Baixe em PDF Baixe em PDF

O disco rígido é o componente de armazenamento que um computador possui. Nele, estão todos os aplicativos e arquivos utilizados, bem como os processos necessários para que o sistema operacional funcione normalmente e você consiga realizar as tarefas que o computador oferece. Aprenda como usar um pendrive como um disco rígido, fornecendo mais espaço de armazenamento, e saiba também como instalar outro sistema operacional (como o Ubuntu, explicado mais abaixo) para servir como alternativa ao Windows.

Método 1
Método 1 de 3:

Armazenando arquivos em um pendrive (Windows)

Baixe em PDF
  1. Se for inseri-lo pela primeira vez no seu computador, os drivers do dispositivo serão instalados; às vezes, será preciso formatá-lo também. Basta seguir as instruções para completar o processo; saiba que todos os arquivos contidos no pendrive serão apagados.
  2. O dispositivo USB aparecerá na lista de unidades disponíveis, e poderá ser identificado como “disco removível” ou pelo nome da marca do pendrive. Fique atento à letra do drive (como “E:” ou “F:”) e clique duas vezes sobre ele para abri-lo.
  3. Enquanto conectado ao seu computador, você pode transferir itens para ele, como ao fazer downloads para o disco rígido.
    • Para mover itens de outra pasta, acesse-a e arraste-os até o USB, criando uma cópia deles.
    • Você pode salvar novos arquivos ao pendrive através da caixa de diálogo “Salvar”, do Windows. Selecione a letra do drive que anotou anteriormente.
    • Para organizar itens no dispositivo USB, utilize a interface do Windows para criar novas pastas e mover arquivos, como se fosse um disco rígido.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Armazenando arquivos em um pendrive (Mac)

Baixe em PDF
  1. Caso nunca tenha inserido o dispositivo no computador, os drivers serão instalados; ao término do processo, um ícone USB aparecerá na tela inicial.
    • Em alguns casos, o usuário deverá formatar o USB para que ele funcione no computador. Se uma mensagem aparecer, dizendo que o pendrive precisa ser formatado, todos os itens armazenados nele serão excluídos.
    • Ao utilizar um computador Mac (e não um iMac, por exemplo), é melhor conectá-lo em uma entrada na parte traseira da CPU, não no teclado.
  2. Arraste arquivos para a janela que abrirá e eles serão copiados ao pendrive. Você também pode salvar novos arquivos de programas ao utilizar a caixa de diálogo “Salvar”; para isso, clique no ícone USB e escolha “Salvar”.
  3. Enquanto ele estiver ligado ao computador, você pode abrir, salvar e excluir dados como se fosse um disco rígido.
    • Desde que o dispositivo esteja conectado ao computador, você poderá fazer alterações igual a um HD. Ao salvar arquivos dentro de um programa, escolha o dispositivo USB no lado esquerdo da tela. [1]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Executando o Ubuntu a partir de um pendrive no computador

Baixe em PDF
  1. [2] Você terá que ser rápido, já que são apenas alguns segundos para acessar a BIOS quando o computador estiver inicializando. Ligue-o (ou reinicie-o) e fique atento à mensagem que aparece: “Press F2 to enter setup” ou “Setup=F1”. A frase exata e a tecla a ser apertada podem ser diferentes em cada computador, mas o importante é verificar qual é a tecla certa para acessar a BIOS.
  2. O menu da BIOS é diferente em cada computador, mas procure pela opção “Boot” e escolha-a como o disco principal de inicialização através dos comandos no teclado.
  3. Assim, você fará a inicialização a partir de um CD e realizará a instalação no USB.
  4. O SO original não será afetado, mas evitará erros de inicialização do grub (o carregador do SO do Ubuntu) se o USB não estiver presente.
  5. O pendrive precisa estar conectado; depois, reinicie o PC.
  6. Selecione o USB como localização de instalação do Ubuntu.
  7. Dependendo do PC, ele poderá reiniciar automaticamente; volte à BIOS e mude novamente a ordem de “boot” para a seguinte: 1) “Removable Device”, 2) CD e 3) Hard Drive (HDD). Ao ver a opção “boot from USB” (inicializar a partir do pendrive), presente na maior parte de computadores Intel, mude para “on” (ligado) ou “yes” (sim).
  8. Retire o cabo de força e reconecte o HD.
  9. Para fazer o boot no Ubuntu, o pendrive precisa estar conectado; caso queira usar o sistema operacional no disco rígido (em outras palavras, não a versão que você acabou de passar ao dispositivo USB), remova-o antes de reiniciar. O sistema tentará fazer o “boot” a partir do CD; se não houver nenhum disco no drive, a inicialização será feita do disco rígido normalmente.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 521 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade