PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O Linux é um sistema operacional de código aberto projetado para substituir o Windows e Mac OS X. É grátis para baixar e instalar em qualquer computador. Como tem o código aberto, está disponível em várias versões, ou distribuições, desenvolvidas por diferentes grupos. Siga este guia para as instruções básicas de como instalar qualquer versão de Linux, bem como instruções específicas para algumas das versões mais populares.

Método 1
Método 1 de 2:

Instalando qualquer distribuição Linux

PDF download Baixe em PDF
  1. As distribuições Linux são normalmente disponibilizadas para download grátis em formato ISO. Você pode encontrar o arquivo ISO para a distribuição de sua escolha no site correspondente. Este formato deve ser gravado em um CD antes de você poder usá-lo para instalar o Linux. Isto criará um Live CD.
    • Um Live CD permite que você faça o boot a partir dele e frequentemente contém uma prévia do sistema operacional que pode rodar diretamente do CD, sem instalação.
    • Instale um programa para gravar a imagem do CD ou use a ferramenta embutida em seu sistema operacional se estiver usando Windows 7, 8, ou Mac OS X.
  2. A maioria dos computadores é configurada para fazer o boot do disco rígido primeiro, o que significa que você precisará mudar essas configurações para fazer o boot do CD que acabou de gravar. Comece reiniciando o computador.
    • Quando o computador iniciar, aperte a tecla de configuração da BIOS. Essa tecla aparecerá na tela juntamente com o logo do fabricante. Teclas tipicamente usadas incluem F12, F2, ou Del.
      • Para usuários de Windows 8, segure a tecla Shift e clique em reiniciar. Isto carregará as Opções Avançadas de Startup, onde você pode fazer o boot do CD.
    • Vá ao menu de Boot e configure o computador para fazer o boot do drive de CD. Salve as alterações e saia da configuração da BIOS. O computador reiniciará de novo.
    • Pressione qualquer tecla quando aparecer a mensagem “Boot from CD”.
  3. A maioria dos Live CDs pode rodar o sistema operacional diretamente do CD. Você não poderá criar arquivos, mas poderá navegar pelo sistema e decidir se ele lhe agrada.
  4. Se você estiver testando a distribuição, pode iniciar a instalação pelo atalho na área de trabalho. Se decidiu não testar a distribuição, você pode iniciar a instalação pelo menu de boot.
    • Você provavelmente terá que configurar algumas opções básicas como idioma, layout do teclado e fuso horário.
  5. Você terá que criar informações de login para instalar o Linux. Você precisará de sua senha para entrar no Linux, bem como para realizar tarefas administrativas no sistema.
  6. O Linux deve ser instalado em uma partição separada dos outros sistemas operacionais existentes no seu computador. Uma partição é uma parte do disco rígido formatada especialmente para aquele sistema operacional.
    • Distribuições como o Ubuntu farão automaticamente a configuração de uma partição recomendada. Você pode também ajustar esse configuração manualmente. A maioria das instalações de Linux precisa de 4-5 GB de espaço de disco. Verifique se há espaço suficiente para o sistema operacional Linux, bem como para outros programas e arquivos que você pretende instalar ou criar.
    • Se o processo de instalação não sugerir automaticamente uma partição, crie manualmente uma partição formatada no padrão Ext4. Se o Linux a ser instalado for o único sistema operacional no computador, você provavelmente terá que configurar manualmente o tamanho da partição.
  7. Depois que a instalação for concluída, o computador reiniciará. Você então verá uma nova tela chamada “GNU GRUB”. Este é um boot loader que administra as instalações de Linux. Escolha sua recém-instalada distribuição Linux da lista.
    • Se você instalar várias distribuições, elas estarão todas listadas aqui.
  8. A maior parte dos hardwares deve funcionar automaticamente com sua distribuição Linux, mas talvez você precise baixar alguns drivers adicionais para que tudo funcione corretamente.
    • Alguns itens de hardware precisam de drivers específicos para funcionar corretamente no Linux. Isto é mais comum com placas de vídeo. Geralmente, existe um driver de código aberto que funciona, mas para acessar todos os recursos da placa, você precisará baixar os driver apropriados do site do fabricante.
    • No Ubuntu, você pode baixar drivers através do menu de Configurações do Sistema. Escolha a opção Drivers Adicionais e então selecione o driver de vídeo da lista. Outras distribuições têm seus próprios métodos para obter drivers adicionais.
    • Você pode encontrar outros drivers nessa lista também, como drivers de rede Wi-Fi.
  9. Após completar a instalação e verificar que seu hardware está funcionando, você está pronto para começar a usar o Linux. A maioria das distribuições vêm com diversos programas populares instalados e você pode baixar muitos mais dos seus respectivos repositórios de arquivos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Instalando distribuições específicas de Linux

PDF download Baixe em PDF
  1. Ubuntu é uma das distribuições de Linux mais populares disponíveis atualmente. Existem duas versões: uma versão de longo prazo e uma versão de curto prazo com as últimas novidades. A versão de longo prazo tem um suporte de software mais sólido.
  2. Fedora é outra distribuição muito popular, perdendo apenas para o Ubuntu. O Fedora é bem mais comum em ambientes empresariais.
  3. Debian é uma distribuição popular entre os entusiastas do Linux. É considerada uma das versões mais isentas de bugs. [1] O Debian também tem um grande número de pacotes de software disponíveis.
  4. Linux Mint é uma das distribuições mais recentes e está crescendo rapidamente em popularidade. É baseada no Ubuntu, mas contém várias modificações baseadas em opiniões de usuários.
    Publicidade

Dicas

  • Mantenha seu computador fisicamente conectado à internet durante a instalação.
  • Seja paciente, alguns desses passos demoram.
Publicidade

Avisos

  • Seu sistema operacional antigo pode ser apagado! Todos os dados no seu computador podem ser apagados! Seja cuidadoso.
  • Se você optar por não particionar o disco rígido e configurar dual boot, todos os seus dados serão apagados.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 44 843 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade