainda mais cansado depois de ajudá-las. Em alguns casos, elas podem se tornar dependentes de você em qualquer necessidade. Evite sentir-se como responsável e estabeleça limites claros. [1]
    • Motive-a a encontrar formas de lidar com as dificuldades sem tê-lo por perto o tempo todo.
    • Defina momentos específicos para que vocês se encontrem para conversar. Em vez de evitá-la completamente, tenha horários que sirvam a ambos.
    • Seja objetivo e educado ao dizer que você precisa de espaço, mas que isso não quer dizer que não se importe com ela. Explique a respeito de como ter um próprio espaço ou passar um tempo separados pode ser saudável.
    • Lembre-a de que você não pode ser exclusivamente responsável por fazê-la se sentir melhor. Isso é muito para uma única pessoa. Essa não somente é uma tarefa exaustiva, como também pode dar à pessoa a permissão para depender de você 24 horas por dia.
  4. Você talvez tenha um parceiro ou cônjuge que parece agir de forma ciumenta e insegura. Em alguns casos, ele talvez pareça irracional ou com medo de que você irá deixá-lo. Conforte-o e estabeleça meios de manter a relação saudável. [2]
    • Quando uma pessoa ciumenta se manifestar com acusações, conforte-a em vez de irritar-se.
    • Demonstre como planeja permanecer comprometido e fiel, mas que, para que o relacionamento dê certo, é necessário que esteja construído sobre a base da confiança mútua.
    • Explore problemas passados nos quais ele talvez tenha se sentido rejeitado, sem amor ou traído por amigos, familiares ou em um relacionamento passado.
    • Encoraje o senso de independência em seu parceiro. Encontre formas de incentivá-lo a ter uma vida independente em vez de manter-se concentrado na sua. Ajude-o a descobrir objetivos pessoais que trarão satisfação à sua vida.
  5. Reconheça o momento em que pessoas inseguras estão deixando-o ansioso, chateado, triste ou frustrado. Caso não consiga conversar ou ajudar uma pessoa insegura, dê um passo para trás e avalie quais são as melhores opções para melhorar o quadro. [3]
    • Se sente que ela está deixando-o irritado, diga educadamente que você terá que conversar depois e que espera ter um melhor diálogo em um outro momento.
    • Tire uma pausa do que ou de quem o estiver irritando. Para isso, distanciar-se fisicamente da situação por alguns minutos ou mais, até acalmar-se, pode ser o suficiente. Experimente dizer algo como "eu sei que você está se sentindo ansioso e estou aqui para você. Mas agora, eu preciso de uma pausa para organizar os pensamentos. Volto para ajudá-lo novamente daqui a uma hora".
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Dando consolo e apoio

Baixe em PDF
  1. Pessoas que lutam contra a insegurança se sentem geralmente ansiosas com relação ao trabalho, à escola, aos amigos, aos familiares ou à própria autoimagem. Talvez se trate de algo repentino ou engatilhado por acontecimentos negativos do passado. Abra-se e esteja disposto a ouvir. [4]
    • Ouça atentamente o que a tem incomodado. Coisas que podem parecer mínimas para você talvez sejam maiores e mais profundas para ela. Por exemplo, se a pessoa estiver preocupada com os sapatos que está usando, essa insegurança pode refletir uma ansiedade maior com relação a ela se sentir incluída ou não em seu grupo de amigos.
    • Não julgue. Tente entender como ela se sente e do que você precisaria se estivesse na mesma situação.
    • Se ela hesita em conversar com você, diga apenas algumas poucas palavras para demonstrar que entende seus sentimentos, como "eu sinto muito que você esteja se sentindo dessa maneira" ou "isso parece difícil".
  2. Embora pessoas inseguras possam parecer frias ou mal-educadas, não deixe que as suas próprias inseguranças e julgamentos entrem em cena. Seja amável, educado e atencioso. Em alguns momentos, pode parecer difícil manter-se sempre assim, mas, em longo prazo, ficará cada vez mais fácil lidar com alguém incompreendido ou inseguro. [5]
    • Faça uso de linguagem corporal que indique a sua disposição em ajudá-la ou ouvir o que ela tem a dizer. Mantenha contato visual e direcione a sua total atenção.
    • Sorria e mostre-se aberto a conversar a respeito do que a tem chateado.
  3. Se vocês são amigos, é importante conversar com ela a respeito de como está se sentindo. Caso se trate de um conhecido, pense em formas de ser mais aberto e conversar com ele sem deixá-lo desconfortável.
    • Comece uma conversa de forma genérica, mas apontando algo que notou ao respeito da outra pessoa. Por exemplo, "e aí, tudo bem? Eu observei que você não veio para o treino depois da aula de ontem, queria saber se está tudo certo".
    • Aceite o fato de que algumas pessoas podem não se sentir preparadas para conversar sobre o que as incomoda, sendo igualmente importante demonstrar que você se importa. Por exemplo, "parece que você teve um dia difícil. Se quiser conversar, estou aqui".
    • Se precisa cortar a conversa, use palavras educadas e diga algo como "foi muito bom conversar com você. Está tudo bem se continuarmos amanhã?" ou "espero que você se sinta melhor. Eu estou livre para conversar no fim da tarde, se você quiser".
  4. Às vezes, pessoas inseguras se sentem pouco apreciadas ou sem amor. Ao demonstrar interesse, você pode ajudá-las a se sentirem melhor.
    • Passe tempo a sós com ela, se possível, e você talvez conseguirá descobrir o que a incomoda de forma mais verdadeira. Pessoas inseguras estarão menos propensas a se abrir e serem honestas no meio de grupos maiores.
    • Considere convidá-la para fazer coisas com você e seus amigos. Faça com que ela se sinta incluída.
  5. Mostre que você se importa com palavras e ações. Demonstre que está emocionalmente conectado com os sentimentos dela e com suas inseguranças de uma forma genuína. [6]
    • Diga frases como "apenas saiba que estou aqui e que me importo com você" ou "eu sei que você é capaz de vencer esse desafio. Você é forte".
    • Se ela for um amigo próximo, familiar ou par romântico, dar abraços ou manifestar outras formas de afeto pode ser apropriado. Abrace-a apenas depois de pedir e se ela estiver aberta a isso.
    • Diga que vai ficar tudo bem e que as coisas irão melhorar. Dê a ela esperança e motivação para avançar em vez de lembrá-la do negativo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Aumentando a autoestima da outra pessoa

Baixe em PDF
  1. Incentive-a a trabalhar a autoestima . Embora seja possível aumentar a autoestima de alguém com elogios e sendo um amigo solidário, a pessoa também precisa se esforçar para fazê-lo por conta própria . Experimente incentivá-la a trabalhar na autoestima dando exemplos do que funcionou para você.
    • Você pode, por exemplo, encorajá-lo a fazer afirmações diárias dizendo algo como "quando estou tendo um dia ruim ou me sentindo triste, eu gosto de me animar com elogios no espelho. Começo a olhar para a minha imagem e descubro algo bom a dizer para mim mesmo, como 'o meu cabelo está tão viçoso e brilhante hoje! Adorei!'".
  2. Inseguranças vêm em várias formas prejudiciais. Às vezes, as pessoas agem de forma rude, ciumenta ou controladora. Algumas talvez não consigam enxergar como seus comportamentos são nocivos para elas mesmas e para outros. Tente determinar na qual pessoas inseguras têm influenciado você e outras pessoas em alguma destas formas: [7]
    • Relacionamentos. Você sente que o seu parceiro é carente, dependente, controlador ou desleal? Ajude-o a ser menos dependente e mais confiante.
    • Trabalho. Você sente que os colegas de trabalho são manipuladores, rudes ou invejosos? Ajude-os a ver coisas positivas no escritório e seja amigável.
    • Família e casa. Você sente que os familiares ou parentes julgam muito, são paranoicos, grosseiros com outras pessoas ou constantemente depressivos? Ajude a diminuir os níveis de ansiedade e estresse na casa, sendo um modelo a se seguir.
  3. As pessoas inseguras geralmente se concentram muito mais nos aspectos negativos de suas vidas, como a falta de amor, apoio, dinheiro ou valorização. Elas se sentem como se fossem vítimas (e talvez tenham sido, no passado). Mostre a ela coisas positivas nas quais se concentrar. [8]
    • Mantenha as conversas sempre positivas e leves. Evite temas que poderiam levar a uma sessão de desabafo ou a temas mais negativos.
    • Lembre-a de coisas positivas e estimulantes. Talvez se trate de uma citação positiva, um vídeo de gatinhos, fotos de familiares ou amigos ou outras coisas que sirvam para elevar os ânimos.
    • Às vezes, basta dizer que você gostou da camisa, dos sapatos ou do novo gadget que ela está usando. Diga a ela algo que a faça sentir-se bem consigo mesma.
  4. Ajude a aumentar a autoestima da pessoa concentrando-se nas coisas que ela tem feito bem, em vez de lembrá-la dos pontos negativos. Para pessoas inseguras, é importante que sintam ter mérito e valor.
    • Por exemplo, diga frases como "essa comida que você fez ficou fantástica", "você realmente parece entender de basquete" ou "você é um artista incrível".
    • Diga a ela que você notou as pequenas coisas que fez bem. Quase sempre, as tarefas mais comuns do cotidiano passam despercebidas, mas um lembrete das boas coisas que ela fez pode ser muito reconfortante. Por exemplo, "obrigado por me ajudar a entender aquele problema de matemática", "obrigado pela carona" ou "você é tão organizado com a sua agenda".
  5. Pessoas inseguras podem se sentir como se todos estivessem contra eles ou que têm pouco ou nada a acrescentar. Ajude-as a encontrar atividades que traga prazer na vida. Encoraje-as a descobrir coisas que são exclusivamente interessantes a elas, em vez de fazê-las seguir aos outros. Considere atividades como: [9]
    • Esportes de quadra, aulas de boa forma ou clubes de esportes externos.
    • Aulas de arte ou música.
    • Trabalhos voluntários com ONGs ou outras organizações.
    • Atividades extracurriculares em uma faculdade ou universidade local.
    • Clubes ou grupos online de interação social.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Conseguindo ajuda

Baixe em PDF
  1. Se ela parece cada vez mais chateada, deprimida, irritadiça ou ansiosa ao longo de algumas semanas, entre em contato com pessoas do trabalho, da escola ou da comunidade para encontrar meios de ajudá-la.
    • Caso se trate de um ambiente escolar, converse com um professor, conselheiro estudantil ou orientador sobre as mudanças de comportamento.
    • No trabalho, converse com um supervisor ou colega e veja se ele pode oferecer algum apoio adicional.
    • Em casa, converse com outros parentes ou amigos em busca de conselhos.
  2. As pessoas inseguras podem sentir que têm um apoio limitado ou, ainda, não confiar nas pessoas que estão ao redor. Elas talvez tenham dificuldade em lidar com situações negativas e recorrem a válvulas de escape nocivas. Converse com ela e sugira o contato com um conselheiro como meio de lidar com o que a está incomodando. [10]
    • Lembre-a de que conselheiros não têm qualquer pretensão de julgá-la, estando inteiramente concentrados em dar apoio e auxiliar no processo de recuperação.
    • Ajude-a a encontrar conselheiros na escola, na comunidade ou no ambiente de trabalho. Esforce-se para fazê-la ver que é normal buscar o apoio de um conselheiro profissional.
    • Descubra se há grupos de apoio disponíveis, dependendo da situação ou insegurança que ela vem enfrentando.
  3. É importante fazer com que a pessoa insegura saiba que não está sozinha. Mostre a ela que você se importa e encoraje-a se relacionar mais com as pessoas apoiadoras de sua vida. [11]
    • Converse com pessoas positivas e solidárias. Fale a respeito da importância do encorajamento para aqueles que se sentem inseguros.
    • Ajude-a a manter o foco no que a faz sentir-se incluída. Incentive-a a fazer coisas novas e diferentes. Encontre pessoas que possam participar da atividade juntamente com ela, para que se sinta menos só e ansiosa.
    • Encontre formas de desenvolver a independência da pessoa. Ela pode se sentir como se fosse incapaz de fazer coisas por conta própria. Ensiná-la a ser mais independente fará com que se sinta mais confiante e menos insegura. À medida que encontra melhores formas de lidar com o que a incomoda, mantenha-se sempre positivo e solidário.
    Publicidade

Avisos

  • Se a pessoa parece deprimida, muito ansiosa e reclusa, e a situação estiver piorando, busque a ajuda de conselheiros e profissionais. Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida discando 141 ou entrando em http://www.cvv.org.br/ .
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 129 928 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade