Baixe em PDF Baixe em PDF

Olheiras dão a qualquer pessoa uma aparência mais velha, e o seu efeito é muito mais notável que o de rugas ou cabelos grisalhos. [1] Felizmente, é possível combater o problema — e, em alguns casos, acabar com ele de vez. Consulte os passos deste artigo para aprender o que fazer.

Método 1
Método 1 de 3:

Entendendo a causa do problema

Baixe em PDF
  1. Nem mesmo os especialistas sabem ao certo por que a falta de descanso contribui para o surgimento das olheiras, mas tal hábito geralmente deixa a pele mais pálida (o que torna o problema mais visível) e reduz a circulação. [2] Além disso, muitos acreditam que passar pouco tempo descansando também é uma causa. Se usar maquiagem, remova tudo do rosto antes de se deitar; caso contrário, quando ficar mais velha, você vai ter um aspecto cansado permanente.
    • Descubra quantas horas de sono o seu corpo precisa. Geralmente, especialistas recomendam de 7 a 9 horas, mas isso varia de acordo com a pessoa e a idade. Tente dormir o suficiente por duas semanas e veja se há alguma melhora.
    • Consumir álcool e drogas também piora a qualidade do sono. Evite esses produtos ou só os use com moderação.
    • Ingira vitaminas que melhorem o sono. A falta de descanso, aliada à baixa absorção de vitaminas, limita o funcionamento da glândula adrenal; isso, por sua vez, reduz a absorção de B6 — o que também danifica a glândula e gera um ciclo vicioso. Portanto, regule o sono, ingira as vitaminas necessárias (nas horas ideais) e consuma verduras e legumes (que têm um teor de cálcio e magnésio mais alto que laticínios, por exemplo) e suplementos minerais de qualidade.
  2. Essa é mais uma causa comum para o surgimento das olheiras. Se o problema for provocado por alguma alergia, trate-a ou encerre qualquer forma de contato com o alérgeno responsável. Para resolver problemas que ocorrem em épocas e condições climáticas específicas, como a febre do feno, você pode recorrer a medicamentos (de venda livre ou receita).
    • Quanto às outras alergias, o melhor a se fazer é evitar o contato com os seus alérgenos. Se tiver olheiras ou inchaços na pele do rosto o tempo todo, talvez você tenha alguma alergia alimentar ou a produtos químicos de casa ou do trabalho — e nem saiba disso. Consulte um dermatologista para determinar o que está acontecendo. Pessoas alérgicas também podem ter deficiência de vitaminas B6 e B12 e ácido fólico. Nesses casos, tome um multivitamínico.
    • A intolerância ao glúten, principalmente à farinha branca, é outra alergia comum que causa o surgimento de olheiras. Em casos mais graves, a pessoa pode ter a doença celíaca, que é diagnosticada por meio de exames de sangue. Por fim, também é possível ser intolerante ao glúten, mas não sofrer da doença.
  3. Quando o nariz fica congestionado, as veias na região dos seios ficam escuras e dilatadas, o que facilita o surgimento de olheiras no rosto. [3]
  4. Mantenha uma dieta saudável e balanceada , tome vitaminas e beba bastante água . Muitos problemas cosméticos são causados por deficiências vitamínicas; no caso das olheiras e dos inchaços, eles costumam estar ligados à falta de vitamina K ou à presença de antioxidantes inadequados no organismo. Além disso, deficiências em vitamina B12 (em quem tem anemia, por exemplo) também geram olheiras.
    • Consuma frutas, verduras e legumes, principalmente repolho, espinafre e outros folhosos do tipo. Se necessário, tome algum suplemento vitamínico diário. Por fim, não se esqueça de ingerir muitos fluidos para melhorar a circulação.
    • Consuma menos sal. O excesso de sal faz o corpo reter água em lugares impróprios, o que deixa a região dos olhos inchada. Além disso, esse consumo exagerado também atrapalha a circulação, fazendo com que os vasos sob a pele fiquem mais azulados.
  5. Se tiver o hábito de fumar, pare . O cigarro causa problemas vasculares que não só põem a saúde em risco, mas também deixam os vasos sanguíneos mais azulados e visíveis.
  6. Relaxe . Relaxar combate o estresse e a ansiedade que atrapalham a pessoa a dormir, se alimentar e descansar. Ademais, o descanso melhora o aspecto da pele sob os olhos, já que o organismo funciona de maneira mais regular. Por fim, lembre-se de que a pele costuma refletir vários problemas emocionais e físicos; não abra mão do descanso.
  7. Infelizmente, em alguns casos, é impossível combater as olheiras. Veja:
    • Quando a pessoa tem irregularidades na pigmentação da pele, que podem afetar a região dos olhos.
    • Quando a pessoa fica muito exposta ao sol, o que aumenta a produção de melanina. [4]
    • Quando os vasos sanguíneos da pessoa se contraem devido ao envelhecimento, ficando mais óbvios conforme o indivíduo ganha peso e perde colágeno. [5]
    • Fatores hereditários: descubra se a sua família tem um histórico de problemas do tipo, já que especialistas acreditam que as olheiras podem ser passadas de geração a geração. [6] Ainda assim, dá para combater a situação — mas prepare-se para não conseguir muitos efeitos.
    • As características do seu rosto: as olheiras podem ter vários aspectos, até mesmo de pontos mais escuros. [7] Não há muito o que fazer para combater isso, a não ser usar produtos cosméticos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Recorrendo aos remédios naturais

Baixe em PDF
  1. As pessoas usam essa fruta há muito tempo para reduzir o inchaço e melhorar o aspecto da pele dos olhos, já que ela gera resultados eficientes e rápidos. Feche os olhos e ponha uma rodela em cada área afetada por 10-15 minutos de cada dia.
    • Você também pode guardar as rodelas de pepino no congelador antes de usá-las para otimizar o efeito do processo. Isso acontece devido às propriedades refrescantes desses produtos, que atuam como se fossem uma compressa fria.
  2. O tanino contido nos chás reduz o inchaço e a descoloração da pele. Deite-se — de manhã, se possível —, feche os olhos e ponha-os neles por 10-15 minutos. Se quiser otimizar os efeitos, guarde-os no congelador por algumas horas.
  3. Misture 2 xícaras de água e ¼ colher de chá de sal do mar [8] e/ou ½ colher de chá de bicarbonato de sódio e inale a solução por uma das narinas. Incline a cabeça para o lado, de modo que o líquido saia pela outra narina. Esta opção é ideal para quando o nariz está congestionado.
  4. Bata um tubérculo cru em um liquidificador até deixá-lo em forma de purê. Em seguida, deite-se de costas e ponha o produto sobre as suas pálpebras fechadas por 30 minutos. Quando terminar, lave o rosto com água morna. Este método funciona para algumas pessoas, mas não todas.
  5. Guarde uma colher no congelador por algumas horas; tire-a de manhã, lave o rosto e cubra as olheiras com o talher até que ele volte à temperatura normal.
  6. A vitamina E que esse produto contém ajuda a neutralizar as olheiras e a deixar a pele periorbital mais brilhante e jovem. [ citação necessária ]
    • O óleo de amêndoas reduz as olheiras gradualmente, mas você pode acelerar o processo se usá-lo antes de dormir — para que a vitamina E atue durante a noite.
  7. Muitas pessoas desenvolvem olheiras por causa do estresse que enfrentam no dia a dia. Por isso, você pode tentar se livrar dessa tensão desnecessária para cuidar melhor da pele.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Experimentando soluções cosméticas

Baixe em PDF
  1. Alguns desses produtos podem causar reações alérgicas e até piorar o estado das olheiras. Evite tudo o que possa provocar irritação e erupções cutâneas ou deixar os olhos doloridos ou aguados.
  2. As olheiras podem surgir por causa de uma deficiência nessa vitamina. Porém, não importa qual seja a razão, cosméticos que contenham esses dois ingredientes reduzem o inchaço e a descoloração na pele de muitas pessoas, principalmente se usado todos os dias por longos períodos. [9]
  3. O ideal é que o cosmético seja um ou dois tons mais escuro do que a sua pele. Passe-o na forma de um triângulo invertido, com o dedo anelar, até chegar às bochechas. Depois, termine com uma base, com bastante cuidado. [10]
    • Se sua pele for clara, opte por um corretivo de tons de pera médios; se for média ou escura, escolha produtos mais fortes. [11]
    • Se não usar base, escolha um corretivo igual ao seu tom de pele e passe-o por cima da outra camada para disfarçar as cores. [12]
    Publicidade

Dicas

  • Beba água. O fluido já é saudável no dia a dia, mas ajuda ainda mais quando se trata de combater olheiras, além de deixar o corpo mais relaxado.
  • Se optar pelos sachês, só use chás verdes! Eles são mais ideais para a pele e aceleram o processo em relação a outras alternativas.
  • Experimente passar pedaços cortados de babosa fresca nas olheiras. Deixe-os atuando por 15 minutos e, depois, enxague tudo com água em temperatura ambiente.
  • Você também pode usar suco de lima: passe um pouco sob os olhos, uma vez por dia ou semana — dependendo da intensidade das olheiras.
  • Não coce ou esfregue os olhos. Geralmente (mas nem sempre), essa coceira é causada por alergias, mas também pode ser resultado de ansiedade ou algo semelhante. Não importa o motivo, pare — pois o hábito irrita a pele e pode danificar os vasos capilares da região, causando inchaço e descoloração.
  • Concentre-se e tenha muito cuidado com a pele que fica abaixo dos olhos, pois é a região mais delicada do corpo.
  • Tire todos os resíduos de rímel da pele. Mesmo que não tenha olheiras, você pode acabar se esquecendo de limpar o rosto todos os dias, o que acaba criando sombras na região.
  • Não tome muitos fluidos antes de dormir, pois isso contribui com o surgimento de bolsas d'água sob os olhos.
  • Adote uma dieta saudável e rica em vitaminas C, D e E.
  • Use óculos escuros para proteger a pele do excesso de melanina. [13]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 67 174 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade