Baixe em PDF Baixe em PDF

No Linux, a conta de acesso do administrador, que possui permissão para usar todos os comandos do Terminal e arquivos no sistema, é a root. O usuário com tais direitos pode modificar o Linux da maneira que preferir; na maioria das distribuições do Linux, inclusive na mais recente versão do Kali Linux, a root fica desabilitada para que usuários não mexam com arquivos que podem danificar o computador. No entanto, é possível desbloquear essa conta sem muita dificuldade através do Terminal, no Kali Linux. Aviso: tenha muito cuidado quando for usar a root . Qualquer erro pode causar danos permanentes nos arquivos do sistema, portanto, faça login com privilégios administrativos apenas se souber exatamente o que deverá fazer. [1]

  1. Insira o nome de usuário e a senha de sempre para entrar na conta. Depois de definir uma senha para o acesso root, basta usar a conta atrelada a ela.
  2. Na maioria das distribuições do Linux, o Terminal pode ser aberto ao clicar no ícone dele, no menu “Apps”, de uma tela preta com um ponteiro cinza. Se preferir, use o atalho do teclado “Ctrl + Alt + T” para abrir o Terminal.
  3. O comando atualiza o gerenciador de pacotes do Kali Linux.
  4. Se ainda não foi instalado, o pacote de login da root para o Kali Linux será adicionado. [2]
  5. O comando dará acesso ao sistema para seu usuário através do Terminal. [3]
    • Caso o administrador tenha bloqueado o acesso root, não haverá como dar a si próprio as permissões para gerenciar o sistema pelo Terminal.
  6. Será necessário colocar a senha do usuário para que você possa gerenciar o sistema; se der certo, o cursor deverá se tornar, no Terminal, "root@nomedocomputador:~#", em vez do nome habitual (“nomedousuário@nomedocomputador:~$”).
  7. Você deverá digitar uma nova senha para login do usuário administrador.
  8. Ela será utilizada para fazer login na conta root.
  9. Confirme que a senha corresponde àquela digitada anteriormente; se estiver certa, ela será definida como senha da conta administradora. Uma mensagem dizendo que ela foi atualizada com sucesso será exibida.
  10. Clique no ícone de um círculo com uma seta apontada para a direita, no canto direito superior da tela. A partir dele, você poderá “Sair” (Log Out) ou “Trocar de usuário” (Switch User).
  11. Digite "root" no campo do nome de usuário, na tela de login, e depois a senha que foi configurada para a conta administrativa. Clique em “Entrar” ou “Log In” ou apenas tecle “Enter” para entrar. [4]
  12. Para confirmar que está logado como um usuário que possui acesso administrativo ao Terminal, veja se a primeira linha ao lado do cursor é "root@nomedocomputador:~#". Pronto, você poderá acessar, agora, todos os comandos de root no Terminal.
    Publicidade

Avisos

  • Tenha muito cuidado ao mexer em arquivos enquanto utilizar a conta root. Sempre haverá o risco de excluir, mesmo que por acidente, itens importantíssimos para o sistema ou de executar um comando fatal, danificando o SO permanentemente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 672 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade