Baixe em PDF Baixe em PDF

Capturar a tela no Linux não é uma tarefa tão simples quanto em outros sistemas operacionais, por exemplo, no Windows ou no macOS . O motivo é que não existe um utilitário universal de captura, ficando a cargo da distribuição a escolha e a inclusão dos programas. Felizmente, a maioria das distribuições vem com pelo menos um utilitário que desempenha essa função e, caso não tenha, é possível instalá-lo.

Método 1
Método 1 de 4:

Usando o Captura de tela (GNOME Screenshot)

Baixe em PDF
A tecla PrtScn não funciona como um atalho em todas as distribuições Linux, mas pode ser utilizada na maioria das distribuições com o ambiente gráfico GNOME (ou baseado em GNOME), como Ubuntu e Mint. Se as instruções indicadas nesta seção não derem certo para você, experimente os métodos seguintes.
  1. PrtScn para capturar toda a tela. A imagem mostrará todo o conteúdo da tela e você terá que indicar onde será salvo o arquivo (ou ele será enviado para a pasta Imagens).
    • A tecla Print Screen fica na parte superior do teclado, geralmente entre F12 e ScrLk . Ela tem nomes diferentes dependendo do modelo do teclado, por exemplo: "Print Screen", "PrtScn" e "PrntScrn".
  2. Alt + PrtScn para tirar um print da janela. O atalho cria uma imagem apenas da janela ativa, que é salva na pasta Imagens.
  3. Shift + PrtScn para selecionar o que você deseja capturar . Você tem a possibilidade de clicar e arrastar uma caixa de seleção para definir o que deve ser capturado. A imagem também é salva na pasta Imagens.
  4. O aplicativo Captura de tela (GNOME Screenshot) oferece algumas funções adicionais, como definir um tempo de espera. Abra-o na pasta Acessórios do menu de Aplicativos.
  5. Opte por uma das alternativas mostradas acima.
  6. Se você precisa tirar um print em um momento exato, defina um intervalo de tempo para a captura. Assim, você consegue capturar exatamente o conteúdo que quiser.
  7. É possível incluir o ponteiro do mouse, uma borda ou adicionar efeitos no print.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Usando o GIMP

Baixe em PDF
  1. GIMP é um editor de imagens gratuito que vem instalado por padrão em algumas distribuições. Não é o caso? Baixe-o com o gerenciador de pacotes ou na Central de programas. Abra a Central de programas, procure "gimp" e instale o "Editor de Imagens GIMP".
  2. ". A ferramenta de criação de captura de tela será mostrada. Ela funciona de uma maneira bastante parecida com o utilitário Captura de tela (GNOME Screenshot).
  3. Existem três opções: única janela, tela inteira e uma região da tela. Caso escolha a opção de única janela, poderá clicar na janela que você quiser capturar.
  4. A opção permite definir que o print seja tirado apenas depois de um determinado tempo, suficiente para deixar tudo exatamente como você quiser. Se você optou pela captura de única janela ou de uma região da tela, poderá escolher o que ficará na imagem depois de passar o tempo definido.
  5. A captura pode ser feita imediatamente ou somente após um tempo, dependendo das configurações. Quando terminar, a imagem será mostrada na janela de edição do GIMP.
  6. Você não quer editar o print? Salve-o no disco rígido. Clique em "Arquivo" e escolha "Exportar... ". Dê um nome para a imagem e defina o local de destino. Por fim, clique no botão "Exportar".
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Usando o ImageMagick

Baixe em PDF
  1. ImageMagick é um utilitário de linha de comando que tira prints. Muitas distribuições já vêm com o ImageMagick instalado. Se não for o seu caso, instale-o através do gerenciador de pacotes.
    • Para abrir o Terminal no Ubuntu (e em outras distribuições), pressione as teclas Ctrl + Alt + T simultaneamente.
  2. Se estiver usando distribuições baseadas em Debian, como o Ubuntu, digite: sudo apt-get install imagemagick e aperte Enter . Insira a senha do administrador (root). Caso você não tenha o ImageMagick, ele será baixado e instalado. Por outro lado, se ele já estiver presente no sistema, aparecerá um aviso.
  3. Digite import -window root Imagens/ nomeArquivo .png e aperte Enter . Troque nomeArquivo pelo nome que você deseja dar à imagem.
  4. Digite import Imagens/ nomeArquivo .png e aperte a tecla Enter . Troque nomeArquivo pelo que você quiser dar ao arquivo da imagem. O cursor do mouse ficará com a forma de uma mira telescópica para você selecionar qual janela deve ser capturada.
  5. Digite import -window root -pause # Imagens/ nomeArquivo .png e aperte Enter . Substitua # pelo número de segundos que você deseja esperar antes de tirar o print. Quando passar o tempo definido, o programa fará a captura de tela e você retornará ao Terminal.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Usando o Shutter

Baixe em PDF
  1. É um programa bastante usado para tirar prints e que tem opções de edição e upload avançadas. Se você faz capturas de tela e as compartilha com frequência, experimente-o.
    • É possível encontrar o Shutter na maioria dos gerenciadores de pacotes. Simplesmente busque "Shutter" e instale-o. [1]
    • Para instalar o Shutter através do Terminal em uma distribuição baseada em Debian, digite sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa e aperte Enter . Atualize os repositórios com o comando sudo apt-get update e depois instale o programa assim: sudo apt-get install shutter .
  2. Na parte de cima da janela do Shutter, é possível ver três opções: "Selection", "Desktop" and "Window". Clique no botão desejado para escolher o tipo de captura.
  3. Se você escolheu "Desktop", a captura será feita de forma automática. Caso tenha optado por "Selection", a tela ficará opaca e você poderá clicar e arrastar com o mouse para desenhar uma caixa de seleção. Tudo o que estiver dentro dela será capturado. Você escolheu "Window"? Clique na janela que você quiser capturar.
    • A imagem é salva automaticamente na pasta Imagens.
  4. Depois de tirá-lo, será mostrada uma prévia na janela do Shutter. Clique no botão "Edit" para abrir o editor. É possível destacar partes da imagem ou fazer anotações. Clique em "Save" quando terminar de editar.
  5. Você pode enviá-la para um serviço de upload de imagens ou a um servidor por meio do protocolo FTP. Clique no botão "Export" para abrir o menu de exportação.
    • Na aba "Public hosting", dá para fazer o upload para uma conta do Dropbox e serviços de hospedagem de imagens. É preciso inserir as credenciais de acesso.
    • Na aba "FTP", deve-se inserir as informações de conexão do servidor FTP, para fazer upload para um blog ou site, por exemplo.
    • Na aba "Places", é possível mover a imagem para outro local do computador ou da rede local.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 758 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade