Baixe em PDF Baixe em PDF

Poucas coisas são tão ruins quanto um episódio de intoxicação alimentar. Em horas e até semanas, sintomas bastante desagradáveis começam a se manifestar – cólicas, diarreia, enjoos, febre e vômito que, dependendo do caso, podem ser mais ou menos intensos. As toxinas ou bactérias podem ser contraídas por meio de alimentos manipulados, armazenados ou processados sem higiene ou cuidados. Embora uma intoxicação alimentar seja relativamente simples e passe dentro de alguns dias, ela pode causar danos irreversíveis em gestantes, crianças pequenas e idosos, portanto é preciso tomar diversas medidas para combatê-la. Aprenda a se recuperar rapidamente, acabe com esse sofrimento e volte à ativa!

Método 1
Método 1 de 3:

Cuidando da dieta

Baixe em PDF
  1. Todo o vômito e diarreia acabam desidratando o corpo mais rápido do que percebemos. Beba muita água e outros fluidos e restitua todo o líquido que seu corpo está perdendo. Não precisa beber muita água de uma vez, mas dê goles pequenos com frequência e ande com a garrafa de água na mão. [1]
    • Contate um médico imediatamente se você não consegue segurar nem água no estômago. Provavelmente será necessário tomar soro via intravenosa.
    • Beba água, chás descafeinados ou suco; se estiver apto a isso, tome um pouco de canja de galinha. Ela também ajuda a restituir os fluidos e tem vitaminas.
  2. Esse pó contém minerais e vitaminas que o corpo perde durante um episódio de intoxicação alimentar e pode ser comprado em qualquer farmácia. Para prepará-lo, basta misturar o conteúdo do envelope com água.
    • Você também pode fazer seu próprio reidratante em pó. Misture 1/2 colher de chá de sal, 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de açúcar em 1 litro d'água. Mexa até dissolver os ingredientes completamente e beba. [2]
  3. Quando sentir que o enjoo está melhorando, coma bananas, purê de maçã, arroz e torradas. [3] . Esses alimentos acalmarão seu estômago e não costumam dar enjoo justamente por serem suaves.
    • Outros exemplos de alimentos que não irritam o estômago são bolacha de água e sal, purê de batatas e vegetais cozidos a vapor. [4] Não se force a comer e vá devagar para não passar mal novamente.
  4. Durante a recuperação de uma intoxicação alimentar, o sistema digestivo fica intolerante à lactose, o que significa que alimentos como leite, manteiga, queijo e iogurte o deixarão mais doente. Prefira não consumi-los enquanto seu corpo não voltar ao normal. [5]
  5. Você provavelmente sentirá enjoo só de pensar neles, mas resista se quiser comer coisas apimentadas e frituras. Esses alimentos dificultam a digestão e não o ajudarão em nada nesse momento. [6]
    • Ao contrário do que se pensa, o melhor é manter distância de grãos integrais. Eles são muito pesados e requerem uma grande quantidade de energia para serem digeridos, portanto não coma frutas cítricas, leguminosas, castanhas e qualquer coisa com casca comestível. [7]
  6. Essas substâncias alteram a química do corpo e podem intensificar o desconforto. Além disso, elas são diuréticas, o que significa que você precisará urinar mais, causando desidratação. Essa combinação de fatores pode ser perigosa durante a recuperação de uma intoxicação alimentar.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando remédios caseiros

Baixe em PDF
  1. Elas ajudam a acalmar o estômago e dão um jeito na indigestão [8] , além do benefício da hidratação, tão valiosa nesse momento.
  2. Os probióticos recompõem a flora intestinal e suas bactérias benéficas, acelerando a recuperação do organismo. No entanto, converse com um médico se o seu sistema imunológico estiver muito debilitado, pois probióticos não são uma ideia tão boa nesse caso. [9]
  3. Uma solução tradicional, o vinagre de maçã é benéfico por suas propriedades antimicrobianas. [10] Misture 2 colheres de sopa de vinagre a 1 xícara de água quente e beba antes de comer qualquer coisa. Se preferir, tome-o puro.
  4. Algumas ervas também são antimicrobianas e podem cuidar dos sintomas da intoxicação. [11] Chá de manjericão ou água com gotas de óleo de manjericão são bons exemplos; outra opção é comer sementes de cominho puras ou em chá.
    • Outras ervas que podem ajudar são tomilho, alecrim, coentro, sálvia, hortelã e funcho, embora sua eficácia ainda dependa de estudos. [12]
  5. O mel é altamente antimicrobiano e ainda controla os ácidos estomacais; já o gengibre alivia a dor e a indigestão.
    • Ferva um pouco de gengibre com água, misture mel e limão e beba devagar. Se preferir algo gelado, bata um suco de gengibre com mel e gelo no liquidificador.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descansando o corpo

Baixe em PDF
  1. Não vá para o trabalho se estiver com intoxicação alimentar, ainda mais se o seu trabalho envolve preparar comida para os outros. Você precisará de algum tempo para se curar, ao menos até 48 horas depois dos sintomas desaparecerem. [13]
    • Fale com seu superior imediatamente se trabalha no ramo alimentício e começar a sentir os sintomas de uma intoxicação alimentar durante o expediente; outra medida importante é não se aproximar do setor de produção. Nunca prepare alimentos se estiver intoxicado.
  2. À medida que seu corpo combater a toxina, ele ficará naturalmente fatigado. Para que ele possa fazer isso apropriadamente, descanse e deixe sua energia ser direcionada para a recuperação. Tire sonecas durante o dia, até para se poupar de estímulos externos.
    • Não se esforce. Nessas circunstâncias, praticar atividades físicas intensas pode causar lesões.
  3. Faça refeições pequenas e não consuma nada muito sólido. [14] Você provavelmente não sentirá nenhuma vontade de comer, mas é importante manter uma dieta leve enquanto seu corpo se livra das toxinas. Durante os dois primeiros dias de sintoma, não coma nada pesado.
    • Espere várias horas a partir do momento em que os vômitos cessarem antes de comer e substitua os alimentos sólidos por fluidos, como água, sucos, caldos e sopas.
  4. Caso tenha febre e dores de cabeça ou no corpo, tome um desses remédios de acordo com as instruções e dosagens contidas na bula. [15]
    • Não tome antidiarreicos. Ninguém gosta de passar por isso, mas a diarreia é um mecanismo que o corpo usa para se livrar das toxinas invasoras. Ou seja, você terá que esperar até que ela passe.
  5. Durante o tempo em que tiver esses sintomas, é fundamental lavar bem as mãos para não espalhar os germes. Não divida sua toalha e não prepare os alimentos de ninguém, se possível. [16]
    • Compre lenços umedecidos e deixe-os disponíveis no banheiro. Quando acabar de usá-lo, use os lenços para limpar as superfícies que você tocou.
    Publicidade

Avisos

  • Vá ao médico se a intoxicação alimentar durar mais do que alguns dias. Outras razões para ir a uma consulta são febre alta, problemas de visão e dificuldade para engolir ou respirar.
  • Vá para o hospital imediatamente se a intoxicação tiver sido causada por cogumelos ou frutos do mar, pois algumas variedades têm toxinas letais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 141 472 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade