PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Apesar de ser improvável que você more em um dos poucos países com governo comunista, ainda pode abraçar a ideologia do comunismo em sua vida cotidiana e participar de organizações políticas e ativistas que apoiem os princípios de tal modelo de governo. [1] Esse artigo lhe dará dicas práticas sobre como viver como um comunista no século vinte e um.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Aprendendo do que se trata o comunismo

PDF download Baixe em PDF
  1. Proletariado é a classe trabalhadora; são as pessoas que prestam serviços para um empregador em troca de salário, mas não possuem qualquer parte da companhia em que trabalham ou do "meio de produção," o que significa a terra, ferramentas, fábricas, prédios de escritórios, matérias primas, etc. que possibilitam seu trabalho. A maioria dos membros do proletariado tem pouco controle ou poder de opinar sobre seu próprio trabalho e não recebem parte dos lucros de seu empregador. [2]
    • Por dependerem dos salários e não terem controle sobre o próprio trabalho, os empregados são oprimidos por seus empregadores.
    • Os opressores do proletariado são chamados "burgueses" em termos marxistas: são os capitalistas ricos que possuem as corporações, fábricas e a terra e, consequentemente, a maior parte da riqueza do mundo. [3]
    • O conceito moderno dos 99% é muito similar ao conceito de Karl Marx do proletariado. O 1% é análogo aos burgueses.
    • Um princípio básico do comunismo é que o proletariado deve lutar para ganhar o controle dos meios de produção e gerenciá-los coletivamente.
  2. Propriedade privada sobre os meios de produção é o que dá aos burgueses o poder de explorar o proletariado. Marx argumentava que, se a propriedade dos meios de produção fosse tomada e entregue ao proletariado para posse comunal e equivalente, os trabalhadores produziriam mais, a exploração teria fim e as classes sociais que surgissem da distribuição injusta da propriedade desapareceriam.
    • Algumas empresas modernas são de propriedade parcial ou toda dos funcionários, pois oferecem ações a eles, mas são relativamente poucas. [4]
  3. Marx acreditava que o capitalismo em si, juntamente com a economia de mercado e a busca desenfreada de lucro, fosse a causa do estado atual de injustiça e desigualdade. Marx sentia que a solução para isso seria a abolição total do capitalismo através de uma revolução do proletariado.
    • Inúmeras revoluções comunistas ocorreram na Ásia, na Europa e na América Latina. Ainda assim, poucos regimes comunistas permanecem firmes. [5]
    • A maioria dos partidos comunistas modernos agora foca na reforma das sociedades capitalistas e não na revolução. [6]
  4. Caso se identifique como comunista, as pessoas presumirão que conhece esses textos e esperarão que seja capaz de discuti-los com conhecimento.
    • Comece com "Os Princípios do Comunismo" de Frederick Engels, um panfleto escrito em 1847 delineando os princípios do comunismo marxista. [7]
    • Prossiga para o "Manifesto Comunista", publicado por Karl Marx e Frederick Engels em 1848. [8]
    • Leia o volume 3 de "O Capital" de Marx quando estiver a fim de um desafio de verdade. [9]
    • Alguns bons textos introdutórios incluem: Comunismo: Uma Introdução Bastante Breve" de Leslie Holmes e "A Teoria e Prática do Comunismo: Uma Introdução de R. N. Carew Hunt
  5. As opções ideais incluem "O Estado e a Revolução" de Vladimir Lenin e "Em Defesa do Marxismo" de Leon Trotsky. [10] [11]
  6. Uma das coisas mais comunistas que se pode fazer é contar com a biblioteca pública e sebos para cumprir seus objetivos de pesquisa.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Envolvendo-se na política comunista

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns bons exemplos incluem People's Word, Carta Capital e Le Monde Diplomatique Brasil.
  2. Faça um pouco de pesquisa e procure pelo partido comunista ativo ou grupo ativista em sua região.
    • Apoie os sindicatos de trabalhadores e lembre-se de que um bom comunista jamais furaria uma greve!
  3. Aprenda as leis da sua região e esteja preparado para ser castigado e possivelmente preso por participar de manifestações políticas.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Aplicando os princípios comunistas à sua vida cotidiana

PDF download Baixe em PDF
  1. O marketing é onipresente na sociedade moderna e a maioria de nós não dá muito crédito a ele, mas também é uma ferramenta manipuladora poderosa da máquina capitalista. [13]
    • Evite sites com muita propaganda e use bloqueadores de pop-up para reduzir a exposição a propagandas indesejadas online.
  2. Dar dinheiro a empresas exploradoras apenas aumenta seu poder sobre as classes trabalhadoras.
    • Pesquise as várias corporações que produzem os alimentos, medicamentos, roupas e outros itens que usa. Evite fazer negócios com corporações conhecidas por explorar a mão-de-obra.
    • Compre produtos diretamente de quem os fabrica e evite o intermediário corporativo, sempre que possível.
    • Procure por empresas amigáveis com os empregados com as quais possa fazer negócios. Compre em lojas de sindicatos ou de empregados.
  3. Por uma pequena taxa anual, você pode ser proprietário parcial de sua fonte de distribuição de alimentos. A maioria das cooperativas também oferece oportunidades para que os membros dividam sua mão-de-obra.
    • Evite comprar produtos descartáveis de qualquer tipo.
    • Evite a aquisição desnecessária de propriedade pessoal. Antes de fazer uma compra, analise se precisa ou não do que está comprando e pense em por quanto tempo poderá usar o item. Se possível, faça compras maiores (por exemplo, um cortador de grama) com uma ou mais pessoas e divida o item que compraram entre os co-proprietários.
    • Aprenda a costurar e consertar coisas. Remende e reuse itens antigos antes de comprar novos.
    • Compre tudo que for possível em lojas de segunda mão.
    • Fuja das tendências e gadgets de última tecnologia. Compre somente o que realmente precisa.
    • Aprenda a lidar com plantas e plante seus próprios alimentos se o espaço permitir ou se houver uma horta comunitária disponível na vizinhança.
  4. Carros são uma forma de propriedade privada particularmente esbanjadora e dispendiosa que, com alguns ajustes, pode se tornar desnecessária para a maioria das pessoas.
    • Use o transporte público sempre que possível.
    • Aproveite os programas de caronas em sua região.
    • Pense em comprar um carro usado mais velho que esteja em boas condições de uso ao invés de comprar um carro novo se precisar de um veículo.
  5. Pague a todos um salário justo e permita que participem da direção, dos lucros e, idealmente, da propriedade da empresa.
  6. Participe de sindicatos e organizações de trabalhadores e defenda seus colegas trabalhadores. Se a mão-de-obra não for organizada em seu local de trabalho, faça sua parte para organizá-la.
  7. Converse com outras pessoas sobre suas crenças e compartilhe maneiras práticas para que possam adotar e praticar os ideais comunistas.
    • Tenha em mente que muitas pessoas, particularmente os membros de gerações mais velhas, podem se tornar imediatamente hostis ao termo "comunismo" ou "comunista", já que os comparam à política e propaganda da Guerra Fria. Não entenda como algo pessoal e não antagonize essas pessoas sem necessidade. Ensinar através do exemplo ganhará mais convertidos do que confrontos e debates agressivos.
  8. Tornar-se um opressor não ajudará a causa comunista e apenas o levará para a cadeia!
    Publicidade

Dicas

  • O Arquivo Marxista na Internet é um ótimo recurso sobre comunismo e possui uma excelente seção para estudantes. [14]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Uma mente independente
  • Disposição para testar todas as suas ideias até o final
  • desejo de praticar o que aprendeu
  • Força de vontade para nadar contra a correnteza pelo resto da vida, se necessário

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 904 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade