Este artigo foi coescrito por Liana Georgoulis, PsyD
. A Dra. Liana Georgoulis é uma Psicóloga com mais de 10 anos de experiência e Diretora Clínica do Coast Psychological Services em Los Angeles. Formou-se na Pepperdine University. Foca em oferecer terapia cognitivo-comportamental e outros métodos comprovados de tratamento psicológico para adolescentes, adultos e casais.
Este artigo foi visualizado 43 344 vezes.
Imagine que você acabou de discutir com seu namorado e, em vez de ficar pensando em quem tem a culpa, optou por mostrar maturidade e tentar fazer as pazes com ele. Agora é só mandar uma mensagem sincera… Mas o que escrever? Pois hoje é seu dia de sorte! Neste artigo, trazemos exemplos de mensagens que servem para praticamente qualquer situação após uma briga. E mais: também incluímos alguns conselhos sobre como escolher o momento e o estilo certo para conversar com o rapaz.
Passos
-
Muitas vezes, um bom pedido de desculpas é suficiente para conter a mágoa. Quando você for mandar mensagem, seja direta e assuma sua parcela (e, dependendo do caso, até um pouco mais) de responsabilidade. Seja específica quanto ao que você fez, mas evite termos negativos como "briga" ou "discussão". [1] X Fonte de pesquisa
- Se você sabe que a culpa foi mais sua que dele: "Me desculpa pela forma como agi quando vc disse que perdeu a chave de casa. Fiz tempestade em copo d'água por um erro honesto sem motivo nenhum."
- Se você acha que a culpa foi mais dele que sua: "Me desculpa por não ter lidado melhor com nossa conversa hoje. Eu devia ter me afastado por uns minutos pra evitar que as coisas piorassem."
- Se a discussão aconteceu porque você não estava ouvindo: "Desculpa por te ignorar quando vc queria me contar uma coisa importante. Sei que preciso aprender a ouvir melhor."
- Se você espera que ele perdoe seu erro: "Sei que pisei na bola, mas espero que vc me perdoe."
Publicidade
-
Use essa tática se você tiver medo de seu namorado achar que a relação está por um fio. Caso a discussão tenha ficado tensa — a ponto de você dizer algo como "Não sei por que insisto com você" ou "Tô te odiando agora" —, deixe claro que isso era sua frustração falando e que nada mudou no seu relacionamento.
- "Vc é muito importante pra mim, e fico mal pensando no quanto fui injusta com vc ontem."
- "Ontem foi um dia complicado, mas gosto demais de vc e sei que as coisas vão voltar ao normal entre a gente."
- "Me desculpa pelas coisas que eu falei. Te amo."
-
Se você não é o tipo de pessoa que se envolve em discussões, explique isso ao seu namorado. Todo casal discute alguma vez na vida, mas o ideal é que isso não seja tão frequente. Nesse caso, diga que se arrepende por ter deixado uma situação tão incomum acontecer. Ofereça uma explicação, não uma desculpa, para o que levou à briga. [2] X Fonte de pesquisa
- Se aconteceu alguma coisa que não tem a ver com seu namorado: "Desculpa por ter descontado meu dia péssimo no trabalho em você."
- Se sua família vivia discutindo durante sua infância e adolescência: "Vc sabe que eu odeio brigar depois de tudo que aconteceu na minha família. Então me desculpa por ter deixado uma coisa tão boba sair do controle."
- Se você se irritou tentando "consertar" o relacionamento: "Eu faço de tudo pelo nosso namoro porque ele é muito importante pra mim, mas não devia ter transformado a situação em briga."
- Se você falou alguma coisa maldosa ou indelicada: "Tô muito arrependida de ter te chamado de burro ontem. Peço perdão pelo que falei."
Publicidade
-
Use essa tática se você sabe que a responsabilidade é sua e não quer inventar desculpas. Começar já esclarecendo seu comportamento vai passar a impressão errada ao seu namorado. É melhor pedir a ele a oportunidade de se explicar pelo que aconteceu. Inclusive, o ideal aqui é ter essa conversa pessoalmente ou por telefone — mas veja algumas opções de mensagens: [3] X Fonte de pesquisa )
- "Tô muito mal com o que fiz. Não tive razão nenhuma. Posso te ligar pra explicar por que fiquei tão irritada?"
- "Desculpa por ter explodido com vc ontem. Tô com uns problemas de família e sei que devia ter te contado antes. Posso ir pra sua casa e contar o que tá acontecendo?"
-
Mostre que você está arrependida fazendo coisas que deixem seu namorado mais alegre. Esses gestos não substituem um bom e velho pedido de desculpas, mas podem servir como formas concretas de você mostrar que está arrependida. É claro que não há necessidade de se oferecer para fazer coisas que você não queira mesmo , mas pelo menos pense em algumas sugestões.
- "Queria te pedir desculpas ao vivo... Naquele restaurante que vc adora. Posso reservar uma mesa pra gente às 19h?"
- "Me desculpa. Quer saber o quanto eu tô arrependida? Vou lavar a louça uma semana inteira. E vc sabe o quanto eu odeio mexer com louça suja!"
- Envie ao seu namorado uma foto do carro dele lavado com você segurando uma placa com as palavras "Desculpa!".
Publicidade
-
Vá além de um pedido de desculpas e explique como você vai melhorar. Dizer que você sente muito, mesmo que seja de coração, nem sempre é o suficiente. Explique ao seu namorado de forma concreta, prática e realista como você pretende aprender com seus erros e melhorar no futuro. [4] X Fonte de pesquisa
- "Desculpa por não ter me afastado pra me acalmar quando fiquei brava com vc. Sei que devia ter saído de perto, e prometo que vou fazer isso a partir de agora."
- "Tô muito arrependida pelo que aconteceu. Beber demais nunca é bom. Vou controlar o álcool a partir de agora."
- "Ainda não acredito que te empurrei quando a gente tava discutindo. Me desculpa. Sei que preciso controlar minha raiva, então vou começar a fazer terapia."
-
Envie essa mensagem ao seu namorado se ele continuar muito magoado. Por mais que seja tentador dizer coisas como "Sei que vc tá bravo, mas vai passar" ou "Não foi tão ruim assim", isso só vai minimizar a reação do rapaz. Não importa o que ele está sentindo, nunca tente controlar essa manifestação emocional. É muito melhor perguntar como você pode ajudá-lo a processar tudo.
- "Tô pronta pra falar sobre esse assunto quando vc quiser, mas entendo se vc precisar de espaço por uns dias."
- "Tem alguma coisa que eu possa fazer pra te ajudar? Tô muito mal com o que aconteceu ontem."
- "Sei que vc ainda tá magoado, e é um direito seu. Quando vc achar que consegue, me fala o que eu posso fazer."
Publicidade
-
Só use essa tática se você souber que seu namorado também está constrangido com a discussão. Grandes brigas acontecem pelos motivos mais bobos... E, às vezes, os dois envolvidos só querem "autorização" para poderem rir do que aconteceu. Se você acredita que seu namorado também pensa assim, mande uma mensagem engraçadinha a ele.
- "Que coisa chata!! Acho que a gente não fica tenso assim desde que o Brasil perdeu pra Croácia (o que não deu pra superar ainda)."
- "Eita. Tô me sentindo que nem uma senhorinha, brigando por coisas que eu nem lembro o que são meia hora depois."
- "Ontem vc deve ter achado que eu tava tendo um piripaque, né??"
-
Essa estratégia dá certo se vocês dois tiverem a mesma parcela de responsabilidade. Por exemplo: imagine que vocês discutiram feio por um motivo bobo. Em vez de ficar preocupada sobre esse motivo, pergunte ao seu namorado se dá ele topa encarar isso como um sinal de que está na hora de melhorar a comunicação do casal.
- "Não acredito que brigamos por causa de uma calça! A gente pode esquecer isso e combinar de falar mais abertamente do que sentimos a partir de agora?".
- "Tudo bem se a gente fingir que a briga nunca aconteceu? Não queria repetir esse episódio."
- "Nunca discutimos assim antes... E não quero discutir assim nunca mais. Vc topa fazer terapia de casal comigo?"
Publicidade
-
Faça isso em vez de pedir para ele pedir desculpas quando pisar na bola. Exigir — ou até pedir com educação — um pedido de desculpas provavelmente só vai causar uma reação negativa. É mais saudável começar pedindo perdão pela sua parcela de responsabilidade e deixar as portas abertas para o caso de ele também querer.
- "Desculpa ter ficado tão irritada com vc. Se quiser falar sobre o que aconteceu, tô pronta pra ouvir."
- "Nossa briga não foi nada legal, e peço desculpas pela minha parte. Agora me acalmei e tô pronta pra ouvir, caso vc queira conversar."
- "Mil desculpas pelo que aconteceu. Vamos conversar quando vc estiver pronto? Pra gente superar o assunto."
-
Tome iniciativa se você e seu namorado não se entenderem. Saber dar o braço a torcer faz parte de todo relacionamento. Se você e seu namorado discutiram por causa de uma diferença de opinião, tome a iniciativa de oferecer uma solução justa — e dê a ele a oportunidade de responder.
- "Vamos parar de brigar sobre o melhor destino pras nossas férias. Que tal a gente ir pra um lugar novo pros dois, tipo uma praia exótica?".
- "Em vez de discutir sobre quem vai morar com quem, e se a gente procurasse um apartamento novo?"
- "Sei que você não quer ir ao casamento, mas eu queria muito... Que tal a gente ir, mas ficar só por umas duas horas?"
Publicidade
-
Mesmo se você e seu namorado conversam muito por mensagem, vai ser mais saudável falar pessoalmente. Mandar mensagem é melhor que não dizer nada depois da discussão, mas quase nunca é o jeito ideal de pedir desculpas, resolver problemas ou ouvir desabafos. O ideal sempre é conversar cara a cara — já que, assim, um pode interpretar a linguagem corporal do outro. Em último caso, até uma ligação é melhor! [5] X Fonte de pesquisa
- "Vc topa me encontrar naquele café pra gente conversar? Queria pedir desculpas do jeito certo pelo que fiz."
- "Nossa briga começou por mensagem, mas acho melhor resolvermos tudo pessoalmente. Me encontra depois do trabalho?"
- "Posso te ligar pra gente resolver as coisas? Acho melhor que tentar falar por WhatsApp."
-
Mandar mensagem na hora errada pode ser um tiro no pé. Se vocês acabaram de discutir — e os nervos ainda estão à flor da pele —, não tenha pressa. Deixe para entrar em contato quando você conseguir se recompor. Isso diminui o risco de falar algo que não deve.
- Você está muito irritada? Faça exercícios de respiração, vá caminhar, visualize um lugar feliz ou ouça músicas relaxantes. Tudo isso pode ajudar!
Publicidade
-
Tente resolver o problema pessoalmente, não com um "textão". Se você precisar mandar mensagem, o ideal é começar a resolução com algo simples e direto. Se tentar acabar com a discussão escrevendo um textão daqueles, pode ser que seu namorado nem tenha vontade de responder.
- Não existe um padrão de tamanho para essa mensagem. De modo geral, leia bem o que você escreveu antes de enviar e veja se não está enrolando demais.
- Vale a pena incluir alguns emojis na mensagem, como 😢, 🙏 ou 😘, mas não exagere e nem abrevie palavras demais.
-
Não mande várias mensagens seguidas se seu namorado não responder. Nesse caso, é claro que ele recebeu seus apelos — só que ainda está irritado ou magoado. Espere algumas horas (ou até um dia) antes de entrar em contato de novo. Em último caso, siga uma destas alternativas:
- Ligue para ele.
- Mande mensagem no Instagram ou Facebook.
- Mande um SMS (isso pode até pegar o rapaz de surpresa!).
- Peça para um amigo em comum conversar com ele.
- Seja mais tradicional e escreva um bilhete ou uma carta à mão.
Publicidade
Dicas
- Quando vocês forem conversar depois da discussão, ouça com atenção o que seu namorado disser. Além disso, explique também o que você sente de vez em quando.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/better-divorce/201904/what-s-wrong-apologies-and-how-make-them-right
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/better-divorce/201904/what-s-wrong-apologies-and-how-make-them-right
- ↑ https://www.nytimes.com/2019/08/18/smarter-living/what-to-do-when-youve-said-the-wrong-thing.html
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-say-sorry-and-mean-it
- ↑ https://www.nytimes.com/2019/08/18/smarter-living/what-to-do-when-youve-said-the-wrong-thing.html
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!