Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você vir uma cobra no seu jardim, porão ou galinheiro, capturá-la e soltá-la em algum outro lugar é uma maneira humana e eficaz de lidar com a situação. Você pode capturá-la usando uma armadilha para cobras de alta tecnologia ou comprar uma mais barata e usar ovos como isca – funciona do mesmo jeito. Leia os passos abaixo para aprender a capturar uma cobra e o que fazer depois.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Usando uma armadilha

Baixe em PDF
  1. Se possível, Identifique a cobra . Se você já viu a cobra (ou cobras) que pretende capturar, é uma boa ideia identificar as espécies para saber com o que você está lidando. Isso vai ajudá-lo a escolher a armadilha correta e decidir a forma mais segura de tratar a cobra quando ela estiver sob seus cuidados. Você pode capturar as cobras venenosas, mas tenha cuidado. Se houver crianças e animais de estimação por perto, é melhor chamar o centro de zoonoses local para capturá-la para você.
    • Os principais tipos de cobras venenosas do Brasil são: jararaca (em todo o Brasil, principalmente Sul e Sudeste); cascavel (Sul do Brasil, Centro Oeste: Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, Norte: Rondônia, Roraima, Amazonas e Pará Sudeste: São Paulo e Minas Gerais); surucucu (Áreas florestais como Amazônia, Mata Atlântica e matas úmidas do nordeste brasileiro); e coral (Em todo Brasil principalmente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia e Rio Grande do Norte). [1] .
    • A maioria das cobras que você pode encontrar em sua casa é completamente inofensiva. Encontrar uma serpente de 1,50 m no quintal certamente será alarmante, mas ela não representa perigo. Serpentes não venenosas não têm chocalhos e possuem pupilas redondas. Serpentes não peçonhentas comuns que podem aparecer num ambiente familiar incluem a jiboia-constritora, jiboia-vermelha, coral-falsa e cobra-papagaio. [2]
  2. Esse é o tipo mais comum, além de ser eficaz e humano. Em tamanho pequeno ou grande, essas armadilhas são como caixas que você pode armar em lugares onde você avistou a cobra que está tentando capturar. Essas armadilhas já vêm com iscas já instaladas para atrair a serpente para o lado de dentro. Quando a cobra se arrastar para dentro da armadilha, ela ficará presa à cola que forra o chão. Quando uma cobra for capturada, abra a armadilha e derrame óleo sobre o animal para que ele possa se soltar e deslizar para fora. [3]
    • Armadilhas como esta estão disponíveis em lojas de itens para a casa. Escolha uma que seja grande o suficiente para conter o animal.
    • Há várias marcas de armadilhas de cola diferentes, mas todas funcionam basicamente da mesma forma. A armadilha pode ser feita de papelão ou de plástico. Algumas são reutilizáveis, enquanto outras são descartáveis. Algumas permitem que você solte a cobra, enquanto outras permitem que você jogue o animal sem precisar abrir a armadilha.
  3. Essa é uma boa alternativa se você precisar lidar com muitas cobras sem ter que comprar várias armadilhas de cola. Esse tipo de armadilha é feito de malha de arame, em forma cilíndrica, com furos em cada extremidade que se invertem para dentro da armadilha. [4] Coloque alguns ovos no interior para usar como isca. A cobra vai se rastejar para dentro de um dos furos para tentar pegá-los, mas não conseguirá encontrar a saída.
    • As armadilhas são baratas e fáceis de encontrar. Procure numa loja de artigos para pesca ou produtos para animais.
    • A única desvantagem de usar essa armadilha é que você mesmo precisa colocar a isca, e é um pouco mais difícil de lidar com a cobra após ela ser capturada, porque ela pode rastejar para fora assim que você abrir a armadilha. Por isso, esse tipo de armadilha é melhor para capturar cobras não peçonhentas.
  4. Independentemente do tipo de armadilha escolhido, monte-a numa área onde você viu cobras antes. Lugares comuns para montar armadilhas são áreas do jardim, o porão, o sótão ou o galinheiro. Não há a necessidade de camuflar a armadilha -- basta montá-la numa área onde as cobras passem com frequência.
    • Ao montar a armadilha, feche-a firmemente. Se estiver usando uma armadilha de cola, certifique-se de que o trinco que fecha a caixa está apertado.
    • Se estiver usando uma armadilha de rede, monte-a para que o cilindro esteja apoiado de lado e os ovos posicionados no meio da armadilha.
  5. Após capturar uma cobra, você deve lidar com ela o mais rápido possível. Não deixe que ela morra na armadilha. Isso é desumano e anti-higiênico, já que a serpente vai começar a apodrecer rapidamente. Verifique a armadilha todos os dias para ver se você pegou alguma coisa.
    • Se estiver usando uma armadilha de cola, abra a parte superior da caixa para ver se há uma cobra dentro. Tenha muito cuidado quando estiver soltando a trava. Você também pode verificar ao levantar a armadilha para ver se ela está mais pesada.
    • Se estiver usando uma armadilha de rede, a serpente poderá ser vista de longe, enrolada em volta dos ovos, pacientemente esperando para que você a solte.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Lidando com a cobra

Baixe em PDF
  1. Se estiver realmente familiarizado com cobras e sabe que pegou uma não peçonhenta, você pode tocá-la. Mas se estiver em dúvida sobre qual tipo de cobra pegou, não se arrisque. Cobras selvagens não gostam de ser manuseadas. Leve a armadilha para o seu veículo gentilmente e coloque no porta-malas ou outro espaço fechado onde você possa transportá-la.
    • Não agite a armadilha ou cutuque a cobra. Manuseie-a com cuidado.
    • Apenas por precaução, é recomendável manter crianças e animais de estimação longe da armadilha enquanto estiver manuseando-a.
  2. Se você deixar a cobra muito perto de sua propriedade, ela encontrará o caminho de volta ao território de origem. Solte a cobra a ao menos 1,5 km de sua casa se quiser ter certeza de que ela não voltará. No entanto, se você capturou a serpente dentro de casa e não se importa que ela viva do lado de fora no jardim, você pode apenas soltá-la ali mesmo.
  3. A cobra terá maiores chances de sobreviver sem perturbar outras pessoas se você soltá-la numa área natural. Vá a um parque estadual ou outra área sem um grande número de pessoas que morem por perto para soltar a cobra. Assim, ela não aparecerá no jardim de alguém.
  4. Soltar uma serpente geralmente não é perigoso; na maioria dos casos, ela ficará feliz em estar livre e deixará você em paz. Mas em todo caso, use calças compridas e luvas. Observe-a com cuidado e esteja pronto para sair de perto se ela decidir atacar. Dependendo do tipo de armadilha que você usou, há duas maneiras diferentes de soltar uma cobra:
    • Se tiver usado uma armadilha de cola reutilizável, destrave a tampa da caixa e abra-a. Despeje óleo vegetal ao longo do corpo da serpente, cobrindo tudo que esteja preso à cola. A armadilha é projetada de modo que a serpente seja capaz de se soltar assim que o óleo atinge a parte entre o corpo da serpente e o forro da armadilha. A essa altura você deve estar longe da armadilha para não bloquear a saída do réptil.
    • Se estiver usando uma armadilha de rede, vista um par de luvas pesadas, já que você terá que ficar um pouco mais perto da cobra (embora você precise tocá-la). Abra cuidadosamente os dois lados da armadilha para separá-la no meio. Deixe apenas espaço suficiente para a serpente rastejar para fora. Afaste-se para não ficar no caminho do animal quando ele sair.
  5. Todas as cobras, até as venenosas, desempenham um papel importante em seus ecossistemas e devem ser soltas se possível. [5] Mas ela for venenosa e você estiver preocupado que alguém possa se machucar, matá-la pode ser a solução.
    • Se tiver usado uma armadilha de cola de papelão, você pode apenas colocar tudo num saco de lixo e vedar.
    • Se tiver usado uma armadilha de rede, você pode colocar toda a armadilha debaixo d'água por algumas horas antes de abri-la.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Controlando a população de cobras

Baixe em PDF
  1. Embora uma cobra possa assustá-lo se aparecer repentinamente enquanto você caminha ou capina, a presença desse réptil nem sempre significa algo ruim. Na verdade, você deveria se orgulhar – uma boa população de cobras numa área é um sinal de que o ecossistema está saudável. Além disso, as cobras desempenham um papel importante no controle de outras pragas, como camundongos e ratos, evitando que esses animais infestem o lugar. Então, se a serpente não estiver comendo os ovos das suas galinhas ou incomodando as pessoas, considere compartilhar seu quintal com ela em vez de capturá-la e levá-la para outro lugar.
    • Jiboias podem ser especialmente benéficas para seu jardim. Elas são tão boas quanto os gatos para manter a população de roedores baixa. [6]
    • As cobras-reais vão um passo além e comem cascavéis. Na verdade, se você se livrar de uma cobra-real, as cascavéis ficam mais propensas a aparecer, criando um problema muito mais sério.
  2. Se você não gosta de cobras, uma ótima maneira de mantê-las longe de seu quintal é torná-lo menos atrativo para elas. As cobras costumam frequentar áreas um pouco malcuidadas e selvagens. Elas gostam de capim alto, moitas, pilhas de madeira e outras fontes de refúgio. Para deixar o quintal menos convidativo, faça o seguinte:
    • Corte a grama regularmente.
    • Livre-se das pilhas de pedras, folhas, mato, tijolos ou qualquer outra coisa que uma cobra poderia usar como abrigo.
    • Evite roedores deixando a área limpa. Vede a lixeira e remova outras fontes de alimento para roedores.
  3. Se você encontrou cobras no sótão, procure por rachaduras e buracos que possam ter permitido a entrada de cobras. Vede bem as bordas das portas e janelas. Oculte a chaminé, aberturas de ventilação e quaisquer outros locais que poderiam servir como uma porta para uma cobra.
  4. Os especialistas em cobras parecem concordar que a maioria dos repelentes não é eficaz, mas pelo menos vale a pena tentar se você tiver esgotado todas as suas outras ideias. [7] Tente colocar uma das seguintes substâncias no jardim, galinheiro ou onde quer que você tenha um problema com cobra:
    • Borrife uma solução feita com urina de raposa em todo o perímetro da propriedade. Há quem diga que as cobras são repelidas pelo cheiro da urina dos seus predadores. Você pode encontrar essa solução em lojas de casa e jardim.
    • Tente colocar trapos molhados em amônia ao redor do pátio. Acredita-se que essa substância é capaz de repelir as cobras e outros animais.
    • Coloque pedaços de cabelo humano em torno do jardim. Acredita-se que o cheiro do cabelo é capaz de manter as cobras afastadas.
    Publicidade

Dicas

  • Se você não tem medo de cobras, apanhe-a diretamente com uma vassoura e jogue-a num balde.
Publicidade

Avisos

  • Informe-se sobre as cobras, principalmente se você não souber muito. Saber as diferenças entre as venenosas e não venenosas pode salvar sua vida.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Armadilha para cobra
  • Local para soltar a cobra
  • Repelente de cobra

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 59 574 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade