PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

É normal sentir tristeza e desânimo quando não temos amigos na faculdade ou na escola, particularmente quando estamos cercados de pessoas extrovertidas e com vidas sociais super agitadas. Embora, às vezes, uma vida sem amigos possa ser difícil, ninguém precisa de um grande círculo social para ser feliz e produtivo — sobreviva a esses anos adotando hobbies prazerosos, encontrando outras formas de satisfazer suas necessidades sociais, e cuidando da saúde emocional.

Método 1
Método 1 de 4:

Cuidando da Saúde Emocional

PDF download Baixe em PDF
  1. A ausência de amigos pode ter diversas origens diferentes, portanto, tome algum tempo para pensar nas suas razões. Além disso, lembre-se de que você pode tomar a decisão de mudar e de procurar novos amigos, se assim desejar. Algumas perguntas que vão ajudá-lo a determinar o motivo da ausência de amizades em sua vida incluem:
    • Você passou por alguma transição importante recentemente? Uma mudança de escola ou de cidade pode ser um bom motivo para a falta de amizades. Além disso, uma briga com seus amigos poderia ser responsável pela sensação de isolamento. Você perdeu um amigo ou grupo de amigos recentemente, independentemente da razão?
    • Você é naturalmente introvertido? Caso prefira passar a maior parte do tempo sozinho, em vez de aproveitar a companhia de outras pessoas, talvez você seja introvertido — nesse caso, a preferência pela solidão poderá ser responsável pela ausência de amizades em sua vida. Lembre-se apenas de que um introvertido pode ter amigos e ainda assim desfrutar dos momentos de solidão.
    • Você vem passando por uma fase emocional difícil? Caso se sinta desanimado e não consiga motivar-se a fazer novos amigos, essa poderá ser uma das causas do problema — nesse caso, procurar ajuda é muito importante. Converse com um orientador educacional ou com um adulto de confiança, como um dos seus pais, um professor, ou um líder religioso.
  2. Aceitar quem você é agora é um passo muito importante — reconheça que não há nada errado em ser tímido, diferente, ou simplesmente pouco sociável. O valor de uma pessoa não é determinado pelo número de amigos dela, portanto, não permita que ninguém prejudique seu amor próprio por causa disso. [1]
    • Defenda-se caso seus colegas tentem tirar sarro de você — não entre em brigas físicas, mas deixe bem claro que ninguém vai conseguir forçá-lo a fazer papel de bobo.
    • Aceitar sua personalidade é um passo importante se você quiser fazer mais amigos no futuro.
  3. Embora a sociedade e as outras pessoas possam tentar ditar o contrário, não há nada errado em preferir passar o tempo na própria companhia — ser quieto, introvertido e reservado é perfeitamente normal. Portanto, não deixe ninguém dizer que há algo errado com as suas preferências caso você decida que não tem interesse em cultivar amigos próximos. [2]
    • Por outro lado, tenha em mente que passar o tempo todo sozinho também não é saudável — talvez você não queira ser tão sociável quanto as outras pessoas, mas algum grau de interação social é importante para o bem-estar de todo mundo.
  4. Caso se sinta muito nervoso na companhia de outras pessoas, reflita se a ansiedade social pode ser responsável pela dificuldade para fazer amigos. Outras condições e transtornos, como a esquizofrenia, o transtorno bipolar, o TDAH e o autismo, também podem dificultar o surgimento de novas amizades. [3]
    • Caso suspeite de algum transtorno de saúde mental, converse com seus pais e peça que eles marquem uma consulta com um médico ou terapeuta.
  5. Procure um terapeuta ou psicólogo escolar, se sua instituição de ensino tiver um, caso se sinta constantemente infeliz ou desanimado. Esses profissionais poderão ajudá-lo a compreender a origem dos sentimentos negativos, e também a aprender estratégias para uma vida social mais saudável.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Adotando novos hobbies

PDF download Baixe em PDF
  1. Aproveite o tempo livre para desenvolver alguma habilidade criativa, como o desenho, a redação, a costura ou a escultura. Caso prefira a tecnologia à arte, comece a editar fotografias no Photoshop ou tente programar seus próprios jogos de videogame. A criatividade proporciona uma válvula de escape para as emoções, e essas habilidades até poderão ajudá-lo a conseguir um emprego no futuro. [4]
  2. A atividade física é um ótimo hobby solitário, além de melhorar o humor, a autoestima e a saúde de quem a pratica. Tente correr, nadar ou andar de bicicleta se você não quiser participar de um esporte em equipe — outra opção é uma matrícula na academia, onde você poderá fazer musculação e usar os aparelhos de ginástica cardiorrespiratória. [5]
    • Leve seu cachorro para um longo passeio se quiser exercitar-se sem um amigo, ou peça que um familiar jogue tênis ou futebol com você.
    • A prática de um esporte em equipe pode parecer intimidante, mas é uma ótima forma de fazer amigos.
  3. Ninguém precisa de um grupo de amigos para sair de casa e se divertir — portanto, mime-se com um passeio se estiver morrendo de vontade de conhecer o novo restaurante do bairro ou de visitar a nova exposição de arte de uma galeria. Outras boas opções incluem uma ida ao cinema, fazer compras na sua loja favorita, ou até mesmo caminhar pelo parque durante um dia ensolarado. [6]
    • Se possível, pegue um ônibus para mudar de ares e visitar uma cidade diferente por um dia.
  4. Ocupe seu tempo aprendendo algo que você sempre tenha pensado em aprender — estude um novo idioma, aprimore suas habilidades na cozinha, ou faça um curso on-line sobre algum assunto interessante. Você se sentirá melhor consigo mesmo conforme progride, e essa nova habilidade também poderá ser útil no futuro. [7]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Sobrevivendo socialmente

PDF download Baixe em PDF
  1. Você não precisa virar o melhor amigo de ninguém, mas manter boas relações com seus colegas e professores é sempre uma boa ideia. Portanto, seja bem educado no dia a dia, e trate as outras pessoas da mesma forma como gostaria de ser tratado. [8]
    • Seus colegas não vão ter motivos para ficar contra você se forem tratados com respeito, e isso também vai ajudá-lo a fazer amigos com mais facilidade no futuro.
  2. Os anos escolares e acadêmicos oferecem diversas oportunidades de participação em atividades interessantes, portanto, veja quais são os programas oferecidos na sua escola, faculdade, ou centro comunitário. Participar de um clube ou grupo de estudos poderá ser uma ótima forma de manter uma conexão com outras pessoas, mesmo que não faça amizade com elas.
    • Você poderia participar de um grupo de estudos sobre literatura ou ciência, ou até mesmo de um time de vôlei ou futebol.
    • Outra opção é conferir a página do Meetup da sua cidade para encontrar outras pessoas com interesses semelhantes aos seus.
  3. Os animais, particularmente os cachorros, são companheiros incríveis — algumas pessoas até preferem a amizade dos bichos à companhia humana. Caso ainda não tenha um animal de estimação, converse com seus pais sobre a possibilidade de adotar um. [9]
    • Avalie a possibilidade de adotar um cachorro ou gato abandonado — esses animais têm dificuldade para encontrar bons lares, mas podem ser bichinhos de estimação extremamente leais.
    • Os passeios com o cachorro também vão ajudá-lo a quebrar o gelo com outras pessoas — por exemplo, um vizinho elogiando seu cachorro proporciona uma boa oportunidade de puxar assunto dizendo algo como "Obrigado! Você também tem um cachorro?".
    • Além disso, um gato ou cachorro poderá ser um ótimo assunto para conversas com seus vizinhos ou conhecidos. Por exemplo, quando alguém falar do próprio bicho de estimação, diga algo como “Ah, eu acabei de adotar um cachorro! Adoro a companhia dele" — depois, você poderia mostrar a foto do seu bichinho e conversar mais sobre o assunto com a outra pessoa.
  4. Faça uma pesquisa em sites de emprego ou voluntariado para encontrar posições interessantes — essas são boas oportunidades de se envolver na comunidade e de interagir regularmente com outras pessoas. [10]
    • Comece aos poucos — até mesmo um emprego no café ou na lanchonete do bairro vai ajudá-lo a economizar dinheiro para o futuro.
    • Você se sentirá bem consigo mesmo se trabalhar como voluntário para uma causa que julgue importante, e essa experiência vai ajudá-lo a sair na frente na busca por um emprego.
  5. Elas poderão ficar um pouco enferrujadas se você não costuma passar muito tempo na companhia de amigos, portanto, procure colocar essas habilidades em prática apresentando-se para gente nova, mantendo as conversas vivas e garantindo que as outras pessoas se sintam confortáveis na sua presença. [11]
    • Se não sabe ao certo por que não tem amigos, mas sabe que suas habilidades sociais andam um pouco enferrujadas, essa pode ser uma boa explicação para o problema. Porém, tenha em mente que esse problema pode indicar algo mais sério, como o medo da rejeição — converse com um adulto de confiança, como um dos seus pais ou professores, para discutir os possíveis motivos da dificuldade de interação social.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Decidindo fazer amigos

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso queira fazer amigos, você poderá seguir algumas dicas para aumentar suas chances de atingir esse objetivo. Geralmente, as pessoas gostam de falar sobre si mesmas, portanto, como regra geral, faça perguntas sobre a vida dos seus conhecidos para criar vínculos com eles.
    • Faça declarações e perguntas abertas que não possam ser respondidas com um simples "sim" ou "não", dessa forma, as outras pessoas terão a oportunidade de falar tudo o que tiverem vontade. Durante uma festa, você poderia perguntar algo como "De onde você conhece o anfitrião?" ou "O que você costuma fazer para se divertir?". [12]
  2. Ouça com atenção . Além de ser capaz de puxar assunto e manter a conversa viva, você precisará saber ouvir — faça contato visual ocasionalmente, acene a cabeça para demonstrar que concorda com o ponto de vista do outro, e use sons que incentivem seu interlocutor a continuar a falar. [13]
    • Os bons ouvintes são ótimos amigos porque são procurados por muitas pessoas que querem desabafar sobre problemas ou compartilhar pontos de vista — procure envolver-se completamente na conversa quando estiver ouvindo alguém, e responda com uma frase que resuma o que o outro tiver acabado de dizer.
    • Por exemplo, diga algo como "Parece que você teve um dia horrível" para resumir o que acabou de ouvir.
  3. A vulnerabilidade é um ingrediente muito bonito e necessário para as amizades, e a capacidade de compartilhar informações pessoais é uma característica que diferencia amigos de simples conhecidos — nós podemos conversar sobre o divórcio dos nossos pais com um amigo, mas não falamos sobre isso com um conhecido qualquer. Portanto, compartilhe pequenos detalhes pessoais para demonstrar confiança em alguém. [14]
    • Pense em alguma informação pessoal mais simples que você possa compartilhar com o outro, como "Meu último bimestre foi bastante difícil porque meus pais se divorciaram". Depois, observe como a pessoa reage a essa informação para determinar se a amizade de vocês tem futuro.
  4. Quando alguém se sente pronto para tentar transformar um conhecido em um amigo, ele precisa assumir o risco de ser rejeitado. Portanto, caso tenha conhecido alguém dentro de um grupo de pessoas, convide esse colega para sair sozinho com você — isso demonstrará seu interesse em conhecê-lo melhor.
    • Diga algo como "Ei, você parece muito legal. Quer ir ao cinema comigo no sábado?". [15]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 81 256 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade