Baixe em PDF Baixe em PDF

A tartaruga pode ser um excelente animal de estimação, mas exige tempo e cuidados. A sua dieta é variada e inclui frutas e legumes, além de insetos, minhocas e peixes. Para cuidar de uma tartaruga, você precisa saber quais são os alimentos que ela necessita e a frequência das refeições. A quantia exata pode variar de animal para animal, mas existem regras básicas que podem ajudar. Converse com um veterinário caso não saiba alimentá-la direito.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Aprendendo a alimentar tartarugas

Baixe em PDF
  1. A tartaruga come de tudo: frutas, legumes e até carnes. O normal é que um animal jovem coma mais carne, mas passe a preferir frutas e legumes quando for ficando idoso. A alimentação deve ser composta por aproximadamente 80% a 90% de legumes e flores e somente 10% a 20% de frutas. Normalmente, folhas verdes devem compor a maior parte da dieta, mas evite opções ricas em fibras, como alface e aipo.
    • Algumas ótimas opções de legumes incluem couve, salsinha, ervilha, pimentão e repolho.
    • Pequenas quantidades de espinafre e brócolis também são recomendáveis.
    • Adicione flores como cravos, rosas e hibiscos para variar o cardápio.
    • Já na parte das frutas, prefira maçã, banana, pera, uva, kiwi e melão.
  2. Todas as tartarugas que não forem herbívoras também comem carne. Essa é uma parte importante da alimentação do animal, portanto não deixe de oferecer fontes de proteína, incluindo comida viva. Algumas espécies de insetos que ela pode comer são grilos, bicho-da-farinha, traça-da-cera e outros pequenos vermes e insetos. [1] Se ela for aquática, precisa de peixes pequenos, como o cometa, peixe-mosquito ou até mesmo caramujos aquáticos. [2]
    • É possível comprar larvas e grilos vivos em pet shops, além de insetos mortos embalados.
    • Pode parecer um pouco complicado dar grilos, mas esse é o alimento que ela encontraria na natureza. [3]
  3. Um jeito fácil de alimentar a tartaruga é com uma ração especial, encontrada em pet shops. Essa ração é formulada especialmente para suprir as necessidades básicas de minerais e vitaminas da tartaruga. [4] No entanto, se quiser reproduzir condições da vida selvagem, saiba que a ração é uma opção menos autêntica do que legumes frescos e insetos. De qualquer forma, tente equilibrar a dieta com ração e comida fresca. A ração deve ser apenas a base da alimentação do réptil. [5]
  4. Para criaturas com possibilidades alimentares tão variadas, é importante ter um equilíbrio de todos os elementos para manter a saúde e o bem-estar da tartaruga. Não há uma proporção exata entre alimentos vegetais ou animais e cada tartaruga pode precisar de quantias diferentes, mas tente fornecer quantias iguais de cada grupo alimentar.
    • Os suplementos garantem que o animal receba todas as vitaminas e minerais necessários. Uma opção é colocar um pouco de suplemento de cálcio e vitaminas em pó por cima do alimento.
    • Adicione o suplemento de cálcio na comida duas vezes por semana. [6] Para se informar melhor sobre quantias exatas, fale com um veterinário.
  5. Além de uma boa alimentação, a tartaruga deve ter acesso constante a uma fonte de água, que deve estar sempre fresca em uma tigela acessível para o réptil. A água deve ser limpa, portanto troque a que ficar suja.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Alimentando a tartaruga

Baixe em PDF
  1. Um animal jovem precisa de muita comida e necessita ser alimentado com mais frequência do que uma tartaruga adulta. Dê comida a ela todos os dias. A tartaruga é considerada jovem até completar sete anos de vida e, depois desse período, é possível observar uma alteração no apetite do réptil, que passa a comer menos. Nesse caso, basta oferecer comida menos vezes, mas, por garantia, converse antes com o veterinário para investigar a diminuição do apetite.
  2. Quando atinge a maturidade, o animal muda os hábitos alimentares e o dono não precisa mais dar comida todos os dias. O apetite varia, mas, no geral, você deve alimentá-la dia sim, dia não ou então entre quatro a cinco vezes por semana. [7] Talvez você perceba que a tartaruga está sempre faminta. Ela costuma agir assim tendo comido ou não, portanto, siga o cronograma de alimentação correto. [8]
  3. Nenhuma tartaruga come exatamente a mesma quantidade, portanto as recomendações são generalizadas. Há algumas regras úteis para ter na cabeça: as tartarugas pequenas comem menos do que as grandes, portanto ofereça um tanto de comida que caiba numa medida equivalente ao tamanho da cabeça e do pescoço do animal. [9] Essa é uma quantia muito imprecisa, mas pode ser usada como ponto de referência.
    • Outro jeito de avaliar a quantidade de alimentos a ser oferecida é observar o quanto a tartaruga consegue comer em um tempo estabelecido. O tempo recomendado varia de cinco a 15 minutos.
    • Experimente dar comida até notar uma queda significativa do apetite e, em seguida, retire todos os alimentos que não forem vivos do alcance dela. [10]
    • Ao retirar o excesso de alimentos, você impede que ela coma demais e evita que os restos se decomponham, contaminando a pureza da água do aquário no caso das tartarugas aquáticas.
  4. Essa espécie é um pouco diferente, pois se alimenta dentro da água, o que é fundamental para ela. No entanto, esse detalhe pode causar alguns problemas, como restos de alimentos na água. Por conta disso, algumas pessoas recomendam ter um aquário separado apenas para alimentá-la, o que facilita a limpeza após as refeições. [11] Caso você não tenha outro aquário, não se esqueça de tirar todas as sobras de comida para manter a qualidade da água boa.
    • Dê peixes vivos pequenos para incentivá-la e proporcionar exercícios para a tartaruga. [12]
    • É preferível colocar legumes que flutuem no aquário.
    • Os suplementos vitamínicos colocados nos alimentos podem sujar a água. Oferecer ração é um jeito de resolver esse problema.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Pippa Elliott, MRCVS

    Veterinária
    A Dra. Elliott é uma veterinária com mais de 30 anos de experiência. Formou-se na University of Glasgow em 1987 e trabalhou como cirurgiã veterinária por 7 anos. Depois disso, a Dra. Elliott trabalhou como veterinária em uma clínica por mais de uma década.
    Pippa Elliott, MRCVS
    Veterinária

    A veterinária Pippa Elliott explica: "As tartarugas sempre fazem bagunça ao comer. Considere separar um aquário só para elas comerem. Assim, o aquário maior não fica contaminado com comida estragada."

    Publicidade

Dicas

  • Se fizer pesquisas na internet ou em bibliotecas para aprender mais sobre cuidados com o seu animal, fique atento às diferenças entre espécies.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 135 287 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade