PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As mulheres geralmente têm cistos pequenos e indolores que desaparecem por conta própria (cistos de inclusão). Mas caso você tenha nódulos ou protuberâncias em torno da vagina ou vulva, você pode ter cistos epidérmicos. Eles são geralmente indolores, principalmente quando pequenos. Os cistos vaginais podem ser causados por trauma, cirurgia, parto ou causas desconhecidas. É preciso monitorá-los, pois eles podem ficar doloridos e irritados, principalmente se infeccionarem.

O que você precisa saber

  • Evite irritar ou esfregar o cisto, mesmo durante os banhos — faça um banho de assento ou passe um pano umedecido na região para mantê-la limpa.
  • Use remédios caseiros, como vinagre cítrico de maçã ou uma compressa quente, para aliviar o desconforto no cisto.
  • Tome analgésicos para reduzir a dor e o desconforto.
  • Procure um médico se sentir dor ou tiver sintomas de infecção, como caroços, vermelhidão e inchaço, dores durante o sexo ou febre.
Parte 1
Parte 1 de 2:

Diagnosticando e monitorando o cisto

PDF download Baixe em PDF
  1. A maioria dos cistos vaginais é chamado de cistos de inclusão. Eles são pequenos e indolores, e normalmente passam despercebidos e desaparecem por conta própria. Caso tenha cistos que você consegue ver em ambos os lados da sua abertura vaginal, eles podem ser cistos da glândula de Bartholin. Normalmente, as glândulas secretam fluidos que lubrificam os lábios vaginais e a abertura, mas eles podem ser bloqueados, criando cistos cheios de líquido. [1] Os tipos menos comuns de cistos que se desenvolvem dentro da vagina incluem:
    • Cistos do ducto de Gartner: eles se formam durante o desenvolvimento fetal e devem desaparecer após o nascimento. Se os cistos se desenvolverem mais tarde na vida, uma ressonância magnética é geralmente necessária para diagnosticá-los. [2]
    • Cistos mullerianos: eles se desenvolvem a partir de estruturas fetais que devem desaparecer após o nascimento, mas muitas vezes não. Esses cistos são preenchidos com muco e podem se desenvolver em qualquer lugar dentro das paredes vaginais.
  2. Embora a maioria dos cistos não cause qualquer desconforto, você pode notar sinais de que o cisto infeccionou. É importante prestar atenção a esses sintomas para que você possa obter ajuda médica imediatamente. Os sinais de infecção incluem: [3]
    • Um caroço perto da abertura vaginal que é macio ou doloroso;
    • Vermelhidão e inchaço em torno do caroço;
    • Desconforto ao andar ou sentar;
    • Relações sexuais dolorosas;
    • Febre;
  3. Você deve chamar o médico ou ginecologista se tiver quaisquer sintomas de infecção ou se o cisto ficar dolorido. Uma infecção bacteriana normal ou DST pode deixar os cistos desconfortáveis. Esses exigem tratamento médico. Você também deve informar ao médico se tiver cistos recorrentes, mesmo que os tratamentos caseiros funcionem. Os cistos recorrentes podem precisar ser tratados cirurgicamente.
    • Atente-se a sintomas de DSTs, como dor ao urinar ou durante as relações sexuais.
    • Caso tenha mais de 40 anos e possua cistos da glândula de Bartholin, é preciso retirá-los. O médico provavelmente vai querer testá-lo para câncer, embora isso seja extremamente raro em uma glândula de Bartholin. [4]
  4. Além de examinar o cisto para o câncer, o profissional pode optar por tratar os cistos infeccionados. O tratamento pode envolver a drenagem do cisto de Bartholin, fazendo uma incisão, e depois mantendo-o aberto com suturas ou bandagens, que será removida após alguns dias. Um tubo também pode ser usado para drenar o cisto. O médico pode remover cirurgicamente um cisto se ele retornar, for grande ou doloroso.
    • Lembre-se de que a maioria dos cistos vaginais não precisa de tratamento. Em vez disso, eles podem se reabsorver sozinhos. Se eles não se resolverem por conta própria, podem permanecer pequenos e indolores.
  5. Caso remova um cisto, você deve ter a área verificada periodicamente para ver se ele retornou. É uma boa ideia ter o hábito de fazer exames ginecológicos regulares de qualquer maneira. Eles podem descobrir cistos cervicais e o câncer com antecedência. O Colégio Americano de Médicos recomenda que as mulheres de risco médio para o câncer cervical façam um exame preventivo de Papanicolau e outros exames de acordo com essa nova programação: [5]
    • Idades entre 21 a 29: uma vez a cada três anos;
    • Idades entre 30 a 65: uma vez a cada três anos (ou um HPV e exame preventivo de Papanicolau a cada cinco anos);
    • Mais de 65 anos: nenhum exame é necessário se os testes recentes voltarem normais;
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Tratando um cisto vaginal em casa

PDF download Baixe em PDF
  1. Encha uma bacia com água morna e coloque-a no vaso sanitário. Isso permitirá que você se sente e molhe apenas sua área genital. Adicione de 1 a 2 colheres de sopa de sais de epsom na água e agite a mistura até que eles se dissolvam. Sente-se na bacia por dez a 20 minutos, duas vezes por dia. Você deve fazer semicúpios durante três ou quatro dias ou até o cisto melhorar. [6]
    • Compre uma bacia especial para esse tipo de banho em uma farmácia ou loja de suprimentos médicos. Caso não tenha um banho de assento, você também pode encher sua banheira apenas alguns centímetros para que apenas a vagina seja submersa.
  2. Mais pesquisas são necessárias, mas o vinagre de maçã pode ser usado para tentar reduzir o tamanho e o inchaço dos cistos vaginais. Faça um banho de assento e adicione 1 xícara do vinagre, ou você pode molhar uma bola de algodão com líquido. Aplique a bola de algodão diretamente no cisto e mantenha-o lá por 30 minutos, duas vezes por dia, até que observe o inchaço reduzir.
    • Embora o vinagre de maçã seja um remédio caseiro popular, os cientistas alertam contra confiar no vinagre como um tratamento medicinal. [7]
  3. Encha uma garrafa de água com água quente e envolva-a em uma toalha limpa. Coloque-a contra o cisto para fornecer um pouco de alívio para a dor. Você também pode tentar aplicar uma bolsa quente, contanto que mantenha outro pano entre a embalagem e a pele. Tome cuidado para não queimar o tecido delicado na área vaginal.
    • Você também pode mergulhar uma flanela ou pano de algodão em água quente, torcer a água e aplicar diretamente contra o cisto. [8]
  4. Misture 1 a 2 colheres de sopa de gel de Aloe vera com 1/4 a 1/2 de colher de chá de pó de açafrão. Mexa até que a mistura forme uma pasta. Use uma bola de algodão ou um cotonete para aplicar a mistura no cisto. Deixe-o no local por 20 a 30 minutos uma vez por dia. Não enxágue nem limpe a pasta. Basta deixá-la sair naturalmente.
    • Você pode usar um guardanapo sanitário para que o açafrão não manche a sua roupa.
    • Estudos têm demonstrado que o açafrão (curcumina) é um anti-inflamatório. [9] Isso pode reduzir a irritação causada por cistos vaginais.
  5. Visto que pode levar alguns dias para o cisto sair, você pode tomar analgésicos livres de prescrição, como ibuprofeno ou paracetamol. Se sentir dor grave que não desaparece após tomar medicamentos para a dor, entre em contato com o médico. [10]
    • Siga sempre as instruções do fabricante quanto à dosagem e com que frequência tomar a medicação.
  6. Nunca esfregue-o, mesmo quando limpar ou lavar a área. Banhos de assento gentis são suficientes para manter a área limpa. Você nunca deve usar a ducha. A ducha é desnecessária, pode irritar o cisto, e é considerada prejudicial para a saúde das mulheres em geral. [11]
    • Visto que você deseja evitar irritar o cisto, caso esteja menstruada, use um guardanapo sanitário em vez de um absorvente interno.
    Publicidade

Dicas

  • Os abscessos (cistos infeccionados) nem sempre são drenados imediatamente. É necessário esperar até que eles estejam prontos para serem drenados, que é quando eles estão firmes ao toque. Se forem abertos cedo demais, nada será drenado e pode ser necessário fazer o procedimento novamente. Se eles não estiverem prontos para serem drenados, você geralmente começará a tomar antibióticos, fará banhos de assento e será instruída a retornar em 24 a 48 horas para um um novo exame. Às vezes, o cisto pode abrir por conta própria e drenar sem a necessidade de haver uma intervenção.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 194 930 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade