A alegria é um sentimento muito especial devido ao efeito que ela causa nas pessoas. Não é algo que sentimos sozinhos, pois ela implica em expressar sentimentos positivos às pessoas que estão à nossa volta. [1] X Fonte de pesquisa Fingir a alegria quando não estamos realmente alegres pode na verdade produzir um efeito contrário. Você pode até pensar que é ótimo em fingir emoções, mas a linguagem corporal e as expressões faciais podem revelar seus verdadeiros sentimentos. [2] X Fonte de pesquisa Para ser mais alegre, concentre-se em suas paixões e aprenda a compartilhá-las com outras pessoas.
Passos
-
Encontre sua paixão. Ser alegre não é algo que acontece simplesmente pelo desejo. Para espalhar a alegria, é preciso realmente amar a vida. Isso significa buscar e praticar atividades pelas quais você é apaixonado. [3] X Fonte de pesquisa Robinson, K., & Aronica, L. (2009). The Element: How Finding Your Passion Changes Everything (Reprint edition). Concordville, Pa.; Norwood, Mass.: Penguin Books.
- Faça uma lista das vezes em que você se sentiu realmente feliz na sua vida. Inclua o máximo de detalhes possíveis. Inclua também as pessoas que estavam presentes no momento, se você estava dentro ou fora de casa, quais atividades estava praticando e até mesmo como estava o clima naquele dia. Esses detalhes são diferentes para cada pessoa, então é importante incluir todos eles.
- Em seguida, busque padrões nesses detalhes. Os momentos de maior felicidade foram ao ar livre na natureza? Ou aconteceram quando você estava rodeado de pessoas que o desafiam? Observe quais condições produzem mais alegria. Depois, busque compartilhá-las com outras pessoas. Maximize o tempo gasto nessas circunstâncias. Antes que possa perceber, a alegria pode surgir de forma natural.
- Se não conseguir identificar suas paixões, pode ser preciso um pouco mais de tempo e esforço. Fique tranquilo, pois todas as pessoas possuem potencial para ter uma paixão. Experimente algumas atividades e situações até que a paixão surja. [4] X Fonte de pesquisa Robinson, K., & Aronica, L. (2009). The Element: How Finding Your Passion Changes Everything (Reprint edition). Concordville, Pa.; Norwood, Mass.: Penguin Books.
-
Sinta-se confortável com você mesmo . Para ser alegre, é preciso estar confortável sendo quem você é. Você é uma pessoa única com seus traços, forças e desafios. Fique orgulhoso das suas habilidades e busque ser feliz com quem você é.
- Evite alcançar a perfeição. Em vez disso, imagine sua vida como sendo uma obra em progresso. [5] X Fonte de pesquisa Isso pode facilitar a autoaceitação.
-
Aceite seus sentimentos. Os seres humanos são bastante complexos. Até mesmo as pessoas que aparentam ser alegre a maioria do tempo experimentam uma grande variedade de emoções durante o dia. [6] X Fonte de pesquisa L’Abate, L. (2012). Clinical Psychology and Psychotherapy as a Science: An Iconoclastic Perspective (2013 edition). New York: Springer. Não se force a ficar feliz o tempo todo.
- Às vezes, você pode perceber que não é possível ficar alegre em certos momentos, e não há nada erro com isso. O mais importante é aprender a aceitar suas emoções.
- Aprenda a lidar com suas emoções em vez de se concentrar somente naquelas que você considera mais positivas. [7] X Fonte de pesquisa Kelley, T. M., & Pransky, J. (2013). Principles for realizing resilience: A new view of trauma and inner resilience. J Trauma Stress Disor Treat 2, 1, 2. Por exemplo, se estiver bravo com alguém, não tente rejeitar esse sentimento somente pelo falo de que a raiva é "ruim". Em vez disso, aceite a raiva e pense em uma forma de se sentir melhor ou de perdoar a pessoa.
-
Olhe para o lado bom das coisas, mas seja honesto. Se estiver tendo um dia ruim, reconheça isso. Você não deve ignorar o fato e continuar tentando agir como se estivesse alegre. Após aceitar o fato de estar tendo um dia ruim, procure pelas coisas positivas e pense em formas de melhorar a situação. [8] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, imagine que você foi demitido do seu emprego. Isso provavelmente o está deixando incomodado, e isso é normal. Porém, após o choque inicial, comece a pensar em formas de superar essa situação. Faça um plano para dar entrada ao seguro desemprego e para conseguir um emprego novo. Talvez essa seja uma oportunidade para você conseguir um emprego melhor.
- Isso vai ajudá-lo a aceitar a natureza complexa da vida. Fingir a felicidade pode ser algo contraproducente. É provável que outras pessoas consigam perceber as mensagens contraditórias enviadas pela sua linguagem corporal e expressões faciais. [9] X Fonte de pesquisa Sendo assim, é melhor deixar qualquer emoção fluir quando elas surgirem.
- Ao mesmo tempo, não lamente sobre uma emoção específica; em vez disso, tente entender o porquê de você estar sentindo isso. Por exemplo, se estiver com raiva, pode ser por se sentir incomodado e não saber como expressar isso, ou por ter expectativas bastante altas para a situação atual.
- Isso pode não ser tão fácil no começo, mas se você for persistente e tentar relacionar suas emoções com o momento presente, é possível aprender como controlá-las.
-
Aprenda como as experiências negativas passadas afetam o presente. As experiências negativas podem ter impactos duradouros nos nossos cérebros e na capacidade de controlar nossas emoções. Isso inclui eventos traumáticos e períodos longos de depressão. [10] X Fonte de pesquisa Van der Kolk, B. (2014). The Body Keeps the Score: Brain, Mind, and Body in the Healing of Trauma (1 edition). New York: Viking. Eventos passados como esses podem dificultar muito a capacidade de ser alegre.
- Isso não quer dizer que você esteja completamente controlado pelo passado. O cérebro e o corpo humano possuem uma certa plasticidade. Essa característica nos permite esquecer as experiências negativas e criar novas mudanças positivas em relação ao funcionamento da mente. Com o tempo, você pode superar os eventos que o impedem de ser alegre. [11] X Fonte de pesquisa Malabou, C. (2012). The New Wounded: From Neurosis to Brain Damage. (S. Miller, Trans.) (1 edition). New York: Fordham University Press.
- Se houver situações passadas difíceis de superar, procure um psicólogo ou outra pessoa da área da saúde mental. Essa pessoa vai ouvir todas as dificuldades pelas quais você está passando. Além disso, ela vai indicar práticas ou estratégias bastante úteis para lidar com emoções difíceis.
- Se possível, não tenha medo de consultar diferentes profissionais. Às vezes, pode levar um tempo até encontrar a pessoa ideal.
- Muitos convênios médicos fornecem um certo número de consultas para esses casos. Veja se o seu convênio tem esse plano.
-
Mantenha um diário. Manter um diário tem muitos benefícios mentais que podem ajudá-lo a se sentir mais confortável com o passado. Principalmente se você sofreu algum trauma no passado, tente escrever diariamente sobre esses sentimentos. [12] X Fonte Confiável International DOI Foundation (IDF) Ir à fonte
- Escrever sobre experiências passadas ou emoções negativas é um método bastante útil para superá-las. Sente-se e escreva de forma mais detalhada possível sobre as experiências que estão na sua mente. Senão, basta descrever as emoções que você está sentindo no momento presente.
- Escrever sobre as emoções e as experiências negativas passadas pode ajudá-lo a se distanciar delas. Isso também pode torná-las toleráveis no futuro.
- Se achar isso muito trabalhoso ou se estiver mais atrapalhando do que ajudando, pode ser preciso buscar ajuda profissional. Considere a possibilidade de conversar com um psicólogo.
-
Experimente a meditação. A meditação ou os exercícios de respiração também podem ajudá-lo a controlar as emoções relacionadas com o passado. Alguns psicólogos chamam esse desenvolvimento de "percepção mental". Esta é a capacidade de tomar decisões sobre a forma como reagimos às nossas emoções. [13] X Fonte de pesquisa Siegel, D. J. (2010). Mindsight: The New Science of Personal Transformation (Reprint edition). New York: Bantam.
- Sente em um local confortável com as pernas cruzadas e as mãos sobre o colo. Feche os olhos e respire lenta e profundamente. Concentre-se na respiração e tente esvaziar a mente. [14] X Fonte de pesquisa
- Existem CDs e MP3s disponíveis que podem guiá-lo pelo processo da meditação.
- Você pode não ser capaz de conter certas emoções, mas pode aprender a controlar os efeitos delas em sua vida. Aprender a meditar vai ajudá-lo a controlar seu estado emocional. Alguns estudos comprovam que a meditação auxilia a regulação da função da amígdala, a parte do cérebro que controla as reações emocionais. [15] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha-se saudável. Durma o suficiente e coma bem. Você precisa de energia e força para se sentir e estar em seu melhor estado todos os dias.
- Nesse caso, isso pode significar fazer um pouco mais de exercício.Tente praticar pelo menos 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de exercício aeróbico intenso por semana. Isso pode reduzir a pressão arterial e reduzir o estresse e a ansiedade. [16] X Fonte Confiável Mayo Clinic Ir à fonte
- Se quiser ser uma pessoa alegre, é preciso cuidar do seu corpo. Pratique a quantidade correta de atividade física e tenha uma dieta saudável para se sentir na sua melhor forma.
Publicidade
-
Sorria. Quando estiver alegre, mostre isso com o seu rosto! Sorrir não só mostra ao próximo que você está feliz, mas também pode alegrar outras pessoas.
- Além disso, sorrir também pode deixá-lo mais alegre. [17] X Fonte de pesquisa
-
Use a linguagem corporal. Use o corpo para mostrar a sua alegria. Evite ficar em uma posição curvada, pois isso pode deixá-lo com uma aparência cansada ou triste. Mantenha uma postura aberta e relaxada. [18] X Fonte de pesquisa
- Uma linguagem corporal aberta significa manter braços e pernas descruzados. Mantenha os pés apontados para a direção da pessoa com quem está falando. [19] X Fonte de pesquisa
- Uma linguagem corporal relaxada significa manter os músculos relaxados, especialmente os braços e as mãos. Eles devem estar soltos ao lado do corpo. [20] X Fonte de pesquisa Geralmente, as pessoas conseguem perceber quando os músculos de alguém estão rígidos.
-
Fale com alegria. Use o tom de voz, ritmo e palavras para se comunicar de forma alegre. Em particular: [21] X Fonte de pesquisa
- Varie o tom da voz e evite falar monotonamente.
- Fale rapidamente (mas não de forma incompreensível).
- Use palavras positivas como "querido" e "ótimo". Seja positivo e fale sobre outras pessoas, e não só sobre si mesmo.
-
Seja amigável. Seja extrovertido e, caso veja alguém que pareça precisar de um amigo, tente ser essa pessoa.
- Cumprimente pessoas desconhecidas e esteja aberto no caso de elas quererem conversar. [22] X Fonte de pesquisa
- Elogie pessoas e faça outros gestos agradáveis, como levar comida a uma reunião para compartilhar com os demais membros. [23] X Fonte de pesquisa
- Tente incluir novas pessoas em suas atividades e círculos sociais, especialmente se elas parecem precisar de um amigo. [24] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, imagine que uma pessoa nova que veio de fora entrou na sua escola ou começou a trabalhar na sua empresa. Tente convidá-la para almoçar com você e seus amigos. É bem provável que essa pessoa ainda não conheça muita gente e que ela vai ficar muito grata pelo convite.
Publicidade
-
Faça algo agora. Quando estiver se sentindo desanimado ou sem inspiração, tente fazer alguma coisa - qualquer coisa! Manter-se ativo vai ajudá-lo a estar alegre. [25] X Fonte de pesquisa
- Mantenha-se em movimento. Limpe a casa, lave a louça, dobre a roupa limpa ou pratique algum exercício. Você vai sentir como se tivesse realizado algo, e isso pode ajudá-lo a sentir-se mais positivo.
-
Faça as coisas que você gosta de fazer. É mais fácil estar alegre quando desfrutamos da vida. Reserve um tempo pelo menos uma vez ao dia para fazer algo que o deixe alegre. [26] X Fonte de pesquisa Isso varia de pessoa para pessoa, mas veja algumas sugestões:
- Coloque sua música favorita e dance sozinho.
- Vá caminhar em um bosque ou parque.
- Compre sua comida/bebida favorita. Tome uma xícara do seu café favorito ou um pedaço de bolo.
- Não é preciso planejar isso ou esperar uma certa hora do dia, apenas faça algo quando tiver vontade.
-
Pratique a gratidão. Concentre-se nas coisas pelas quais você é grato na sua vida, e expresse a gratidão ao próximo.
- Expressar a gratidão a outras pessoas pelas coisas que eles fazem e que o deixam feliz pode deixá-lo mais feliz ainda, irradiar alegria e melhorar seus relacionamentos com outras pessoas. [27] X Fonte de pesquisa
- Considere manter um diário de agradecimento, no qual você pode escrever sobre as coisas pelas quais é grato. Alguns estudos mostram que isso pode aumentar a felicidade e melhorar a saúde mental. [28] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
-
Participe de alguma causa social. Isso pode significar ir pessoalmente a uma reunião sobre alguma coisa ou participar pela internet. [29] X Fonte de pesquisa Greek, J. (2014). Social Activism Online: Getting Involved. The Rosen Publishing Group. Envolver-se em uma causa social pode ser uma ótima forma de criar conexões com outras pessoas. Além disso, é uma maneira muito boa para se cultivar uma paixão sobre algo mais além de si mesmo. [30] X Fonte de pesquisa
- Investir sua energia em criar uma mudança no mundo com outras pessoas pode ajudá-lo a descobrir novas paixões. E isso, por sua vez, pode permiti que você se sinta mais alegre ao interagir de forma geral com outras pessoas.
- Ajude alguém que esteja necessitado. Nem todos são tão sortudos quanto você. Tente ajudar instituições de caridade doando dinheiro ou arrecadando alimentos. Até mesmo algo simples como elogiar uma pessoa ou sorrir para ela pode melhorar a vida alheia.
-
Escute as pessoas. Quando alguém falar com você, seja um bom ouvinte. Faça contato visual e reconheça seus pontos de vista.
- Escutar ao próximo com uma mente aberta é uma boa forma de demonstrar confiança e alegria. E isso faz com que a outra pessoa se sinta querida. Nesse processo, você pode melhorar o ânimo da pessoa. [31] X Fonte de pesquisa
- Escutar ao próximo pode ser uma boa forma de obter novas interpretações do mundo. Além disso, você pode compartilhar da felicidade que a pessoa está sentindo.
-
Tenha uma mente aberta. Não julgue as pessoas. Ao conhecer uma pessoa nova, tente encontrar algo em comum com ela. Evite tomar conclusões precipitadas baseadas em estereótipos.
- Julgar o próximo pode deixar você e a pessoa infelizes. [32] X Fonte de pesquisa
- Em vez disso, presuma o melhor do seu próximo.
- Evite humilhar as pessoas. Em vez disso, incentive-as a correrem atrás de seus sonhos. Demonstre otimismo e anime as pessoas. Seu otimismo vai se tornar contagioso.
Publicidade
Dicas
- Sempre tente pensar de forma positiva. Procure pelo lado bom das coisas, mesmo em uma situação negativa.
- Sorria. Ao se sentir feliz, deixe com que as pessoas saibam disso. A felicidade pode ser contagiante.
- Cumprimente pessoas novas, e não somente aquelas que você já conhece. Deixe que todos saibam que você está disposto a ser amigo de qualquer um.
- A música tem uma capacidade poderosa de apelar para as emoções das pessoas. Escutar música pode deixá-lo bem-humorado e mais alegre.
- Saia de casa. Às vezes, ficar sozinho é bom, mas a solidão pode consumi-lo. Dê uma volta de bicicleta ou chame algum amigo para tomar um café.
Avisos
Tome cuidado: muitas vezes a gentileza pode ser confundida com segundas intenções. Não seja muito gentil, especialmente com pessoas do sexo oposto.
Referências
- ↑ http://www.merriam-webster.com/dictionary/cheerful
- ↑ Frank, M. G., & Svetieva, E. (2015). Microexpressions and Deception. In M. K. Mandal & A. Awasthi (Eds.), Understanding Facial Expressions in Communication (pp. 227–242). Springer India. Retrieved from http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-81-322-1934-7_11
- ↑ Robinson, K., & Aronica, L. (2009). The Element: How Finding Your Passion Changes Everything (Reprint edition). Concordville, Pa.; Norwood, Mass.: Penguin Books.
- ↑ Robinson, K., & Aronica, L. (2009). The Element: How Finding Your Passion Changes Everything (Reprint edition). Concordville, Pa.; Norwood, Mass.: Penguin Books.
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/accepting-imperfection-making-peace-piece-in-progress/
- ↑ L’Abate, L. (2012). Clinical Psychology and Psychotherapy as a Science: An Iconoclastic Perspective (2013 edition). New York: Springer.
- ↑ Kelley, T. M., & Pransky, J. (2013). Principles for realizing resilience: A new view of trauma and inner resilience. J Trauma Stress Disor Treat 2, 1, 2.
- ↑ http://thinksimplenow.com/happiness/positive-attitude-happy-life/
- ↑ Frank, M. G., & Svetieva, E. (2015). Microexpressions and Deception. In M. K. Mandal & A. Awasthi (Eds.), Understanding Facial Expressions in Communication (pp. 227–242). Springer India. Retrieved from http://link.springer.com/chapter/10.1007/978-81-322-1934-7_11
- ↑ Van der Kolk, B. (2014). The Body Keeps the Score: Brain, Mind, and Body in the Healing of Trauma (1 edition). New York: Viking.
- ↑ Malabou, C. (2012). The New Wounded: From Neurosis to Brain Damage. (S. Miller, Trans.) (1 edition). New York: Fordham University Press.
- ↑ D’Mello, S., & Mills, C. (2014). Emotions while writing about emotional and non-emotional topics. Motivation & Emotion, 38(1), 140–156. http://doi.org/10.1007/s11031-013-9358-1
- ↑ Siegel, D. J. (2010). Mindsight: The New Science of Personal Transformation (Reprint edition). New York: Bantam.
- ↑ http://theconsciouslife.com/how-to-meditate-a-guide-for-beginners.htm
- ↑ http://news.harvard.edu/gazette/story/2012/11/meditations-positive-residual-effects/
- ↑ http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/fitness/expert-answers/exercise/faq-20057916
- ↑ http://changingminds.org/techniques/happiness/act_happy.htm
- ↑ http://changingminds.org/techniques/happiness/act_happy.htm
- ↑ http://changingminds.org/techniques/body/open_body.htm
- ↑ http://changingminds.org/techniques/body/relaxed_body.htm
- ↑ http://changingminds.org/techniques/happiness/act_happy.htm
- ↑ http://www.succeedsocially.com/friendly
- ↑ http://www.succeedsocially.com/friendly
- ↑ http://www.succeedsocially.com/friendly
- ↑ http://www.webmd.com/balance/news/20100803/stay-busy-stay-happy
- ↑ http://edition.cnn.com/2011/LIVING/08/10/losing.job.cb/index.html
- ↑ http://time.com/14047/what-10-things-should-you-do-every-day-to-improve-your-life/
- ↑ http://greatergood.berkeley.edu/article/item/tips_for_keeping_a_gratitude_journal/
- ↑ Greek, J. (2014). Social Activism Online: Getting Involved. The Rosen Publishing Group.
- ↑ https://www.psychologytoday.com/articles/200307/what-makes-activist
- ↑ http://www.jewelsofhappiness.com/how-to-make-others-happy/
- ↑ http://tinybuddha.com/blog/why-judging-people-makes-us-unhappy/